Interligados

Gena Showalter

Resenhas - Aden Stone e a Batalha Contra as Sombras

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raquel Comunale 13/04/2012

Aden Stone e a Batalha Contra as Sombras é o primeiro livro da série Interligados de Gena Showalter. Sobre a capa eu não tenho uma opinião formada. Eu gostei mas não gostei. Não sei explicar. Não lembro de ter encontrados erros de gramática, apenas alguns de concordância mas nada que afete o todo. Sobre a narrativa em si temos Aden (obviamente) o bom moço que precisa lidar com os dilemas de uma adolescência conturbada em função do seu 'poder'. O carismático possui 4 almas presas em sua mente, cada uma delas com um poder bizarramente especial. A vida problemática do jovem muda de vez quando ele encontra uma jovem chamada Mary Ann que o atrai de forma única. Sobre a personagem posso dizer que é a minha menina dos olhos desse livro, adoro as tiradas dela, adoro o sarcasmos e o fato de ele ser tão normal nesse mundo de anormalidades. Embora Mary Ann consigo misteriosamente calar as almas dentro da mente de Aden os dois se tornam amigos e o jovem se sente grato por ter sua primeira amizade verdadeira.

Em seguida somos inundados por dezenas de personagens novos, com destaque para Victoria (jovem vampira que já sido visualizada por uma das almas) e Riley um lobo absurdamente fofo e perigoso. A história é bacana e aos poucos algumas explicações vão surgindo enquanto Aden tenta sobreviver. Sim, esse garoto é azarado ao extremo e sempre acaba colocando a vida dele e de seus amigos em jogo. Vemos o início de alguns relacionamentos mas não chega a ser aquele mel de costume, é aquela coisa fofa mas sem chegar a exageros. A amizade do grupo é colocada de uma forma bacana mas confesso que não achei todos os persongens principais cativantes.

Eu sinceramente não consegui ficar presa a leitura durante as quase 500 páginas. Me pegava viajando e esquecendo a leitura. A história é boa e a narrativa é impecável mas faltou algum Q de envolvimento. Uma coisa que adorei foi a forma como o livro terminou misturando emoção e mistério nos capítulos finais. Temos um gancho crucial para o segundo livro que eu já li e logo vou postar a resenha.

Mais resenhas em http://desencontre.blogspot.com.br/

tiagoodesouza 23/02/2012

Interligados - Aden Stone e a batalha contra as sombras | @blogocapitulo
Aden Stone tem apenas 16 anos e poderia ser considerado um garoto normal, exceto pelo fato de quatro almas diferentes viverem em sua cabeça. Por causa delas, Aden passou por várias clínicas e tratamentos durante sua vida por ser visto falando sozinho e ninguém levava a sério quando ele dizia que conversava com pessoas dentro da sua cabeça. Mas num certo dia, enquanto ele enfrenta os morto-vivos num cemitério, as almas se calam em sua cabeça quando uma garota passa ali por perto.

“Tudo o que Aden queria era um lugar silencioso para relaxar. Ou que seja o mais silencioso possível para um garoto que convive com quatro pessoas dentro de sua cabeça.” Pág. 11.

É assim que a história começa. Aden quer saber quem é aquela garota e por que as vozes se calam diante de sua presença. Com o passar do tempo, juntam-se a eles Victoria e Riley, uma princesa vampira e seu guarda-costa lobisomem. De algum modo, o fim da vida de Aden está intrinsecamente ligado a esse princesa.

Pelo que li em outras resenhas, as pessoas falavam que há uma grande mistura de elementos sobrenaturais. Realmente há, mas não achei nada confuso ou, de algum modo, ruim. A autora não nos joga tudo de uma vez, ela vai mostrando aos poucos, explicando o que cada um deles é e faz. Acho que minha grande decepção com o livro foi um acontecimento que eu esperava ver no final, a aparição de alguém que deveria ser o "todo-poderoso". Paro para não dar spoiler. No entanto, um acontecimento algumas páginas antes desse final chega a ser emocionante e tocante. É quando Mary Ann e... opa! Spoiler não! Leiam para saber!

