O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Miriam172 07/04/2020

Mucho loco!
Nunca imaginei que leria uma história dessas. As descrições olfativas são incríveis, mas a história e o personagem são muito doidos. Que criatividade do autor!

Luiza 24/11/2023

A história do assassino com poderes olfativos, Grenouille, traz várias reflexões profundas e complexas sobre consequências da exclusão social e origem da maldade humana. Mesmo apresentando Grenouille como alguém macabro, destinado ao mal desde o nascimento, o jeito que os fatos são narrados sempre deixam para o leitor a questão: afinal, Grenouille nasceu mau ou a maldade foi construída dentro dele ao longo da vida?

É interessante como todos os personagens que passaram pelo seu caminho sempre pressuporam o pior de Grenouille, mas o exploraram para benefício próprio com sucesso. O clima sombrio era aprofundado quando o autor contava qual fim trágico levou esses personagens após Grenouille sair da vida deles.

Nunca tinha lido nenhuma história com foco tão grande no olfato, mas funcionou muito. Adorei as descrições sobre o cheiros e seus efeitos sobre os humanos, o que muitas vezes deixamos passar batido nos livros e na vida. Os cheiros têm papel central na história e senti que cumprem um papel tanto literal quanto metafórico, pois os perfumes expressam bem mais do que os meros ingredientes que os formam: são a personalidade e estado de espírito, são instrumentos de manipulação social, são marcas de humanidade.

A parte da caverna foi uma saída conveniente para que Grenouille não tivesse que participar da guerra e é um pouco cansativa. Porém, ela também acabou sendo uma parte importante para entender melhor os conflitos internos e tendências antissociais do personagem. É nessa parte que temos reflexões bacanas sobre a impossibilidade de conhecer a si mesmo sem o outro como contraponto e sobre como o autoisolamento é uma fuga de monstros externos, mas a aglomeração também pode ser uma fuga de monstros internos.

A parte do marquês Baldini, que usou Grenouille de cobaia para o provar sua teoria científica, foi talvez a minha favorita, pois foi engraçada e crítica na medida certa.

O desfecho escalona muito rápido. Causa estranhamento pelo exagero e o inusitado da situação. Talvez essa tenha sido a intenção, para explicitar toda a hipocrisia e repressão da sociedade da moral e julgamentos, que condena o protagonista mas pode ser tão escandalosa quanto ele. Ainda assim, acho que não gostei tanto dessa "explosão" do fim.

O fato é que, no final, o livro deixa a questão: o monstro é Grenouille ou somos nós? Quanto de maldade há em nós e quanta maldade geramos nas pessoas a nossa volta? Muito instigante a leitura e pretendo reler mais pra frente.

Vinícius Chicaroni 09/03/2021

O cheiro do eu
A ausência total de auto-conhecimento - ou do auto-amor - só pode conduzir a um estado: a morte. A morte de si e, por consequência, a morte do outro. Não a morte orgânica, descrita metaforicamente no livro, mas a morte espiritual. Senão a morte, uma alma moribunda. Alma que vaga à procura do cheiro da vida para inspirar a cura. Procura perpétua e infrutífera, dada a incapacidade retirar a máscara do ódio e da ignorância que nos sufoca, impedindo-nos a expirar o amor.
Livro espetacular!!!

Kalinca2 23/11/2023

Genial
No começo foi um pouco enrolado, muito descritivo, o que tornou a leitura um pouco difícil. Mas, depois de alguns capítulos a história foi desenrolando, e se tornando muito interessante, a sensação de realismo é tão intensa, que parece que conseguia sentir todos os cheiros descritos pelo autor. O final foi um pouco bizarro, imprevisível. A leitura vale muito a pena, achei diferente do costumo ler.

Lucas 18/04/2024

A primeira parte do livro é extremamente bem escrita. A escolha das palavras para descrição das cenas (e dos aromas) é perfeita, fazendo com que consigamos visualizar muito bem o que o autor quer nos mostrar.

