Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Fabi 21/08/2010

Adorei o livro, que te envolve intensamente na história.Fora que adorei o nome Bibiana...quem sabe minha próxima filha, pra homenagear...

Lemos e Fialho 16/08/2010

Ícone
"Um Certo Capitão Rodrigo" traz ícones, planta peças literárias na cabeça daqueles que o lêem. Erico Verissimo lança mão de uma habilidade impressionante de criar personalidades fortes para envolver o leitor e fazê-los criar sentimentos em relação às personagens. Me senti uma velhinha iludida pelas tramas de uma novela quando me peguei quase xingando Bento Amaral ou me propondo a estapear Rodrigo Cambará em cada uma de canalhices. É fantástico, é muito bom. E, acima de tudo, não é cansativo. É impossível não se envolver e sentir tristeza ao virar a última página. Eu recomendo.

Digão Livros 14/08/2010

Um homem solitário, que vaga por cidades sem destino certo, e que decide ficar mais tempo em uma delas por causa de uma paixão. O livro conta a mudança que esse homem causou na cidade, com seus costumes e princípios diferentes dos demais. O livro é interessante, pois apresenta também características regionais do sul do país. Bom livro.

Taryne 25/06/2010

Erico Verissimo é meu escritor brasileiro favorito e esta obra só confirma isso. O Capitão Rodrigo Cambará é bonachão, aventureiro e mulherengo, mas tem um carisma tão grande que é impossível não simpatizar com ele. Bibiana é uma moça muito submissa para o meu gosto, mas o que se esperar de alguém criado por Pedro Terra e que viveu nos anos 1800? Apesar de permissiva demais, Bibiana é uma mulher muito forte e que diz o que pensa acima de tudo. Adorei a narrativa, as expressões gaúchas e a paixão dos protagonistas. Depois desse livro, fiquei com muita vontade de ler Ana Terra e todos os livros da trilogia O Tempo e o Vento. Erico soube criar histórias e personagens cativantes, encantadores e inesquecíveis.

meandros 23/06/2010

O capitão Rodrigo é o arquétipo do gaúcho. Um Martin Fierro do lado de cá da fronteira.

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Fantástico!
Um dos poucos livros clássicos gauchos de que gostei realmente e li com prazer genuíno! Recomendo!

Jess 12/03/2010

QUE LIVRO MAIS CHATO!!!!

M. Scheibler 10/02/2010

Confesso que quando retirei esse livro da estante da universidade onde estudo fiquei um pouco receoso com o que leria. Mas me surpreendi.

A narrativa é sensacional, ligada a maior guerra civil brasileira, a Revolução Farroupilha. UM CERTO CAPITÃO RODRIGO é parte integrante da obra O TEMPO E O VENTO, mas pode ser lido separadamente.

Dois dos maiores personagens da literatura gaúcha encontram-se nesse livro. O capitão Rodrigo é a representação quase fiel do gaúcho do século XIX. Um homem que não tem meio termo: ou você ama ou você odeia. Aventureiro e mulherengo, gosta de um bom jogo e de uma caninha. Já Bibiana Terra é uma moça recatada de família tradicional, que se apaixona pelo capitão e com ele casa e tem filhos.

É um livro que não pode faltar na galeria daqueles que apreciam a literatura sulriograndense.

Nina 02/12/2009

Vestibular
Assim como Grande Sertão: Veredas, eu li Um Certo Capitão Rodrigo para fazer o vestibular. A lista daquele ano tinha vários livros dos quais eu nunca tinha ouvido falar, e este livro era uma das exceções.

Eu nunca fui de ler literatura nacional. No meu colégio, a estante de literatura estrangeira era a minha favorita. Porém, a trilogia de O tempo e o Vento, da qual faz parte Um certo Capitão Rodrigo era uma das que me depertou a curiosidade. Enfim, adorei a leitura e da minha parte, a história de Bibiana e Rodrigo é demais!

