Cães negros

Cães negros Ian McEwan

Resenhas - Cães Negros

Arthur1202 15/04/2024

O livro tem um início cativante, especialmente em relação a história de Jeremy.

As notas sobre a vida de June trazem um pouco de mistério e curiosidade para prosseguir, mas, do meio para o final achei que a história perdeu um pouco de sentido.

É primeiro livro que leio do autor e esperava mais.

Karina Paidosz 31/03/2024

Acho que a premissa do livro é boa, contudo me prendeu apenas no início do livro, depois não me apeguei a história e a nenhum personagem.

Parece que o desenrolar não ficou bem claro e as histórias foram acontecendo sem eu entender bem.
Pode ser apenas minha percepção, ou falta de atenção. Mas acredito que deixou a desejar um desfecho melhor tbm.

Lucas1429 29/02/2024

Medíocre
Muitas pessoas denotam a palavra medíocre como algo ruim.

Contudo, se pensarmos na etimologia, medíocre advém de médio. O famoso nem bom nem ruim.

Me senti assim neste primeiro contato com a obra de McEwan. Nem bom nem ruim.

O livro é curto e escrito de forma fluída, mas a história não me prendeu em nenhum momento. Nem o clímax, já para o final, com Bernard e June fazendo sua viagem pelo Midi francês...

Gostei das passagens de Berlim, mas é por saudades dessa cidade maravilhosa mesmo. A cena da briga lá, inclusive, pra mim foi a de maior destaque no livro.

Iniciantes conseguiriam ler? Tenho algumas dúvidas. Até pela falta de apego com a história, creio que abandonariam.

Recomendo mais para leitores um pouco cascudos e experientes, cuja leitura possa tirar algum proveito da obra. Li outras resenhas no mesmo caminho, apontando inclusive outras obras de McEwan como melhores. Não posso opinar, pois esta foi a primeira.

Assim, meio sem sal, nem bom nem ruim, mas que passa uma imagem mais ruim do que boa, medíocre é o adjetivo que melhor encontrei para a presente obra.

ErickLuiz.se 15/12/2023

3 doguinhos de 5

acabou sendo mais um da série Premissas Interessantes com Resultados Insatisfatórios
Ao ler a sinopse deste livro acabei criando expectativas de que seria uma ficção literária que me marcaria por um bom tempo. Mas acho que escolhi o livro errado para conhecer o porquê de Ian ser bastante reconhecido.

Senti que as discussões que o autor trouxe em relação ao tema central da obra soam bastante rasas ou até mesmo subdesenvolvidas (as vezes, ficam até em segundo plano, como se ele mesmo não soubesse o foco que quer trabalhar).
Tem um certo ponto-chave na história que acaba justificando o começo das desavenças entre o casal e sua posterior separação. Esse evento é tratado com ar de mistério por 80% do livro; e quando por fim é revelado o que aconteceu, a justificativa parece falha ou mal pensada.

Cães Negros traz uma história que poderia ser base para questionamentos complexos e densos sobre a natureza humana e o "mal" presente no interior ou nas estruturas exteriores às pessoas; porém, é um livro cujo seu tema central parece ser mantido em estágio embrionário.

Hendrya 03/09/2023

Cães negros
Meu primeiro livro de Ian McEwan e posso dizer que adorei a fluidez da leitura. A história em si, é dinâmica e por isso agradável e reflexiva. Uma passagem foi bastante marcante e me motivou a estudar mais sobre o significado das passagens desse livro, bem como o autor (um ferrenho crítico ao sistema comunista).
?É a fotografia em si que cria a ilusão da inocência. As ironias da narrativa congelada concedem a seus personagens uma aparente falta de consciência de que irão mudar ou morrer.?

Leila 25/02/2023

Ler Ian McEwan é sempre um prazer, pois seus livros são sempre bons, mesmo os que não são excelentes, como seu estupendo Reparação, são leituras agradáveis e que a gente sempre tira um proveito. Em cães negros não seria diferente, é um livro curto, uma historia sem grandes emoções e envolvimento com as personagens, mas temos um panorama histórico legal desde o Pós Segunda Guerra até a Queda do Muro de Berlin e como todos esses eventos impactaram a vida das pessoas comuns, aqui,como as nossas personagens tiveram que se "reencontrar" e reavaliar as próprias vidas. O relacionamento do casal é um tanto atípico e só isso já me agradaria, eu que não sou adepta aos romances melosos, mas até para mim achei um tanto estranho demais a separação de ambos. Enfim, em briga de marido e mulher não se mete a colher, né? Enfatizo, não é uma obra-prima do autor, mas é um livro legalzinho pra se ler se você o tem na estante, como era o meu caso.

Vania.Carneiro 28/01/2023

Já li livros do Ian McEwan melhores
A história é interessante, mas achei a leitura um pouco cansativa. O autor traz uma questão filosófica: devemos nos dedicar ao nosso próprio desenvolvimento, ou dar prioridade ao mundo que nós cerca. Acho que nenhum dos dois extremos está certo. Nos isolarmos do mundo é um desperdício de oportunidade de aprendizado interior. E ninguém pode resolver os problemas mundiais, mas podemos fazer a nossa parte.

Fernanda.Mancini 24/11/2022

Muito bom 1 estrela
O primeiro livro desse autor que eu li, nas primeiras 50 páginas, pensei em desistir porque estava chato e enrolado. Persisti e amei de paixão a história (Reparação). Como me conquistou, resolvi ler Enclausurado. É um livro bom, mas em muitas partes eu tive que fazer leitura dinâmica. No geral eu gostei. Agora Cães negros sem condições. Só fiz leitura dinâmica, muuuito descritivo. Ao invés de me divertir e descansar a cabeça eu penei muito pra terminar.

Bruno Malini 23/11/2022

Ian McEwan nunca decpeciona com sua prosa bem escrita e cativante. E sempre um final..., bom, um final Ian McEwan.

André Vedder 02/11/2022

Gosto muito da habilidade narrativa de Ian McEwan, mas aqui o enredo não me pegou. Senti falta de um aprofundamento maior nos personagens e a história em si me pareceu um pouco rasa. De longe até aqui o livro do autor que menos gostei.

Gerson91 07/09/2022

As transformações do amor
Primeiro livro que leio do autor e já posso dizer que não será o último. Uma história sobre o poder do amor na vida de duas gerações de uma família.
Muito bem escrito, o autor te transporta com sua narrativa pitoresca para os campos franceses através de seus personagens plenos.

Gisele 28/02/2022

Gostei
Não é o melhor do escritor, mas vale a leitura. Envolvente e cheia de simbolismos. Uma leitura rápida.

Alessandro117 28/01/2022

Um jogo de antagonismo
Você se depara com certos dilemas sociais entre a religiosidade fanática e o ateísmo cego. Entre ideias que não necessariamente são opostas, mas que as pessoas fazem ser.

Ladyce 23/01/2022

Cães negros de Ian McEwan, [tradução de Daniel Pellizzari] é uma comovente reflexão sobre a Europa, os europeus e as escolhas que fizeram ao final da Segunda Guerra Mundial. Não sou especialista na obra de McEwan, mas é um escritor contemporâneo que me atrai. Depois de ler este quinto livro de sua autoria, reflito que nunca me decepcionou.  Como ele, sou da geração baby boom, formada no pós-guerra, marcada pela lembrança que nossos pais ou familiares tiveram de batalhas, de trabalho no serviço de censura, no setor da comunicação, na resistência ao Eixo, na divisão da Europa em dois mundos. Se não somos órfãos dessa guerra, certamente tivemos familiares, amigos da família, namorados de tias, de primas que morreram em navios afundados, que lutaram na Europa ou preservaram a costa brasileira dos submarinos alemães. Nossas mães, tias, primas trabalharam voluntárias, no apoio silencioso às tropas brasileiras; cozeram para a Cruz Vermelha;  aviaram remédios para os feridos; deram apoio à transferência de crianças em perigo para o nosso país. É natural, portanto, que esta guerra, cujas histórias tristes, alegres, engraçadas ou de aventuras  tenha feito parte da nossa infância, rodeando as mesas dos almoços ajantarados,  parte da constelação de valores que nos foi imbuída. É a herança cultural da geração. E vez, por outra, Ian McEwan, fazendo jus à sua geração, se dedica a algum aspecto do pós-guerra, com brilhante sensibilidade.

