A Mão Esquerda da Escuridão

A Mão Esquerda da Escuridão Ursula K. Le Guin...

Resenhas - A Mão Esquerda da Escuridão

Alini10 24/10/2022

Talvez eu tenha lido com alguma expectativa que fez com que a história não funcionasse pra mim. Tive uma leitura arrastada e até entediante. Não vou penalizar o livro, pode ter sido apenas a leitura errada para o momento.

ragnaei 13/10/2022

Eu não pretendia escrever uma resenha sobre este livro, no entanto, dois meses depois de eu ter terminado a leitura, ele ainda não deixou minha memória. E acho que livro bom é assim mesmo, aquele que dá saudade e fica ensinando mesmo depois de lido.

Não tenho muito mais a falar da história do que todas as outras pessoas que já falaram sobre esta obra, mas queria falar um pouco do sentimento que ficou. A mão esquerda da escuridão debate gênero, sexualidade, mas também, patriotismo, nação, humanidade. Acredito que no momento em que estamos, existem muitas ocasiões onde as falas dos personagens, principalmente de Estraven, me voltam à mente. Ele se tornou meu personagem favorito do livro, e vejo nele um papel muito importante até hoje. A leitura me prendeu de um jeito que eu começava e não queria parar (mesmo com parágrafos enormes que podem assustar à primeira vista). Me senti envolvida, emocionada, animada e inconsolável durante a trajetória de Genly (e de Estraven).

Foi meu primeiro livro da Le Guin, e pretendo ler mais ficção científica, em especial, as obras dela.

Raeli 01/10/2022

Sinceramente, acho que esse tipo de ficção científica não faz o meu estilo. Li o livro para discutir no clube do livro da minha cidade e achei tão confuso.

Primeiramente, estamos em um outro planeta, em uma civilização parecida com a nossa, mas com características diferentes. Principalmente em relação ao sexo já que são uma sociedade bissexuada. Onde no seu período fértil, aqui chamado de Kemmer, ele pode assumir papéis tanto masculino como feminino. A autora até explica bem essas diferenças, mas como fruto de uma sociedade onde existem o sexo feminino e masculino é difícil compreender como as relações se dão nesse planeta.

Segundo, a história acompanha um estrangeiro. Genly Ai, do planeta Terra, que faz parte de uma sociedade de unificação de planetas, que está a 2 anos tentando fazer um acordo com o planeta supracitado e seus países. Mas encontrando resistência e bastante descrédito. Aqui, poderíamos encontrar familiaridade, mas o mundo de Ai e sua missão são tão estranhos ao leitor quanto o mundo visitado.

Terceiro, os acontecimentos que dão o desenrolar do livro são pouco empolgantes e em muitas vezes sem propósito. A sensação que tive a maior parte da leitura era que tinha caído de paraquedas naquela leitura e não estava entendendo absolutamente nada.

Não que o livro seja ruim, a autora tem uma escrita boa, até dinâmica, apesar do ritmo ser arrastado. Mas ele não empolga, não dá aquela vontade de continuar lendo, nem te instiga a descobrir o final. Só terminei mesmo de ler pq como era uma leitura coletiva, não queria abandonar pela metade e ficar impossibilitada de emitir uma opinião integral sobre a obra.

No mais, um livro cinza que não fez sentindo nenhum para mim, mas pode muito bem agradar os amantes de ficção científica.

Marcos.Leste 23/09/2022

Interessante...
A leitura no início pode parecer um pouco monótona....porém quando começamos a entender ao processo do romance.....entramos em um mundo emocionante onde se consegue fazer várias reflexões importantes para os dias atuais...onde se explora as relações entre gênero, sexualidade e sociedade....

Juliana 22/09/2022

Primeiro de tudo, preciso dizer que minha leitura foi muito influenciada pelo fato de eu ter lido recentemente (E AMADO) Os Despossuídos. Eu esperava que fosse um grande exercício de pensar um mundo sem gênero, explorando como as relações e instituições são afetadas por isso. E, apesar dos getherianos serem esses sujeitos que não são marcados pelo sexo biológico, parece que isso é mais uma curiosidade do que de fato o fio condutor para tudo que acontece. Há alguns momentos em que isso é marcado, mas a história, para mim, ficou mais uma ficção científica com questões políticas do que uma ficção para questionar o gênero, basicamente esperava um despossuídos sobre o tema e não foi o que encontrei, então tem tudo a ver com minha perspectiva. O livro é um pouco confuso na narrativa, mas a gente pega rápido, porque ele é bastante bem escrito. Acho que se eu tivesse lido sem ter essa expectativa toda eu tivesse gostado mais, porque de fato a Ursula é genial.

