Sete Vidas

Sete Vidas Mônica e Monique Sperandio

Resenhas - Sete Vidas

Lara Martins 16/10/2012

Faz pouco tempo que reli esse livro e decidi que deveria dividir uma resenha sobre ele, afinal, é um livro nacional e das gêmeas mais fofas que tive o prazer de conhecer na Bienal do Livro 2011. Comprei o livro lá, ganhei autógrafo, falei com elas e cheguei em casa com vontade de devorar o livro o mais rápido possível e bem... Foi isso que eu fiz, haha.

A história gira em torno de Aprilynne, que vive no orfanato Joy Lenz na cidade de Moonville. Ela é do tipo rebelde, sempre quebra as regras do lugar onde vive e nunca foge de um desafio. Com suas duas amigas, Claire e Kaleigh, April apronta de tudo e vive pagando punições com elas por conta de tudo que fazem. Após uma dessas punições, as três meninas desafiam Angelique e seu grupinho, que são suas aquiinimigas, a uma partida de pôquer. A aposta era que, quem perdesse, faria qualquer coisa que as adversárias quisessem. April, Claire e Kaleigh, muito seguras de si já que jogavam bem, estão certas de que vão ganhar... Só que não. Elas perdem e Angelique manda as garotas vagarem pela floresta sombria nos arredores do orfanato durante uma hora, no meio da noite.

As três não dão o braço a torcer e aceitam a proposta, mesmo que tenham muito medo do que haja dentro daquela mata ou de que podem ser pegas e expulsas do orfanato. E é quase isso que acontece, pois a inspetora e diretora vão atrás delas e com isso, April adentra ainda mais na floresta com medo de ser pega. No caminho, ela encontra vários gatos pretos e uma garota morta no fundo de um lago!

O livro é ótimo, de verdade. As gêmeas escrevem bem e de maneira dinâmica; não consegui ficar entediada lendo, pois a cada página é um acontecimento! As mudanças com April após o incidente no lago, a excursão, os mistérios envolvendo o passado da protagonista e claro, o nosso boy Ian que é uma fofura de personagem. Não do tipo de personagem "omg", mas sim um garoto legal, que se interessa por April, quer ajudá-la e é assim, natural. Isso foi o que mais gostei nele.

Outra super surpresa foi que o livro envolve mitologia egípcia. Tipo, helloo!, mitologia! Eu fiquei surtada quando essa temática foi aparecendo no livro e de maneira tão intrigante e fantastática.

Uma dica para as autoras seria apenas de não correr tanto com o enredo, pois as vezes eu sentia isso. O livro tem poucas páginas, então é bem prazeroso de ler e talvez tenha sido por isso que senti ser corrido, mas as vezes tinham cenas que precisavam de um foco a mais e não tinham, mas afora isso, tudo foi mara, principalmente as cenas de ação. Gente, as últimas cenas do livro são do tipo surtante, você não consegue nem piscar ao lê-las!

Outra coisinha que eu demorei a me adaptar foi que é tudo muito americanizado e eu sou bem nacionalista, sabe? As livrarias estão cheias de autores estrangeiros e eu prezo muito que, se o autor é nacional, traga o Brasil para as páginas. Ainda podia ser todo fantástico o universo de Sete Vidas se tivesse nome, locais e características brasileiras; isso pra mim teria feito o livro ficar mais que demais, pois eu nunca li uma Maria, Juliana ou Thaís vivendo o que Aprilynne vivenciou durante as páginas do livro. Isso teria sido um imenso diferencial, pelo menos pra mim.

Enfim, eu adoro o livro e estou ansiosíssima para a continuação, pois sim, é uma saga! Tomara que os próximos sejam tão viciantes quanto o primeiro.

