Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

karoll 29/03/2014

Simplesmente lindo e intrigante. Não tem como não ler um livro cheio de romance e intrigas com um final tão... Esperado e inesperado, pois assim como tudo começa, assim termina.
Perfeito!!!

Ana Laura 14/11/2013

Encantador!
Confesso que iniciei a leitura de Um Certo Capitão Rodrigo com certo receio de que não iria gostar. Afinal, já havia lido Ana Terra anteriormente e dei 4 estrelas, pois senti que... faltava algo. Além disso, a maioria de nós tem algum "preconceito" com autores nacionais.
De cara já digo que Um Certo Capitão Rodrigo não é aquele livro que vai te fazer ficar noites em claro para terminá-lo. Com certeza é ótimo em conteúdo, e com ele pude entender melhor a Guerra dos Farrapos, tão importante na história do meu amado estado. Com certeza Erico Verissimo pesquisou muito sobre o contexto histórico no qual ocorre a vida de Rodrigo, pois este é apresentado de forma clara e, por falta de palavra melhor, bastante compreensível.
Um Certo Capitão Rodrigo é o 3° livro da coleção O Tempo e o Vento, a qual narra a história da família Terra, gaúchos natos, por quase oitocentos anos.
Para que possam compreender melhor a história do livro em questão, farei uma rápida menção ao Ana Terra, 2° livro da coleção.
Ana Terra era uma moça que sofreu a vida inteira, perdeu a família e a casa onde morava e teve de se mudar para, na época, um novo povoado que estava sendo formado, chamado Santa Fé. Antes de mudar-se, Ana dá a luz a seu filho, chamado Pedro Terra.
No começo de Um Certo Capitão Rodrigo, Santa Fé já é um povoado desenvolvido - que mais tarde passa a ser considerado uma vila - e Ana Terra já começa morta.
Já na primeira página do livro, Rodrigo Cambará, um encrenqueiro desconhecido, chega ao povoado e bate na porta da vendinha do Seu Nicolau. Lá, ele começa a puxar papo com Juvenal Terra, filho de Pedro Terra. Os dois têm personalidades extremamente diferentes: Rodrigo é um mulherengo que cresceu em cima do cavalo andando pelo mundo e lutando em várias guerras, sempre contra o governo. Já Juvenal, assim como todos os homens de Santa Fé, era mais conservador - tinha sua mulher, filhos, uma casa e um emprego digno e comum. Logo de início, Rodrigo se sente fortemente atraído por Bibiana Terra, irmã de seu novo amigo Juvenal. Obviamente, Juvenal não aprova nem um pouco o possível relacionamento que quem sabe poderia vir a surgir entre os dois.
Mas tudo muda no Dia de Finados. Bibiana vai até o cemitério visitar o túmulo de sua avó Ana, quando repara em um desconhecido que a mirava incansavelmente. Rodrigo. Acontece que ela também acaba se sentindo atraída por ele. Rodrigo percebe isso, e logo propõe a Juvenal a ideia de os dois abrirem uma vendinha juntos, e também o informa de seu interesse de casar com sua irmã. Para isso, Rodrigo conta com a ajuda do Padre Lara, que acaba virando seu amigo e conselheiro.
Com uma narrativa boa, personagens que não poderiam ser melhor encaixados no contexto histórico no qual a trama ocorre, e uma história cheia de conteúdo, Um Certo Capitão Rodrigo é um livro excepcional.
Mesmo tendo que lê-lo por causa da aula, se soubesse que era tão bom assim leria por vontade própria. Desta vez, Erico Verissimo me cativou e surpreendeu.

dru 21/06/2013

Capitão Rodrigo Cambará, um cabra macho arretado!
Adorei o livro, é uma grande maravilha da literatura brasileira. Tudo nele, cada detalhe, é realista e feito do jeito que deve ser. Principalmente o Cap. Rodrigo. Eu achei que ele era um cara perfeito, que quando se casasse com Bibiana iria sossegar o facho. Mas nada! O homem Cambará de olhos azuis não era nenhum príncipe encantado, e em muitos momentos eu quis arrumar uma forma de bater nele, mas isso o tornava melhor ainda. Rodrigo é um homem de personalidade forte e coração grande, muito fanfarrão e cheio de uma vontade de fazer justiça - ele é como muitos homens deviam ser. Tanto ele quanto os outros personagens foram bem escritos, só não gostei muito de Bibiana. Eu queria que ela fosse mais dissimulada, como Capitu. Achei ela muito submissa, do jeito que as mulheres daquela época sempre são, por isso não gostei. Fora isso, o livro está de parabéns! Não sou muito fã da literatura brasileira "antiga", mas esse livro me pegou de jeito. Tanto pela história em sim, mas principalmente pelo Cap. Rodrigo ousado e esquentado, cheio de moral e ideias revolucionárias com sede de guerra.

