Mito e Realidade Sobre a União Soviética

Mito e Realidade Sobre a União Soviética Jacob Bazarian



Resenhas - Mito e Realidade Sobre a União Soviética


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Marcella.Pimenta 12/04/2023

O lado B do paraíso soviético
O autor reúne textos escritos e publicados em jornais durante os anos 60 e 70 com a sua visão sobre a União Soviética, tendo vivido lá por 16 anos. Inclui ainda textos pessoais acerca da "desilusão" do escritor com o comunismo soviético.

Bazarian nasceu na Armênia, mas viveu no Brasil durante a infância e adolescência até ir para a URSS, onde se casou com uma russa e teve um filho. Ele era filiado ao Partido Comunista e foi eleito deputado na Rússia.

O livro não tem dados, mas expõe pontos positivos e negativos do regime soviético. Como positivo ele destaca os benefícios sociais (saúde, educação, segurança) e como negativo a estagnação econômica e a repressão política.

Apesar de o subtítulo indicar uma "análise imparcial" (talvez porque há "os dois lados"), é perceptível que há um juízo de valor.

Embora o regime soviético tenha satisfeito necessidades básicas, foi contrário a tudo que criticava (imperialismo, tirania). E o autor "se divorciou" do comunismo, como ele mesmo diz, porque viu que o compromisso do partido não era os ideias de uma sociedade justa e boa para todos.

Ao final, ele deixa de lado os rótulos de comunista, ex-comunista, anti-comunista e reflete que a realidade é mais importante que quaisquer deles. "Um regime socialista pode ter maior concentração de capital e maior grau de exploração da classe operária do que um regime capitalista." (pag. 127)
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR