O Príncipe - Maquiavel

O Príncipe - Maquiavel Maquiavel

Resenhas - O Príncipe - Maquiavel

Matheus 04/02/2021

Um manual para o "bom governar"
Obras com o tema da política são em sua maioria grandes manuais para a vida cívica e cotidiana, a discussão de Maquiavel que contrapõe a virtude e a sorte de quem governa, funda todo movimento político moderno ocidental, esse é um texto de muita importância para o cenário que irá culminar nos grandes conflitos do século XX, a edição não é das melhores, não possui prefácio nem notas, mas pelo preço vale muito a pena.

Legos 02/11/2022

poder, virtude e fortuna
curti o que o maquiavel fez, foi uma analise bem a frente do tempo dele. li pra universidade. ate que foi gostosinho.

Leonardo.Silva 05/03/2022

Um clássico indispensável
Maquiavel cita com maestria os pontos que um príncipe deve possuir para manter-se tal, bem como a causa da ruína dos mesmos. Um grande clássico da filosofia, sem dúvidas, indispensável.

Elisabeth.Monteiro 12/04/2021

Desafiador
Confesso que esse livro foi bem desafiador para mim. Nicolau Maquiavel escreveu uma sequência de cartas para Lourenço de Médici, como um guia para ter um bom governo. Como um bom observador, Nicolau inicia falando sobre os tipos de governos e as melhores formas de suscitar seus súditos. Desse modo, ele aplicou vários exemplos como um manual do que deveria ter sido feito como os gregos, turcos, romanos, italianos, espanhóis etc.

Nicolau vai estudando profundamente a política e os conceitos através do estado, moral, ética, religião e conceitos militares. Com tudo isso ele diz que nossas ações são a nossa fortuna ou também a nossa ruina, já a virtú está ligada na manipulação da política. Esses dois campos apresentados por Nicolau, a fortuna e a virtú, aparecem diversas vezes. Como a Itália estava em guerra, ele viu que precisava moldar novas táticas para reconstruir a polícia, o governo e a parte social da Itália, tendo como inspiração a antiga República Romana. Para isso acontecer, é preciso que os estados italianos se reúnam novamente, então Lourenço teria que colocar as mãos na massa para conquistar todos.

“Os cidadão comuns que somente por fortuna tornam-se príncipes fazem-no com pouco esforço, mas se mantem com muito; e não encontram nenhuma dificuldade em seu caminho, porque voam sobre ele...”

“...Estados que nascem subitamente, como todas as outras coisas da natureza que nascem e crescem rapidamente, não desenvolvem as suas raízes correspondentes; de modo que, ao primeiro tempo adverso, tombam; a menos que aqueles, como disse, que assim de repente são feitos príncipes, sejam de tanta virtú com aquilo que a fortuna assentou em seu colo...”

“Um príncipe deve, portanto, não ter outro objetivo nem outro pensamento nem revelar coisa alguma para sua arte senão a disciplina e os ordenamentos relativos à guerra, porque esta é a única arte que se espera de quem comanda...”

site: https://www.instagram.com/eli_k4t/

Luiz.Eduardo 08/02/2022

Aprendi a governar
O livro te ensina não só como se tornar um príncipe, mas como se portar diante de várias situações, te ensina sobre a vida, política, maneiras de pensar e muito mais. Sem dúvidas o maior ensinamento foi sobre a fortuna e a virtude, aprendi a aproveitar cada uma delas e até mesmo juntar as duas para obter um bom aproveitamento da minha vida, esse livro me completou e me fez tornar uma pessoa mais atenciosa em relação as minhas ações e pensares.

Gabriel Campos 29/04/2014

Esse livro é para quem busca vencer em qualquer área da vida...
Maquiavel, nesse livro faz a ruptura entre o mundo político medieval e o mundo político moderno, mostrando que na esfera da política não existe a necessidade senão da eficácia. o livro é considerado um guia de comer viver em coletividade ou um guia de como preservar sua conquista mediantes as situações apresentadas. Para Maquiavel o ser humano é um ser egoísta e trapaceiro assim, Maquiavel retira a venda de maculação do que somos ensinados, que o governo é para nosso beneficio. O pensador e filosofo florentino, é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna. O livro foi escrito no período do renascimento, por volta de 1513. O livro trata - se de um tratado militar politico, onde Maquiavel projeta suas ponderações sobre à arte de governar. O livro foi uma dedicatória Lourenço II de Médici, neto de Lourenço o magnifico, com objetivos "maquiavélicos". Maquiavel infelizmente não alcançou suas ambições.
O Livro me ensinou e me ensina, como estrategiar minhas ideais nas minhas decisões e atitudes, antes de tomá-las, trazendo métodos de pensamentos que outrora eu não às tinha.
O livro é repleto de aforismo, considerado um dos maiores tratados políticos, na arte de governar, trazendo métodos de manutenção de qualquer "coisa" que desejar administrar e dominar.
Aprendizados;

Lição 01. É melhor miserável do que ser um gastador. (Pois com este julgamento, poderá ser generoso quando bem entender)

Lição 02. Melhor ser temido do que ser amado. (Você só tem amigos quando se estar bem, quando vem a penúria todos desaparecem. Nada dura quando se faz necessário. Quando o homem é temido, antes da traição o traidor pondera duas vezes na hora da traição. Por isso não queira ser amado) Para se conseguir algo haja de qualquer maneira para conquistar, não importa se vai antiético, se conseguir no final, você se saiu bem."A frase que é análoga a Maquiavel "Os fins justificam os meios. Se você precisa de qualidades para conquistar algo, mostre para o povo que você têm, mesmo não tendo. Os homens em geral formam suas opiniões guiando se antes pela vista do que pelo tato, pois todos sabem ver mas poucos sentir. Cada qual vê o que parecemos ser, poucos sentem o que realmente somos. Suas ações são julgadas pelo o que você consegue.

