O Diário de Zlata

O Diário de Zlata Zlata Filipovich

Resenhas - O Diário de Zlata

Gi_radaeli 24/02/2017

Emocionante história
Uma jovem menina que se chama Zlata tem onze anos e vive em sarajevo.Ela tem um diário que é o seu melhor amigo,onde ela registra seu cotidiano. Mas ouve uma grave guerra,onde acabou com a infância da pobre menina e interrompeu na escrita de seu diário.As preocupações do dia-dia desaparecem diante do medo,raiva,da perplexidade.A menina perde quase tudo,perde seus amigos, a sua escola fecha ou seja seu universo desmorona.Serà que Zlata irá sobreviver a guerra? A guerra acabará?.O livro é escrito como se fosse o diário de Zlata.
Eu gostei do livro mais esperava muito mais,pois o final você pensa que vai acabar super emocionante e acaba sem sentido,mais recomendo .

Victória.Ramos 02/03/2017

Como vai a guerra ???
Zlata é uma menina que levava uma vida normal : brincava ,ia a escola etc...
Quando a guerra começou , ela parou de fazer tudo , só se escondia no porão e recebia cesta básica da ONU (organização das nações unidas ), viu quase todos os seus amigos irem embora de Sarajevo (sua cidade natal ) ...

Eu só não gostei do final , pois o livro acaba do nada !
Mas no geral eu aprendi muito com este livro .

Clarinha 02/03/2017

Vivendo na guerra...
O título que eu dei é basicamente o que a pequena Zlata teve de enfrentar.
Zlata Filipovic conta, no seu diário a tristeza de viver numa guerra, de ver seus amigos irem embora, de viver e não viver ao mesmo tempo.
Pelo fato de Zlata ser boa nos estudos, a escrita é digna de uma escritora profissional, aliás não só a escrita, mas também, a própria Zlata.
Victória.Ramos 02/03/2017minha estante

Clarinha 07/03/2017minha estante
Kkkkkk

Eduarda.Farqui 04/03/2017

Triste!
Zlata é uma menina de 11 anos, que viveu na guerra em Sarajevo de 1991 a 1993. Ela nos ensina a sermos fortes!
O diário dela relata a dor e tristeza de quem não pode ir mais a escola, falta luz, comida, água, seus amigos e parentes morrem...
Um livro forte, emocionante, que faz percebermos o quanto nossa vida é maravilhosa. Mas, por outro lado, o quanto uma criança luta para conservar a sua vida: estudando, lendo, comemorando ocasiões especiais

Kayo.Motta 06/03/2017

Zlata é uma menina de onze anos que vive em Sarajevo com sua família. Em Sarajevo era tudo normal, Zlata se dava bem na escola, tocava violão e escrevia um diário.
Tempo depois a guerra chega em Sarajevo, fazendo com que Zlata e sua família seesconde-se no porão da própria casa para evitar mortes causadas por bombas.
Gostei do livro,porém o final não foi o que eu esperava.

Jujuba 07/03/2017

A guerra e avida de zlata
Uma menina de 11 anos que amava ir para escola, brincar com seus amigos, derrepente perde tudo em um piscar de olhos em uma guerra terrível. Zhalata conta no seu diário sua vida cheia de alegria que derrepente muda total mente de assunto relatando a guerra em Sarajevo.
Esse livro me mostro a dar mais valor nas minhas vida e que com apens 11 anos Zhalaya foi forte para aguentar tudo que passou.

Kauan.Correia 11/03/2017

Uma menina na guerra
Zlata Filipovic morava em Sarajevo ex-Lugoslávia era uma menina normal como todas as outras e sempre escrevia tudo que acontecia no seu diário Mimy até que um dia começou uma guerra e por causa dela Zlata se distanciou e perdeu familiares e amigos e com o medo e raiva da guerra a pobre e inocente menina não pode realizar seus sonhos.

Luis.Gustavo 28/03/2017

Dear Mimmy
Este livro é simplesmente incrível, no começo pode parecer um comum diário de uma garotinha, mas, com o desenrolar da história, vai se tornando um grande drama de guerra, onde uma simples menina se torna uma grande menina no meio de uma guerra. Não há como explicar a agonia de ver tanta dor e destruição que uma guerra pode causar.

Núbia Esther 18/01/2018

Se tem algo que o projeto de leitura ‘Volta ao Mundo em 198 Livros’ me proporcionou, foi uma boa “chacoalhada” na minha lista de leituras, quer seja com a aquisição de títulos desconhecidos, com a retirada de pó de títulos “esquecidos” na estante, ou com o incentivo que faltava para ir atrás de títulos que já tinha um bom tempo que desejava ler. Desde que comecei o projeto, sabia que queria ler como representante da Bósnia e Herzegovina o diário escrito por Zlata Filipović entre o período que antecedeu e durante os primeiros anos da Guerra da Bósnia. Quando se fala em guerra e diário, é impossível não se lembrar de Anne Frank, mas a história de Zlata, além do ponto de vista infantil da guerra e suas consequências, não guarda semelhanças com a história da garota alemã. Para início de conversa, seu diário foi publicado em 1993 (no Brasil em 1994) em plena época de conflito. As primeiras fotocópias do diário foram publicadas quando Zlata ainda mantinha seus registros e a publicação aconteceu por influência da UNICEF que queria mostrar a situação das crianças durante a guerra no país para o resto do mundo. Entre o tempo desde as primeiras fotocópias até a edição definitiva que ganhou o mundo, Zlata praticamente se tornou uma espécie de correspondente de guerra. Situação esta, que sem dúvida contribuiu para que ela e a família entrassem na mira da mídia e das autoridades políticas da Europa. A última entrada do diário é do dia 17 de outubro de 1993, mais tarde naquele ano, pouco antes do Natal, ela e os pais receberam a permissão para deixar Saravejo (o que era praticamente impossível sem alguma influência externa) e foram refugiados em Paris. Diferentemente de Anne, Zlata saiu calejada, mas viva da experiência.

