CAÇANDO ROMMEL

CAÇANDO ROMMEL Steven Pressfield

Resenhas - Caçando Rommel

Halfleggr 16/05/2022

Nas areias do deserto
O livro tem uma ótima narrativa nós levando pra dentro da história e do ambiente. O texto se torna tão palpável que dá pra sentir o calor do deserto, a areia que incomoda o tempo todo e o perigo da proximidade inimiga. Um ótimo livro sobre guerra.

Linhares 21/01/2022

Demora a engatar, mas depois que engata...
Mais um ótimo livro do autor, diferentemente dos outros livros que li do Steven Pressfield, esse eu demorei um pouco pra entrar na estória, mas depois quando a leitura engatou não consegui mais parar. Livro emocionante, faz você se sentir mais um dos membros do GLAD (Grupamento de longo alcance do deserto), toda aquele companheirismo e camaradagem que existem entre soldados na guerra. As descrições dos combates continuam incríveis, o autor como ex fuzileiro naval, sabe bem como passar essa emoção para leitor.
Na minha opinião, Steven Pressfield é o melhor autor de ficção histórica da atualidade.

Maurinho 06/12/2011

Descrição demais, romance de menos
O primeiro livro que eu li do pressfield foi o portões de fogo, sobre a guerra das termópilas, e os 300 de esparta. E o livro é MAGISTRAL, sensacional, um dos melhores de todos os tempos. Com isso criei uma expectativa, e fui atrás das obras que ele tinha publicado no Brasil.E cheguei nesse "caçando rommel".
A premissa era ótima, um grupo de elite pra atuar no deserto, e deter o marechal alemão Rommel, a raposa do deserto. Tinha tudo pra ser um puta livro, mas infelizmente não foi.
O livro é maçante, e se perde em muitas descrições do campo de batalha. São poucos diálogos, e isso acaba criando um distanciamento muito grande dos personagens. Ou seja, fica quase como se fosse um documentário, o que faz com o leitor não se envolva com o que está sendo contado.
Assim, acelerei a leitura em algumas partes pra chegar de uma vez no final. Por esse motivo, não recomento a leitura. Se você quer ler um livro bom do Pressfield, compre o Portões de Fogo.

andrebranun 20/01/2011

O Contador de estórias
Pressfield prova mais uma vez que sabe contar uma estória na história.

Livro narra as venturas e desventuras do Long Range Desert Group (LRDG) do VIII Exército Britânico no encalço de Rommel narrado por um de seus combatentes.

Pra ler de um fôlego só.

Guilherme Tisot 05/01/2011

Chapman, Maj. R. L., OSD, CM.
Bem, terminei o livro há poucos minutos e vou tentar escrever esta resenha sem me deixar levar por uma certa comoção ao fim da história.

Enfim, é uma história contada em primeira pessoa, que se passa durante a II Guerra Mundial e tem um autor fictício (Chapman) como personagem principal. Chap dá uma breve introdução sobre sua infância e adolescência até quando é convocado para a guerra pelo Exército Inglês para combater os alemães no norte da África. Chap entra para o Glad (Grupo de Longo Alcance do Deserto) e o objetivo de seu regimento é encontrar e matar Rommel, principal general Alemão na África. Falar mais que isso, seria spoiler.

O livro tem altos e baixos, com trechos muito bem escritos e envolventes, mas peca principalmente ao descrever os personagens e localidades, além de fornecer poucos detalhes quanto à convivência entre os soldados, as tomadas de decisões e objetivos das missões. Muitas vezes, apesar de a narrativa ser em primeira pessoa, o leitor tem uma impressão de distanciamento, quase como se estivesse lendo um livro acadêmico. Entretanto, os trechos de ação e o final são muito bons e, de certa forma, compensam os pontos negativos do livro. A história em si é ótima, mas fica a impressão de que poderia ser mais elaborada.

Leitura interessante pra quem gosta do estilo e quer conhecer um pouco mais sobre a II Guerra fora do continente europeu.