Eita homem impossível, esse tal de Rodrigo Cambará!

Vitória Castro 14/06/2013

Um certo capitão Rodrigo
Um certo capitão Rodrigo, é obra de um dos escritores brasileiros mais populares do século XX. Érico Lopes Veríssimo, nascido em Cruz Alta, 17 de dezembro de 1905 — e falecido em Porto Alegre, 28 de novembro de 1975. Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e Abegahy Lopes Veríssimo.

A partir de 1947 que Érico Veríssimo começou a escrever sua obra-prima, a trilogia O Tempo e o Vento. Que foi escrita em três volumes.

Um certo capitão Rodrigo, é um romance que faz parte da obra O continente, primeiro episódio da trilogia O tempo e o vento, que é dividido em 28 capítulos, caracteriza uma narrativa em prosa com narrador oniciente e em terceira pessoa, a história se passa em 1828, em algumas edições da obra, o livro possui ilustrações, já em outras não. Apresentando, o início da Revolução Farroupilha, cujas batalhas percorreram os pampas do sul por dez anos, em confrontos que colocaram em lados opostos republicanos e governistas. No qual, os pensamentos das pessoas eram de indignação pelos abusos do governo na cobrança dos altos impostos. O Livro "Um Certo Capitão Rodrigo" foi transformado em série de televisão e até mesmo em filme.
Capa do DVD do filme "Um Certo capitão Rodrigo"
Adicionada por Mariana Alves Ribeiro
O Livro "Um Certo Capitão Rodrigo", relata a história do Capitão Rodrigo Cambará na vila de Santa Fé, na época da abdicação de D. Pedro I, da Indepandência do Brasil e do Período Regencial, quando ocorreram vários conflitos de guerra. O livro é marcado por amor, brigas, festas e jogos, durante o período de vida de Rodrigo cambará na vila de Santa Fé.
A história se inicia com a chegada de Rodrigo ao povoado de Santa Fé onde ele quase arruma uma briga logo de cara com um homem em um armazém, devido ao seu jeito atrevido e agitado. Rodrigo acaba ficando no povoado, mesmo sabendo que sua permanência não era muito bem vista pelo coronel da região. Conhece em Santa Fé, Bibiana Terra, que se torna sua esposa e mãe de seus três filhos, Bolívar, Anita e Leonor. Rodrigo adquiri um armazém com seu soldo e com produtos que trazia de carreta seu cunhado Juvenal, o homem com quem ele discutiu no seu primeiro dia em Santa Fé. Ao longo do livro o capitão, um homem acostumado à agitação das guerras, vai se cansando da vida pacata que se leva em Santa Fé, e também de seu própio casamento, quando passa a trair Bibiana e abandona o trabalho na venda e os filhos para beber e jogar cartas.

Outro fato que ocorre é a vinda de duas famílias de imigrantes alemães para o povoado, que começam a cultivar parte das terras com mão de obra familiar. Na parte final do livro correm por Santa Fé, boatos sobre o início de uma revolução contra o governo regencial. Ao ouvir esses boatos e ao saber que Bento Gonsalves estava lutando ao lado dos revoltosos, Rodrigo se uni ao movimento. Rodrigo volta à Santa Fé seguindo a revolução que pretendia tomar a região. Na tentativa de invasão da casa do coronel de Santa Fé, morre baleado deixando sua mulher e os filhos, Bolívar e a caçula Leonor.

Camila 21/04/2013

Ótimo livro,intenso,rico e interessante. Se passa no Sul do Brasil, no início do século XIX, e mostra os constantes conflitos da época, a guerra de Farroupilhas, as brigas pela posse de terra,a forte influência da Igreja, o poder dos coronéis.. e o melhor: sob um âmbito literário, consequentemente mais humanístico e não apenas como História,uma vez que mostra o sentimento da sociedade da época sob diferentes pontos de vista, revelando motivações e anseios.
E hoje, dia 25 de Novembro de 2010, fazendo essa resenha mediante o caos instaurado no Rio de Janeiro, não posso deixar de ver essa situação de forma análoga... Pois,infelizmente, o filme se repete (as guerras continuam),apenas com personagens, tempo, interesses e meios diferentes.

Um homem impossível!

laira30stoplan 11/02/2013

Nao julgue o livro pela capa.
Quando li o livro estava na oitava serie e ja havia criado um certo preconceito com o livro pois odiei os anteriores(quincas borba, memorias postumas de bras cubas) mas eu me emocionei o lendo e recomendo.
Ele é lindo.