Sobre os personagens, eu gostei da história ter uma visão pelos olhos de Aden já que é tão normal livros com temática sobrenatural serem contados por mulheres. Aden também passa por problemas de adolescente, como valentões zoando com ele. Apesar de ter uma grande habilidade para se defender, ele não pode sair por aí machucando as pessoas ao seu redor. Mary Ann é aquela garotinha estudiosa que, de repente, percebe que o mundo é muito mais interessante do que os livros que estuda. Victoria é mais sensual, apaixonada como um vampiro deve ser. E Riley mexe com os sentimentos das garotas de forma sútil, mas provocando reações fortes nela. Quer dizer, mais em Mary Ann que em qualquer outra.

Ah, não posso deixar de falar que cada alma tem uma personalidade distinta e suas conversas com Aden são muito bem mostradas, não deixando margem alguma para confusão de quem está falando ou interferindo na narrativa.

“Eventos como Julian acordando dos mortos e Elijah prevendo a morte de qualquer um que passasse em sua frente. Eventos como Eve o levando ao passado, a uma versão mais jovem de di mesmo. Um movimento equivocado, uma palavra errada, e ele mudaria seu futuro. Nem sempre para melhor. Eventos como Caleb o forçando a possuir o corpo de outra pessoa com apenas um toque.” Pág. 17.

A narrativa do livro é feita em terceira pessoa, ora pelo ponto de vista de Aden ora pelo ponto de vista de Mary Ann, a garota que cala as vozes na cabeça de Aden. A leitura flui muito bem e as páginas são em papel pólen, que ajuda mais ainda na leitura. Quando as editoras perceberão que todo mundo gosta de folhas assim? Hahaha.

Leiam! Recomendo muito para quem gosta de histórias sobrenaturais, com uma dose de romance nada piegas e um pouco de ação.

“– Se tudo o que temos pela frente é a falta de lealdade e traição, por que insistimos nas amizades?
Ele odiou perceber que o otimismo habitual dela tinha desaparecido.
– De novo, é a natureza humana. Esperar pelo melhor é o que nos faz continuar vivendo.” Pág. 213.

neli 20/02/2012

Já conhecia Gena Showater da série Os senhores do submundo e gostei bastante de ler como ela escreve para adolescente.
Não sei o que me fez passar esse livro na frente dos outros (a pilha só aumenta!), mas valeu a pena. Não, não é o melhor livro que li esse ano, mas a leitura foi rápida e agradável.
Aden Stone mora em uma instituição para adolescentes problemáticos (já passou por várias). Ele é considerado esquisofrenico, pois ouve vozes. Só que realmente existem almas que vivem em sua cabeça e cada uma delas possui um dom especial.
Um dia, quando estava no cemitério conhece Mary Ann (achei a personagem mais chata da estória) e as vozes se calam.
Riley (o Lobinho fofo) é meu personagem preferido.

O livro é permeado por reviravoltas e revelações, me manteve presa a leitura. Os romances que se formam com os quatro personagens principais são bem legais.

Estou com a continuação em mãos e pretendo começar a leitura em breve.

Ana Vidal 03/02/2012

adorei, amei, idolatrei!!!!!!! excelente. recomendo milhões de xxxx. como sempre digo: quem ainda não leu, DEVE ler!!!!!!!!!!

Hygor 20/12/2011

Interligados faz juz a ótima capa, a história é muito boa e nos prende do começo ao fim. Tudo começa com Aden(na verdade a Haden só que ele não conseguia pronunciar direito quando criança e ficou Aden) ele passou a vida inteira vivendo com quatro almas dentro de sua cabeça e isso resultou em uma vida em lares adotivos e casas psiquiatricas, ele nunca teve amigos alêm das almas em sua mente( que por sinal possuem poderes): Eve que tem o poder de voltar ao passado, Julian ressucita os mortos, Elijah prevê o futuro e Caleb que pode controlar o corpo de outras pessoas. A vida de Aden é sem graça até que conhece Mary Ann uma garota que consegue fazer o que parecia impossível calar as vozes que viven em Aden. A história é cheia de mitologia e varias controversias, como por exemplo Victoria (Vampira), na história vampiros não são mortos são bem vivos, o coração deles bate mais rápido que o dos humanos e eles possuem a temperatura comporal maior, para se juntar a essa história surge Riley(Lobisomen) que não vai muito com a cara de Aden.
Resumindo Interligados faz parte da lista de livros que todos devem ler ja que possue uma história super interessante e incrível.

