O Terceiro Deus

O Terceiro Deus Leonel Caldela

Resenhas - O Terceiro Deus

Marlon Teske 03/02/2011

Épico até demais
O livro que encerra a já denominada “Trilogia Tormenta” por ter mudado completamente não apenas a geografia e muito do que se sabia sobre Arton, mas principalmente por mudar a maneira das pessoas encararem o cenário de Tormenta. Leonel Caldela fecha a história iniciada há muito tempo atrás em O Inimigo do Mundo com o épico O Terceiro Deus.

A história gira em torno do resgate do filho do protagonista que nos foi apresentado no volume anterior (O Crânio e o Corvo), sir Orion Drake. O rebento está nas mãos do maior assassino de aluguel da história deste mundo, conhecido pela alcunha de Crânio Negro, que está as voltas com os Lordes da Tormenta, demônios de uma dimensão paralela que desejam obliterar o universo artoniano.

Cada vez mais a Tormenta deixa marcas através do continente, e Orion resolve que deve enfim enfrentar definitivamente o inimigo em seu próprio território. Após uma campanha de alistamento de deuses através do mundo, o exército divino marcha em direção a Tamura, o primeiro reino engolido pela Tormenta há mais de dez anos. E é lá que o Terceiro Deus que dá nome ao livro desperta enfim.

Uma coisa que eu fiquei particularmente em dúvida é o quanto alguns destes fatos possam impactar um leitor casual que não conheça Arton há quase dez anos como eu conheço. Será que encontrar-se com Arsenal ou com Vectorius é igualmente interessante para alguém que não sabe nem de longe o que é RPG? É uma dúvida que me acompanhou ao longo de todos os livros da Trilogia.

Aliás, no fim das contas, o próprio Terceiro muito pouco faz diretamente para a trama, apesar de constantemente fulgurar nos bastidores. Não achei o livro tão bacana como seu antecessor, mas sem dúvida é um ótimo livro com personagens marcantes e histórias cativantes inseridas no transcorrer das seissentas e tantas páginas. Fechamento perfeito para uma das mais bacanas ( e se não a maior de todas) trilogias épicas já contadas em língua portuguesa.

Parabéns ao Leonel Caldela pelo feito.

Lido em Janeiro de 09
Kassio 13/05/2013minha estante
Gostei muito da sua resenha, tocou em alguns pontos que eu não havia pensado ainda.

Bill 18/06/2010

Quase perfeito
Este foi o melhor livro da trilogia, em minha opinião, apenas o final deixou a desejar um pouquinho (não muito).

A batalha final foi épica, Orion ajuntou nada mais e nada menos que um exército de deuses e dragões contra a Tormenta, sob seu comando.

O único problema foram algumas pontas soltas que ficaram, um exemplo: como e quando o Terceiro passou a habitar o corpo da elfa se ele havia deixado de existir?

Mas há também muitos pontos positivos, um exemplo: O modo como Tanna-Toh deduziu a ligação entre a revolta dos tres deuses e a origem da Tormenta, baseando-se apenas na lógica e com pouca informação. Achei Show.

Enfim, muito mais pontos positivos que negativos.

Ótima trilogia, muito bem escrita.

Valeu a pena ler.
Aramati 26/09/2017minha estante
Não me lembro onde foi escrito isso, mas parece que quando foi condenado o Kallyadranoch disse algo como "Eu retornarei através de meus descendentes".
Não esperava que se tratassem de elfos.

Líria 18/02/2015

Me perdoem os fãs de Tormenta
Que me perdoem os fãs do RPG, mas eu não consegui apreciar a leitura desse livro. Gostei muito do primeiro livro da trilogia, começei o segundo empolgada na leitura, mas terminei arrastando, e O Terceiro Deus eu li apenas de pirraça, ansiosa para saber qual seria o desfecho.
Os personagens são impactantes, e a trama é instigante, mas a ânsia de Caldela em abordar todos os elementos possíveis do mundo de Arton faz com que o livro se torne longo demais desnecessariamente. Além disso, o final deixa a desejar.
Talvez a minha falha esteja em não estar tão familiarizada com os elementos do RPG, o que talvez não me tenha permitido "mergulhar" dentro do livro.

No mais, aprecio o autor pela iniciativa dessa trilogia épica em língua portuguesa, espero que ele continue a escrever, e que inspire outros a seguirem seus passos nessa arte.
@Agulha3al 20/07/2017minha estante
Li o terceiro me forçando mesmo! tive o mesmo sentimento que vc! parabéns pela resenha!