**Gostou da resenha? Siga meu blog e comente o post! :) http://lembretepraler.blogspot.com.br/2012/10/sete-vidas-monica-e-monique-sperandio.html

Ka Wozniak 18/07/2012

Sabe aquela indescritível sensação de não saber como se expressar?! Estou um pouco assim nesse momento. Comprei Sete Vidas ano passado, (apesar de ter comprado em Abril e ter recebido em Dezembro rs) porém assim como alguns outros que comprei fui deixando dentro do guarda roupa, mas não por preguiça ou desleixo ... na verdade, foi por estar envolvida na época com alguns BT's que me deixaram sem tempo ... mas enfim ... aos poucos estou colocando minha leitura em dia ... e posso dizer que Mônica e Monique me deram mais gosto pela leitura do que eu já tinha!

O livro conta um pouco da vida de April, uma adolescente que mora em um orfanato desde bem pequena e tem como duas melhores amigas Claire e Kaleigh. As três juntas aprontam das suas quase sempre, roubando comida, jogando pôquer, burlando regras ... e em uma das noites, após pagarem o castigo de limpar toda a cozinha as 3 desafiam Angelique e seu grupo para uma aposta em uma jogada de pôquer ... quem perder fará TUDO o que o ganhador mandar!

Apesar de ser quase uma profissional no jogo hehe April perde para Angelique e as três meninas são desafiadas a passarem 1 hora dentro da floresta escura que existe nas terras do orfanato ... apesar do medo de serem pegas e do que possa existir dentro da floresta, não negam em pagar o "castigo" ... mas logo são surpreendidas pela busca feita pela diretora e inspetora do local. Ao tentar escapar de ser pega e expulsa do orfanato, April se envolve cada vez mais na floresta e encontra pelo caminho vários gatos pretos e tbm uma garota morta no fundo do lago que fica no fim da floresta ...

A partir daí coisas estranhas começam a acontecer ... ela percebe que sensações estranhas estão se liberando em seu corpo e uma amizade começa a aflorar onde ela nunca imaginou ... a vida de April muda completamente, informações sobre sua vida antes do orfanato são descobertas, tentativas de assassinato e um grande mistério do passado revelado e tbm um sonho é decifrado ... sim, nossa personagem tem um caso sério de narcolepsia, ou seja, fortes súbitos de sono e durante esses desmaios ela tem visões com uma Deusa egípcia de nome Bastet que tem poderes especiais e que obrigada por seu pai irá se casar com Nuru, um homem arrogante e louco apenas por poder.

Ao tomar conhecimento do livro, fiquei curiosa para saber sobre o que se tratava, porém não imaginei que fosse algo tão encantador ... a começar pela capa e design interno do livro das separações das partes I e II ... cada capítulo é precedido por um trecho de uma letra de música ou poema, o que eu achei fantástico e que com certeza foram escolhidos a dedo para entrar no contexto. Simplesmente não consegui parar de ler até acabar, praticamente 1 dia e ½ ... foi uma leitura completamente agradável, apaixonante e conquistante!

203 páginas que vc termina em um piscar de olhos ... de verdade, não tenho como expressar o quanto adorei esse livro ... e para ajudar a aguçar a curiosidade, terá continuação ainda não prevista ... mas com certeza, estou ansiosa para saber como será a continuação das aventuras de Aprilynne! A maneira com que as gêmeas escreveram Sete Vidas é bem leve, uma escrita fácil de levar, bem agradável ... encontrei poucos erros de ortografia, mas são pequenos erros que podem ser deixados despercebidos. Recomendo essa leitura, pois além de terem uma imaginação fértil, elas conseguiram montar uma narrativa especial e sem final obvio ... estão de parabéns!!

Resenha escrita originalmente para o Blog Cinco das Artes!!