Porém, no meio do livro, achei que o autor se perdeu um pouco e focou em acontecimentos pouco interessantes. A parte que Grenouille está na caverna, por exemplo, é extremamente entediante com descrições muito longas de ilusões e sonhos do personagem. Ao mesmo tempo, outros assassinatos são pouquíssimo explorados.

Na parte final do livro, se retorna o mesmo ritmo do início. O livro se encerra muito bem com um final surpreendente. É um excelente livro que vale muito a pena ler!

Letícia 15/09/2021

Perfume
A palavra mais adequada é "perplexa". É exatamente isso: um misto de admiração e espanto. Os cheiros aqui são mais importantes do que o ser. Eles trespassam a individualidade. Mas só o protagonista sabe disso, somente o assassino sabe que as pessoas são movidas pelos cheiros. Um exímio perfumista que criava perfumes primorosos. Que captava paisagens em seus perfumes, e que decidiu então captar pessoas neles.
Grenouille se incomodava por não ter cheiro próprio. Não ter um cheiro é uma aberração da natureza. Uma capa da invisibilidade que te torna tão imperceptível que incomoda as pessoas. Por ter um olfato tão aguçado, "via" a beleza nos cheiros e queria para si belos cheiros. E mais do que isso, queria ser amado.

Jeffez 24/02/2023

Simplesmente torturante
O começo do livro estava até dando a entender para mim que seria inspirado em outro livro e me deu expectativas de que realmente fosse. Mas não, foi para um norte totalmente gelado e opaco, o fato de uma criança ter nascido com um super dom olfativo e ser desprezada e passar por fases em sua vida de tortura e humilhação pelas ruas de Paris dava até para "concordar" com o que o personagem pensava, foi interessante saber do talento dele e como ele desenvolvia para conseguir os melhores perfumes. Mas chegou a momentos péssimos com detalhes desnecessários (que deu mais sono que tudo) que poderiam ter sido reduzidos ou até mesmo não citados, parecia que o escritor tinha perdido o seu foco, em momentos estava interessante o enredo depois ficava péssimo, eu não conseguia nem entender. Contar a história de forma resumida trás mais interesse a história do livro do que propriamente ler. Tudo bem o livro se passar nas redondezas de paris mas os nomes das ruas também em francês acabou me incomodando bastante, eu não sabia se eu tava lendo certo, se eu conseguiria lembrar a rua caso o protagonista tivesse que voltar lá. Foi realmente muito entediante para mim. Eu gostaria que ele tivesse sido mais trabalhado, tivesse optado por outro rumo e quem sabe até tinha salvado o final que foi choco e sem graça!

LAvia 07/05/2023

Eu amei amei essa leitura, até nas partes em que focava demais sobre perfumes eu tava muito envolvida e o final foi UAU me fez até querer ler mais literatura Francesa

Giann0 29/02/2020

Incrível!
Sempre tive curiosidade de ler esse livro, e mesmo tendo assistido o filme há muito tempo atrás, a experiência na hora da leitura foi maravilhosa.

Raeder 31/10/2021

Das parfum
"Pela primeira vez, haviam feito algo por amor"
Não sei nem como expressar tudo o que repensei, senti e aprendi com esse livro.
Só sei que a experiência foi incrível e única, favoritado com certeza.

Leitor Oculto 19/12/2021

Hoje vamos falar sobre "O Perfume - História de um Assassino" um clássico dos anos 80 que teve uma adaptação homônima em 2006 e inspirou uma série televisiva em 2018.

A  história, que se passa na França do século XVIII, narra a vida de Grenouille nascido e criado em circunstâncias caóticas, e, apesar de não exalar nenhum odor, possui a estranha capacidade de identificar e armazenar, em sua mente, qualquer cheiro.

Em uma França marcada pela alta densidade populacional e castigada pelas condições precárias de higiene - onde predominava odores desagradáveis - o mestre perfumeiro era um verdadeiro ícone.

Logo, a capacidade de Grenouille o fez ganhar espaço nesse universo, mas à medida que cresce a consciência do seu dom aumenta, também, sua desconexão com a realidade. Isso irá o distanciar do seu lado humano e o aproximará dos instintos mais primitivos.