Gabriel Lucas 11/12/2009

Um dos 10 melhores livros de 2009, segundo o Factóide:

Caio 14/12/2009

Genial!!
Simplesmente genial. O Caldela consegue pegar todas as partes positivas do RPG da Tormenta e junta em um livro FODA!
Não precisa gostar de RPG ou ter lido Tormenta (é claro que lendo e ciente dos detalhes tudo fica muito melhor) para apreciar o livro.
Finalmente um livro brasileiro de ficção que eu tenho orgulho de ter lido, e mais, os gringos não sabem a fantástica história que estão perdendo!!
Só pra constar, o fato da linguagem ser para um publico mais velho da um toque ainda mais genial aos livros, e aos personagens, que se vc já conhecia do RPG, você descobre outro lado deles, fraquezas, orgulhos e histórias.
É um oposto interligado ao Holly Avenger, que apesar de descrever o mesmo mundo, o faz numa visão mais infantil, o que não quer dizer que é pior ou melhor.

O Terceiro livro é fechado com maestria, mostrando os lados dos personagens que não foi visto antes e apresentando novos e carismaticos personagens. Tem um fim não tão inesperado, mas genial de qualquer maneira, na minha opinião, o melhor da trilogia.

Dan 27/12/2010

Último livro da saga de Leonel Caldela
Um livro razoavelmente bem feito com exceção do final que para muitos fãs deixou a desejar. Não há uma conclusão satisfatória na saga.
É muito mais do que deixar os heróis sobreviverem no final. Decisões e desfecho de situações extremamente pertinentes à história foram deixada de lado, comprometendo e muito a saga como um todo.

Bruno_sevla 19/11/2012

Bom, mas não o melhor.
O terceiro livro dessa saga fantástica sobre a tormenta é muito boa, com algumas reviravoltas e respostas para as perguntas que surgem no primeiro e no segundo livro. Várias lutas descritas de uma forma bem detalhada que transporta o leitor para dentro da batalha. O único ponto fraco do livro é o final, pessoalmente não curti, mas compensa ler toda a saga.

O livro é realmente bom, mas fica atrás do segundo (o melhor da série) e do primeiro.

Cledinho 16/03/2017

Sr. Caldela.
QUEM GOSTA, GOSTA. E QUEM NÃO GOSTA, CURTE!

Marco Jr. 06/05/2017

Muito bom!
O final épico para uma trilogia épica.

Daironne 06/09/2017

Impressões sobre a leitura de O Terceiro Deus
No último volume da Trilogia da Tormenta, Orion Drake recruta um exército de deuses e dragões e marcha para as entranhas da tempestade rubra em Tamu-ra.

O texto mantem o nível do volume anterior, embora a trama decaia um pouco e deixe ainda algumas pontas soltas após o encerramento. A qualidade das cenas de ação continua excelente, bem descritas e empolgantes, sendo este um dos destaques do livro ao meu ver.

Se você vem do RPG, faço ainda a seguinte consideração: vejo o tratamento mais sério e dramático do cenário como o ponto positivo dessa trilogia.Tormenta era sinônimo de exagero cômico típico de histórias em quadrinhos e agora, nestes romances, há um tom mais pesado e profundo que me agrada muito mais.

Recomendo a leitura se você gosta de cenas de ação e não se incomoda com a forte presença de elementos fantásticos. Também se você vem dos volumes anteriores ou gosta de fantasia medieval com tom épico.

Mih 17/09/2017

Haverá uma Tempestade
O Terceiro Deus - O último livro da saga revela os planos da Tormenta para Arton e seu Panteão. Dois personagens são introduzidos nessa parte da narrativa, os irmãos Yadallina e Edauros, que afirmam descender de dragões. Tudo se encaminha para a vitória dos Lordes cabendo a Orion e Darien descobrirem um meio de evitar o fim das raças de Arton.

MateusCantele 08/12/2020

Uma valsa onde trajamos matéria vermelha.
O Terceiro Deus, Leonel Caldela
Publicado pela Jambô Editora

O terceiro livro encerra a história de forma magistral. Uma valsa onde os participantes usam trajes de gala feitos de sangue e matéria vermelha.  Além de resgatar características dos dois últimos livros, "O Terceiro Deus" escalona os desafios, trazendo ao mundo de Arton uma batalha épica digna de um encerramento de história. Além disso, toda a trama é bem resolvida e as revelações criam ainda mais afinidade do leitor com aquele universo que ele acompanha desde o primeiro livro, ou até mesmo antes para os jogadores de Tormenta RPG. Um livro épico e empolgante. Onde Leonel consegue encerrar com maestria uma história que valeu a pena ser lida.

_Wesley_ 06/02/2021

Muito Bom
O Terceiro Deus fecha a Trilogia de Tormenta concluindo com chave de ouro essa saga de aflição e superação. É muito bom ver o autor amarrando pontas soltas e deixando a história fluir por si só, dando ao leitor aquilo que ele espera.

Matheus 22/08/2021

Fantástico, épico e deixa gostinho de quero mais...
Esse é um daqueles livros que você não quer que acabe, 800 páginas e se tivesse 1600 ainda seriam poucas . Cenas e batalhas muito bem descritas livro em ritmo frenético, muito bom mesmo.