A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Leo 26/02/2021

Inspirador
Há tempos não lia um livro tão simples e profundo ao mesmo tempo.

Entre outas coisas, Sertillanges diz que devemos funcionar integralmente como intelectuais. A vida intelectual é uma atitude perante a vida e não um acumulo de conhecimentos aleatórios ou de ordem estética. Isso faz o diletante.

Devemos zelar pela nossa saude, administrar melhor o tempo, escolher bem nossas amizades, etc... O mais importante é aprender a enxergar a Verdade nas coisas... Não é ler, desligar, e fazer outra coisa: é aprender a captar a luz da eternidade na natureza e nas pequenas experiências do cotidiano de forma que ela reverbere no seu ser.

Sertillanges me fez querer conhecer mais a fundo São Tomás de Aquino, aquela "Inteligência servida por órgãos".

Joany 27/02/2021

um bom guia de virtudes
não costumo ler muitas obras como essa, boa parte não me serve pessoalmente (em questões de fé e cosmovisão cristã), mas nenhuma leitura é vã e Sertillanges possuía uma mente genial e inspiradora.

Elielson.Goulart 18/01/2023

Digno e de cabeceira:
Colocaria este em minha cabeceira se eu tivesse uma. Não é atoa que este livrinho é sempre tão bem recomendado pelos maiores críticos, escritores e filósofos (também, é claro, pelos admiradores dos grandes gênios).

Grasi Lourenço 20/03/2021

Organizador de ideias
Foi assim que me senti ao ler esse livro, organizando minhas ideias e pensamentos sobre o que estou fazendo, sobre o que fiz e sobre o quero fazer em relação a tudo na minha vida. Espero que a experiência demitiras pessoas seja tão rica quanto a minha! Recomendo e muito a leitura!???

Thiago.AugustoCG 30/03/2021

Bom livro... Achei ele meio que um guia, vai ensinando como estudar, ajudando com
Ideias em todas as partes da leitura

Ju 16/04/2021

Importante
É uma obra muito importante na vida de todos aqueles que nutrem o hábito de estudar. É como um guia, com dicas preciosas a serem adotadas e que enriquecem a jornada. E que deve ser sempre consultado para que os ensinamentos estejam sempre frescos em sua mente.

Bruna 07/05/2021

"O verdadeiro intelectual é por definição um perseverante. Assume a tarefa de aprender e instruir; ama a verdade com todo o seu ser; e não subtrai-se prematuramente. "

Um livro guia para a vida intelectual, por vezes fala mais ao público católico praticante.

Gomes 09/05/2021

Ótimo livro. Com certeza faz um bom papel para aqueles que planejam tomar uma "vida intelectual", assim como para aqueles que querem apenas saber como conciliar uma vida de paz.

NataliaSilvério 15/08/2023

Ensina a viver
Não lembrava mesmo de nada do que o livro falava. é é bom de mais!

ensina a dormir. pede para fazer exercícios. diz que uma pessoa que come muito não consegue pensar. fala sobre as virtudes e como a falta delas afeta no nosso modo de ver tudo. o vício em leitura. escrita. tudo.

é um ótimo livro para aprender a viver.

Fernanda.Cavalcanti 25/05/2021

Algumas considerações
A leitura para mim foi demorada e intensa, pois me encontrei muito na proposta do autor. Se tornou meu livro de cabeceira; sempre estou revendo algumas marcações.

Para mim fez muito sentido!

samucacn 05/06/2022

Em 1920, o monge dominicano Sertillanges escreveu " A Vida Intelectual: Seu espírito, suas condições, seus métodos", uma obra-prima que propunha abordar os Dezesseis Preceitos de São Tomás, mas que ganhou corpo prático para a preparação durante e o momento posterior ao estudo. A Vida Intelectual vai além de observações para os estudos. São métodos completamente perenes e fundamentais para o desenvolvimento do humano enquanto ser dotado de inteligência.

Kássio Meniglim 17/06/2021

Princípios para uma vida intelectual
Sertillanges, aborda de forma especial os assuntos da alma. Ensina verdades eternas que é o caminho para uma vida feliz e realizada. Dos temas cotidianos aos intrincados, se expressa numa linguagem clara e objetiva.
Mesmo ocasionalmente fazendo menção aos católicos, os princípios abordados se estende para pessoas de qualquer grupo, crença ou religião. Eu não sou católico e foi muito proveitoso!
Tudo pode ser extraído!

Ka. 24/06/2021

sei que não é todo mundo que acredita em algo superior, em verdades e/ou sequer gosta ou dá atenção a uma vida intelectual, de entender e buscar o sentido nas coisas da vida e tá tudo bem! mas tive uma fase que eu estava voraz pelos estudos e esse livro me ajudou bastante inclusive na parte meditativa. bem escrito, fluído, não é um simples livro, você aprende muitas coisas com ele pro resto da sua vida. muito especial e tenho bastante memória afetiva.

Odylthon.Carvalho 23/07/2022

Introdução essencial à vida intelectual
O autor nos conquista já nas primeiras linhas. Com clareza e reverência pela Verdade, estimula o leitor a abraçar a vida intelectual como uma vocação genuína. O intelectual, segundo ele, não pode deixar de ser humano, fruto de seu tempo - mas deve elevar-se espiritual e cientificamente para que seus irmãos também possam ser elevados (e não rebaixados ante sua inteligência).

Rafael.Assumpcao 08/01/2022

Um livro digno de atenção
Esta obra é verdadeiramente um auxílio inestimável, tanto como estímulo como para a organização da vida intelectual.
Este livro não trata de como aprender determinada área do conhecimento, mas antes, trata do que é importante conhecer antes e durante a vida de estudos.
As mudanças pessoais e comportamentais, o ambiente de estudo, a forma de ler e fazer anotações, enfim, tudo o que nos permite otimizar o tempo dedicado ao estudo e nos fazer mais eficientes e produtivos, você vai encontrar neste livro.
Tudo aqui é atemporal. Servia aos intelectuais do início do Sec XX, e vai continuar servindo aos intelectuais de qualquer época.