O amante

O amante Marguerite Duras

Resenhas - O Amante

Rogers.Silva 01/05/2024

Franceses e suas intensidades
Ao ler esse livro de Duras, não pude deixar de não me ver também mergulhado na literatura de Annie Ernaux, ambas se assemelham muito na narrativa turbulenta, pessimista e absurdamente sincera.

Duras nos apresenta nesse livro, talvez autobiográfico, não sabemos ao certo se todas as memórias expostas aqui são de fato reais, detalhes muito íntimos da vida dela, de seus familiares e de seu amante.

O livro passeia por memórias, quase em fluxo de consciência, da infância, da juventude e da maturidade. Onde ela foca nos dramas familiares e na sua polêmica relação com um homem casado e muito mais velho que ela.

Mas, o que mais me chocou nesse livro foram os relatos familiares. A relação forte de amor de ódio entre mãe e filha, que por vezes direciona toda a trajetória de desamor, pessimismo e infelicidade da protagonista.

Uma obra densa, mas que merece uma conferida. Mais por reflexão do que por prazer.

Natalia Oliveira 25/04/2024

É...a parte que entendi eu gostei!!! ?
A escrita é em fluxo de consciência???
Me confundi em algumas (várias partes), não sabia dizer de quem ela falava, de qual momento da sua vida...
Porém gostei!!! É um livro marcante... Se um dia tiver tempo (acho pouco provável) relerei...

Didts 15/04/2024

É tão fascinante como a história navega pelas memórias. Ela vai e vem e conecta um acontecimento a outro, lembranças, história e memória se entrelaçam e revelam a vida e perda.

Emily977 31/03/2024

É um livro bem curtinho mas eu li devagar pq estava um pouco ocupada e isso prejudicou um pouco a minha leitura. Acho que é um livro pra se ler de uma vez, quero muito reler pq acho que deixei muita coisa passar e não senti ele como deveria. Mas tirando isso é um livro excelente. Um romance profundo, intenso, poético e muuito sofrido. Adoro o estilo de narração e amo a escrita complexa.
Recomendo muito

Over_Again97 19/03/2024

Li sem pretensão alguma e sem ter ideia do que encontraria nele (o que não é novidade).

Me encontrei muito surpresa com a estrutura da história. Não é todo dia que encontramos um livro onde o diálogo é transcrito e não dito, escutado e entendido por uma primeira pessoa no qual nos permite esse acesso.

Ainda tenho a sensação de que deixei passar muito na leitura. Uma releitura em algum outro momento fará bem e talvez olhe com uma perspectiva a cerca de certos acontecimentos com um olhar diferente.

Fora isso, posso dizer que me prendeu em certas ocasiões. Falta agora assistir o filme.

Marta 17/03/2024

O amante
Já tinha assistido ao filme nos anos 90, mas poder saborear as palavras da autora, tornou a experiência ainda mais encantadora.

Josana.Baltazar 13/03/2024

Um romance curto mas intenso, sofrido, inteligente, O amante não no sentido do outro ou de traição, mas daqueles que amam. Indico vale a pena

Isa 09/03/2024

Pérola francesa
Beleza sem igual no tom poético do amor e da vida. O primeiro contato que tive com M. Duras foi em uma exposição de cinema francófono... o cinema francês é inconfundível. "Hiroshima mon amour" me introduziu à Duras e ao entendimento contextual da herança oriental e colonial da autora, de origem vietnamita e com a ânsia por liberdade incrustada em seu DNA. Penso que um dos traços de genial sensibilidade da escritora reside neste sentimento de pertencimento, de reverência à história e de entendimento sobre a sua essência e de onde veio. A fusão da intensidade ocidental francesa com a sutileza da simplicidade do oriente nos transporta para um mundo singular.

VitAria540 07/03/2024

Livro interessante, porém fiquei meio confusa
O livro em si é bom, e todo o seu contexto. Porém, a protagonista do livro só sofre a narrativa inteira. Ela é uma jovem que vem de uma família problemática, perde o irmão que mais ama, e se envolve com um homem que a família não aceita. Fora a auto-estima baixa da moça. Se eu falar mais, estarei dando spoiler. Embora a leitura seja um pouco confusa e complexa, é um livro que eu recomendo.

Andressa 01/03/2024

Um pouco de sacanagem um pouco de drama
A vida é Duras e eu, mole. É um livro ótimo, com uma sentada ele termina. A escrita de Duras nos atravessa como um espermatozóide adolescente numa camisinha derretida pelo sol

anlsvntlauren 27/02/2024

é muito profundo, intenso... saí foi com depressão, uma obra prima!!!
a escrita é maravilhosa, que livro viciante.

Valeria.Honorio 22/02/2024

Para quem nunca leu e não conhece nada da obra de Marguerite Duras, como eu, foi bastante importante ler o posfácio para entender o estilo de escrita da autora.

Li no Kindle mas, sem dúvida, pretendo comprar o livro físico para uma futura releitura.

venusreviews 20/02/2024

Sobre o amor
Foi uma leitura que me deixou encantada. Falou sobre o amor de várias maneiras e como uma demonstração pode vir de várias formas.
Também fala de como o mundo era na época, sua cultura e seus preconceitos.
Uma linda leitura.

Jorlaíne 19/02/2024

A autora brinca com o tempo nesta narrativa. É linda a forma que ela vai descrevendo os espaços temporais.
A obra é uma autoficção e conta a vida pobre da protagonista em meio a conflitos familiares. Tem um irmão usuário de drogas, seu pai morreu na sua infância e ela acaba virando amante de um chinês rico que satisfaz algumas de suas necessidades financeiras.
É intrigante a forma cruel que ela vê a mãe.

thaiscarbonari 17/02/2024

Interessante!
Sempre quis ler este livro e agora que tive a oportunidade, percebi que valeu muito a pena. A mistura entre passado, presente e futuro que a autora faz ao longo das páginas torna a leitura ainda mais rica, apesar das poucas páginas.