Ana Brandao 03/11/2011

livro 1 - interligados
O livro segue o mesmo raciocinio do Cidade dos Ossos... Ele é bem autentico e segue com 2 narraçoes, a de Aden e a Mary Ann....
Com algumas partes meio Crepusculiana ( romance entre mary e riley).
Muito bom eu recomendo!!

Gabi 18/10/2011

Aden Stone e a Batalha Contra as Sombras
Interligados – Aden Stone e a Batalha contra as sombras é um livro super interessante, uma história diferente sobre lobos, vampiros e poderes sobrenaturais. Eu gostei muito, principalmente porque fala destes seres sobrenaturais de forma diferente dos livros mais “populares”.

Aden Stone é um adolescente que mora num rancho para jovens problemáticos. Ele já passou por várias clínicas psiquiátricas diagnosticado como esquizofrênico, nunca teve um lar de verdade e nem frequentou escolas.

Aden tem quatro almas presas em sua cabeça, elas convivem com ele desde o seu nascimento. As almas dão à Aden poderes que ele jamais imaginaria ter, mas quando ele conhece Mary An, algo súbito acontece. Ela consegue anular os poderes de Aden! Como ela consegue fazer isso, é o que ele precisa descobrir.

Os dois tornam-se amigos, eles conhecem Victória, uma princesa vampira e seu fiel guarda-costas Kiley, um lobo que consegue ver a aura das pessoas. Os quatro se unem para luta contra bruxas, gnomos e fadas que vieram para a cidade atraídos pelo estranho poder que emana de Aden e pretendem caçá-lo e matá-lo.

Este livro é apenas o começo da história, muitas revelações ainda virão.
O livro é gostoso de ler, só achei que faltou um pouco de ação, por isso dei 4 estrelas. O que parece é que coisas mais interessantes e emocionantes acontecerão no próximo livro. Está na minha lista de próximas leituras.
Interligados vale a pena ser lido, por ser uma história diferente, intensa e envolvente.

Ah! Agora vou voltar para o meu imortal Damen em Lua Azul. Aguardem a resenha e não pensem nas críticas negativas.

Nando 17/10/2011

Gena acerta de novo
Resenha da vez!

Interligados! Essa review tem um mínimo de Spoiler. Se não leu o livro pode haver informações aqui que podem estragar algumas surpresas do livro.

Assim que vi esse livro nas prateleiras da livraria, eu tive de comprar. Eu não pensei duas vezes. Levei fé total na autora (que eu já conhecia da série Senhores do Mundo Subterrâneo) e apostei na premissa do livro. Não me arrependi. Valeu cada centavo.

Gena Showater acerta a mão mais uma vez. Mais uma vez ela mostra que sabe escrever uma boa história envolvente com elementos sobrenaturais e personagens complexos e cativantes. Desta vez, ela escreve uma história mais voltada para adolescentes, sem o sexo explícito e a violência gratuita de Senhores do Mundo Subterrâneo, mas não menos interessante e cativante.

Trama: A trama fala de um jovem chamado Aden Stone. Desde que ele se conhece por gente, ele houve quatro vozes em sua cabeça. Ele deu nomes a cada uma desta vozes e para ele, essas vozes são o mais próximo que ele tem de uma família. Situação esta que lhe rendeu uma infância infeliz como "esquizofrênico" internado em várias instituições psiquiátricas. E não pára por aí. Aden também recebe de cada uma destas vozes uma habilidade sobrenatural. Uma lhe dá o poder de viajar no tempo (Igual ao filme "efeito borboleta" com o Ashton Kutcher), o outro lhe dá o poder de prever o futuro (Flashes de previsões, mais comumente o momento da morte de uma pessoa qualquer), o outro lhe dá o poder de possuir corpos, e por último um que lhe dá o poder de reviver os mortos (poder que Aden é incapaz de controlar. Portanto, nada de cemitérios pra ele). Agora Aden vive em uma fazenda, junto de um casal que acolhe menores infratores e tenta colocá-los na linha. Aden se mudou para esta cidade após uma das vozes (que ele acredita serem almas), prevê a sua morte, mas também prevê um grande amor na vida de Aden (Seria o primeiro, já que ele não é exatamente um cara normal). Aden faz o que todo homem faria quando se vê diante de uma chance de descolar uma gata: Ele vai atrás, mesmo sabendo que este caminho o levará a morte.

