O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Roberta Irds 01/05/2020

Um livro fantástico!
"Ele, Jean-Baptiste Grenouille - nascido inodoro no lugar mais fedorento do mundo, achado no lixo, na merda e na podridão, criado sem amor, vivendo sem o calor da alma humana, vivendo tão-somente de teimosia e de força do nojo, pequeno, corcunda, coxo, feio, rejeitado, um monstrengo tanto por dento quanto por fora , conseguira torna-se amado pelo mundo. Amado!".
Jean-Baptiste Grenouille é abandonado ainda recém nascido pela própria mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado por todos que passaram por sua vida, Grenouille cresce sobrevivendo a doenças, acidentes e ao desprezo que lhe é dado pelo simples fato de não possuir um odor. Ainda muito jovem percebe que ter imensa sensibilidade olfativa no qual o faz sair a " caça " para procurar novos odores e sensações. O odor putrefato, fedorento e repugnante para Grenouille não é menos importante que o odor suave e delicado de uma flor, pois seu objetivo é guardar e caçar a maior quantidade de odores possíveis. Com o objetivo de criar o melhor perfume do mundo no qual ele possa dominar qualquer pessoa existente, Grenouille comete assassinatos em busca de conseguir a essência ideal. .
Fiquei muito intrigada com essa leitura e de como é descrito os odores nos quais fazem o leitor imaginar as fragrâncias maravilhosas de lindas flores e ao menos tempo nos faz sentir nojo e asco de coisas podres como se tais coisas estivessem diante de nós. É uma leitura incrível, frenética e surpreendente!
Helga 01/05/2020minha estante
Eu fiquei encantada com esse livro.

Roberta Irds 01/05/2020minha estante
eu também!

Miriam172 07/04/2020

Mucho loco!
Nunca imaginei que leria uma história dessas. As descrições olfativas são incríveis, mas a história e o personagem são muito doidos. Que criatividade do autor!

Leitor Oculto 19/12/2021

Hoje vamos falar sobre "O Perfume - História de um Assassino" um clássico dos anos 80 que teve uma adaptação homônima em 2006 e inspirou uma série televisiva em 2018.

A  história, que se passa na França do século XVIII, narra a vida de Grenouille nascido e criado em circunstâncias caóticas, e, apesar de não exalar nenhum odor, possui a estranha capacidade de identificar e armazenar, em sua mente, qualquer cheiro.

Em uma França marcada pela alta densidade populacional e castigada pelas condições precárias de higiene - onde predominava odores desagradáveis - o mestre perfumeiro era um verdadeiro ícone.

Logo, a capacidade de Grenouille o fez ganhar espaço nesse universo, mas à medida que cresce a consciência do seu dom aumenta, também, sua desconexão com a realidade. Isso irá o distanciar do seu lado humano e o aproximará dos instintos mais primitivos.

Assim, ele dará início a uma saga de destruição e cometerá verdadeiras barbáries na busca obstinada para construir o melhor perfume do mundo, aquele capaz de extrair a pureza humana e controlar os sentimentos das pessoas.

?CONTEXTUALIZANDO

O livro é dividido em quatro partes onde cada uma é responsável por uma fase da vida de Grenouille o que torna a leitura interessante, pois você consegue sentir todo o desenvolvimento e a fúria latente do protagonista.

O autor propõe trechos refelxivos da personagem e isso nos ajuda a entender melhor os seus sentimentos e dão base as suas ações, contudo foram, para mim, os trechos mais cansativos da leitura.

O final é simplesmente frenético e ao mesmo tempo dramático, coroando uma obra clássica e inteligente que nos propõe diversas reflexões importantes.

Em resumo, um livro cinco estrelas e favoritado que recomendo a todos!

Daiane539 19/03/2021

Sabe aquele livro que a gente termina e fica olhando para o nada tentando digerir? Esse é um deles. Fiquei simplesmente extasiada. As folhas estão impregnadas de aromas, que nos prendem do início ao fim. Nunca li nada.
Incrível o misto de emoções que Grenoille é capaz de nos proporcionar.
Ao lê-lo passamos a olhar o poder dos aromas de uma forma mais especial.
Genial!

AlanBorel 12/06/2023

Livro fantástico
O livro aborda de forma explícita a capacidade de identificação de odores por parte de seu personagem principal e seu uso de forma controversa.
É uma leitura que possibilita fazer parte do cenário retratado pelo autor, haja vista a riqueza de detalhes que ele expõe.
Outro aspecto marcante é a capacidade que o autor nos possibilita de sentir o que seu personagem vive, podendo por vezes identificarmos com o personagem e deixarmos de julgá-lo, mesmo em suas buscas o tanto quanto bizarras.

