A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Filino 26/12/2023

Um elogio à vida intelectual, entremeado com alguns conselhos
Nessas obra, Sertillanges destila um verdadeiro elogio da vida intelectual, tendo sempre como pano de fundo o Cristianismo e Tomás de Aquino (a busca da Verdade, escopo do intelectual, está intrinsecamente ligada a Deus e é uma atividade eminentemente cristã, como sustenta o autor). Aliás, a obra parte de dezesseis conselhos dados pelo Doutor Angélico acerca da dedicação à vida intelectual. Esses conselhos vêm ao final da obra, em latim e em português.

Sertillanges promove um longo elogio ao mister do intelectual; os valores e as exigências que essa tarefa comporta, bem como entremeia em seu discurso diversas "dicas" para quem deseja se aventurar nesse campo. É interessante como o autor diferencia os tipos de leitura e a rotina que o intelectual deve ter (inclusive com exercícios físicos e sem deixar de conviver com semelhantes). Em alguns momentos, esse elogio parece deveras floreado - e, em certas partes, até mesmo "datado", ao mencionar por exemplo o papel da esposa, mas há que se considerar que a obra foi escrita nos anos 20 (do século XX) e revisada no início da década de 40. De qualquer modo, não deixa de ser uma obra que incentiva e afaga o indivíduo que se aventura por essas paragens.

Lucas 21/02/2024

Mais que um livro, uma direção para a vida.
Imagine que você conheça alguém muito respeitado pela sua intelectualidade e sabedoria, e por um golpe de sorte você ganhou a oportunidade de sentar-se durante uma manhã inteira com o renomado intelectual.

Você quer extrair o máximo dos seus conselhos para sua vida e começa com uma pergunta objetiva e ao mesmo tempo complexa de se responder. "Como eu devo ordenar a minha vida para viver a intelectualidade e alcançar os tesouros da ciência e da sabedoria?"

O livro vai te dar essa resposta. Num tom direto, pessoal, como se alguém estivesse a sua frente a lhe aconselhar, o Padre Sertillanges vai comentar os 16 conselhos de São Tomás de Aquino para se adquirir o tesouro da ciência. Não bastasse a riqueza desses conselhos por si só, o autor vai enriquecer de forma primorosa os direcionamentos de São Tomás, colocando também sua visão, trazendo outros autores que agregam ao assunto e unindo conceitos teóricos e práticos com muita maestria.

Leo 06/02/2024

Vida intelectual
Escolhas entrar no mar pelos regatos, não diretamente.
Imite a conduta dos santos e dos homens de bem.
Mostra-te amável com todos.

Enfim, buscar a verdade e se dedicar. É trabalhoso, porém necessário.

Esse livro juntamente com Como ler livros - Mortimer Adler e o Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar - Hugo de São Vitor, vão ensinar e também se complementam para quem quer ter uma vida de estudos e que busca a verdade.

Paty 05/10/2021

Virtudes, superação das deficiências, caráter, vocação...
"Se seguires este caminho, enquanto tiveres vida produzirás e multiplicarás folhas e frutos úteis na vinha do Senhor dos Exércitos. Se praticares estes conselhos, poderás alcançar o que desejas. Adeus."

Marcela 27/12/2021

Sertillanges nos traz uma excelente reflexão sobre a importância daqueles que levam uma vida intelectual.
Nos faz perceber durante a leitura as coisas que realmente importam nessa vida, que ?todo estudo é um estudo para a eternidade?.
Há coisas que apenas você pode fazer, e normalmente aquelas que mais valem a pena são as que mais demandam trabalho é muito esforço.
Vá e faça o que tem que ser feito, e decida fazer sempre bem feito, foque o máximo que conseguir.
E por fim, nunca se esquecer que o estudo e a oração precisam sempre estar interligados.

Leo Vieira 27/12/2021

Manual para se portar como um inteligente.
Esse livro trás dicas especiais sobre o desenvolvimento da vida intelectual. Como a pessoa se tornar e praticar a inteligência e o conhecimento. Equilíbrio do corpo e mente, alimentação, horas de sono, vida equilibrada, boas companhias, horas de leitura e absorção de conhecimento e digestão de ideias, entre outras dicas especiais.

Martony.Demes 07/03/2022

Eis o livro A Vida Intelectual , do Padre Sertillanges.

Bom, o livro apresenta uma série de recomendações e ideais que se deve compelir para se guiar por um pensamento ou guiar-se por uma vida intelectual. O Padre Sertillanges, à luz de Santo Agostinho, apresenta-nos de maneira cuidadosa os benefícios de viver assim.

Em um dado momento, ele compara o 'intelectual' a um atleta: deve ter disciplina, perseverança, valorização do tempo e constância! (Parece óbvio mas sempre esquecemos).

Outra situação bem corriqueira é que sempre nos deixamos abater pelo ambiente ao redor! Isso jamais deve ser justificativa para manter-se no nível.

Outra recomendação bem interessante é não se deixar isolar e esquecer o mudo lá fora sem vida social. Precisamos nos nutrir disso. Se não, você fica em seu mundo limitado!

