Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo

Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo

Paulo.Raphael 05/04/2021

Aventura e História!
Capitão Rodrigo é daqueles personagens que amamos e adiamos em vários momentos do livro. Obra que leva-nos a refletir sobre a história e os costumes de um Brasil do século XIX.

Maira Giosa 19/01/2021

Fabuloso
Machado, Clarice, Guimarães e Érico. Para mim, o quarteto de ferro da literatura brasileira. Grandes em igual medida, embora tão diferentes em sua maneira de retratar a realidade e o povo do nosso país. Enquanto os outros são canonizados, Érico é, por vezes (errônea e injustamente), esquecido. Não deveria. Sua literatura é, como a dos demais, universal. E ele mostrou isso com tantos exemplos. Um desses, e o maior de todos, é a série O Tempo e O Vento, de onde saiu o conto quase independente Um Certo Capitão Rodrigo, publicado como o quinto volume da Coleção Grandes Escritores Brasileiros da Folha.

Tratando da vida de uma cidadezinha antes e depois da chegada do famigerado capitão, Veríssimo traz as dores e a dificuldade daqueles que viveram no Rio Grande do Sul. As famílias Terra e Cambará, particularmente, parecem ter inspirado García Marquez e seus anos de solidão. É um retrato fiel e bonito da sociedade daquela época (que, na série, tem um recorde amplo de 200 anos). A história em si é apaixonante tanto quanto seus personagens infelizes. Um excelente tira-gosto para quem quiser se aventurar nos sete volumes da série.

site: https://www.instagram.com/livrosdamaira/
Ludmila 10/06/2021minha estante
Oi! eu lembro de ler os primeiros livros da série durante adolescencia e agora to procurando pra comprar e reler tudo. vc sabe me dizer se esse e o ana terra são iguais aos capítulos dentro do continente? ou sao livros separados mesmo? to com medo de comprar repetido kkkkkkkk

Danilo546 05/10/2020

Leitura fácil, rápida e envolvente, com um fundo histórico bastante interessante. Os personagens realmente nos prendem e sofremos e nos alegramos com eles. Vale a pena a leitura!

Marcela Severo 17/09/2020

Dizer que a escrita do Érico, a construção e interação do personagens, e os rumos da história são incríveis, seria redundante. Tudo isso me fez adorar esse livro, deixemos claro.
O problema é que eu,(como uma mulher do século XXI, com uma visão crítica e que problematiza essas questões) apesar de entender o contexto histórico, não consegui engolir o Capitão Rodrigo em nenhum momento.
Personagens não são escritos necessariamente pra gente gostar deles (Guerra dos Tronos é um bom exemplo), e personagens humanizados, com vários tons de cinza, é algo que eu acho muito necessário, se eu não considerasse isso eu não teria dado 4 estrelas. Mas eu tinha náusea toda vez que ele violentava mulheres, tratava como lixo, comparava elas com comida, e depois tinha um momento engraçado ou que ele se metia em alguma injustiça, como se isso tornasse ele um cara legal.
E mais triste de tudo é Bibiana ser apagada nessa história (eu sei que ela tem mais protagonismo no futuro) e ainda lembrar dele com saudosismo (morto vira santo né?)
De novo: a obra é incrível e os personagens muito bem construídos, mas o ranço de protagonista tão misógino como esse(que inclusive reflete e serve de exemplo pra muito homem gaúcho mesmo atualmente), infelizmente foi o que não me deixou gostar mais dessa história.
Justamente o contrário de Ana Terra.

Moises Celestino 16/08/2020

Revisão do Livro...
"Um Certo Capitão Rodrigo", romance de época com fundo histórico, escrito brilhantemente pelo saudoso Érico Veríssimo, um dos melhores cronistas brasileiros. A saga de Rodrigo Cambará, contada minuciosamente com riqueza de detalhes, prende a atenção do público leitor, fãs e admiradores da obra literária do célebre autor.

Helenapessoa 06/08/2020

Érico Veríssimo passou a ser meu escritor de clássicos favorito após esse livro. Rodrigo me fez rir, ficar com raiva, orgulhosa. É um bom homem, porém inserido em uma sociedade extremamente machista.

Andréa 13/07/2020

Um pouco da história do Rio Grande do Sul
Sou paulista, meu marido é de Santa Catarina e o pai nasceu em Santa Catarina divisa com o Rio Grande do Sul e eu fui praticamente obrigada a ler esse livro hahaha. Quem é de outros Estados sabe como Sulista é orgulhoso de suas origens - não é uma crítica. O livro é interessante, rápido de ler e muito parecido com algumas outras literaturas brasileiras que dão atenção a canalhice de alguns homens. Eu gostaria de ver algum livro onde o personagem principal ou é criticado por ser canalha ou que ele é um homem de respeito sem ser uma bananão. Talvez até tenha um livro assim na nossa literatura, até hoje não li, também não li muitos livros desse gênero.
Porém, essa é apenas uma parte do livro. A história conta algumas coisas interessantes da região.

Barbara1444 04/06/2020

Amei
Fiz a leitura deste livro em uma noite, quanto mais eu lia mais me interessava pela história ...recomendo muito!!!

Paula.Mello 05/05/2020

Capitão Rodrigo
Uma parte importante é sensacional que compõe o tempo e o vento !

MariCassenote 03/05/2020

A leitura é apaixonante. Com certeza lerei outros livros do Erico.

Isabela2030 05/04/2020

Incrível!
Esse livro me fez gostar de literatura brasileira, a enxerga-la com outros olhos. Cheio de marcas culturais e históricas, o livro é simplesmente uma mina de referências. O personagem principal faz com que você sinta diferentes tipos de emoções e opiniões sobre ele e a própria história ao longo do livro. Excelente leitura, indico muito!!

Artur 07/09/2019

Um bom livro, porém não possuí história a mais!
Comprei o livro após ter lido toda a coletânea de O Tempo e o Vento achando que teria uma continuação, ou quem sabe um aprofundamento no personagem Rodrigo Cambará, porém esse livro é apenas um "recorte" da coleção inteira de todas as partes que dizem respeito ao Capitão Rodrigo.

Digo 04/09/2019

Sensacional. QUE livro!
Bah, um dos melhores livros da minha vida. Terminei agorinha aqui e to até meio abalado porque acabou ? ainda bem que tem UMA TRILOGIA INTEIRA pra eu ir atrás agora heheheh
É uma prosa suave e sempre interessante, tudo tá ali por um motivo, tudo é inteligente, é emocionante na dose certa, nada apelativo. Personagens muito marcantes e bem construídos. Putz, que livro bom.
Sou um pouco suspeito por ser gaúcho e ser Rodrigo heheh mas garanto que sem isso estaria assim encantado também.
É uma ficção dentro de um contexto histórico real, e é muito massa o passeio pelos costumes dos anos 1820.
E tem muita reflexão sobre personalidades e comportamentos, que ele retrata bem e deixa o julgamento pra ti.
Fechei o livro e não consigo dormir, vim aqui escrever essa resenha. Bah, que livro bom! Putz!!! hahahah
Tá, parei. Boa noite.