A trama começa quando Aden, andando pelas, ouvindo um som maneiro, de tão distraído se aproxima de um cemitério. Ele é atacado por três zumbis que se levantam de suas tumbas famintos por carne humana. Depois de decapitá-los, ele sente uma presença estranha. E nota uma garota passando pelo mesmo cemitério. A aproximação daquela garota causa uma forte "explosão de energia" que derruba ambos no chão e Aden, pela primeira vez na vida, experimenta a quietude em sua mente. Esta garota, seja quem for, cala as vozes de Aden e anula seus poderes.

A história é contada paralelamente sob o ponto de vista destes dois personagens. Aden e Mary Ann. E logo mais dois personagens entram na trama. Riley, um lobisomem. E Victoria, uma princesa vampira. A trama aos poucos se desenrola e conta que o primeiro encontro de Aden e Mary Ann pode não ter sido uma mera coincidência, que talvez exista uma forte conexão entre os dois há anos e que a emanação de energia não foi um fenômeno local, mas sim mundial. Atraindo criaturas sobrenaturais do mundo inteiro para aquela cidade e que não gostaram nem um pouco de terem sido "atraídas" para lá.

Em alguns momentos, dá a impressão de que a autora está acelerando a história e fazendo com que os personagens desenvolvam relacionamentos fortes de uma forma muito rápida (como Mary Ann sentir uma atração por muito forte por Aden sem mal conhecê-lo), mas tudo isso é justificado e explicado a medida que a história avança e você começa a conhecer mais dos personagens.

Personagens: Nesse quesito, Gena Showater merece um prêmio. Embora, alguns de seus personagens cheguem a beirar o clichê (Um lobisomem, uma vampira? What? Já li isso em algum lugar...), Gena explora muito bem o psicológico deles, lhes dá personalidades marcantes e profundas, sentimentos verdadeiros.

Aden: É um adolescente classificado como "desajustado". vive em um rancho que serve de condicional para menores infratores. Nunca teve amigos, passou a infância inteira mudando de hospício para hospício, diagnosticado como esquizofrênico por que "ouve quatro vozes na sua cabeça". Dado a desaparecimentos inexplicáveis e também diagnosticado como "carente de atenção". Aden é um personagem muito interessante. Gena explora muito bem o relacionamento dele com as suas vozes, criando uma espécie de família que ele nunca teve. Como Eve, a viajante temporal, que exerce o papel de mãe. Os outros são como irmãos pra ele. Quando Aden vê que ele não é o único no mundo com poderes paranormais e se vê perseguido, ele não se acovarda. Aden é o tipo que valoriza as amizades, pois teve pouquíssimas na vida. Esse é o tipo de personagem que dá muito pano pra manga e gera muito drama (este livro tem um dos dramas mais legais e marcantes que já li). Você realmente chega a gostar do personagem e se emocionar com seu passado traumático.

Mary Ann: Mary Ann quase chega a merecer uma mudança de nome pra Mary Sue. A princípio ela é a filha perfeita de um psiquiatra e que sonha em seguir os passos do pai. Ela até tem a vida planejada aparentemente. Mas, ela não chega a se tornar uma Mary Sue. A autora, como sempre sabe explorar bem seus personagens e criou relacionamentos interessantes para ela. Como a melhor amiga "saidinha", e o relacionamento com o pai que se deteriora a medida que sua amizade com Aden cresce, ou quando ela começa a descobrir mais sobre o passado dela.

Victoria: Ela é uma princesa vampira, filha do próprio Drácula, prometida em casamento a um príncipe de outro clã. Ela exerce o papel da princesa prisioneira, vivendo constantemente debaixo da sombra de figuras masculinas dominadoras como o pai e o noivo e ela exerce bem esse papel. Seu outro papel na história é de namorada de Aden, apaixonada por esse carinha que faz qualquer coisa por ela, que ela não tem permissão de fazer devido a autoridade do pai. Ela também sofre de um pouco de complexo de monstro por ser forçada a viver do sangue de humanos.

