A Vida Intelectual

Resenhas - A Vida Intelectual

Freignan 26/05/2014

A Vida Intelectual, seu Espírito, suas Condições, seus Métodos
( A.- D Sertillanges)
Durante todo o decurso da história, temos personagens que se destacaram nas suas áreas de atuação, sejam nas artes,na política e etc. Nesse caso se tornaram destaques devido a intelectualidade no qual foram iniciados
Diego 27/12/2014minha estante
O livro é maravilhoso. Sem dúvida o melhor livro que eu já li. É um guia para descobrir se você tem ou não vocação para dedicar sua vida aos estudos e se tiver, como segui-la. Dá dicas preciosas que podem e devem ser aplicadas: sono, alimentação, oração, estudos, obras a ler são uns dos muitos exemplos. Esclarece onde surgem as nossas melhores idéias e como aproveitar ao máximo os nossos momentos de plenitude. O livro descreve com as palavras exatas sentimentos universais que todos sentimos e que não conseguimos expressar. É uma leitura maravilhosa, deliciosa e especial. Recomendo para todas as pessoas que me perguntam o que ler. Leiam com a alma. Vale muito a pena.

Martony.Demes 07/03/2022

Eis o livro A Vida Intelectual , do Padre Sertillanges.

Bom, o livro apresenta uma série de recomendações e ideais que se deve compelir para se guiar por um pensamento ou guiar-se por uma vida intelectual. O Padre Sertillanges, à luz de Santo Agostinho, apresenta-nos de maneira cuidadosa os benefícios de viver assim.

Em um dado momento, ele compara o 'intelectual' a um atleta: deve ter disciplina, perseverança, valorização do tempo e constância! (Parece óbvio mas sempre esquecemos).

Outra situação bem corriqueira é que sempre nos deixamos abater pelo ambiente ao redor! Isso jamais deve ser justificativa para manter-se no nível.

Outra recomendação bem interessante é não se deixar isolar e esquecer o mudo lá fora sem vida social. Precisamos nos nutrir disso. Se não, você fica em seu mundo limitado!

Fala também do desenvolvimento moral que deve seguir o intelectual; a importância do espírito e que o fim de tudo é o homem e não o conhecimento!

Outra questão interessante é manter a conexão das ideias. Devemos tentar convergi-las e não ter algo solto! As vezes (me incluo kkk) tentamos ler de tudo e não conseguimos conectar o que aprendemos!

Então o padre apresenta uma série de sugestões sobre adequar a percepção, concentração, sobre o descanso, em não sobrecarregar a memoria e concentra-se em ideias essenciais.

Considero um livro perene, que requer sempre reler partes esquecidas ou que supostamente tenhamos esquecido! Vale a pena lê-lo, sim!

Robson M 26/03/2022

Perfeito
Raramente dou 5 estrelas num livro, o conteúdo aqui apresentado é algo sublime e inspirador, tanto para o intelecto quanto para o espírito!

Thayna.Brune 07/03/2022

Denso mas compreensível
Confesso que fiquei preocupada no início com a linguagem ser difícil, mas consegui captar a ideia do livro em sua totalidade e glória a Deus! Porque cada palavra desta obra vai nos levando à oração e à meditação da vida intelectual.
Quanto aprendi com esse livro! Quanto mergulhei nessas páginas!
Apesar disso, preciso ser sincera e dizer que a leitura me perdeu em algum momento, e a partir dos 80% foi muito difícil continuar no ritmo que estava antes.
O livro, portanto, é muito denso de conteúdo, apresentando dicas valiosas e reflexões únicas, mas a linguagem não é tão complexa quando se esperaria por uma obra do século XX.

