A Distância entre Nós

A Distância entre Nós Thrity Umrigar

Resenhas - A Distância entre Nós

A do livro 06/11/2022

Uau, que historia impresionante
Sinopse: O livro aborda a delicada relação entre Bhima e Sera, duas mulheres que se sacrificaram por suas famílias, sofreram em seus respectivos casamentos e compartilham uma cumplicidade construída em vinte anos de convivência.

Minha opinião: Eu fiquei do início ate o fim interessada pela história em saber como era a vida dessas duas mulheres, e dos seus descendentes. A história é bastante importante, pois mostra duas visão da suas vidas.
A escrita é simples podendo assim ler tranquilamente.
E os personagens foram muito bem escrito, mostrando as suas fraqueza, os seus valores, os momento de maldades e de tristeza.
Recomendo muito esse livro por ter uma história incrível mostrada por mulheres.

Wen 28/09/2022

Ainda que por motivos de rotina, tenha demorado mais que o de costume para terminar o livro, sempre que parava para ler, ficava imerso na história.

O livro retrata a vida de duas mulheres numa Índia onde o sistema de castas ainda está enraizado no coração e mente das pessoas. Uma mulher rica e sua empregada pobre, porém ambas com seus problemas e felicidades na vida.

A história retrata temas difíceis como desigualdade social, aborto e violência doméstica, porém com muita facilidade. Vale a pena ler! :)

Carolinad 04/09/2022

A distância entre nós
Em "A distância entre nós" viajamos para a Índia e podemos contemplar a riqueza e a pobreza, o grande número populacional, os desafios políticos e, ao meio de tudo isso, duas personagens construídas de maneira incrível. Duas mulheres que habitam lugares diferentes e convivem com o desafio das tradições, mas se reconhecem através de suas humanidades.

Emoções humanas violentas e básicas, amor, traição e drama; a autora consegue escrever tudo com uma imensa sensibilidade e verdade. Um bom ritmo da narrativa marca a obra, com uma excelente descrição dos personagens e ambientes. É uma rápida e ótima leitura!

@bibliotecadedramas 18/07/2022

Eu sempre me surpreendo com esse tipo de história. Neste livro temos as histórias de Bhima e Serabai – uma mulher muito pobre e a outra rica. Empregada e patroa. Duas pessoas que a única coisa que tem em comum é ser mulher na Índia. Duas mulheres, cada qual com seus problemas e traumas, duas vidas entrelaçadas por anos e anos e que mesmo assim há uma enorme distância que o dinheiro, religião e a casta (isso na Índia é algo que pesa mais que o dinheiro) as separa.

“Talvez o tempo não cure as feridas de jeito nenhum, talvez essa seja a maior mentira de todas. Em vez disso, o que acontece é que cada ferida penetra mais e mais fundo no corpo até que um dia você descobre que a própria geografia dos seus ossos – os traços dos seu rosto, a forma dos seus quadris, o ângulo dos seus ombros, e também o brilho dos seus olhos, a textura da sua pele, a franqueza do seu sorriso – sucumbiu sob o peso das mágoas.”

– A Distância Entre Nós / Thrity Umrigar

“A Distância Entre Nós” é um livro emocionante e triste, realisticamente cru – sem nenhum tipo de rodeio que mostra o tamanho do abismo social e cultural que separa as mulheres ricas e pobres em num país tão difícil como a Índia e autora fez questão de mostrar isso em diversas situações na história. Pra quem gosta de histórias de culturas ricas e tão diferente da nossa, esse é mais um livro com essa pegada de tema que eu recomendo.

site: https://shejulis.com/livro-a-distancia-entre-nos/

Ana Caturelli 16/07/2022

Sobre ser mulher na Índia
Uma história emocionante onde uma mulher rica e uma pobre tem muito em comum, uma sofreu o casamento inteiro e a outra teve que buscar seu sustento para poder sobreviver. Uma história muito triste e que tem um final surpreendente.