Fala também do desenvolvimento moral que deve seguir o intelectual; a importância do espírito e que o fim de tudo é o homem e não o conhecimento!

Outra questão interessante é manter a conexão das ideias. Devemos tentar convergi-las e não ter algo solto! As vezes (me incluo kkk) tentamos ler de tudo e não conseguimos conectar o que aprendemos!

Então o padre apresenta uma série de sugestões sobre adequar a percepção, concentração, sobre o descanso, em não sobrecarregar a memoria e concentra-se em ideias essenciais.

Considero um livro perene, que requer sempre reler partes esquecidas ou que supostamente tenhamos esquecido! Vale a pena lê-lo, sim!

Thayna.Brune 07/03/2022

Denso mas compreensível
Confesso que fiquei preocupada no início com a linguagem ser difícil, mas consegui captar a ideia do livro em sua totalidade e glória a Deus! Porque cada palavra desta obra vai nos levando à oração e à meditação da vida intelectual.
Quanto aprendi com esse livro! Quanto mergulhei nessas páginas!
Apesar disso, preciso ser sincera e dizer que a leitura me perdeu em algum momento, e a partir dos 80% foi muito difícil continuar no ritmo que estava antes.
O livro, portanto, é muito denso de conteúdo, apresentando dicas valiosas e reflexões únicas, mas a linguagem não é tão complexa quando se esperaria por uma obra do século XX.

Robson M 26/03/2022

Perfeito
Raramente dou 5 estrelas num livro, o conteúdo aqui apresentado é algo sublime e inspirador, tanto para o intelecto quanto para o espírito!

Isaquerlins 19/04/2022

Um livro de cabeceira
A apresentação que Sertillanges da vida intelectual é indispensável a qualquer um que pretenda segui-la. A compreensão de que a intelectualidade é uma vocação, portanto, dom de Deus, faz-nos entender a constante necessidade de estarmos sempre diante da Verdade, buscando do Criador de todas as coisas toda a ciência. Um livro para se ter sempre à mão, de modo que o intelectual nunca esqueça da missão que lhe foi reservada por Deus.

gabikasai 21/04/2022

Sublime e inspirador
Um livro sublime e inspirador tanto p o intelecto qto p o espírito! O estudo pode ser mto mais do que uma obrigação ms um estilo de vida!

Nicolas.Czuchraj 29/04/2022

A vida Intelectual
É engraçado falar sobre intelectuais já que se sempre imagina algum de óculos redondo cabelo todo bagunçado mas enfim kkk Isso não vem ao caso falando sobre o livro agora, ele é como se fosse um manual para alguém quer seguir na vida dos estudos.
Tipo dentro dele tem muitas mas muitas dicas mesmo, que se você seguir o sucesso na sua vida vai ser grande.
Não vou fazer resenha muito complexa que o livro em si já é... mas é uma ótima leitura

Paloma Machado 09/05/2022

Para aqueles que querem uma vida voltada para os estudos não é fácil, mais compensador. Todo sacrifício vale a pena

Marvko 16/05/2022

A recompensa do trabalho é tê-lo feito; engrandece-se a alma
Antes de tudo, é bom deixar claro o objetivo do livro. Isso não é exatamente uma crítica, foi apenas um engano meu mesmo: eu pensei que se tratasse de um guia técnico/prático ao estilo "Como Ler Livros" do Mortimer Adler. Esperava aprender como absorver e interpretar as informações de um livro, como fazer anotações eficazes, etc. A obra não deixa de ter uma proposta visando a práxis, claro, mas a prática em questão é a vida espiritual do intelectual, e não a arte de interpretar textos. Na verdade, a parte mais "técnica" da obra se encontra no capítulo VII, que trata sobre como ler, como escrever, e como memorizar.

Sobre o que eu achei: é um opúsculo precioso, com belos conselhos que traz valiosas lições para o intelectual. O intelectual não é somente aquele que lê livros o dia inteiro: é um estilo de vida. Sendo assim, a obra cumpre o propósito do título, ou seja, aquele de formar a vida do intelectual, mas num sentido espiritual/filosófico. Entretanto, até mais ou menos a metade, achei a leitura penosa. Isso valeria especialmente para um ateu, já que o autor, fortemente tomista, liga todo o estudo à teologia, colocando o nome do Espírito Santo e de Deus em tudo. Mesmo eu sendo cristão, achei enfadonho como o autor chegar a citar o nome "Deus" umas 10 vezes numa mesma página!

Dessa maneira, espero ter deixado claro o que o livro traz e qual seu propósito, para que assim ninguém mais passe por uma "decepção" inusitada como eu. Não me entenda mal, o livro é um tesouro; sei que não se faz um intelectual somente de técnica, mas principalmente de espírito. Só estou dizendo que, se você busca dicas práticas para aprender a ler a estudar melhor (justo o que eu esperava obter com a obra de Sertillanges), a obra do supracitado Adler cumpre melhor esse propósito. Também pretendo ler as obras de Jules Payot e o "Como Estudar e Como Aprender" do Emilio Mira e y López, já que ouvi dizer que esses são guias mais técnicos/práticos. No mais, o livro de Sertillanges continua sendo ótimo e recomendado.