Cães negros

Cães negros Ian McEwan

Resenhas - Cães Negros

Anderson 13/01/2022

A narrativa é muito bem construída nos seus deslocamentos. Minha sensação, no entanto, foi a de esperar que a trama fosse se desenvolver e se direcionar para algum ponto de modo mais contundente. Há uma proposta de discussão no livro sobre materialismo x espiritualismo, envolvendo religiosidade, comunismo, ciência que, no fim das contas, não fluiu para mim. O fecho do livro, que remete ao título, me pareceu clichê.
Ainda assim, é uma boa leitura, com panoramas interessantes sobre a Europa do pós Segunda Guerra até a queda do Muro de Berlim.

Mari 02/01/2022

Bom e é isso.
Eu gosto de como o autor coloca as diferentes perspectivas a respeito de um evento ocorrido. Amo as descrições dos ambientes e como o autor consegue nos levar para lá e fazer parte de toda a narração.

Apesar de tudo isso, eu não senti empatia pelos personagens e não curti tanto assim :( queria poder dizer que achei incrível e fez um ???? em mim, mas não.

É bom e pode ser legal para te tirar da zona de conforto, mas, para mim, só foi bom mesmo.

Leila de Carvalho e Gonçalves 10/12/2021

A Existência Do Mal
Publicado em 1992, Cães Negros é o quinto romance de Ian McEwan. Provocativo, ele pode ser compreendido com uma meditação sobre a natureza do bem e do mal no formato de um livro de memórias, narrado por um órfão, Jeremy, atraído pelos pais de outras pessoas, em especial, pelos pais de Jenny, sua esposa.

Eles são June e Bernard Tremaine. Quando os dois se conheceram, eram simpatizantes do Comunismo, entretanto os temperamentos e as experiências de cada um, levaram-nos a caminhos opostos, causando a separação por motivos ideológicos e espirituais, contudo tal decisão não foi capaz de diminuir o amor que sempre os uniu.

O evento catalisador ocorreu durante a lua de mel do casal, em 1946, tendo como cenário o bucólico interior da França. Nesta época, June já se sentia desencantada com o rumo do Partido Comunista Inglês no Pós-Guerra e seu encontro com dois cães, negros e de grande porte, foi entendida por ela tal qual um embate com ?encarnações de erupções selvagens e irracionais que se refazem através da história?, sendo o nazismo uma dessas manifestações. Enfim, um insight que lhe proporcionou uma perspectiva redentora, capaz de dar um novo sentido para sua vida.

Resumidamente, os animais são uma metáfora para a existência do mal e este episódio é descrito minuciosamente no último capítulo, quando leitor provavelmente já se decidiu, ou se confundiu entre o misticismo de June e a racionalidade de Bernard. Aliás, que me recorde só em ?O Cão dos Baskervilles?, de Sherlock Holmes, a malignidade canina, apresentada como uma ameaça sobrenatural, foi explorada de modo tão perspicaz.

A questão fundamental é se o romance, sobretudo, esta cena são suficientes para tirar o leitor de sua zona de conforta e creio que McEwan ficou devendo em concisas 172 páginas. Por sinal, 25 anos depois de seu lançamento, a queda de braço de June e Bernard perdeu o viço diante de questões atuais. Na verdade, o confronto entre o ateísmo comunista e a crença religiosa não está no topo das discussões após o fim da União Soviética, a ascensão da ultradireita e do neoliberalismo, portanto o livro envelheceu mal em três décadas.

Todavia, um romance datado de McEwan é melhor do que muita literatura propangadeada como fora de série. O escritor tem o completo domínio narrativo, sabe apresentar protagonistas tridimensionais e, se para ele o amor nem sempre é uma virtude, também não implica num luminoso final feliz. Enfim, recomendo especialmente aos admiradores de McEwan que poderão comparar Cães Negros com outros livros de sua autoria.

Marselle Urman 11/11/2012

Pra mim, descreve uma história de amor realmente bela entre duas pessoas de opiniões fortes e irredutíveis, intermeada pelo narrador que é um historiador apaixonado.

Sem maiores compromissos, uma leitura muito saborosa.

Xxxxxxxx1 23/08/2012

Fragmentos da vida conjugal
É um livro sobre a vida conjugal de June e Bernard , sogros do narrador-personagem, que se envolvem com a Guerra Fria e o Partido Comunista.E um incidente com 2 cães negros mudará a vida de todos pra sempre.