Riley: Riley é um dos menos interessantes dos quatro personagens principais. Ele é o típico valentão, criado como um servo guerreiro dos vampiros. Ele é quase um Wolverine. Violento, mas com um lado manso (quando se trata de Mary Ann). Ele entra na história como namorado de Mary Ann, guarda-costas superprotetor de Vitória e a princípio, um tanto antipático com relação a Aden. Também, por um motivo estranho, quando ele está perto, ele anula os efeitos que sua aproximação causa em Aden (Ou seja, ele não perde seus poderes nem o contato com as quatro almas dentro de si). Riley é o menos interessante dos quatro, mas não chega a ser um personagem ruim.

O livro tem muitos outros personagens interessantes, como o pai, a melhor amiga e o ex-namorado de Mary Ann (Tá aí o bully babaca de novo... Acho que num holocausto nuclear,os únicos sobreviventes do planeta serão baratas e bullies babacas...), o noivo de Victoria... Todos eles servem pra aumentar a dramaticidade da história pessoal de cada personagem principal. Mas no fim, quem rouba a cena são os quatro personagens principais.

Considerações Finais: Eu me surpreendi lendo esta história. Ela tem personagens cativantes e interessantes, uma trama bem tecida e cheia de viradas surpreendentes e é um livro muito emocionante e dramático. Prato cheio pra quem curte o tema sobrenatural, drama, romance, aventura e ação. Gena Showater se tornou uma das minhas autoras favoritas com esse livro (E dessa vez, nem precisou de recorrer a putaria! o.ob). Eu recomendo.

Nice Santos 17/10/2011

Por Nice Santos em www.mixliterario.com
E é verdade, "fantasia, ação, romance e mistérios"... É uma descrição perfeita da estória! Adorei simplesmente esse romance desenvolvido por Gena.

A estória é riquíssima, lembra muitas (Instrumentos Mortais, Crepúsculo, Percy Jackson, House of Night, entre outros), porém não se parece com nada!

Bom, vocês sabem que não gosto de fazer um "resumo" do livro, principalmente quando a sinopse é de uma qualidade que só lendo novamente pra ficar com mais vontade de ler e reler o livro, mas preciso falar um pouco mais do Aden, esse garoto que me lembrou muito o Percy, não vou dizer as características para não estragar, mas adianto, vale muito a pena... Ai e o Riley, isso sim é Lobisomem! rsrsrs

Aham, voltando ao que interessa... O livro é muito complexo, não é pra qualquer um mesmo, primeiramente porque a autora levanta muitos temas, situações e seres, pra vocês terem uma ideia temos fantasmas, zumbis, gnomos, elfos, fadas, bruxas, lobisomens, vampiros, humanos, demônios... (Ufa! Com certeza esqueci algum.) E todos bem aqui, no meio de nós, míseros humanos. Mas o melhor não é isso, é o intrincado, ou seja, o nó que essa coisa de "tudojuntomisturado" faz conosco, leitores.

Porém, nem tudo são flores, infelizmente a estória tem um ponto baixo, o romance, quer dizer, os romances, mas não entrarei em detalhes quanto a isso.

AndyinhA 09/10/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Mas neste livro há uma vantagem, Aden não é o único que narra o livro, há alguns capítulos narrados pela Mary Ann e ela não é a namorada do Aden antes que vocês imaginem errado, mas ela é um personagem importante dentro da saga, não só para o protagonista, mas para alguns outros que surgem ao longo da história.

Aden nunca foi um garoto normal, ele possui 4 almas dentro de si que estão sempre tagarelando e acaba dando impressão para nós que ele é meio doido e que fala sozinho. E para completar cada uma dessas almas tem um poder especial – voltar no tempo, ter visões, possuir o corpo de outras pessoas e levantar os mortos.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/reS9BJ

Bela 22/09/2011

O livro é muito bom, cheio de surpresas do inicio ao fim, no inicio você começa a ler o livro e já vai criando um final para a estória, mas com o desenrolar dos acontecimentos o livro toma direções surpreendentes.
O livro é muito bom, recomendo à todos aqueles que gostam de bastante ação com uma pitada de romance e suspense

