As Obras-Primas de Leon Tolstói

As Obras-Primas de Leon Tolstói Leon Tolstói

Resenhas - As Obras-Primas de Leon Tolstói

Michele 09/10/2012

Excelente!
Além de reunir os principais contos de Tolstói, essa edição tem a imensa vantagem de ter sido compilada e traduzida pelo Prof. Boris Schnaiderman, certamente o melhor tradutor dos mestres russos para o Português.

Esse foi o livro que me levou a ler Tolstói novamente e depois os demais autores russos.

evenancio 11/07/2010

A Morte de Ivan Ilitch
"O homem pode viver 100 anos na cidade sem perceber que já está morto há muito tempo" - Léon Tolstói

Este conto - talvez o mais conhecido do escritor russo Leon Tolstói - trata de um tema cada vez mais recorrente numa era onde o consumo é o verbo que mais cresce em nosso vocabulário: o apego às coisas mundanas e materiais, que no fim oferece um caminho que leva, fatalmente, à não-vida e à subordinação do sujeito aos objetos de insignificação.

Tolstói, como sabemos, preocupava-se constantemente com o tema morte e com a necessidade de encontrar uma luz para viver. Neste contexto, o que é a vida? O escritor russo irá entender que a vida reside no modo simples de existir e no desapego das coisas mundanas. Também há uma crítica a sociedade do faz-de-conta, aquela que se importa. De certa maneira, A Morte de Ivan Ilitch é um retrato deste período existencialista de Tolstói.

Ele já começa o conto com o humor ácido característico em seus textos: a primeira parte se inicia no funeral de Ivan Ilitch, onde ninguém parece se preocupar com o morto ou chorar por sua memória. O que importa, entretanto, é quem haverá de assumir o cargo deixado por ele, ou quanto de pensão sua família conseguirá receber. Mesmo aquele que era considerado o melhor amigo do protagonista irá ao enterro não por vontade própria, mas sim por obrigação social. Tanto é que depois do enterro ele se direciona para um carteado, onde diversos amigos lhe aguardam (como se não houvesse acontecido nada).

Continua em:

Somazz 20/08/2009

Tolstói
Contos deste grande mestre da literatura russa, vale a pena ler!!