O livro traz uma riqueza de detalhes que o filme originário deste não consegue captar, enfim, a leitura é incrível.

Cecília 13/08/2015

Terrível história aromática, digna de amor

Considerado um dos maiores sucessos literários de todos os tempos, O Perfume, é um fenômeno editorial. A história de Jean-Baptiste Grenouille já foi traduzida para 40 línguas e já alcançou mais de 20 milhões de exemplares vendidos em mais de 43 países. Foi adaptado para o cinema em 2006, com um ótimo elenco que preservou a originalidade do livro. Além disso, serviu de inspiração para artistas como Rammstein, Moonspell e Nirvana. E apesar de toda essa fama expressa em grandes números e celebridades, eu só vim saber da existência de O Perfume por meio da minha colega de turma, Lane.

Não sei como chegamos no assunto O Perfume, mas lembro que repentinamente ela parou de andar quando me ouviu dizer: "não, nunca li esse livro". Recuperada do susto, ela agarrou meu braço e gritou: VEEEEI, VOCÊ PRECISA LER! Depois disso, os nossos próximos passos até o ponto de ônibus, foi uma mini apresentação da Lane de mostrar-me os motivos que me faria ler O Perfume. O principal argumento foi: É muito bom! Cecília, não dá para explicar, é muito bom!
E assim, com esse argumento que despreza números e celebridades, guardei O Perfume no meu caderno de livros-que-lerei-se-tiver-uma-chance.

Chance apresentada e agora posso dizer algo sobre o livro: É MUITO BOM MESMO! E sim, é difícil de explicar! OBRIGADA, LANE!

Me apaixonei logo de cara, então tudo que registro aqui é suspeito. O Perfume é daquele tipo de livro que você precisa ler para poder entender por que uma pessoa fala rapidamente, coloca a mão na cabeça, dá gritinhos e te fala da sinopse milhares de vezes com uma empolgação que beira a histeria só em saber que você, pobre mortal, ainda não conheceu a história de Grenouille (como a Lane fez).

Eu entendo esse comportamento, quer dizer, não há muito o que acrescentar quando a sinopse já diz tudo: História de um rejeitado que é dotado de uma sensibilidade olfativa e com isso busca a essência perfeita, se essa busca exige vítimas.... azar delas. Simples assim. Mas atenção: Não espere morte em todas as páginas. Se você é do tipo que gosta de linhas e mais linhas descritivas de sangue e dor, esse livro não é para você. Grenouille não é esse tipo de assassino. Na verdade, acho que estou sob o efeito de sua essência e o termo "assassino" me parece muito forte. Grenouille é um amor e daria muitos beijos nele.

Entretanto, entregaria minha essência ao Patrick Süskind, autor da obra e motivo para me fazer querer ser alemã na próxima vida, quem sabe assim eu consiga escrever tão bem de maneira que minhas notas de redação sejam boas... Mas voltando ao Patrick, o cara é barril (se não és da Bahia, lamento). Talvez seja a sua escrita que faz de O Perfume uma história memorável e viciante. É uma escrita sem pontas soltas: há um espaço, há os personagens, há um fato. Nada é escrito por acaso. Adorei o modo como a narração se mistura com os pensamentos dos personagens em cena, uma mistura tão clara e carregada de ironia que cheguei a rir em muitas partes.

Provavelmente, os críticos analisaram e tiraram muita coisa dessa obra, mas eu não ligo pra isso. Todo o meu julgamento de "gosto deste livro" e "não gosto deste livro" é puramente baseado no quanto a história consegue penetrar no meu coração (quando eu achar uma definição melhor, vou mudar isso) e O Perfume conseguiu fazer isso, fui sufocada pelos aromas, arrastada pelas ruas de Paris e virei as noites com o Grenouille desejando mais. Porém, o final é inevitável e me despeço deste livro com a sensação de "Ok, meu filhos terão que ler isso".
Craotchky 25/12/2015minha estante
Muito legal sua resenha. Resenhas com experiências pessoais são bem legais. Não sou da Bahia e não sei o que é barril, então fiquei meio curioso. Fazer o quê!

Cecília 28/12/2015minha estante
Poxa, que legal o seu comentário Craotchky! Obrigada!

Barril é uma palavra cheia de significados aqui em Salvador, é necessário analisar em que contexto/situação ela foi empregada. No caso de "O cara é barril!", o significado é um adjetivo positivo sobre o sujeito haha Seria o mesmo de dizer "O cara é muito bom!"
Sacou? ;)

Mandy 07/04/2022

Nossa achei um máximo, super legal e interessante acho q teria q ter tido uma continuação, sério iria ser bem legal. E se controlar tudo mais, mas é bem legal. So n gostei muito do final.... sei lá .

