O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Aly 18/12/2020

Uma forma gostosa de iniciar a filosofia
As melhores partes do livro são, com certeza, as aulas de Filosofia ensinadas de uma forma mais didática e agradável.

Eu adorei esse livro, mas achei que o final ficou sem pé nem cabeça.
Américo 18/12/2020minha estante
No meu caso, até compreendi o final e gostei da viagem. Mas a partir da metade do livro mais ou menos, não consegui mais acompanhar muito bem a distinção entre cada filósofo

Aly 18/12/2020minha estante
Como o livro faz uma abordagem mais inicial, acaba não aprofundando tanto na filosofia de cada um, o que acaba dando essa impressão de ter pouca distinção entre eles. Mas no mais, é um ótimo livro :)

Américo 18/12/2020minha estante
Sim com certeza

Natalia 30/06/2013

Só para Sofia
Eu desistir de ler não foi por falta de tentativas, pois tive ótimas recomendações deste livro.
Mas acreditar que uma historia de uma menina que não conhece filosofia e que se encanta por trechos cansativos sobre a origem do mundo, a historias e descobertas de alguns filosofos, não dá.
Alguns dos trechos são interessantes sim, mas sempre que a historia voltava o foco para a Sofia eu me dispersava e perdia a vontade de ler. Os trechos sobre filosofia por mais cansativos que fossem de ler eram as partes mais interessantes do livro. O enredo sobre as cartas misteriosas e a vida da personagens não tinha muito a ver com a mensagem que era passada em outros trechos do livro.
fchinen 01/08/2013minha estante
Vá assistir "amor à vida" que vc entende melhor! bjs

Natalia 01/08/2013minha estante
então fchinen a questão não é entender
se vc não entendeu o que eu disse, pra mim, NA MINHA OPNIÃO, é um livro de leitura cansativa e voltado pra quem não sabe absolutamente nada de filosofia, TEM ALGUNS TRECHOS QUE SÃO INTERESSANTES SIM E BONS, porém não deixa de ser uma leitura cansativa e de nivel de primário
e a respeito de amor a vida eu infelizmente não poderei seguir a sua orientação, eu nem assisto tv pra te falar a vdd, estou muito ocupada com facu, estudos e livros q leio, é sempre bom a gente só comentar algo q conhece ;)
mas q legal q vc assiste,
bjuss e boa novela :D

Marcela 22/09/2013minha estante
Respeito pela opinião do outro é ótimo

Gigi.Simoes 30/10/2022

Um curso de filosofia
Admito que terminar de ler esse livro foi quase uma questão de dignidade pra mim ? Comecei ha uns 3 anos e eu sempre largava e recomeçava de novo, mas agora foi ! O Mundo de Sofia é um livro que explica toda a matéria de filosofia do ensino médio (foi o motivo que me levou a ler) de um jeito didático e com um pouco de mistério pra te prender na leitura. É uma obra MUITO densa, com muita informação e simplesmente não dá pra devorar. Por mais que seja didático, é uma leitura pesada, eu me senti mais estudando do que lendo pra relaxar, o que talvez seja porque eu não sou uma grande fã de matérias de humanas.
O meu veredicto é que é um livro muito bem escrito, com um plot inteligente e surpreendente e com muito conhecimento. Se você gosta de filosofia, esse livro é pra você. Se você não gosta, provavelmente vai ser uma leitura chata. Enfim, gostei da experiência apesar de ter sido fora da minha zona de conforto.
PS: a capa dessa edição é linda ?
maria 30/10/2022minha estante
por causa desse livro que eu comecei a gostar de filosofia, tenho mt carinho por ele????

mainvisivel 30/10/2022minha estante
A diferença de experiências sobre um livro sempre é interessante de ver, porque quando eu li eu realmente devorei, e sempre ficava desejando esquecer o livro pra ler de novo como se fosse a primeira vez, de tão maravilhoso que foi a leitura, mas eu sou fã de humanas, então talvez seja a diferença. K

Leonardo.Brizida 30/10/2022minha estante
Um dos melhores livro que já li

Fabianne 01/08/2023

Uma lente que possibilita ver o invisível aos olhos
O Mundo de Sofia, escrito em 1991 pelo norueguês Jostein Gaarder, é uma viagem maravilhosa dentro da história da filosofia.
A personagem principal é Sofia Amundsen, uma menina de 14 anos que mora na Noruega com sua mãe Helene Amundsen e seu pai que está numa eterna viagem a bordo de um navio.
Tudo começa quando numa manhã ela vai até a caixa de correio e encontra um bilhete questionando-a:
-Quem é você?
A partir desses questionamento, uma viagem filosófica tem início.
Tudo nesse livro é estratégico e voltado para filosofia. Desde nome da personagem ?Sofia?, que no grego significa sabedoria, até a própria existência dela e do seu mentor Alberto Knox.
Este é um livro que te provoca o tempo todo, te tira da sua zona de conforto, te faz questionar, abre os olhos que talvez foram fechados na sua infância, afinal, ?...tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas.?
Henrique Sanches 02/08/2023minha estante
Adorei a resenha!!!! Adoro a filoSofia

Fabianne 02/08/2023minha estante
Obrigada. Amei esse livro.

Max 24/11/2023minha estante
Ótima resenha! Adoro esse livro!?

Francisco240 13/12/2021

A melhor aula de filosofia que eu já tive em toda minha vida
Um livro incrível que esmiuça a filosofia da maneira mais simples de didática sem cansar o leitor!
Sem sombras de dúvidas é um dos meus livros favoritos da vida.
Simples e direto no seu intuído sem muitas voltas.
Michela Wakami 18/12/2021minha estante
Que legal, Francisco! Quero lê-lo em 2022.
???????

Francisco240 18/12/2021minha estante
Vá com certeza de ser uma leitura maravilhosa

Michela Wakami 18/12/2021minha estante
????

Patrick.Kilber 05/06/2020

Excelente introdução à filosofia
O livro faz uma abordagem muito simples e exemplifica as teorias filosóficas. Acaba sendo bem didático e te faz querer ir pausando a leitura para pesquisar e entender melhor sobre os filósofos citados.
euruybarbosa 08/06/2020minha estante
Comecei a ler na semana que se passou e já estou gostando demais. ??

Patrick.Kilber 09/06/2020minha estante
Depois quero sua resenha.

euruybarbosa 09/06/2020minha estante
Fechado! ?

Giulipédia 11/11/2020

Você ainda é capaz de se admirar com as coisas?
Depois de quase dez anos, essa releitura de Mundo de Sofia me deu muito o que refletir, com novas vivências e experiências agora da vida adulta, foi uma bela aventura me reencontrar com Sofia, Alberto e não esqueçamos a nossa querida Hilde!

Sofia Amundsen irá fazer 15 anos no próximo dia 15 de junho, e com isso passa a receber uma série de correspondências. Cartões postais vindas do Líbano, o interessante é que a correspondência não é para ela, e sim para uma garota chamada Hilde que ,surpresa, fará aniversário no mesmo dia que Sofia. O pai de Hilde manda a correspondência por intermédio de Sofia, para esta entregar a sua filha, mas como nossa garota fará isso, nem ela sabe! Afinal de contas, quem é essa tal de Hilde?
Junto a esse mistério, soma-se um segundo, que é uma segunda correspondência que Sofia também passa a receber de um misterioso professor de filosofia, assim nossa menina passa a ter uma introdução da história da filosofia e passa a aprender a importância desse estudo para todos os seres humanos.
Agora o que essas duas correspondências tão diferentes tem em comum? Você terá de ler para descobrir!

Mundo de Sofia é um livro especial para mim, foi ,por assim dizer, meu primeiro livro professor. Aquele que me ensinou não apenas a ler, mas a refletir sobre o que estou lendo, e qual a importância real do que estou lendo! Não digo que toda leitura trará algo de reflexivo, e nem digo que devemos ler apenas coisas que tragam algo para refletir, muitas vezes buscamos apenas diversão e entretenimento e não há nada de errado nisso! O problema se encontra quando apenas buscamos isso e deixamos a interpretação e a reflexão que a leitura trás, do lado de fora de nossas mentes!