Thiago.Batista 06/02/2020

null
Livro indispensável para quem pensa na vida intelectual. Estudar é uma arte que deve ser praticada e aperfeiçoada é sobre isso que Sertilanges vai tratar. Obra fantástica.

gabikasai 21/04/2022

Sublime e inspirador
Um livro sublime e inspirador tanto p o intelecto qto p o espírito! O estudo pode ser mto mais do que uma obrigação ms um estilo de vida!

daniel_ 27/06/2020

Incrível
Um dos livros mais comentados recentemente, que teve muito reconhecimento após a divulgação do professor Olavo de Carvalho, A Vida Intelectual é um livro de aconselhamento pessoal e métodos de estudo baseado nos pensamentos de São Tomás de Aquino. O objetivo do livro é mostrar como toda e qualquer pessoa pode levar uma vida intelectual. É um livro prático, pois nos apresenta regras para estudar e trabalhar, e debate questões a respeito do que é certo e errado na conduta de um indivíduo.

O livro inicia debatendo sobre vocação, e o autor o define como fazer do trabalho intelectual sua própria vida, em busca de inovação, servir à verdade, fazer por gostar sem ambição, de forma insistente, como se roga pela luz de Deus pela alma, para engrandecer o espírito. O espírito rege tudo. É fato que todos temos vocação para algo, e o espírito dirige essa vocação, de forma profunda.

O que caracteriza essa profundidade é a fidelidade à verdade, sem paixão e sem frenesi, porque a profundidade não combina com o excesso. Ser um servo da verdade é saber que a verdade desvela-se aos poucos; aqueles que a retiram da sombra não podem exigir uma auréola. Só porque você descobriu algo verdadeiro, não significa que você já é um santo, seria muita pretensão achar isso. Sirva à verdade, e isto basta, sem ambição.

Aqui cabe dizer um pouco sobre humildade. Um intelectual sempre estará em contato com os gênios. Como não ter contato com Homero, Shakespeare e Dante se você for um escritor? Ou Aristóteles, Platão, Sócrates e Aquino se você for um filósofo? Ou Arquimedes, Lavoisier e Pasteur se você for um cientista? Você deve não só reverenciá-los, mas estudá-los também, afinal, eles estão na base de quase tudo. Além do mais, um intelectual deve saber empreender tudo de acordo com suas forças. Isso inclui só dizer aquilo que se sabe, não forçar-se a pensar o que não se pensa, a compreender o que não se compreende e evitar o perigo de iludir a substância das coisas cuja ausência se disfarça com palavras aparatosas. O orgulho é inimigo do espírito e da consciência. O presunçoso sucumbe com sua obra, ridiculariza-se e aniquila a própria força.

Como dito anteriormente, profundidade não combina com o excesso. Ser simples é também um dos atributos de um intelectual. Ler pouco, apenas o necessário, aquilo que se relaciona com o que determina como objetivo, apenas aquilo que pretende reter o que deve servir. Jamais ler quando puder se recolher também é importantíssimo. Tenha um tempo do dia só para leituras. Além da leitura, é importante reter pouco também. Servimo-nos de nossa memória para viver. Gravar apenas o que lhe será útil para ajudá-lo a executar as tarefas, que pode ser assimilado em sua alma, corresponder aos objetivos. Deve-se reter o básico de cada especialidade, a base do seu trabalho. O resto, entregue ao esquecimento. Por fim, anotar pouco é essencial. Notas são memórias de papel. Nosso cérebro não consegue reter muitas informações (por isso reter pouco), por isso, aquelas informações que você poderá usar no futuro podem ser gravados em papel (ou em um computador, nos dias de hoje). Deve-se anotar também apenas o essencial, aquilo que será útil. As anotações podem ser em fichas, cadernos, ou até mesmo em resenhas, como esta aqui. Memorize o que quer guardar, mas mantenha uma ordem. Santo Tomás propõe quatro regras simples: Ordenar o que se quer reter; Aplicar-lhe profundamente o espírito; Meditar nisso frequentemente; Quando se quiser recordá-lo, tomar a cadeia das dependências por sua extremidade, o que trará todo o resto. Resumindo, simplicidade é fazer as coisas inteligentemente, sem forçar a barra, de forma organizada.

Ao intelectual, cabe também ser constante nas atividades, paciente, para resistir às dificuldades e perseverante, para não desandar. Mas o intelectual deve saber também que há vida fora dos seus trabalhos e estudos. Quem pensa só em trabalho, trabalha mal; diminui-se; adquire um feitio profissional que se transformará numa tara. O espírito deve permanecer aberto, manter contato com a humanidade e com o mundo. O intelectual deve ser intelectual em tudo, nos estudos, nos trabalhos e na vida.