Neste livro Jeremy, o narrador da trama, angaria dados para a biografia de sua sogra, entrevistando-a poucos meses antes dela morrer, tenta descobrir a circunstância que levou os sogros, Bernard e June Tremaine, profundamente apaixonados um pelo outro desde 1946, quando se conheceram, a se separarem sem tentarem reconciliação, anos depois, após mesmo o nascimento de três filhos.  Separaram-se mas continuaram fiéis um ao outro. Tendo participado da guerra e pertencido ao Partido Comunista, ambos eventualmente deixam o partido para trás.  Ela se refugia e encontra paz na região Languedoc da França, onde mora com os filhos, enquanto Bernard toma o caminho do engajamento político na Inglaterra.  O enredo estreito e tênue é tratado com maestria na narrativa, de tal modo que passamos do final da Segunda Guerra à Queda do Muro de Berlim em 1989; dos campos de concentração alemães à dualidade de sentimentos dos franceses ao perigo nazista ainda rondando o país.

É sempre surpreendente ver como Ian McEwan mantém o interesse do leitor através de leve mas intrigante suspense que nos faz colar os olhos na prosa deliciosamente precisa com que nos presenteia.  Ansiosos por descobrir o que está escondido atrás da trama, ´progredimos pela narrativa meditativa que convida à reflexão. Esta é sua característica. Em Cães negros, McEwan recheia o relato com eventos importantes do final do século passado.  Relembra aos leitores e todos de sua geração, a importância do que testemunharam: a Queda do Muro de Berlim, em 1989 ou a política na Polônia dos anos 80, com o partido de Lech Wałęsa.  Acontecimentos históricos, tornados emblemáticos  do final do século, ganham detalhes de sons, de agitação, de movimento, excitação, perigo iminente. Consegue-se rapidamente imaginar e trazer de volta à nossa imaginação memórias das notícias da época, da importância desses eventos em nossas vidas.  Lembro-me,  por exemplo,  de permanecer atenta à CNN (morava nos EUA) com os olhos imantados à tela, vendo o muro ser removido pedaço a pedaço pelas mãos da população.  Este muro que havia feito parte de dezenas de manchetes de jornal, no mundo inteiro, assunto perene na década de 60, quando vez por outra alguém furava a barreira, fugindo para o ocidente; ou era preso ou ferido à bala por tentar sair da RDA.  Magnificas descrições desses eventos, mesmo que sucintas, enriquecem nossa experiência.

A proposta de pensarmos nas escolhas às mãos dos europeus depois da guerra é brilhante.  Por vezes, nos surpreendemos com a política europeia.  Como poderia um movimento neo-nazista ainda sobreviver na Europa? Eles não aprenderam nada?  Como eleger alguém de extrema direita ou de extrema esquerda? Oitenta anos depois, vemos essas possibilidades reaparecerem.  Porque o fantasma do nazismo não foi erradicado.  E europeus, muitos deles repletos da dualidade de sentimentos nem sempre se mostram decididos a erradicar o mal.

June e Bernard Tremaine são emblemáticos da dicotomia que afeta o europeu.  Inicialmente engajados no Partido Comunista, eventualmente se desligam à procura, cada qual à sua maneira, de achar uma maneira de viver que faça sentido.  June logo encontra sua própria natureza contemplativa e acomoda-se a esse novo mundo.  Mas Bernard ainda que tenha dado as costas ao marxismo, em sua visita a Berlim  durante a Queda do Muro, parece nostálgico, forçado que foi a admitir a falência total do sistema que por tanto tempo defendeu.

Este é um belíssimo livro que nos obriga a considerar o impacto da Segunda Guerra Mundial nas vidas comuns.  Uma reflexão trazida de maneira séria e sedutora. Não é a toa que foi um dos finalistas do Booker Prize em 1992.

Juliano.Ramos 18/01/2022

Mais um bom livro Ian, nesse, as memórias de uma casal inglês são rememoradas não ótica de seu genro, e de um trauma vivido pelo casal nos pós 2 guerra mundial.