História Ilustrada da Primeira Guerra Mundial

História Ilustrada da Primeira Guerra Mundial John Keegan

Resenhas - História Ilustrada da Primeira Guerra Mundial

Humberto Ricardo 30/08/2014

Livro muito bom sobre a Primeira Guerra Mundial. Fartamente ilustrado, esta obra nos faz entender melhor o conflito que aconteceu entre 1914 - 1918

Daniel432 29/08/2012

Guerra de Impasse e da Mortandade
Inicialmente, elenco algumas das principais situações que conduziram à Primeira Guerra Mundial:
- Construção pelos alemães de frota naval equivalente à inglesa;
- Expansão do contigente de soldados franceses, igualando ao contingente alemão, sendo que a população francesa equivalia a 2/3 da alemã;
- Inabilidade ou má vontade por parte de diplomatas de todos os países envolvidos (Prússia, França, Inglaterra, Império Austro-Húngaro, Sérvia).

Ao longo do texto, o autor utiliza-se de enxertos de quadros no texto como forma de destacar e aprofundar em certos assuntos. Desta forma a leitura fica mais atraente.

Preciso ressaltar que o livro é muito bom, detalhista ao descrever a situação europeia pré-guerra, os embates políticos e imperialistas bem como na descrição de campanhas militares, ricas em detalhes que permitem, ao leitor dedicado, localizar com boa precisão os locais das principais batalhas.

Ocorre que eu não sou um leitor tão dedicado assim. Tenho dificuldades em criar um mapa mental que me permita visualizar o desenrolar das batalhas ricamente descritas. Mas esta é uma deficiência minha, não do autor ou do livro.

Pela leitura deste livro temos que a Primeira Guerra Mundial foi uma guerra de impasse onde linhas inimigas estavam a pouca distância uma da outra e assim permaneceram por longos anos. Imóveis, os soldados de ambos os lados viram-se na contigência de viver entrincheirados. Ao mesmo tempo, foi uma guerra de elevada mortandade de soldados. Esta situação, em grande parte, foi consequência do estilo da guerra (trincheira) que fez com que cada pedaço de terra conquistada, por menor que fosse, exigisse o sacrifício de uma enorme quantidade de vidas.

Outro detalhe que faz valer a leitura deste livro é a quantidade de fotografias.

Se o tema guerras lhe atrai, a leitura deste livro é quase que obrigatória.