Assim, ele dará início a uma saga de destruição e cometerá verdadeiras barbáries na busca obstinada para construir o melhor perfume do mundo, aquele capaz de extrair a pureza humana e controlar os sentimentos das pessoas.

?CONTEXTUALIZANDO

O livro é dividido em quatro partes onde cada uma é responsável por uma fase da vida de Grenouille o que torna a leitura interessante, pois você consegue sentir todo o desenvolvimento e a fúria latente do protagonista.

O autor propõe trechos refelxivos da personagem e isso nos ajuda a entender melhor os seus sentimentos e dão base as suas ações, contudo foram, para mim, os trechos mais cansativos da leitura.

O final é simplesmente frenético e ao mesmo tempo dramático, coroando uma obra clássica e inteligente que nos propõe diversas reflexões importantes.

Em resumo, um livro cinco estrelas e favoritado que recomendo a todos!

MizukaYoshino 03/08/2021

A história é realmente muito boa e fascinante no ponto em que se torna interessante conhecer todo o processo pelo qual Grenouille obtem os perfumes, até mesmo no que se trata aos odores desagradáveis.
Teve algo que achei bastante peculiar: a leitura não te prende, mas tbm não te afasta, assim como a própria relação com o Grenouille.
Mas o ponto mais importante, e que acaba sendo levantado durante todo o livro, é sobre o que é a beleza? Tudo que é belo é realmente belo fisicamente ou surge por meio de percepções inconscientes com variados fatores?

Jean Bernard 03/03/2020

Tão bom (ou melhor) que o filme.
O filme me marcou. Foi uma experiência surreal. O mesmo aconteceu com o livro, com um pouco menos de emoção por já saber boa parte da historia. Recomendo primeiro a leitura do livro (como sempre faço).

Tharlley 24/11/2021

O livro acompanha a história de um moleque muito curioso que nasce sem cheiro mas é capaz de sentir e identificar qualquer cheiro que passe por ele, além disso ele gosta de matar umas novinhas enquanto sai cheirando as coisas.

Aline ig @escape.abacharel 01/03/2020

Em uma França do século XVIII, Jean-Batiste Grenouille nasceu em uma barraca de peixes e foi rejeitado por sua mãe, assim como os seus outros filhos anteriores. Porém, a mãe não imaginava que diferentemente dos seus outros filhos, Grenouille nasceria vivo e que seu choro a denunciaria pelo crime de infanticídio.

A partir de então, é contada a história de Grenouille, o bebê com o nariz mais sensível da França. Grenouille fica sobre a tutela de diversas pessoas, um padre, uma ama de leite, contudo, ninguém o quer porque o pequeno bebê não tem cheiro nenhum, sendo até associado com o demônio por causa desse fato.

Porém, Grenouille acaba crescendo na casa da Madame Gaillard, uma mulher totalmente sem sensibilidade devido à sua incapacidade olfativa. Essa foi provavelmente a salvação de Grenouille, sobrevivendo ao longo dos anos, mesmo com tentativas de assassinato pelas outras crianças.

Quando Madame Gaillard começa a perceber as peculiaridades de Grenouille, ela vê uma ameaça e resolve entregá-lo como aprendiz de curtidor e é nesse novo trabalha que ele sofre, mas aprende a suportar tudo.

Certo dia, Grenouille sente um aroma que muda a sua vida. Ele persegue esse aroma até encontrar uma garota ruiva e, desesperado para que o cheiro não lhe escape, ele a estrangula. A partir de então, Grenouille almeja ser o maior perfumista que já existiu. É então que a sua busca o leva a um renomado mas decadente perfumista em Paris: o mestre Baldini. Ele aprende várias técnicas, porém, resolve buscar aperfeiçoamento em outras cidades da França. São tantas coisas pelas quais esse personagem passa que não dá para falar tudo! Recomendo a leitura deste livro incrível!

site: https://www.instagram.com/p/B9E_9sdDZlq/