O livro termina com o autor se despedindo com uma última mensagem, dada por São Tomás de Aquino: “Se seguires este caminho, produzirás fruto úteis e alcançarás o que desejas”.

Br4ndon Lee 30/06/2020

A vida intelectual
Extraordinário. O livro passa uma visão bem sólida e séria sobre a vida de um intelectual, essencial para estudantes.

Marcio527 24/07/2020

bastante inspirador, pra quem deseja iniciar na vida dos estudos, um livro que não pode passar em branco na lista de leituras

Camilaqz 27/07/2020

Inspirador!
Sem dúvidas é um livro para ser lido várias vezes na vida. É inspirador, motivador e arraigado de grandes verdades. Leitura que vale a pena pra todo aquele que quer ir mais longe nos estudos.

Super Faid 29/01/2023

Um convite ao trabalho intelectual
São poucos os livros que fazem partes da ação do homem, ou seja, que se tornam práticos, que nos obriga por seus ensinamentos verdadeiros a essa busca ativa dos preceitos passados por quem os vivênciou. Este livro é para o leitor, o escritor, o editor e todos aqueles que buscam ter uma vida sabia seja escrevendo ou lendo, pois tal como disse a principio, este é um manual para o magnífico mundo do conhecimento.
Dou graças a Deus por ter o privilégio de ler tão bela obra. Amém

jonasbrother16 22/05/2021

Como se comunica um espírito?
Acredito que uma boa chave de leitura pra este livro (embora óbvia) seja ter o seu título e subtítulo em mente ao longo de toda a leitura. "A Vida Intelectual" aqui significa simplesmente a vida de quem se dedica a encontrar a verdade sobre as coisas, ou seja, a vida de quem intelige, e o inteligir é simplesmente a "adequação do intelecto à coisa", segundo toda a tradição filosófica de raiz aristotélica (Sertillanges era um tomista). Mas existe até pouco de método aqui, onde mais atenção é dada às condições dessa vida intelectual, porém sempre submetidas pelo principal do livro: comunicar o espírito dessa vida. Mas como se comunica um espírito?

É aqui que minha opinião sobre o livro vai se dividir. Eu acredito que ele tem um estilo devocional, não sendo tão expositivo, argumentativo. E por um lado eu acho isso bom, pois não é assim mesmo que se comunica algo como um espírito? Não é chamando à devoção, a um certo espírito de oração? De quem pede para entender? Não é assim que dizia o sábio: "amar, para depois conhecer"? Neste ponto, o livro é adequado.

Mas outra parte de mim ficou um certo tanto decepcionada. Esperava mais do que leituras muito simples, de um caráter totalmente devocional. Não posso deixar de me lembrar de outro livro que li com olhos bastante arregalados: Regras da Vida Cotidiana, de Louis Lavelle. É um dos meus livros favoritos. A sensação é que tudo o que está aqui no Vida Intelectual, está no Vida Cotidiana, de forma expandida e profundamente mais envolvente. Mas vai ver isso seja uma questão mais de gosto. Mas eu acho também que a leitura do diário de Lavelle é muito menos datada (em um dos momentos, Sertillanges fala como se a Vida Intelectual fosse apenas reservada para homens, e em todo momento ele se dirige aos "senhores", tudo muito pouco encorajador para as mulheres). Mas eu preciso dizer: o Lavelle é certamente muito mais difícil de ler.

Não pirei tanto com esse livro. Vai ver minha expectativa estava muito alta. Culpa de vocês!

E bora ler um Lavelle, quem tiver coragem.

Isaquerlins 19/04/2022

Um livro de cabeceira
A apresentação que Sertillanges da vida intelectual é indispensável a qualquer um que pretenda segui-la. A compreensão de que a intelectualidade é uma vocação, portanto, dom de Deus, faz-nos entender a constante necessidade de estarmos sempre diante da Verdade, buscando do Criador de todas as coisas toda a ciência. Um livro para se ter sempre à mão, de modo que o intelectual nunca esqueça da missão que lhe foi reservada por Deus.