patyalgayer 28/07/2011

Pedi este livro para a Editora com grandes expectativas. Ainda com grandes expectativas, comecei a lê-lo. E fiquei com uma expectativa maior ainda pelo próximo livro desta série, depois que acabei de ler. Me apaixonei por esta série, não vejo a hora de ler o segundo livro!!
Interligados conta a história de Haden Stone (mais conhecido por Aden), e as quatro almas que compartilham da sua cabeça. Não, vocês não leram errado: Aden tem as almas de quatro pessoas presas em seu corpo, dando palpites e disputando sua atenção. Devido ao seu "probleminha", Aden é tido como louco, esquizofrênico e até perigoso, e ao longo dos anos é obrigado a viver em hospitais psiquiátricos, hospícios e até reformatórios. Sua vida, porém, muda completamente após conhecer Mary Ann, uma garota que anula as "vozes" na cabeça de Aden e faz com que ele se sinta quase normal novamente.
Gena Showalter consegue escrever uma trama complexa, com vários personagens, muita ação e um vasto contingente sobrenatural, sem sobrecarregar a história. É tudo contado de uma maneira tão simples que, depois de um tempo, parece tudo absolutamente natural. Enquanto estava lendo Interligados, me parecia que vampiros, lobisomens, fantasmas e outros seres sobrenaturais eram a coisa mais normal do mundo, como se sempre tivessem existido. A narrativa é fluida, a história muito bem desenvolvida, muito bom de ler! Concordo totalmente com o que Kristin Cast falou a respeito do livro: "Depois que comecei a ler este livro, não consegui mais parar. Incrível!"
O trabalho da Universo dos Livros ficou muito bom, a capa com detalhes em relevo e emborrachado, as folhas amareladas e com gramatura boa, a diagramação bem feita e os detalhes no início dos capítulos e na numeração das páginas, tudo muito bem feito. Encontrei alguns errinhos de Português que não deveriam estar ali, mas no mais está muito bom. E a escrita da autora é perfeita; altamente recomendado!!!
Pra quem gosta de um bom livro de ficção/fantasia, esta é uma boa pedida. Só vou avisando, pra quem não gosta de séries, que Interligados deixa bastante pontas soltas a serem resolvidas no próximo volume! Então, se não querem ficar como eu, louquinha pra pôr as mãos no volume dois, não leiam! ^^ Quanto a mim, ficarei aqui, ansiosa pra continuar esta série perfeita!! See ya!

Douglas 23/07/2011

Mais resenhas em: http://www.opcaonerd.blogspot.com/
Hoje em dia é muito facil encontrar YA Books com temas parecidos. E apesar de Interligados trazer vampiros, lobisomens e outros seres sobrenaturais a estória tem um diferencial e tanto.

Aden é um garoto de 16a, mas ele não é como todo garoto da sua idade. Aden tem 4 pessoas/vozes presas dentro de sua cabeça, que o deixam confuso por falarem demais e é por isso que Aden é tratado como louco e tem que viver em várias instituições. E acredite não para por ai, já que cada pessoa tem um poder diferente, viajar ao passado, ressucitar os mortos, entrar no corpo de outras pessoas e prever o futuro.

E quando Aden vai para uma nova instuição ele acaba conhecendo Marian, um garota que tem o poder de silenciar as vozes em sua cabeça. Mas esse encontro dos dois causou alguma confusão no mundo sobrenatural e agora Aden e Marian terem que conviver com diversos seres vampiros, lobisomens, bruxas, fadas, e etc. E teram de lutar para sobreviver.

Vamos começar pela escrita da autora que é além da ação se importa muito com seus personagens e que a cada capitulo você vê como eles tão ligados, ou melhor, "Interligados". A personalidade dos personagens também é muito bem diferenciada.

A autora tem um escrita rápida, e não tem a tendencia de repetir os fatos, em nenhum momento achei a leitura enfadonha.

Mas o livro também tem seus pesares, e o abuso do poder da vampira Victoria é um pouco exagerado. Outra coisa diferente que chegou a ser ruim, é que a autora deixou a ação para o começo e meio do livro e depois só jogou mistério atrás de mistério até o final. No final ela deu mais uma ação, mais ai já tinha tanta dúvida que eu mesmo tentava entender o que aconteconteceria.

O final esta em aberto para o próximo volume, então vamos ver se a autora continua nesse ritmo com essa excelente série.

O trabalho que a Editora Universo dos Livros fez é muito bom, se você procurar vai ver que a capa original é muito sem graça e a capa dessa versão nacianal é muito linda. Sem contar na tipografia que deu um diferencial enorme.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6