Gêmeas Sperandi 31/07/2013minha estante
Que resenha bacana, Tammy! Boas novidades estão por vir, ok? Continue ligada!
Beijos

Bru 12/06/2012

Aprilynne Hills é orfã e vive no orfanato Joy Lenz. Ela divide o quarto com as suas duas melhores amigas, Claire e Kaleigh, que são as pessoas mais próximas que ela pode chamar de "família". Aprilynne vive se metendo em confusão no orfanato, e já era de se esperar que daria algo de errado quando ela perde uma aposta para Angelique - a menina que ela mais odeia no orfanato - e é obrigada a ir, junto com as suas amigas, até a floresta perto do orfanato no meio da noite.
Elas deveriam permanecer na floresta por apenas uma hora, mas quando elas ouvem o barulho de passos que podem ser da diretora do orfanato, se separam para evitar que sejam pegas. Mas April acaba se perdendo e se depara com muitos gatos. Gatos pretos. E é fugindo desses gatos que ela vai parar em um lago aonde encontra uma menina morta. E é ai que sua vida muda completamente.

Adoro história com deuses, então a mistura com os deuses do Egito antigo me agradou muito. O livro possui uma escrita simples, que ao mesmo tempo te prende no contexto e por ser um livro curto, faz com que a leitura flua de forma rápida.
Comprei o livro em agosto do ano passado, mas tive alguns problemas com a entrega e só fui receber no mês passado, acreditam? Não preciso nem dizer que toda essa demora só me deixou mais ansiosa para ler o livro e eu garanto a vocês que valeu a pena a espera.
Em dezembro de 2010 eu conheci as gêmeas Mônica e Monique Sperândio em um evento do livro O Diário de uma Paixão do Nicholas Sparks. Foi super bacana porque além de eu tirar fotos e pegar um autografo dele, eu tive a oportunidade de conhecê-las e poder conversar um pouco com elas. Na época a editora tinha acabado de aprovar o lançamento do livro delas e elas estavam super felizes! Chegamos até a tirar uma foto, é uma pena que eu não tenha ela agora para poder mostrar, mas qualquer dia eu coloco aqui no blog para vocês.

Luca 01/05/2012

Acho que dá pra começar falando que a leitura é diferente de qualquer livro de autoria brasileira que vocês já possam ter lido. Basicamente é naquele estilo americanizado.

É uma história legal, diferente das que já li pois nunca vi livro que aborda temas egípcios... Se bem que, minha dúvida é: Não falam que gatos tem 9 vidas, ao invés de sete?

Ok, ok. Deixa eu explicar a história...
Em boa parte dos livros de fantasia sempre existem criaturas como: vampiros, bruxas, lobisomens... Nesse daqui por abordar temas egípcios (já que pra eles os gatos são sagrados) a principal acaba desenvolvendo as habilidades que os felinos tem.
Basicamente ela vira uma mulher gato (raww!).

Sua visão se aperfeiçoa ao escuro. Ela consegue pular de determinadas alturas incomuns para um humano normal. Dá uns gritos supersônicos, e se não me engano também lhe crescem garras. E além disso, óbvio, as sete (ou nove) vidas.

Pra quem ainda não leu, para de ler pois vou revelar spoiler.

Minha personagem favorita é a rival de April, Angelique.
E quem leu sabe que em determinado ponto vamos saber que Angelique era a Stek, gata da... (putz, minha memória ta falhando. Eu li ele à dois livros atrás)... Bastet!
Que na verdade ela é uma gata guardiã e que sua protegida é a April. Só que quando a A. descobre isso, ela começa a chamar a sua rival de Stek, e sei lá, eu não curti muito isso pois via as duas personagens - que uma era um gato, e outra era uma menina - de forma diferente.

Stek era fiél e protetora, enquanto Angelique era orgulhosa e desafiadora.
E foi estranho quando descobri que as duas eram uma só pessoa. Mas de certa forma também serviu como aqueles momentos relevações!

O livro não é tão grosso, e é de leitura rápida. Traduzindo: Prazeroso.
Vale a pena ler, e pelo que as escritoras me falaram pretendem sim fazer uma continuação! Então EBA pra gente!