Não vou mentir dizendo que esse livro tem uma leitura fluida e fácil, pois não tem, em muitos casos é realmente maçante e entediante, nos deixa desconfortáveis e nos faz pensar muito. Por isso é um livro para se ler com calma e pausadamente, é um livro para se mastigar e digerir e não apenas engolir, mas para os dispostos a encarar essa história, terão uma aventura maravilhosa pela frente e muito sobre o que pensar sobre si mesmos e o mundo em que vivemos.

Também quero dizer que para aqueles que buscam estudar a própria matéria de filosofia ou procuram uma forma divertida de ensina-lá aos pequenos, esse livro é uma maravilhosa introdução que pincela os tópicos principais no estudo superficial da filosofia, usando-o como guia é possível fazer um aprofundamento da matéria sem grandes problemas, já que ele trás as ideias e as principais obras de grandes pensadores filósofos ao longo das eras.

Ao final de tudo temos a seguinte reflexão: O que é a realidade? O que nós torna reais? E qual a importância dessas coisas para a nossa vida? Não há resposta certa para essas questões, por isso são tão desconfortáveis de se refletir, mas ainda sim, nos tornam muito conscientes de nós mesmos e do mundo que vivemos.

Uma citação que quero deixar do livro aqui, é essa: "O verdadeiro filósofo é aquele que não perde a capacidade de se admirar com as coisas." No mais é isso, recomendo a todos, aqueles curiosos, leiam e tirem suas próprias conclusões, boa leitura a todos!
Alberto.Tisbita 11/11/2020minha estante
Há muito tenho vontade de lê-lo, mas como tendo a perder o interesse no meio do processo em obras muito volumosas, nunca iniciei.

Giulipédia 11/11/2020minha estante
Vale mt a pena a leitura desse livro, vc poderia tentar implementar o sistema de número de páginas por dia como meta p ler, p não abandona a leitura, isso p tds as outras obras mais extensas tbm, no início é complicado de se manter a rotina, mas com o tempo se acostuma ???

Alberto.Tisbita 12/11/2020minha estante
Obrigado pela dica

/QMD/ 16/07/2012

O didático mundo de Sofia
De início, pensei que o livro seria algo de fantasia, imaginação, aventuras bizarras… um conto de fadas. Mas fui enganado. O Mundo de Sofia me pareceu muito mais um livro didático escolar do que um livro de romance fictício.

O livro era super conhecido, todos comentavam, então decidi começar a ler. Curti o início de tudo. A mágica que cerca as cartas que chegam à caixa de correio de Sofia me fez continuar a ler, até que…

Até que Platão e seus amigos resolvem aparecer na trama, deixando tudo muito cansativo, extenso, pois a história da Filosofia é narrada nos mínimos detalhes em aulas de um filósofo misterioso. No final de cada aula, Sofia ainda recebe lições de casa para fazer.

Resenha completa: http://qmd-livros.tumblr.com/post/26015293911
João Felipe 10/08/2012minha estante
Exatamente o que estou achando, ainda não cheguei na página 100 e já estou um tanto cansado da história, é aquele tipo de livro que você tem de ler um capítulo por mês.

Aline 11/12/2013minha estante
Não é bem assim, se os professores de filosofia tivessem a criatividade de darem aulas como Sofia recebeu, as tarefa de casa seriam bem mais interessante e filosofar seria como respirar.

Matthaeus Filipe 05/11/2020

Livro elementar imprescindível
Para quem deseja adentrar no mundo da filosofia, esse romance é indispensável. Possuidora de uma trama envolvente e bem construída, a história conta a vida de Sophia que recebe um curso de filosofia ministrado por um professor misterioso. Inicialmente esse curso se dá através de cartas e logo passa a ser presencial. Com todo o desenrolar da história o leitor aprende a filosofia (ou pelo menos a base dela) juntamente com a própria personagem.
Leise 05/11/2020minha estante
Amo esse livro ?