Lição 03. Nunca queira estrangeiros no seu estado. Junte - se aos fracos. (Nunca dá poder à uma pessoa que pode trazer problemas para você, por isso NUNCA engrandeça quem pode trazer perigo, Maquiável fala que temos que exterminar nossos adversários, mas como nos dias de hoje não podemos fazer isso, por senso moral, temos que subjugar nossos adversários.

Lição 04. Guerras nunca podem ser evitadas. Quando se adia a guerra sempre é para o malefício de quem adia - la . ( Quando se aparece um problema na vida, nunca devemos adiá-los, para que não se acumule problemas)

Lição 05. Sun Tzu fala, que o ápice da guerra é ganhar sem lutar. (É uma continuação do ensinamento anterior) Procurar a maneira mais astuta de se resolver os problemas. LEI DE PERATO 80/20.

Lição 06. O Conquistador sempre deve ter a astucia para prever os problemas presentes e futuros, pois o homem que subjuga uma situação que deveria ser, por situação presente, deu o primeiro passo para sua ruína. ficar por perto de sua conquista, pois quando os problemas brotarem você estará por perto para remediá-los à tempo, mas se o problema evoluir será incurável. Maquiável faz uma analogia à essa situação. “Da tuberculose, dizem os médicos, que a princípio é fácil de curar e difícil de conhecer; mas com o correr dos tempos, se não for reconhecida e identificada, torna-se fácil de reconhecer e difícil de curar”.

Lição 07. O Homem que chega ao poder, (Políticos) não estão preocupados com o bem comum da sociedade, se seu filho está tendo uma boa educação, segurança ou com a corrupção do país. Os Políticos só fazem alguma coisa, quando seu poder estar sendo ameaçado. O que o homem sempre busca é o poder. A essência humana é sempre egoísta sempre querendo conseguir poder, ninguém que ser politico para fazer o bem para você. O que o homem busca é riqueza e poder.

Manu Tavares 26/05/2022

Literalmente 'os fins justificam os meios' e 'eh melhor ser temido do q amado', um belo exemplo do q lideres n devem fazer ou ser.

duda medeiros 11/04/2021

Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha.

Paulo Vitor 21/04/2022

Interessante
É o tipo de livro que você ler uma vez e precisará ler mais vezes, pois são muitos ensinamentos e necessários aprender ou pelo menos saber de alguns para começar a notar na forma que os governantes lidera o povo. No livro aborda sobre os príncipes, têm muitos exemplos de como seguir e principalmente os de não fazer na hora de governar um povo.

Bea 20/06/2020

Filosófico
"(...) uma dificuldade natural, comum a todos os principados novos: de que os homens mudam voluntariamente de senhor acreditando melhorarem. E essa crença os faz pegar em armas contra aquele; no que se enganam, porque veem depois, por experiência, que pioraram".

Mais um livro de difícil interpretação, foram necessárias várias releituras, para analisar o que Maquiavel queria dizer com isso e aquilo, e mesmo assim, sinto que não interpretei tudo, é apenas uma ponta do iceberg. Daqui uns anos vou ler novamente, com uma mente mais madura, e talvez encontre novas interpretações

mariaeduardamarra 29/09/2023

Muito bom?
Estava com ressaca literária, então resolvi ler Maquiavel, demorei um pouco para ler por causa da escola, mas gostei bastante.

Clara 09/12/2020

O príncipe
Tá aqui um livro muito interessante. É impressionante as observações que Maquiavel tem a fazer sobre governos, provando seus pontos com muitos exemplos reais de sua época (ou épocas passadas). De vez em quando o livro pode ter uma leitura devagar, pois inicialmente foram cartas que Maquiavel escreveu, mas nada que deixe a leitura impossível. Recomendo muito.

Fsanz 13/01/2022

O livro retrata temas políticos de forma exemplar. Maquiavel fala sobre os alicerces para um bom líder

Angel 18/06/2020

Não julgue sem ler
Falavam tão mal desse homem , do seu livro , outros falavam bem , então decidi ler para ter minha conclusão . Ele não é mau como muitos assim justifica , ensinou como governar e não tem como governar fazendo tudo que os outros querem, pois assim ninguém nunca ficará satisfeito , pode parecer que ele estava sendo ruim , mas vamos pensar ? Se um rei é um manipulado por todos o povo sempre irá sofrer , pois dependerá de quem está com esse privilégio sobre um rei . Se ele o rei é constante assim todos sempre vão saber o que esperar do seu rei , já os adversários não saberão.
Nessa leitora 29/06/2020minha estante
Sempre os reis governaram para alguns e sempre será manipulado .
Isto é uma regra da barganha

Angel 30/06/2020minha estante
Verdade