PS. Apesar dê... Eu já estar bravo por que as autoras estão me devendo um livro x.x'

Gêmeas Sperandi 31/07/2013minha estante
Obrigada pela resenha, Luc. Que bom que gostou! Qual livro estamos te devendo? haha
Beijos

Mari 01/04/2012

"[...] ao meu redor, pares de olhos amarelos me encaravam."
Sete Vidas conta a história de Aprilynne Hills, a garota problema do orfanato Joy Lenz. No orfanato April tem duas amigas, Claire e Kaleigh, que são o máximo de família que ela teve em toda a sua vida, e tem sua inimiga Angelique, com quem faz uma aposta - a qual acaba perdendo - e tem que enfrentar a escuridão da floresta que fica perto do orfanato por pelo menos uma hora.

Para piorar as coisas na floresta, ela acaba se deparando com gatos. Gatos pretos. Gatos que não param de olhar para ela e que acabam a perseguindo, fazendo com que ela entre em um lago para fugir deles e lá encontra uma garota morta. Depois disso as coisas começam a sair do controle de vez.

Leia a resenha completa em: http://magia--literaria.blogspot.com.br/2012/04/sete-vidas-monica-e-monique-sperandio.html#more

Moniiqueta 09/03/2012

Menos do que eu esperava !

Cara eu ouvi tanto falar desse livro..Mais tava com um pé atrás dele porque sei lá é de autoria brasileiro..Nada contra, mais livros brasileiros sobrenaturais não são o forte da galera aqui..
mais como eu estava simplesmente louca para comprar Quimica Perfeita e não tava achando..tive que comprar pela editora e aproveitei e comprei esse..
Meio que esperava mais do livro por tanto que as pessoas falavam.. É meio curto o livro e passa tudo tão rápido e meio sem sentido também..fora que ficou algumas pontas soltas..Mais enfim

Dou uma nota 3 para ele..Esperava mais
Gêmeas Sperandi 31/07/2013minha estante
Que pena que você se decepcionou, Moni! Espero que vocês goste mais dos outros livros que iremos lançar, obrigada pela opinião!
Beijão

João 11/11/2011

Nunca, jamais, deixe sua gata protetora perto do seu aquário. É sério. Não deixe.
Já faz algum tempinho desde que li Sete Vidas, e gosto de ter esse tempo antes de dizer alguma coisa sobre o livro porque penso mais a respeito da escrita, do desenvolvimento, do enredo e por aí segue.
Sou o tipo de pessoa que é atraída pela capa. Fazer o quê, se ela não fosse tão importante, não seria o “rosto” do livro, certo? Pois bem, eu adorei a capa de Sete Vidas! Achei linda, um trabalho gráfico de fazer o queixo cair. Adoro, principalmente, a sensação de passar os dedos sobre ela, mas teve algo que realmente me incomodou. Achei que a história era sobre algo, e no final não era exatamente aquilo.
A escrita das gêmeas é aquela escrita que não te faz querer largar o livro. Tanto que lá estava eu, no meio da aula, segurando o livro e mandando minha amiga calar a boca porque eu queria saber o que acontecia depois, e quanto mais eu me aproximava de descobrir o significado do nome do livro e entender a trama por completo, menos vontade eu tinha de aprender química orgânica.
Isso não quer dizer que o livro é perfeito.
No que a história tem de envolvente, alguns errinhos gráficos atrapalharam a leitura e certos parágrafos que achei completamente desnecessários também me deixaram um pouquinho desconfortável. Além do que, algumas cenas precisavam de um desenvolvimento melhor. Muitas vezes eu terminava de ler os capítulos e pensava “já acabou?” (sim, o gostinho de quero mais é uma coisa insana nessa história, PRINCIPALMENTE nas cenas de ação!).
Mas, como eu disse, a leitura é tão envolvente que nem tempo de comer você tem – e eu adoro comer, porém isso não vem ao caso.
Quando descobri do que se falava a história, arregalei os olhos e faltou pouco para não jogar as mãos no céu e soltar um “aleluia, irmãos!”. É diferente de toda a enxurrada sobrenatural que tenho lido e olha... se eu encontrar com essas meninas, vou apertar as duas pela idéia genial dos deuses egípcios. (Eu não gosto de história, realmente detesto, mas se tem uma coisa que me chama a atenção é história egípcia, principalmente no que diz respeito à sua mitologia).
Meu maior desespero enquanto lia foi: O que aconteceu com as amigas da April? (Sem spoiler, quem leu vai saber do que estou falando).
Agora, a melhor personagem de todas, que me surpreendeu do começo ao fim, foi a gata. Juro. Ri muito na passagem lá pelo finzinho do livro quando ela põe os peixinhos da April na boca. Além do que, se houvesse um prêmio de personagem nacional, ela ficaria empatada com minha outra favorita, a Malini, de Camundo – o desenho e a sombra.
Quando terminei de ler o livro... eu sabia que teria continuação. E se não tivesse? Bom, eu ficaria pedindo sem parar às gêmeas para me contarem o que acontece com a April, a tia dela, o Ian, a avó, as amigas, a gata... e até com a diretora, que precisa ter algo a ver com toda essa mitologia! E mais: quem é o pai da April? Sim, eu sei que o livro diz quem é, mas não comprei aquilo.
Recomendo o livro? É CLARO QUE RECOMENDO! Apesar dos erros e de algumas passagens não fazerem muito sentido no que diz respeito à premissa da história (órfãos deveriam ser tristes, loucos deveriam ser... mais loucos e assim segue), ela é incrível e merece ser lida, principalmente por diversão! Ele é super curtinho, um livro para se passar um dia delicioso com um copo de suco (de sua preferência, claro) de limão e cookies de chocolate do lado.
Gêmeas Sperandi 31/07/2013minha estante
Obrigada pela resenha, Jão! Iremos usar as críticas para melhorar o segundo livro, ok?
Beijos!

