Divergent

Divergent Veronica Roth

Resenhas - Divergent

Maduzinha â 18/03/2021

Me irritei muito plmr o Peter e a Molly são insuportáveis

Mas em contra partida a história é perfeita e a tris e o Four são dois bebês

Drikahk 27/01/2022

A escrita é de fácil compreensão, a leitura flui facilmente, a autora consegue mostrar um novo mundo sem deixar pontos falhos

Lau 27/05/2022

Incrível
Eu estou simplesmente apaixonada por esse livro, me arrependo por ter demorado 9 anos p ter lido KEBSKSJSKSJS
Eu AMEIIIIII a Tris e o Four MEU DEUS
Eu já era apaixonada pelo four no filme mas o livro me fez mais apaixonada ainda AAAAAAAAA
Nossa amei muito, se tornou um dos meus favoritos mesmo eu sabendo o final do último ? (o motivo de eu não ter lido até hoje), quem sabe eu ignoro a existência dele KEBSKSJSKSJS
"I am no longer Tris, the selfless, or Tris, the brave. I suppose that now, I must become more than either."
Jamilli Farineli 27/05/2022minha estante
n acredito q vc leu esse livro TODO de uma vez

Lau 28/05/2022minha estante
LI É MUITO BOM

Caroline Gurgel 14/02/2013

Não sei bem por onde começar, mas não posso escapar de comparar Divergente com Jogos Vorazes. E tenho que dizer que JV é bem melhor, tem uma crítica mais clara e consistente a sociedade e os personagens melhores desenvolvidos.

Bom, mas não significa dizer que por JV ser melhor, Divergente não seja bom. É muito bom, tem adrenalina, tem romance e tem um pouco da crítica que vemos nas distopias. A personagem principal, Tris, é bem cativante. Four também consegue captar nossa atenção e fazer com que gostemos dele.

Como em quase toda série, o começo trata de nos situar na estória e no tempo, de desenvolver os personagens e nos fazer pensar sobre o que está por vir.

Apesar de a ação só se desenrolar mais para o final do livro, fiquei presa desde os primeiros capítulos. É uma leitura gostosa, rápida e, por vezes, tensa.

Muito bom, mas não merece as 5 estrelas.

Maria Emanuele 24/02/2021

I definitely recommend divergent for everyone, especially for those who like dystopian fiction. This book almost made me feel the same thing i felt when i first read the hunger games, not the same thing because the hunger games and divergent are two different worlds, but there are a few similarities.

Bolabcd 26/12/2022

Criativo
Eu achei as ideias do universo fictício bastante criativas. Até certo ponto achei a história bastante coerente e divertida de ler também, mas em algum ponto perto do final eu senti uma queda gigantesca de qualidade, só terminei de ler porque faltava pouco.

Mas tirando isso, bastante criativo e interessante.

Rafa 20/10/2021

eu reli pela 12817127 vez
Juro sem brincadeira, eu acho que desde que saiu divergente eu já reli pelo menos 10 vezes ele inteiro e mais umas 10 vezes as partes que eu marco com post-it.

toda releitura eu pego algo novo para minha vida, eu acho que existe a rafaela antes e depois de divergente, não é atoa que eu tenho uma tatuagem em homenagem a está história. mas acho que essa releitura foi a mais difícil, foi o espaço de tempo mais longo que fiquei sem reler (a ultima vez tinha sido na metade de 2019, estamos quase no final de 2021) e pelo fato de estarmos em uma pandemia, as coisas me atingiram de modo mais pesado. não só pela história, mas pelo fato que eu lembro de quando os livros foram lançados eu estava em outra etapa da minha vida, cercada dos amigos, na faculdade, realizando eventos literários todo final de semana. era uma época muito boa.

eu amo minha tris, ela sempre vai ser minha personagem preferida da literatura. e eu vou amar esse livro para sempre.

Alex.Filosofico 12/02/2022

Como sempre, o livro é melhor que o filme
Comecei a leitura e fiquei presa, acabei terminando no mesmo dia. Gostei bastante das ideias de cada facção e dos detalhes sobre o dia a dia em cada uma delas (por exemplo, o fato de na Abnegação as crianças só poderem falar a mesa quando alguém questiona elas) e acho que isso fez o mundo ficar um pouco mais rico.

Contudo, algumas coisas foram meio estranhas para mim, sobretudo alguns personagens/relações não me descem como naturais. Eu sinto que em certos momentos a história virava, depois de duas interações entre personagens, e dizia "agora eles são melhores amigos". Sei lá.