Ianca 05/11/2012

Um certo capitão Rodrigo
A narrativa se passa na cidade de Santa Fé no início de 1828 quando Capitão Rodrigo Cambará, homem de 30 anos que lutara em diversas guerras, chega à cidade.
Logo no início, o Capitão trava amizade com Juvenal, filho de Pedro Terra, que detestava Rodrigo, e conhece Bibiana, irmã de Juvenal.
Disposto a ficar na cidade, principalmente por estar interessado em Bibiana, Rodrigo se recusa a deixar a cidade e logo em seguida, desentende-se com Bento Amaral. No duelo, Rodrigo consegue marcar à faca na cara do rival que, humilhado, usa sua arma de fogo e fere gravemente o Capitão.
Entre a vida e a morte, Rodrigo é levado para casa de Juvenal que junto com sua irmã Bibana e o Pe. Lara cuidam de sua recuperação. Recuperado, Rodrigo casa-se com Bibiana, contra vontade de Pedro Terra.
Em seguida, une-se em sociedade com Juvenal e abre um armazém, mas Rodrigo logo se sente entediado e passa a beber e trair Bibiana. Nem o nascimento dos três filhos, lhe restaura. Sua filha Anita morre antes que ele chegue em casa porque, bêbado, se recusa a ir para casa quando avisado da doença da filha.
Com a Revolução Farroupilha em 1835, Rodrigo adere à revolução e desaparece de Santa Fé, retornando apenas em 1836 para enfrentar os Amarais que ainda continuam fiéis o império. A Revolução vence, mas Rodrigo é morto no ataque e o enredo termina com Bibiana no cemitério junto com seus dois filhos, no dia de finados.

Rangel 30/10/2012

Um certo Capitão Rodrigo
Um certo capitãõ Rodrigo,é´uma obra de um dos escritores brasileiros mais populares do seculo XX.Érico Verissimo relata a história do Capitão Rodrigo Cambará na vila de Santa Fé.
A história começa com a chegada de Rodrigo Cambará´ao povoado de Santa Fé,onde ele quase arruma uma briga logo de cara devido ao seu jeito.É agitado,mesmo sabendo que não era bem visto pelo coronel da região,ele permanece em Santa Fé e se casa com Bibiana Terra,mãe de seus três filhos,Anita,Bolivar e Leonor.
Mas com um tempo Rodrigo se cansa da vida e do casamento,passa a trair Bibiana e para de trabalhar para
jogar carta e beber.Rodrigo morre na tentativa de invasão da casa do coronel de Santa Fé,morre baleado deixando sua mulher e seus três filhos,Bolivar,Leonor e Anita.
o livro é´muito bom,se apresenta com uma grande facilidade de leitura uma história de conflitos,traição,amor e guerra,relatando um pouco das histórias brasileiras.

Thiago 30/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
A narrativa se passa em Santa Fé no início de 1829, quando o capitão Rodrigo Cambará chega à cidade.
Logo no início, o capitão torna-se amigo de Juvenal, filho de Pedro Terra, que detestava Rodrigo.
Aconselhado pelo Pe. Lara, Rodrigo vai pedir ao Coronel Ricardo Amaral para continuar em Santa Fé, porém o coronel exige que o forasteiro vá embora.
Disposto a ficar na cidade, principalmente por estar interessado em Bibiana, Rodrigo se recusa a deixar a cidade e logo desentende-se com Bento Amaral que também é apaixonado por Bibiana.
No duelo, Rodrigo marca à faca a cara de Bento Amaral que usa sua arma de fogo e fere o capitão.
Entre a vida e a morte, na casa de Juvenal, Rodrigo recebe os cuidados do Pe. Lara, de Bibiana e também de Juvenal.
Casam-se Rodrigo e Bibiana. Desse casamento nasce três filhos, dos quais um morre.
Com a Revolução Farroupilha, Rodrigo desaparece de Santa Fé retornando apenas em 1936 para enfrentar os Amarais. A Revolução vence, porém Rodrigo morre e a história termina com Bibiana e seus filhos no cemitério em dia de finados.
A narrativa é de fácil entendimento, pois tem uma linguagem clara e objetiva, característica forte de Érico Veríssimo. A história é muito interessante e tem uma grande relação com a literatura e a história.

