A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Br4ndon Lee 30/06/2020

A vida intelectual
Extraordinário. O livro passa uma visão bem sólida e séria sobre a vida de um intelectual, essencial para estudantes.

Marcio527 24/07/2020

bastante inspirador, pra quem deseja iniciar na vida dos estudos, um livro que não pode passar em branco na lista de leituras

Camilaqz 27/07/2020

Inspirador!
Sem dúvidas é um livro para ser lido várias vezes na vida. É inspirador, motivador e arraigado de grandes verdades. Leitura que vale a pena pra todo aquele que quer ir mais longe nos estudos.

Rafael.Aguilar 15/01/2021

Um manual prático de virtudes
O livro me surpreendeu positivamente. Esperava encontrar explicações e conceitos clichês, sobre ?como ser um estudante?. Todavia, eu estava enormemente enganado - e que bom!
Embora pequeno, o livro consegue ser profundo e abranger todos os aspectos essenciais para a caminhada de alguém rumo à intelectualidade. Mas não se engane: intelectual, segundo o autor, não é o sujeito que ?arrota? conhecimentos fúteis, em uma típica pose soberba. Ao contrário, é aquele que busca penetrar a verdade, e esta verdade é o próprio Deus!
Está aí a razão pela qual o autor fala sobre a importância da oração, a necessidade das virtudes, o papel da teologia e o exemplo dos Santos.
Tenho a impressão de que este livro me acompanhará por muitos e muitos anos em releituras.

Beatriz.Nascimento 08/02/2021

O intelectual busca a intelectualidade
Nesse livro encontramos sábios concelhos para o corpo, a alma e o espírito. Trás as boas maneiras de viver de épocas passadas, mas também nos faz enxergar pontos positivos a serem considerados na atual geração. O padre Sertillanges alcança um maravilhoso equilíbrio em nosso modo de vida, ainda que com dificuldades.

Cita grandes pensadores, filósofos e cientistas como Aristóteles, São Tomás de Aquino, P. Grantry, Pascal entre outros. Hora concordando com seus pensamentos, hora refutando suas hipóteses, sobretudo, ensinando.

De fato o livro é direcionado para aqueles que querem se dedicar aos estudos, e se tornar um Intelectual. Mas a riqueza em conselhos nos ensina como ser, não apenas um intelectual, mas sábios e, aproveitar o máximo a vida.
Leia pouco, absorva somente o necessário e o faça na ordem certa...

Se expressa ao jovem, ao velho, ao marido e a esposa; ao vagabundo e também ao trabalhador. Ao escritor e ao leitor, para cumprirem seus deveres com verdade e humildade. Ainda que busquemos diariamente encontrar o caminho certo, sempre haverá aquele pequenina linha inconstante que pode causar um grande entortamento na alma, no corpo e no espírito.

Fala sobre o equilíbrio das três vocações que temos: ser homens (seres), cristãos e intelectuais. As quais precisam ser, constantemente, julgadas confirmadas, em períodos de reflexão. Também a responsabilidade do trabalho, sem preguiça! Colocou a mão no arado, não a pode tirar, a perseverança é dracma da coroa de paciência!

Um algo que levarei, além de todos os ensinamentos, é a importância da solidão. Ele escreve, "a solidão lhe permite um contato consigo mesmo". Refleti sobre a solitude e pude tirar grande proveito dos momentos de solidão, e mudar minha opinião negativa sobre eles.

Esse livro é uma riqueza e seu tamanho físico subestima em tamanho, grau e qualidade, o seu conteúdo. A experiência vale muito a pena!

Como diz Sertillanges "... O intelectual deve ter uma alma intelectual".
Que esse livro venha ajudar todo aquele que com humildade, quer melhorar a cada dia
Lima 08/02/2021minha estante
Incrível, terei que reler.

Renata 18/02/2021

Necessário
Leitura necessária a todos que gostariam e são chamados para um vida de estudos profunda.
O autor traz dicas práticas a serem aplicadas na busca pelo conhecimento como também fundamentos teóricos e profundos.

Alex 20/03/2021

Manual da vida
Sertillanges te fala em poucas páginas os caminhos da vida de estudo, além de dicas sobre vários outros assuntos de como lidar com críticas.
Um verdadeiro manual da vida. Pequeno porém denso.
Utiliza-se muito de referências a filosofias e um linguajar difícil às vezes, mas no fim, uma das melhores obras literárias do século passado.