Em compensação, os personagens em si eram carismáticos o suficiente. Cada um com as bagagens de seus passados em outras facções, acho que a história conseguiu mostrar bem isso até.

Mas, em geral, for divertido. Planejo ler os outros dois (mesmo sabendo da fama de que eles vão piorando a qualidade).

dudi =) 11/09/2023

pensava que a história se passava no universo de "Jogos Vorazes"
Comprei o box dessa trilogia por apenas 5,99 durante uma promoção no Submarino/Americanas e decidi mergulhar nessa leitura. Não sou do tipo que deixa livros acumularem na estante, por isso já fui ler

Bem, para que vocês me conheçam um pouco melhor: não sou exatamente um aficionado por filmes (ou séries, na verdade), mas eu tinha conhecimento de que "Divergente" havia sido adaptado para o cinema, embora nunca tenha assistido aos filmes. Na verdade, confesso que estava tão por fora que pensava que a história se passava no universo de "Jogos Vorazes" rsrs Não li sinopse alguma, simplesmente mergulhei na leitura.

Devo dizer que, no geral, gostei bastante da história do livro. A concepção das facções, as migrações e as iniciações são ideias interessantes. No entanto, houve alguns aspectos que me incomodaram durante a leitura. Por exemplo, a protagonista, Beatrice, nascida na Abnegação, começa a história sem muita personalidade. Isso faz sentido no contexto narrativo, já que sua facção é conhecida por ser assim. No entanto, quando ela se transfere para outra facção, parece que ganha uma nova personalidade de presente, o que achei um pouco estranho. Não houve um desenvolvimento gradual de personagem para chegar à Tris que conhecemos. Foi como se a mudança de personalidade tivesse acontecido de forma súbita diante de nossos olhos, o que me deixou um tanto desconfortável.

Além disso, notei que a autora trata a morte de forma bastante rápida, sem criar uma ambientação adequada. Parece que cada morte é apenas mais um personagem que ela tem que descartar rapidamente, sem aprofundar nas emoções ou no impacto que isso tem na trama.

Sophia.Campos 16/06/2022

Supera (e muito) o filme!
(Sinto que vou me empolgar com essa resenha!)

Bom, minha história com essa série começa a muito tempo atrás. Eu assisti primeiro os filmes (o terceiro no cinema), mas eu deveria ter uns 11 anos, então já faz um tempinho. Algum tempo depois, eu descobri que a biblioteca da minha escola tinha os livros e então eu li (daquele jeito) mas já não lembrava de nada.
Minhas expectativas para a leitura estavam sendo inteiramente baseadas nos filmes, e nossa, superou de mais!

Aqui tem mais informações, a ordem de acontecimentos faz mais sentido e o relacionamento das personagens vai se desenrolando de uma maneira muito legal!

Mesmo dando 5 estrelas, tenho algumas críticas, principalmente em relação a escrita. Eu achei a linguagem muito direta, senti falta de um pouco mais detalhe sobre os sentimentos das personagens nas cenas mais sensíveis e impactantes.
Não faltou nada, só fiquei com um gostinho de quero mais.

Mas esse livro é muito bom. Eu estava com saudade de ler uma Distopia e divergente entrega tudo para quem gosta desse gênero. A evolução da personagem é muito legal de acompanhar.

Logo pretendo ler os outros livros da saga! Estou ansiosa!!

Sobre o inglês, como eu já disse, a escrita da Veronica (autora) é bem direta, então o inglês segue a mesma ideia. Não tem muitas palavras incomuns e as que tem da para entender grande parte pelo contexto. Acho que tá no meio intermediário!

Gostei muito, foi o primeiro livro físico em inglês e eu já comecei com o pé direito! Guardo essa série no coração ??

