Memórias de um Diabo de Garrafa

Memórias de um Diabo de Garrafa Alexandre Raposo

Resenhas - Memórias de um Diabo de Garrafa

naju 25/02/2024

?Aqui encerro. É hora de partir. O que me aguarda? Não tenho a menor idéia. Espero que seja confortável, silencioso, es-curo. Uma morte definitiva, sem reencarnações, sem novas chances, um nada absoluto... e sem asma. Eis aí minha definição de Paraíso. Compelle intrare.?
eu gostei muito mesmo dessa leitura, é uma coisa diferente de tudo que já li, mas eu tive um grande preconceito com a capa e título e no final das contas o livro é cheio de coisas que eu gosto, história e política, o autor por muitas vezes faz a história ser um pouco confusa mas não tira a experiência doida de ler ele, adorei

Zenrique 03/07/2022

Exibição desnecessário de eruditismo
É interessante mencionar dados e nomes de personagens históricos para contextualizar os acontecimentos narrados, mas em excesso, como nesse livro, me deixou a imagem de um escritor pedante que usa sua obra, antes de tudo, para exibir seus conhecimentos, que diversas vezes, não acrescenta riqueza a história, mas faz a leitura se tornar arrastada e maçante.

Wyllian Torres 30/12/2020

Incrível
Esse é, sem dúvida, um dos livros mais deliciosos que já li. É uma obra nem apurada, ontem tem como elementos do enredo personagens reais da história da humanidade. Do mundo medieval à modernidade, o diabo da garrafa nos leva numa aventurada repleta de boas histórias, risadas e profundas reflexões da nossa existencia como humano.

Michel 16/10/2018

Ótima surpresa!
A história é super original, envolvente e muito bem costurada. A escrita é de alto nível com humor e drama bem dosados. O escritor é muito talentoso e o livro merece ser traduzido para vários idiomas. De todos os livros nacionais que eu já li, este é o meu maior favorito.
Já comprei o São Tomé na América, do mesmo escritor. Tenho grandes expectativas...

Pedro Cortat 08/03/2014

Queria ter eu também um Diabo de Garrafa.
Encontrei esse livro barato num sebo junto de vários outros livros, todos com cara de sem sal, alguns bem velhos mas todos baratinhos, comprei mais pelo preço do que qualquer coisa e demorei anos pra começar achando que seria chato. Nunca tinha ouvido falar do autor, nem do livro, esse volume estava novo e ainda assim abandonado numa estante qualquer, por que pensaria o contrário?
No fim do livro Giacomo, nosso ilustre diabo de garrafa se diz desinteressante, talvez inepto. Ninguém que tenha lido suas memórias, transcritas pelo último dono, podem em sã consciência concordar com isso.
Giacomo e seus donos tem suas maravilhosas histórias contadas, pela perspectiva de nosso diabo, com alguns enxertos do último dono, em ricas e cativantes narrativas forjadas a partir de biografias reais temperadas com doses de fantasia e ficção tão bem colocadas que fica difícil não acreditar que ele tenha existido.
O livro é dividido em partes nas quais são narradas as temporadas nas quais a garrafa ficou de posse dos donos mais interessantes de Giacomo. Assim acompanhamos a vida de artistas ilustres como Cellini e Paganini (Como não parar de cinco em cinco minutos para consultar na internet as obras criadas pelo ourives e pelo músico quando são mencionadas pelo narrador), um piloto português dá época das grandes navegações, um brasileiro erradicado na França que busca ser arqueólogo, e um outro diabo prisioneiro e bibliotecário na biblioteca do Vaticano.
E essa é a maior virtude do livro, não temos um tipo de história só. A capítulo a história toda muda, seus ares e motivações, de guerras no renascimento à pirataria nos mares do novo mundo, tudo muito diferente, tudo muito bem descrito, tudo cativante. Impossível perder o fôlego, pois quando uma temática está perto do fim, o livro renasce ao começar uma nova história.
A única coisa que se mantém é o velho Giacomo, meu diabo predileto, que repleto de manias, problemas e sabedoria, acompanha seus donos ajudando-os em suas próprias trajetórias. De maneira bem única marca bem quem é e ser torna um personagem icônico.
Leitura recomendadíssima e quem dera eu encontrasse um livro tão bom quanto toda vez que visitasse um sebo. Ou quem sabe na próxima encontrarei um diabo em alguma estante empoeirada...

Mike 10/06/2011

Excelente leitura
Culto, perspicaz e extremamente envolvente, esse romance de aventura é um daqueles livros que, quando você termina, fica com gosto de quero mais.

Além de interessantíssimas referências históricas, o livro traz consigo considerações curiosas sobre a humanidade na ótica de uma criatura que viveu mais de 400 anos, tudo isso numa narrativa empolgante do início ao fim.

Altamente recomendado.

menieder 27/01/2010

raposo possui certamente ótima imaginação, mas falta profundidade nos personagens, o que pode acabar evitando que o leitor empatize por eles... mesmo assim, por escolher pessoas com uma bibliografia ótima (em diversos casos pessoas que ressoaram na história) e por trazer à cena famosos realmente esquecidos não se pode tirar o mérito dele.

apesar do ótimo título, do bom enredo, bons personagens e escrita simples, algo no livro parece constantemente estar em falta: é difícil se pegar querendo ler mais e mais dele - mas é um bom livro para as férias, ou, mais especificamente, praia e beira de piscina.

Fabi 09/12/2009

Ótimo livro!! Recomendo a todos! Super envolvente, dinâmico e cheio de informações históricas (mistura história e ficção). Vou reler, com certeza!

Jumpin J. Flash 12/01/2010minha estante
Parabéns pelo bom gosto!

Jumpin J. Flash 19/08/2009

Um tanto pretensioso
Li esse livro pouco depois que ele foi publicado, e tive excelente impressão. Muitos anos depois, o reli, e minha impressão foi bem menos favorável da segunda vez. O autor é bastante pretensioso ao deitar palavras e palavras para mostrar uma suposta erudição, algo completamente desnecessário. Até citações em grego, sem tradução alguma, o cara meteu no livro!
Jumpin J. Flash 22/04/2019minha estante
Muitos anos depois, reli esse livro, e minha segunda impressão foi bem menos favorável que a primeira. Prestando mais atenção, há trechos de uma arrogância enorme, de exibição de um aparente conhecimento hermético e desnecessário.