Erwinnph 22/09/2022

Ódio e amor?
Só tenho algo a dizer; tenho uma mistura de ódio e tristeza e amor. Esse livro ficou na minha cabeça por 2 meses e até hoje não aceito o final ? minha pergunta é POR QUEEEEEEEE? torci tanto ? POR QUEEEEEEEEE vc me fez sonhar URSULA k guin? por fim ? esse livro vai comigo pra
Sempre guardado no meu coração ?.

pedro villar 22/09/2022

" - O desconhecido - disse a voz suave de Faxe na floresta -, o não previsto, o não provado: é nisso que se baseia a vida. A ignorância é a base do pensamento. A não-prova é a base da ação. Se houvesse certeza de que Deus não existe, não haveria religião. Nem Handdara, nem Yomesh, nada. Mas também, se houvesse certeza de que Deus existe, não haveria religião... Diga-me, Genry, o que sabemos? O que é certo, previsível, inevitável... a única certeza que você tem sobre seu futuro, e o meu?

- Que vamos morrer.

- Sim. Só existe realmente uma pergunta que pode ser respondida, Genry, e já sabemos a resposta... A única coisa que torna a vida possível é a incerteza permanente e intolerável: não saber o que vem depois."

Beatriz.Alves 13/09/2022

A mão esquerda da escuridão!
Livro à frente do tempo, necessário. Impressionante como a discussão sobre o gênero é moderna e polêmica até hoje!

Goulart 11/09/2022

Ursula KINGA!
?quando vc acende uma vela, está causando uma sombra?

?É bom ter um final da jornada para onde caminhar; mas é a viagem que importa, no final.?

Um livro muito bem escrito e ambientado a partir do que ele se propõe, emblemas políticos muito bem trabalhados com a genialidade singular da Ursula e passagens que me marcaram profundamente?
Mas não posso deixar de falar que é sim um livro arrastado e prolixo, se enxugasse daria para fazer com 40/30 páginas a menos tranquilamente sem interferir na grandiosidade da narrativa!
Não recomendaria como sendo o livro que irá abrir seu gosto pela ficção-científica, mas não deixo de recomendar para passoas que se interessam pelo assunto!

Amanda Garcês 07/09/2022

É um livro denso, que trata muito de assuntos politicos, sexualidade e lealdade. Demorei muito tempo para ler porque achei um pouco arrastado e fiquei um pouco perdida. Depois me acostumei com o universo e a historia, mas acho que a tradução deu uma vacilada algumas vezes me deixando confusa em algumas passagens.

Oliver 05/09/2022

É um livro incrivelmente avançado para época em que foi proposto, porém ainda assim demora engatar no ritmo da história. Amei as discussões políticas e sociais dese livro.

Marcelo Martins 27/08/2022

Não foi para mim...
Sou muito fã da Ursula. Li outros dela como Floresta é o nome do Mundo e A Curva do Sonho e achei os dois incríveis. Mas, A Mão Esquerda da Escuridão não funcionou para mim.

Claro, o livro não é ruim. Trata de questões filosóficas importantes, principalmente no que tange a preconceitos. Também é um livro muito político, que provoca diversos questionamentos. Realizei várias marcações, mesmo não tendo me envolvido tanto com a leitura, pois realmente a Ursula provoca reflexões. Ainda assim, é um livro lento, com detalhes excessivos e desnecessários da ambientação e das jornadas, que também são lentas.

Não há uma jornada do herói, um plot twist, um ápice marcante, nada que torne a leitura realmente envolvente. Não abandonei por ser Ursula, mas definitivamente não funcionou para mim.

dhy_vagando 21/08/2022

Distrust everything I say. I am telling the truth.
Terminei esse livro faz meses e vi agora que deixei de fazer uma resenha, o que eu amo fazer pra deixar registrado o sentimento logo depois de acabar uma história. Vou tentar, portanto, fazer uma agora.

A Mão Esquerda da Escuridão é um livro extremamente político. Há questões muito interessantes sobre gênero, devido ao fato da população do planeta em que se passa a história não ser generizada. Nisso, me incomodou um pouco, mas obviamente faço o recorte histórico de um livro escrito nos anos 60, a falta de um aprofundamento um pouco maior nessa questão, além do uso de pronomes masculinos para se referir aos seres que não tinham gênero.
No mais, a viagem que acontece no livro foi simplesmente linda: a relação entre os dois personagens, a descrição dos seus sentimentos e uma linguagem poética que fica melhor quanto mais longe eles vão.
É uma história complexa, claro, por ter muitas informações ao mesmo tempo, e dá pra se perder muito facilmente nos personagens também, mas eu recomendo o esforço. Ursula Le Guin foi genial aqui e a ficção é muito bem elaborada.
Realmente amei, apesar das questões já citadas que me incomodaram um pouco. Recomendo para quem quer se aventurar na ficção científica.

"Light is the left hand of darkness
and darkness the right hand of light.
Two are one, life and death, lying
together like lovers in kemmer,
like hands joined together,
like the end and the way."

Julia.Dani 17/08/2022

A mão esquerda da escuridão
Sensacional, a autora foi uma das primeiras pessoas a estudar o gênero das distopias como algo acadêmico. A história parece confusa no início e tem algumas passagens que demonstram certas ideias marcadas pela época em que a autora se encontra. O livro em si é muito bom, a história te prende e no final o leitor só quer saber mais sobre a história!