Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Cartola de Bigode 20/10/2023

Viciante.
Um Certo Capitão Rodrigo é a minha terceira leitura escrita pelo Erico Verissimo, e meu amigo que história! O jeito que ele conduz a trama é de deixar viciado na leitura. Passamos por momentos importantes na vida dos personagens e mostra como eles vivem em relação as turbulências políticas da época.
O mais impressionante é o quão carismático e babaca é o capitão Rodrigo, personagem realmente incrível de divertido e sacana.

Kellbet 04/10/2023

O famoso badboy. Só que ao contrário da moto ou carrão, ele aparece de cavalo e violão.
Me torci inteira pensando 'é agora', 'não vai prestar', e por aí vai.
Livro envolvente e emocionante.
O coração salta a cada episódio de confusão ou perigo.
Muito gostoso de ler. E eu fiquei com a impressão dos olhos do capitão serem claros. Mas não lembro se foram mencionados.
Acho que construí o personagem mentalmente assim. (Risos)
Adorei!
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/

gmarquez 09/09/2023

Um Homem Impossível.
Buenas e me espalho! Capitão Rodrigo chega trazendo novidades pro povoado de Santa Fé assim como Veríssimo traz conhecimento histórico e críticas sociais para os leitores de sua obra.
A leitura é muito tranquila e fluída, o leitor se prende a história como um todo, a construção de todos os personagens, além do protagonista, levam em consideração tantas camadas que torna o livro genial.

Elogio em especial a profundidade do autor ao escrever sobre a arbitrariedade do coronel e a "cumplicidade" do vigário ao se omitir, dominação essa que se mostra tanto na forma moral como no mundo físico (seja mantendo controle por homicídio ou por simplesmente confiscar gados/colheitas da população), não só para com a população como as "alfinetadas" do autor quanto a escravatura.
Fiquei fascinada com esta forma de me aproximar da história dos gaúchos, reconhecendo até mesmo a influência da língua espanhola no dialeto, em relação aos personagens, pouco se diz sobre a força da família Terra, que apesar de não ser explicitamente ousada como o Cambará, teve sua forma única de resistência. Faço menção também a como a vida é observada, apesar das dificuldades e sofrimento do povo, as nuances do quase morte, da morte e principalmente de viver em injustiça, mas tudo observado com humanidade, o contentamento com coisas simples, destaco este ponto como uma agradável reflexão sobre a existência...

Trechos Marcados:

"Ora... Eu sempre digo, se é contra o governo podem contar comigo."

"Sei que sou meio esquentado e às vezes falo demais. É que gosto muito da vida."

"Ao ver as coisas do marido - o uniforme, a espada, a medalha-, sentiu que quem tinha mais forte a marca de Rodrigo era ela mesma. Tinha-a em todo o corpo, como que feita a fogo."

"[...] desejou morrer naquele momento, morrer porque temia que no futuro essa felicidade acabasse."

"— Mas o mundo não é o que a gente quer — disse ele, quebrando o silêncio. — É o que é.

— Eu sei o que ele é. Mas a gente não deve se entregar. Deve lutar para conseguir as coisas que quer. Não há muita gente disposta a dar. Às vezes é preciso tirar à força."

"Um dia essas mudanças hão de fazer-se."

"Não tinha meio-termo: com ele era risada ou choro, beijo ou bofetada, festa ou velório."

"Mas no fundo achava que luto era uma bobagem. Afinal de contas para ela o marido estava e estaria sempre vivo. Homens como ele não morriam nunca."

Obs: Minha opinião descrita não leva em consideração o filme "O tempo e o vento" porque não o assisti e não há menção de críticas óbvias como machismo e racismo tendo em vista que infelizmente eram a realidade da época.

Eduarda1566 29/08/2023

Um Certo Capitão
Um certo capitão Rodrigo do autor Érico Verissimo. Todo mundo achou a maneira estranha como o capitão Rodrigo entrará na vida de Santa Fé. Certo dia ele chegou de cavalo e ninguém sabia de onde.
Capitão Rodrigo era um homem bom e valente, que despertava amizades, sendo que por outro lado despertava inimizades. Vinha de muitas guerras, e lutas, e não tinha medo de ninguém.
Capitão Rodrigo se apaixonou por Bibiana Terra e o Bento Amaral, filho do coronel, também era encantado por ela.

O livro é muito bom, porém eu esperava mais simpatia entre o Capitão Rodrigo e o Bento Amaral.

Rebeka 16/06/2023

Um certo capitão Rodrigo
Gostei de ler e conhecer mais sobre a cultura e a formação do Rio Grande do Sul. Interessante que o autor mostrou como muitas palavras do espanhol faziam parte da linguagem coloquial, também retratou guerras e a chegada dos imigrantes.

Eu li o livro depois de assistir ao filme, O tempo e o vento, o que de certa forma tirou um pouco da experiência de imaginação.

Essa é a continuação da história da família. Ana Terra, personagem e título de outro livro, é citada algumas vezes aqui, pelo quanto a minha personagem favorita, sua neta Bibiana, é parecida com ela.

Uma coisa é certa, tanto no livro quanto no filme, achei o protagonista, Capitão Rodrigo Cambará, fascinante para se conhecer e insuportável para conviver. Gostei e me identifiquei muito mais com resiliência e força  disfarçadas de resignação dos Terra.