Carol Vasques 02/11/2011

“Eu me chamo Aprillyne Hills e tenho 16 anos. Fui largada aqui no orfanato Joy Lenz desde que eu me dou por gente. Nunca soube por que minha família me abandonou e, para ser sincera, não tinha certeza se queria saber. Mas sempre me pegava imaginando motivos. (...) As perguntas nunca paravam de pipocar em minha mente.
Será que meus pais estavam vivos? Será que eram felizes? Eu tinha avós? Tinha tias ou tios? O pior de tudo era saber que minhas perguntas nunca seriam respondidas. Pelo menos era isso que eu pensava.”

LEIA MAIS EM: http://www.bookaholicworld.com/2011/10/sexta-do-leitor-sete-vidas-monica-e.html

Natália 26/10/2011

Terminei de ler Sete Vidas no dia 19/10, à noite. De madrugada. Simplesmente porque não podia esperar mais tempo para descobrir o final. Mas, antes de me entusiasmar com o livro escrito pelas gêmeas Sperandio, admito que fiquei desapontada. Vamos por partes:

Não lembro como aconteceu, mas fiquei sabendo do livro antes de seu lançamento. A editora Underworld caprichou no marketing, assim como as autoras, e logo Sete Vidas se tornou um assunto comentado. Comecei a seguir as meninas no twitter e no blog delas, acompanhando o andamento da divulgação da capa, o comparecimento delas em eventos... Por que fiquei tão fissurada? Porque Mônica e Monique são brasileiras lançando literatura infanto-juvenil. Até então, eu só conhecia Thalita Rebouças e Tabajara Ruas e Nei Duclós (essa dupla lançou o livro Diogo & Diana em: Meu vizinho tem um rottweiler - e jura que ele é manso -. O livro é muito bom, mas não fiquei sabendo se teve continuação.). Fiquei fascinada! As editoras brasileiras estavam abrindo espaços para nós, meros mortais, se comparados a indústria norte-americana, europeia... Um mundo novo estava prestes a surgir, pelo menos pra mim.

Então fui à bienal do livro, aqui no Rio, e o primeiro estande que procurei foi o da editora Underworld. Lá só me interessava o Sete Vidas e o autógrafo das meninas. Conheci as duas, lindas e simpáticas, ganhei a assinatura e fui-me embora. Só tive oportunidade de ler mês passado, porque antes estava com A Guerra dos Tronos e ele é muito, muito grande.