Eliete 01/12/2021

Gostei muito da leitura. Um livro que aborda muito o poder do olfato e dos métodos antigos para produção de perfumes. Existem várias reflexões sobre caráter e sentimentos como amor, ódio e obsessão. Tudo isso pela visão do protagonista, ou apenas subtendido em alguma passagem durante o livro
Grenouille é um personagem bem escrito aqui e é muito fluida a parte em que foca no aprendizado sobre extrair o cheiro das coisas que ele tanto queria aprender.
Meu único problema com o livro é que ele foca demais em pontos aleatórios e corre nos momentos mais especiais. Tudo acaba tão rápido que o impacto é superficial. Ainda sim é um ótimo clássico.

LAvia 07/05/2023

Eu amei amei essa leitura, até nas partes em que focava demais sobre perfumes eu tava muito envolvida e o final foi UAU me fez até querer ler mais literatura Francesa

Letícia 15/09/2021

Perfume
A palavra mais adequada é "perplexa". É exatamente isso: um misto de admiração e espanto. Os cheiros aqui são mais importantes do que o ser. Eles trespassam a individualidade. Mas só o protagonista sabe disso, somente o assassino sabe que as pessoas são movidas pelos cheiros. Um exímio perfumista que criava perfumes primorosos. Que captava paisagens em seus perfumes, e que decidiu então captar pessoas neles.
Grenouille se incomodava por não ter cheiro próprio. Não ter um cheiro é uma aberração da natureza. Uma capa da invisibilidade que te torna tão imperceptível que incomoda as pessoas. Por ter um olfato tão aguçado, "via" a beleza nos cheiros e queria para si belos cheiros. E mais do que isso, queria ser amado.

C. P. 02/11/2023

O perfume
Eu primeiro assisti ao filme e como e de costume, o livro tem muitp maks a acrescentar!!
Todos os momentos em que as pessoas sofriam como se fosse um karma quando se livravam dele...
A coisa dos assassinatos demora, muita coisa acontece na vide dele até chegar ao momento derradeiro, mas tido é necessário pra se entender como tudo chegou até ali

Marcelo.Castro 02/06/2023

Viagem ofaltiva
É comum praticamente em todas as narrativas termos descrições. De paisagens, de personagens, seus sentimentos. E aí temos autores que investem nisso em maior ou menor grau, alguns até se tornando referência na questão. Mas agora pare e pense: em quantas histórias as descrições levam em conta de forma minuciosa os cheiros? Talvez pelo olfato ser um de nossos sentidos menos desenvolvidos (e valorizados), as descrições tendem a se focar predominantemente no aspecto visual (cores, formas) e acabam relegando outros sentidos a segundo plano - ou até os ignorando, no caso do olfato. Por isso esse livro é uma grata surpresa, já que constrói toda a narrativa nos cheiros, partindo da capacidade olfativa sobrenatural de seu protagonista. No mais, a história em si é razoável, prende suficientemente a atenção. Tem alguns momentos de divagação um pouco maçantes, mas felizmente curtos. O protagonista por sua vez é um ser odioso, que possui como único destaque seu olfato divino - embora a forma como o utilize seja terrível. No mais o desenvolvimento e desfecho da trama beira o fantástico, algo inclusive que me incomodou um pouco no livro - essa inconsistência entre ser uma história mais realista, concreta, ou uma narrativa mais fantástica, sobrenatural. Mas, ainda assim, é um bom livro, com destaque para esse diferencial descritivo - por isso, recomendo.

Caiana 25/03/2020

Amei o final
Livro bem legal. Adorei o final.

Luiza 18/03/2021

O perfume
"O perfume" conta a história de Jean Baptiste Grenouille, um menino que ao nascer foi abandonado por sua mãe nas ruas fedorentas de Paris no século XVIII. As pessoas o julgavam como uma criatura do diabo por não possuir cheiro. Mas apesar disso, nasceu com um olfato extremamente aguçado. Quando jovem chamou atenção por conseguir criar fragrâncias e distinguir aromas e assim entrou para a indústria da perfumaria. Obcecado por cheiros, desejava criar o perfume perfeito, é então que a história do assassino começa. Jean Baptiste acaba por matar jovens mulheres virgens para capturar suas "essências" e conseguir criar sua tão desejada fragrância.

"O perfume" é um dos melhores livros que já li na vida. Patrick Süskind tem uma escrita descritiva e envolvente ao mesmo tempo, na qual em alguns momentos conseguimos até sentir os aromas que são descritos. O livro é de fato uma obra prima.