Juliana 24/06/2011

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
O que eu vi de resenhas positivas sobre esse livro não é brincadeira; todo blog que eu topava por aí tinha algo incrível pra falar sobre Divergent. Então eu dei uma olhada na sinopse, fui no Book Depository e comprei o livro. Comecei a ler esperando tipo, AQUELE livro sabe ? E fico muito triste de dizer que não foi exatamente o que consegui.
Divergent conta a história de Beatrice ( conhecida como Tris), uma garota de 16 anos que tem que escolher qual facção elá irá pertencer. O problema é que a tal facção vira sua vida, sua família, seus objetivos. Qualquer coisa que você teve antes dela é apagada. As facções funcionam assim : Em tempos de guerra, grupos de pessoas culparam a ruína da corrupção humana em um defeito -Ignorância, violência, egoísmo, covardia e desonestidade- e se juntaram e trabalharam para abolir essas falhas do caráter humano, formando então facções que equilibrariam a sociedade e a levariam a prosperidade. As facções são :
Abnegation : São os que acreditam que o egoísmo humano leva à ódio e destruição (facção da família da Tris) - são serenos e absurdamente solidários.
Amity : Os que culpam a violência - são todos amáveis e pacíficos e cultivam a harmonia entre si.
Dauntless : Os que culparam a covardia- acreditam na bravura em coisas ordinárias, na coragem que leva uma pessoa a se levantar pela outra. Valorizam muito a força física.
Candor : A honestidade. O nome fala por si só .
Erudite : Dizem que a ignorância e estupidez humana é a culpada pelas crises humanas. Estão sempre à procura do conhecimento e inteligência.
A sociedade é toda dividida, cada facção com sua função, e Veronica fez um trabalho realmente interessante na construção dela no livro. Tris é uma personagem forte, ela não me passou raiva e nem atingiu o radar como garotinha chorona-irritante-por-favor-não-me-deixe, então ela ganhou pontos brownie comigo.
Mas ao mesmo tempo em que Divergent tinha material suficiente para virar um dos melhores do ano, alguma coisa ficou faltando. Não sei bem o que foi, e que Veronica Roth me perdoe, mas pareceu como se a história não foi escrita de coração, sabe ? Quero dizer, foram quase 500 paginas que eu devorei, li em um dia mesmo, e nunca ficou entediante, mas ainda assim me pareceu emocionalmente vazia, como se a própria autora não estivesse comprometida com os personagens -com a Tris- e que não sofreu quando ela sofreu, que não riu quando ela riu ... Isso pode não fazer sentido, mas em livros distópicos, a conexão do herói/heroína com o leitor é essencial.
Quando terminei o livro, não me senti nenhum um pouco empolgada em ler o próximo, e o desenvolvimento da estória ficou meio estranho : nas última 10 páginas do livro a autora dá a louca e eu fiquei tipo assim "Como assim, meu ? Isso não tem sentido" . Em suma, Divergent não chegou perto de atingir minhas espectativas, e provavelmente não vou ler a sequência, Insurgent. Mas quem sabe, né ?

silvnics 18/09/2022

Infelizmente, tomei spoiler
Esse primeiro livro é muito bom, li super rápido e amei como a história foi construída. Infelizmente, tomei spoiler e não continuarei, pelo meu bem, mas gostei desse primeiro.

Clara 26/08/2021

Muito bom sou suspeita a dizer já que sou apaixonada nos filmes , decidi ler já que amo os filmes e me apaixonei ainda mais pelo livro super recomendo favoritado

Mary285 07/08/2021

Maravilhosa distopia e romance que deixa o coração quentinho
No livro divergente temos a protagonista tris como uma integrante nascida na facção abnegation.
Nesse mundo distópico temos as seguintes facções:
1- abnegação: são os altruístas, aqueles que pensam nos outros antes de si mesmos

2- amizade: prezam pelas boas relações sociais

3- erudição: são os que vivem em busca de conhecimento e avanços tecnológicos

4- audácia: são os destemidos, que compõem o exercito do estado como um todo

5- franqueza: se comprometem a dizer a verdade independente se a verdade trouxer malefícios ou benefícios para o outro.

O estado é dividido entre essas 5 faccoes e Tris, como já mencionado anteriormente, é nascida na faccao abnegacao. Entretanto, apos seu teste de aptidão, ela descobre que é uma divergente, ou seja, não se encaixa em facçao nenhuma e acaba tendo que escolher uma faccao logo apos sua formatura ( processo que era comum a todos os jovens de 16 anos) sendo que o estado defende facçao acima de sangue, sendo assim, ela teria de abandonar sua familia se escolhesse outra faccao que não a abnegação.
Sua divergencia gera conflitos de interesses com a governante do estado e daí tem-se um desenrolar magnífico da história.
Além de toda a luta contra dominação governamental, temos de plano de fundo um romance bem lindinho de se acompanha, um romance saudável de adolescentes que me arrancou suspiros.
Recomendo muito a leitura