A sedução do crepúsculo

A sedução do crepúsculo Dave Roberts

Resenhas - A sedução do crepúsculo

Renan 01/10/2021

É um livro muito interessante, mas com vários pontos falhos. O autor entra com superficialidade em temas que exigiriam reflexões mais profundas (não necessariamente longas).
E há um problema notável. O autor faz questão de dizer o tempo todo que é cristão, e seguidor de uma tradição cristã, mas em momento algum diz a que denominação religiosa pertence. Seria apenas um lapso, ou uma estratégia para conseguir a maior quantidade possível de leitores cristãos?
Ele cita a crença religiosa de Stephenie Meyer, autora da saga crepúsculo, mas não diz a sua. E mesmo quando fala das crenças dela, o faz muito pobremente: cita só duas vezes o fato de ela ser "mórmon" (termo incorreto para referir-se aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), o que é um absurdo para um livro que pretende fazer uma avaliação de temas teológicos/espirituais.
Além disso, ele em nenhum momento comenta sobre as crenças dela, parece que não teve a menor preocupação em ler os livros em que ela acredita (além da Bíblia, claro), ou ler qualquer coisa a respeito. Apenas compara supostas ideias espirituais de crepúsculo com o ocultismo de 'O Código Da Vinci' - uma falta grave para com o leitor, que termina sem ter uma base sólida para entender as questões religiosas implicadas na saga.

Ingrid 18/08/2021

Não sabia do que se tratava o livro, no entanto gostei bastante. Aborda como a fé cristã pode estar relacionada a saga Crepúsculo de Stephenie Meyer. Traz referências a Bíblia e a outras obras de ficção que também podem fazer analogias as tradições judaico-cristãs.