No começo do livro, fiquei decepcionada. Não quero ser mesquinha ou convencida aqui, até porque quem tem uma publicão são ELAS e eu não passo de uma estudante de ensino médio, mas pra mim, a narrativa pareceu ruim. Alguns períodos tinham muitas palavras repetidas e às vezes aparecia um erro de diagramação ou revisão. Como já disse, não sou formada em produção editorial nem em letras pra julgar alguma coisa, posso estar redondamente enganada, mas foi essa a impressão que tive. Assim, a minha decepção teve um efeito acentuado, pois havia criado muitas expectativas em cima do Sete Vidas. Eu tinha meus sonhos refletidos nas gêmeas Sperandio, esperava uma trama extremamente bem narrada e perfeita. Continuei lendo mesmo assim.

Segunda eu tinha faltado à escola e portanto, acordado tarde. Já passava da meia-noite e nada de o sono vir. Saí do quarto, peguei o livro e fui pra sala ler. Quando cheguei lá pela metade, na página cem, mais ou menos, Sete Vidas deu uma reviravolta na minha cabeça: ao contrário do que eu queria, afugentou qualquer indício de cansaço e a curiosidade começou a falar mais alto. De uma hora pra outra, com uma simples informação, Mônica e Monique conseguiram mudar do avesso a minha opinião sobre sua obra. Fiquei totalmente perplexa com o rumo da história e com seu final mais ainda! Eu não tinha a menor ideia do que iria acontecer, e conforme lia, pensava "ahhh, agora tudo faz sentido!". Ou seja: no final das contas, fui uma completa mesquinha ao pensar que elas me decepcionariam. Apesar de ainda não ter me acostumado com o estilo delas, senti um enorme apego pela trama. Foi bem pensada, sem despediçar informações. Quero dizer que cada personagem com um pouquinho mais de relevância tem um papel importante, seja direta ou indiretamente. Sete Vidas me surpreendeu muito, do meio para o fim.

Portanto, indico à vocês. Não só porque foi escrito por brasileiras, gente como eu e você, mas também porque é de qualidade, embora a mim não tenha parecido à primeira vista. Ainda assim, gostaria de um trabalho mais minucioso na continuação (pois terá!) quanto à revisão.

Jéssica 18/10/2011

Sete Vidas
Incrível!
Já está na minha lista de favorito.Mal posso esperar pela continuação.O trabalho , a narrativa de vocês me fascinam.Acho que sempre devemos melhorar a cada dia , e com o passar do tempo , nos tornamos mais e mais experiente.A experiência é que nos faz aprender.Sempre há criticas,sendo positivas ou negativas,onde temos que respeitar à opinião de cado um.E as gêmeas recebam as críticas com sabedoria.Mas vocês estão ótimas ,e esse trabalho de vcs vão longe.Fico feliz que vcs estão conseguindo realizar aquilo que desejam.É tanta alegria,.Sete Vidas é muito perfeito, tem tanto carinho , tanta dedicação naquelas belas palavas.Parabéns.
Beijão.
Gêmeas 29/08/2011minha estante
Meu Deus, que felicidade! Obrigada *-*

Jéssica 29/08/2011minha estante
De nada meninas!!!

Vivi Martins 16/10/2011

Recomendadíssimo!
Muito interessante e cheia de reviravoltas a vida de Aprilynne Hills, de sua pacata vida no orfanato Joys Lenz, aonde é considerada uma rebelde e indisciplinada, tudo muda repentinamente quando ela vê o corpo de uma garota morta no lago, na floresta que fica ao lado do orfanato. Ela nota, após ser salva por Ian de morrer de hipotermia, que algo mudou nela, ela começa a perceber que tem alguns poderes e quando ela e Ian se juntam para resolver o mistério da garota morta no lago, várias revelações surpreendentes vão modificar a vida de April!
Super legal!