Andressa 29/10/2012

Um certo Capitão Rodrigo
O livro Um certo Capitão Rodrigo retrata a historia de um romance que tem por fundo a Revolução Farroupilha.
Rodrigo era um homem cheio de vida, um homem guerreiro, alegre, que realmente fazia a vida valer a pena. Ele era valente, patriota, e apaixonado por prazeres em todos os sentidos.
Bibiana consegue despertar os olhares de Rodrigo, apesar de que durante todo o romance ele mostra mais ainda, o quanto sua paixão pelos prazeres da vida é grande, tendo diversos casos com outras mulheres. Apesar de se sentir triste com os casos que seu marido possuía, Bibiana continuou loucamente apaixonada por Rodrigo, com quem teve três filhos.
Como Rodrigo tinha no sangue o amor pelas guerras, e como ele mesmo dizia que Cambará macho só morria na guerra, lutando, ele decide lutar na Revolução Farroupilha, e já que dizia não temer nada, e nem ninguém, resolve invadir o casarão da família Amaral, onde é morto com um tiro. Bibiana torna-se assim o pilar de sua família.
Um certo Capitão Rodrigo é na verdade um livro gostoso de ler. Como ele envolve várias temáticas, é como se você mergulhasse nele e pudesse imaginar a cada novo capítulo como aconteciam as lutas, festas, viagens feitas por Rodrigo e sem esquecer das paixões vividas por ele. Apesar do livro não terminar com um final feliz, já que ocorre a morte de Rodrigo, Um certo Capitão Rodrigo vale a pena ser lido.

Raqueline 29/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
Erico Veríssimo é um dos principais autores do século XX. Em sua obra'Um certo capitão Rodrigo' o autor relata um pouco sobre a Revolução Farroupilha e da vida cotidiana das pessoas da época.
Rodrigo chega a cidade de Santa Fé, como é um forasteiro a gente da cidade tem certa empatia pelo mesmo, principalmente Pedro Terra. Rodrigo se apaixona por Bibiana filha de Pedro Terra e trava um duelo com Ricardo Amaral filho de Bento Amaral, o dono da terra.
'Um certo capitão Rodrigo' é uma excelente narrativa que engloba, romance, aventura e tragédia.E trata muito bem da vida e aventuras do capitão Rodrigo Cambará, um homem valente, arruaceiro e preocupado com o bem estar de todos. Rodrigo é um herói com características únicas que conquista a todos e representa muito bem o típico homem gaúcho da época.

Sara Jamille 29/10/2012

Narrativa de um valente
Um certo Capitão Rodrigo narra a história de um homem com espírito aventureiro que chega à pacata cidade de Santa Fé e vive muitos conflitos.
Capitão Rodrigo Cambará é um homem muito corajoso e destemido, que não tem medo de batalhas, mas é também precipitado e com certos desvios de caráter. É um sujeito com enorme facilidade em despertar ódio em uns e amor em outros.
Logo que chega a Santa Fé apaixona-se por Bibiana, porém a mesma já era cortejada por Bento Amaral, o que gera um duelo entre os dois. Nesse duelo Rodrigo sai gravemente ferido, mas antes deixa sua marca em seu oponente.
Depois de conseguir casar-se com Bibiana o Capitão decide cuidar da venda em sociedade com o irmão de sua esposa. Porém com o passar do tempo ele sente falta de suas aventuras e começa a depravar-se na bebida e no jogo e ainda tem casos com muitas mulheres.
Cansado da vida parada e monótona decide ir juntar-se as tropas farroupilhas de Bento Gonçalves. O Capitão retorna tempos depois com o propósito de vencer os opositores ao movimento, porém tem um fim trágico e morre conflito.

Caio 29/10/2012

Um certo capitão Rodrigo: Vale a pena ler
Na obra ‘Um certo capitão Rodrigo’, Érico Veríssimo mostra um pouco de como era a vida no sul do país na época da Revolução Farroupilha.
Capitão Rodrigo Cambará é um forasteiro que cega à cidade de Santa Fé. Algumas pessoas da cidade tem um certo receio de se aproximarem principalmente por ele ser um forasteiro.
Ao longo da história ele se apaixona por Bibiana Terra, filha de Pedro Terra que já não gostava muito do capitão, Bento Amaral, filho do chefão Ricardo Amaral, era o pretendente de Bibiana, como o capitão estava apaixonado por ela, eles arrumaram um duelo.
O romance de Érico Veríssimo, também tem partes de aventura, emoção e tragédia. Vale a pena ler, já que o autor dá características únicas ao protagonista e mostra como era diferente aquela época.

Letícia 29/10/2012

Um certo capitão Rodrigo
A história conta da mocinha, Bibiana, filha de fazendeiro, que se apaixona pelo forasteiro, Capitão Rodrigo, que acaba de chegar mas, não é bem recebido e também se encanta por Bibiana. Ele é o tipo de homem que aos olhos da sociedade e dos pais da moça, não seria a pessoa mais ideal pra ela casar, pois é um homem que não gosta de uma só mulher, quer viver viajando, emfim, não queria a vida de casado, até conhecer Bibiana.
Capitão Rodrigo e Bibiana, protagonizam essa história envolvente, cheia de surpresas e que nos mostra um pouco do padrão de vida gaúcho, desde as guerras até as mulheres submissas.