Juliana 15/11/2009

Descobrindo o novo!
Quando meu professor de literatura do 3ºano disse que teríamos que ler esse livro a idéia nao agradou a ninguém.

Sabe como é né?

Livro nacional, antigo, clássico. Deve ser muito chato.

Mas era ler ou ficar sem nota de um dos últimos bimentres.

Então, lá fomos todos ler.

A sala toda começou a ler ao mesmo tempo.

Confesso que comecei com um pouco de preconceito, mas o livro me surpreendeu de verdade. Eu adorei. Virou um dos meus favoritos.

Toda a turma só falava do livro. Alguns adoraram, uns nem tanto e alguns ainda não tinham tomado coragem pra ler. E acabaram sendo convencidos pela discussão que tomou conta da turma.

Acabávamos rindo comparando os casos do livro com os acontecimentos do colégio e brigando quando tínhamos opiniões diferentes.

O dia da prova chegou e professor ficou realemente surpreso com a repercussão que o livro tinha tomado na minha turma. Não só surpreso como também muito feliz. E todos nós também estávamos felizes, até os que não tinham gostado, por termos um assunto em comum, por estar integrado com esse professor que foi tão legal conosco.

No final, esse livro acabou me ensinando que antes de julgar alguma coisa devemos conhecê-la e que um "simples" livro tem o poder de conquistar, cativar e até nos fazer mais maduros.Que ele é capaz de guardar nossas memórias, assim como músicas e filmes.

Pode parecer um absurdo o que estou dizendo. E você pode até não gostar do livro. Mas, ele se tornou especial pra mim e meus colegas, um marco do nosso 3º ano.

Talvez pra mim ele tenha sido tão bom pelo momento que vivíamos enquanto estávamos lendo. Não importa.

Guardo ele com muito carinho e toda vez que olho pra minha estante e o vejo, lembro dessa época.
Lari 03/06/2013minha estante
A mesma coisa comigo!! Comecei a ler com um pouco de preconceito e depois devorei o livro!!!

Dea 25/04/2023minha estante
Me encantei lendo sua resenha porque me lembrei de qdo eu era jovem como vc e dos livros que me emocionaram e mudaram a visao de mundo que eu tinha. Um deles foi tbm desse mesmo autor, Érico Veríssimo, e se chama Ana Terra. Apesar de ter um mote pesado, pois a história de vida de Ana é bem triste e sofrida, o livro é muito bem escrito e muito bonito. Se me permite, considere aventurar-se por alguns contos de Machado de Assis, há varios deles muito divertidos, e é um autor que muitos jovens desgostam sem nunca ter lido.

Zéh 23/07/2009

É muito bom sentir prazer em ler os livros que são pedidos pela escola. Este livro prova exatamente isso. Li por puro prazer e adorei a obra

Ka Castoldi 30/04/2009

Divertido, gauchesco, interessante, diferente... Érico Veríssimo é incomparável. Esse romance marcou minha adolescencia, minha época de grupo de teatro. A famosa frase de Rodrgo Cambará: "Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
vai permanecer na minha memória eternamente. Pode ter ocorrido um erro na frase, mas faz tanto tempo que eu li esse livro que a memória começa a me falhar.

Aribra 15/04/2009

O Tempo E O Vento - O Continente 1

Este livro é um extrato da obra O Tempo E O Vento - O Continente Volume 1 de Érico Verissimo.

vinicius baiao 23/03/2009

Se hoje sou professor de literatura é por conta deste livro. Foi ele que me fez sentir necessidade de leitura.
Dalvanir 17/11/2012minha estante
Realmente. Este livro relata um episódio que nos convida á leitura assim como outras obras de Érico Veríssimo.

César Alexandre 01/03/2009

o Érico Verissímo fez algo incrivel no livro, 1° ele te faz gostar do personagem, depois o faz odiar e depois ele se redime e volta a gostar dele. Vale a leitura SIM! Tem um bom conteúdo histórico e uma ótima trama