A edição brasileira (a que eu tenho é a reimpressão feita em 1997 da edição de 1994) conta com um prefácio escrito por Leão Serva. Serva é jornalista e escritor e foi correspondente durante a Guerra da Bósnia. Com um livro extremamente paradidático para se trabalhar conflitos armados em salas de aula e recomendado para figurar nas bibliotecas escolares, a inclusão do prefácio de Serva tornou a leitura ainda mais completa e contextualizada. Ele dá uma boa pincelada sobre a situação geopolítica da Bósnia e países limítrofes no passado até os dias que antecederam a explosão da guerra civil. Que na época da publicação do diário por aqui, ainda não havia acabado.

As entradas de Zlata no diário começam em setembro de 1991. Em tempos de “paz”, ele reflete apenas o cotidiano de uma garota de 10-11 anos: o anseio pela volta às aulas, os planos com as amigas, as matérias escolares, os cursos complementares, aniversários, clipes da MTV, férias… Mas, já no final deste ano começam as percepções dos sinais de uma possível guerra. Sinais rapidamente esquecidos em meio às distrações do dia-a-dia, até que a guerra bate à porta.

“Estou tentando me concentrar nos deveres (um livro para ler), mas simplesmente não consigo. Alguma coisa está acontecendo na cidade. Ouvem-se tiros nas colinas. Grupos de pessoas chegam de Dobrinja. Para tentar interromper alguma coisa – o quê, nem eles mesmos sabem. Digamos simplesmente que se sente que alguma coisa vai acontecer, já está acontecendo, uma terrível desgraça. Na televisão, vêem-se pessoas na frente da Assembléia Nacional. Na rádio toca permanentemente a música ‘Saravejo, meu amor’. Tudo isso é muito bonito, mas a todo momento sinto uma espécie de cãibra no estômago e não consigo mais me concentrar nos estudos.

Mimmy, estou com medo da GUERRA!”(Página 44)

A forma como Zlata vai se dando conta de tudo o que a guerra causa e como ela passa a ser grata do pouco que permite a sobrevivência dela e da família é tocante. O horror de saber dos conhecidos que morreram por causa da guerra divide as páginas com a esperança latente de um futuro melhor. E, por mais que com o passar do tempo, as páginas de Mimmy praticamente só se refiram à guerra, há raros momentos em que a ingenuidade e o otimismo juvenil imperam e a guerra é quase esquecida. Assim como há tantos outros em que o desespero é brutal e que a “política da guerra” não passa despercebida nem pela inocente garota. A inclusão das fotos da vida de Zlata e de fac-símiles das páginas de Mimmy, nos aproximam ainda mais da garota, ainda que sua experiência de vida seja tão diversa. Mas, acho que é justamente essa a importância deste livro, nos permitir conhecer essas realidades tão distantes da nossa. É um exercício de empatia muito válido.

Zlata se graduou em direitos humanos pela Universidade de Oxford e continua envolvida na produção e a editoração de livros de não-ficção e documentários. Juntamente com Melanie Chall, organizou o livro Vozes Roubadas (publicado aqui em 2008), nos qual resgataram 14 diários de conflitos escritos por crianças e jovens, da Primeira Guerra Mundial à mais recente invasão do Iraque.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/12/22/o-diario-de-zlata-zlata-filipovic/

Luis.Eduardo 07/06/2018

O diário de Zlata
Zlata é uma menina de onze anos, nasceu em 3 de dezembro de 1980 em Sarajevo.
Escreve em seu diário o seu dia-a-dia sobre amigos, familiares, etc.
Zlata conta sua vida durante a guerra, se esconde com sua família até a guerra acabar.
Esse livro é marcante, pois essa menina sofre durante a guerra, não consegue estudar por causa dos barulhos de tiros de armas. Você leitor encontrará uma história real e marcante.

Ana Clara Freire 11/11/2018minha estante
Murilo, você precisa fazer um resumo da história, dizer se gostou ou não e recomendar o livro. Além disso, é preciso fazer mais uma resenha, ok?

Pablo.Henrique 09/11/2018

sarajevo esta sendo bombardeada.
Um dos melhores livros que eu já li!, toda página que você lê, você fica mais ansioso(a) ainda.
Zlata é uma garota de 11 anos que vive em sarajevo. Mantém um diário(Mimmy) no qual vai registrando seu cotidiano.
Mas quando a guerra começa a surgir em ex-lugoslávia o diário da menina passa a se tornar um cenário de guerra.

Abner Yuji Tanaka 11/11/2018

Um livro que fala de uma menina e seu cotidiano na guerra, onde ela passa por varias dificuldades como por exemplo a fome e a falta de água, vendo na TV o mundo la fora a violência nas ruas.