Cristiane 16/07/2022

A distância entre nós
O livro se passa na Índia, em Bombaim. Bhima é empregada na casa de Sera por muitos anos. Viu nascer e ajudou a criar a filha de Sera. Sera ajudou Bhima na criação de sua neta, paga a faculdade e tudo mais.
As duas mulheres atravessaram muitas dificuldades em suas vidas: Bhima sofre com a pobreza, o abandono do marido e do filho, a morte da filha, com o analfabetismo e o preconceito.
Sera sofre com um relacionamento violento. Apanha do marido, é maltratada e humilhada pela sogra.
Quando a beta de Bhima aparece grávida seu mundo parece desabar....
Apesar de Bhima e Sera compartilharem uma vida, estarem diariamente em contato, o leitor perceberá que há um abismo que separa estas duas mulheres: um abismo de diferenças sociais, crenças, preconceitos...
Organizado entre passado e presente. Narrado em primeira pessoa, ora pela voz de Bhima ora pela voz de Sera, este livro é um convite para reavaliarmos nossas relações.

Sens0 09/07/2022

O livro faz muitas criticas sociais, mas tambem tem uma pegada emocional (que me quebrou por inteira)
Eu realmente sentir muita dó pela Maya ter aguentado tudo isso quieta, mas como ela realmente foi muito forte.
A "conexão" entre Bhima e Sera deu pra perceber que é toxica, assim como todas relaçoes nesse livro.

Thalita Souza 28/06/2022

Prepare o coração!
Thrity possui uma escrita simples e que me deixou completamente envolvida com a história, o livro aborda temas como aborto e a violência contra a mulher mas além disso nos leva a conhecer os costumes e as tradições da Índia que é o país de origem da autora.
O livro alterna o ponto de vista dos personagens e faz viagens no tempo para que o leitor entenda os acontecimentos presentes e se envolva com a história. Nesses capítulos onde acompanhamos o passado vemos a luta de cada uma, enquanto Bhima "tinha" uma vida feliz ao lado de sua família vemos a angústia de Sera em seu casamento, acompanhar o que aconteceu com Bhima para que chegasse ao ponto em que vive hoje é surpreendente a cada capítulo.
A trama bem delineada ainda guarda algumas reviravoltas, que incluem uma armação, um estupro e uma mudança brusca de relações. Mais do que relatar o drama tão intenso e sórdido de duas personagens tão diferentes em suas castas, mas tão iguais na dor de serem mulheres em um país tão patriarcal, Thrity denuncia as injustiças sociais, o machismo e a violência com louvor. Uma leitura que, ao final, provoca reflexões e um sentimento urgente de mudar.
A Distância Entre Nós é um livro muito triste e cheio de fortes sentimentos, no final do livro a revelação que Maya faz me deixou revoltada não apenas pelo que ela conta mas também pelo aborto. Gostei muito do livro e pela reação de Bhima no final eu acho que ela poderia ter tido outra atitude mas o que ela fez condiz exatamente com suas características e com a realidade da Índia, deixando o livro muito mais natural.

Para finalizar, eu indico a leitura.

Bel 18/06/2022

Uma cultura nova para mim da qual eu tenho um infímo conhecimento, gostei da leitura, mas confesso que os termos indianos dificultaram um pouco e fez falta uma nota de rodapé ou glossário. As personagens principais estão em posições completamente distintas na sociedade, cada qual com sua história que se entrelaça, Bhima trabalha na casa de Sera que a "respeita" dentro do que consegue e se ou preconceito velado deixa, mas será mesmo suficiente para defendê-la quando preciso?

Viviane @resenhasdaviviane 06/06/2022

História emocionante!
O livro se passa em Bombaim nos dias atuais, o livro é 2016 e conta a história de duas mulheres fortes de castas e religiões diferentes, que intefere muito da vivência dos personagens durante toda a história.

Bhima é uma empregada doméstica, analfabeta, que mora na favela com a neta Maya, trabalha na casa de Sera Dubash há mais vinte anos é da religião hindu jaat e sua vida desmorana após descobrir que Maya está grávida aos dezessete anos, porque colocava na neta toda a esperança de mudaram de vida, uma vez que a jovem estava fazendo faculdade.