Hilton 06/04/2023

224 páginas de pura sabedoria
Obra graciosa, me impactou demais. já percebi algumas mudanças positivas no meu comportamento e ainda vejo muitas coisas pra melhorar, como consequência do belo desenvolver dos 16 conselhos do Doutor Angélico que o autor concluiu. por se tratar de um livro cristão, adentrei a sua leitura com um certo viés, que, a propósito, foi totalmente contrariado. Sertillanges não se prende somente à religião, mesmo que seja a ferramenta principal, pois também usa diversas citações de personalidades da ciência, inclusive os ateus. é possível lê-lo transformando qualquer citação ao cristianismo na sua forma de pensar sobre a vida, essa é uma das razões de ser magnífico.

jonasbrother16 22/05/2021

Como se comunica um espírito?
Acredito que uma boa chave de leitura pra este livro (embora óbvia) seja ter o seu título e subtítulo em mente ao longo de toda a leitura. "A Vida Intelectual" aqui significa simplesmente a vida de quem se dedica a encontrar a verdade sobre as coisas, ou seja, a vida de quem intelige, e o inteligir é simplesmente a "adequação do intelecto à coisa", segundo toda a tradição filosófica de raiz aristotélica (Sertillanges era um tomista). Mas existe até pouco de método aqui, onde mais atenção é dada às condições dessa vida intelectual, porém sempre submetidas pelo principal do livro: comunicar o espírito dessa vida. Mas como se comunica um espírito?

É aqui que minha opinião sobre o livro vai se dividir. Eu acredito que ele tem um estilo devocional, não sendo tão expositivo, argumentativo. E por um lado eu acho isso bom, pois não é assim mesmo que se comunica algo como um espírito? Não é chamando à devoção, a um certo espírito de oração? De quem pede para entender? Não é assim que dizia o sábio: "amar, para depois conhecer"? Neste ponto, o livro é adequado.

Mas outra parte de mim ficou um certo tanto decepcionada. Esperava mais do que leituras muito simples, de um caráter totalmente devocional. Não posso deixar de me lembrar de outro livro que li com olhos bastante arregalados: Regras da Vida Cotidiana, de Louis Lavelle. É um dos meus livros favoritos. A sensação é que tudo o que está aqui no Vida Intelectual, está no Vida Cotidiana, de forma expandida e profundamente mais envolvente. Mas vai ver isso seja uma questão mais de gosto. Mas eu acho também que a leitura do diário de Lavelle é muito menos datada (em um dos momentos, Sertillanges fala como se a Vida Intelectual fosse apenas reservada para homens, e em todo momento ele se dirige aos "senhores", tudo muito pouco encorajador para as mulheres). Mas eu preciso dizer: o Lavelle é certamente muito mais difícil de ler.

Não pirei tanto com esse livro. Vai ver minha expectativa estava muito alta. Culpa de vocês!

E bora ler um Lavelle, quem tiver coragem.

Zenaildo 09/04/2023

Vida intelectual
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Te traz uma noção muito boa de como é uma vida dedicada aos estudos, de da dicas de como fazer anotações, pra que servem e outras coisas.. leiam se querem ter uma vida de estudos
Animal Noturno 12/03/2024minha estante
Excelente dica.

Nicolas.Czuchraj 29/04/2022

A vida Intelectual
É engraçado falar sobre intelectuais já que se sempre imagina algum de óculos redondo cabelo todo bagunçado mas enfim kkk Isso não vem ao caso falando sobre o livro agora, ele é como se fosse um manual para alguém quer seguir na vida dos estudos.
Tipo dentro dele tem muitas mas muitas dicas mesmo, que se você seguir o sucesso na sua vida vai ser grande.
Não vou fazer resenha muito complexa que o livro em si já é... mas é uma ótima leitura

Marcela 27/12/2021

Sertillanges nos traz uma excelente reflexão sobre a importância daqueles que levam uma vida intelectual.
Nos faz perceber durante a leitura as coisas que realmente importam nessa vida, que ?todo estudo é um estudo para a eternidade?.
Há coisas que apenas você pode fazer, e normalmente aquelas que mais valem a pena são as que mais demandam trabalho é muito esforço.
Vá e faça o que tem que ser feito, e decida fazer sempre bem feito, foque o máximo que conseguir.
E por fim, nunca se esquecer que o estudo e a oração precisam sempre estar interligados.