NINAZEN1K 21/05/2023

Noite de vento, noite dos mortos
Sempre tive curiosidade de conhecer a saga "O Tempo e O Vento", principalmente porque muito me encanta o filme, mas tinha a impressão de que seria uma leitura difícil; muito me enganei.

Começar esse livro foi o ponto alto das minhas leituras do ano. Uma obra emocionante, pessoal e que debate a vida como ela é. E que vai além: Veríssimo explica o domínio (material e mental) dos coronéis sobre as populações rurais, inclui vislumbres das guerras e revoluções da história brasileira e gaúcha, proclama a necessidade da luta por liberdade, igualdade e justiça, expõe a hipocrisia social, confronta a religião, enfrenta temas cruéis como a escravidão, e mais.

Isso é demonstrado através do personagem carismático e cativante que é Capitão Rodrigo Cambará, um dos mais fantásticos, temperamentais e complexos personagens que já tive o prazer de ler. Por falar nisso: todos os nuances que constroem essa obra são espetaculares e enchem o coração, mas a construção dos personagens: ah, essa traz até um brilho ao olhar do leitor. É fácil se prender a cada uma das diversas faces de cada indivíduo retratado, tudo é extremamente imersivo em pouquíssimas páginas. "Não tinha meio-termo, com ele era risada ou choro, beijo ou bofetada, festa ou velório."

Creio que estar ligada emocionalmente com a linguagem em que o livro é escrito torna a experiência ainda mais contagiante e sentimental para mim; entender dos costumes e das realidades retratadas, ver seu folclore, suas tradições e o nativismo de seu povo relatado tão magistralmente é um motivo de imenso orgulho e conexão. Sim, porque "um dia todas essas coisas hão de ser história".

Não posso jurar que pra sempre será um dos meus favoritos - mas, por hoje é; posso, porém, afirmar que para sempre carregarei um pouco dessa leitura em mim. Indico essa leitura a todos que são apaixonados pela vida.

"Os mortos não têm olhos para ver - refletiu - nem ouvidos para ouvir, nem boca para falar. Os mortos não podem amar. Era bom estar vivo!"

kabosu 14/05/2023

Buenas e todo mundo usa essa frase do livro
Simplesmente amo esse vocabulário do livro, antigo, de roça, e que me diverte muito. O livro retrata como a vida de um certo capitão Rodrigo acaba afetando as vidas dos outros moradores de um vilarejo pacífico.
Mas é um livro de época, então você pode esperar encontrar personagens ruins e situações de machismo, falas racistas, violência, entre outras coisas.
De qualquer forma, me entreteu bastante e eu quase não conseguia parar de ler, recomendo.

Alice587 02/05/2023

Uma leitura muito boa, escrita maravilhosa e uma história que mostra a realidade do Brasil e a situação em que se encontrava no tempo da narrativa. Adorei!!

jenkins.fefe 23/04/2023

Buenas e me espalho!
Li esse pra poder fazer a prova da mana ciça, gostei muito desse livro, mesmo tendo sido basicamente obrigada a ler. gostei também do final que rodrigo teve, na minha opinião tivera o final que teve fazendo o que mais gostava

"buenas e me espalho! nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho"

jbswiftela 10/04/2023

Um certo capitão rodrigo
Adorei a história, realmente o que eu não esperava, me encantei por bibiana e fiquei surpresa com algumas ações de rodrigo... mas fazer o que né, é homem

Deghety 25/03/2023

Capitão Rodrigo
Um Certo Capitão Rodrigo conta a história do Capitão Rodrigo Cambará no que é hoje o Rio Grande do Sul.
Sua história segue em paralelo e em conjunto com a Revolução Farroupilha, citando vários personagens e acontecimentos reais do período.
O protagonista é daqueles casos raros da literatura onde você simpatiza com o personagem e depois antipatiza.
Mesmo associando a personalidade do personagem ao contexto territorial e cultural, algumas de suas ações superam qualquer empatia.
Eu esperava um pouco mais do livro na questão de desenvolvimento dos personagens, mas o autor se concentrou mais no capitão. Digo isso embasado em Incidentes em Antares onde tudo é bem desenvolvimento. Porém, isso não diminui o mérito da leitura.
Excelente livro, tanto no ficcional como na abordagem histórica.

Elizabeth.Woolridg 18/02/2023

Um Certo Capitão Rodrigo
Li por motivos escolares. Esse é um livro clássico e bem escrito, não dá pra negar. Mas também é um livro de época, uma característica que me incomoda bastante devido aos comportamentos considerados ?normais? nesse contexto.
Sinto, inclusive, que o contexto histórico ?matou? a personagem de Bibiana, que parecia ser independente e inteligente, mas foi reduzida a uma mulher de família constantemente rebaixada por seu marido.
Sobre Rodrigo, nem sei o que dizer. É um personagem que despertou meu ódio genuíno desde o momento que se casou com Bibiana. Mesmo que ele seja essa pessoa contagiante e aventureira, algumas de suas atitudes são imperdoáveis.
Não é possível ?gostar? nem de personagens supostamente cativantes, como o padre Lara, por ter suas falas racistas. No geral, é um bom livro mas ao mesmo tempo é um livro de época.