Sera Dubash mora em um apartamento de classe média alta, é da religião Parse é viuva do conhecido advogado Feroz e vive com sua filha Dinaz que está grávida e o genro Viraf. A comida que mais aparece na história é um omelete de cebolas, preparado especialmente para Viraf todas as manhãs.

Descobrimos que a vida da riquissima Sera Dubash é uma completa enganação, aos poucos vamos conhecendo tudo que aconteceu com ela que é um mistério até mesmo para os parentes e amigos. Quanto a Bhima, ficamos sabendo que sua filha e o genro morreram misteriosamente, seu marido foi embora com o filho e não sabemos o motivo, só descobrimos no meio do livro. Tudo gira em torno da gravidez de Maya e se ela fará ou não um aborto.

Eu fiquei emocionada com a história da Bhima, de longe é a minha personagem favorita do livro e chorei muito com os capítulos finais, onde descobrimos os motivos do marido ir embora com o filho. Fiquei solução da paternidade do filho da Maya, mas, consegui entender que a autora resolveu dar uma solução real para a história.

O livro também fala sobre a sujeita das cidades, a diferença do tratamento dos médicos, comerciantes e pessoas abastadas com os mais pobres, muitas vezes eles não conseguem nem comprar remédios para curar suas doenças. As empregadas também são tratadas com muito desprezo pelos patrões, não podendo nem mesmo sentar dentro das casas. O desprezo pelas pessoas pobres e os deficiêntes é gigante na história!

Rosan 11/04/2022

Como pode pessoas com realidades tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas? Como pode não existir um homem que preste nesse livro?
É só soco na cara o tempo todo, desgraça atrás de desgraça, principalmente com as personagens pobres. Pobre nunca tem vez.
Não é um livro para qualquer um, pois nem todo mundo está emocionalmente preparado pra encarar essa sura realidade.

Ana Claudia 01/04/2022

Devastador, cruel, desumano, real
O que faz a relação entre as trabalhadoras domésticas e as patroas serem tão idênticas em países tão diferentes como o Brasil e a a Índia? Me perguntei isso durante todo o livro! O fato é que não precisa estar na Índia para ver essa história dia após dia e saber qual vai ser o final, mas mesmo assim é devastador ver que pelo menos na ficção não tem a vingança, a reviravolta, o final feliz.

É o tipo de livro que não dá para descrever a sensação, não dá para formular o que você sentiu com palavras, só posso dizer que vale a pena cada página, por mais triste que seja.

Yuri 20/03/2022

Impactante
Nessa obra, a escritora nos leva à Índia, um país abundante em tradições, no entanto, abalado por uma desigualdade econômica e social imensa. O livro explora a estória de duas mulheres separadas por castas e pelo dinheiro, uma trabalha na casa da outra como empregada doméstica, contudo, as duas estão unidas pela longa relação de convivência, mas, acima de tudo, estão ligadas pela dor. Sofrimento e tormento são os fios condutores nesse romance, apesar dos temas angustiantes, a autora fisga o leitor até a última página.

yaralmxs 19/03/2022

pelo o que eu vejo, nao é um livro muito conhecido. mas que vale muito a pena. ele narra nao a vida toda, mas uma parte (com alguns flashes do passado) de uma mulher muito, muito forte que todas as mulheres deveriam se inspirar. ele conta como chega um momento da nossa vida que o nosso corpo e a nossa mente simplesmente não aguenta mais.

Maria14000 18/03/2022

A vida como ela é!
A autora consegue transformar os fatos da vida, os simples e os impactantes, em poesia; não uma poesia romântica, mas uma poesia realista e penetrante que impacta e nos faz olhar mais profundamente para a vida, a vida como ela é (com seus amores e dores). O livro cativa, nos faz refletir, chorar, sentir raiva e até mesmo rever nossas atitudes. Destaco um dos muitos trechos que guardei:

"Está cansada de tudo, cansada desse ciclo incessante de nascimento e morte, cansada de investir qualquer esperança na próxima geração, cansada e assustada por ter mais pessoas para amar, pessoas que um dia vão magoá-la, feri-la, irão partir seu coração com enganos, traições e erros, graças à própria condição humana." - Thrity Umrigar

É uma crítica social/humana.