Matthaeus Filipe 06/11/2020minha estante
Muito bom mesmo. Aquela reviravolta que ocorre no meio da história é incrível.

cecilia_brito 10/08/2020

Reflexivo, humorado e com leves tons de ironia
Pretendo reler esse livro maravilhoso, que me fez me apaixonar mais ainda pela filosofia e as ciências. O livro fará você refletir e entrar numa cadeia de aprendizados junto com a protagonista, assim como se questionar sobre o mundo e si mesmo.
Juliana Rodrigues 10/08/2020minha estante
Quero muito ler ainda esse ano ?

cecilia_brito 10/08/2020minha estante
Sim, vale muito a pena, espero que consiga ler ainda esse ano

Daynna Kate 31/05/2020

Brilhante e esclarecedor
O mundo de Sofia foi escrito por um professor quando o mesmo notou que não haviam livros de filosofia voltado para o público infantojuvenil.

O mundo de Sofia se inicia muito interessante e de muito conteúdo. O teor dele é leve e nota-se que o autor explica a mesma coisa de várias formas diferentes e com isso ele se torna extenso. Se o leitor entende logo de início, pode ser massante continuar o mesmo conteúdo explicado de novas formas. Porém caso o leitor deixe algo passar, a informação é fixada tranquilamente nas novas explicações o que é muito útil.
Com o tempo, o livro passa a ficar muito didático e a história de Sofia quase se perde em meio a tantas informações de filósofos e suas teorias, porém de vez em quando isso é retomado com o mistério das cartas e a investigação pessoal de Sofia, o que nos leva de volta à história. Muitas vezes me senti a própria Sofia quando o professor perguntava entre uma aula e outra "você está acompanhando, Sofia?"

Quando o motivo das cartas é descoberto, a história de Sofia me pareceu muito monótona, a resolução do "mistério" demora muito pra acontecer. Porém sabemos que o intuito maior do livro é a filosofia e sua história. A parte final do livro me pareceu reafirmações de tudo o que foi dito o que me pareceu bem redundante e cansativo. O fato de o final não deixar nada definido me deixou um pouco frustrada. Porém não retira o brilhantismo da história e o propósito do autor é executado muito bem.
Dani 31/05/2020minha estante
Amo esse livro...

Daynna Kate 31/05/2020minha estante
Entrou na minha lista de favoritos com toda certeza!!

Joao.Ider 06/08/2019

"Quem é você?"
Numa certa manhã de maio, Sofia recebeu um bilhete anônimo contendo esta estranha pergunta. Ela também começou a receber postais de um tal major desconhecido que estava no Líbano e que ela deveria entregar para sua filha, também desconhecida, Hilde.

A pergunta no bilhete e os misteriosos cartões farão com que o romance vá se desenvolvendo em dois planos.

O primeiro mostra um professor se encarregando de apresentar toda a história da Filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos - à Sofia através de bilhetes, cartas, vídeos, etc. O segundo mostra a busca por descobrir quem é esse major e sua filha, que está prestes a fazer 15 anos no mesmo dia que Sofia.

Aos poucos a relação entre as aulas e os postais vai aparecendo, principalmente entre o conteúdo das aulas e um certo presente de aniversário que o major enviará a sua filha.

É um livro incrível! Muito didático e com uma narrativa que vai te surpreender! Eu fiquei muito animado em terminar a leitura para descobrir logo o final.
Não posso deixar de falar que o livro contém também a história da Física (só relembrar que no início elas eram uma coisa só). É ótimo aprender sobre o início e desenvolvimento dessa ciência porque, indubitavelmente, sempre ajuda muito a elucidar questões atuais.

Você já leu? Gostou tanto como eu? Comenta aí!

#omundodesofia
Glaucia Maria 21/09/2019minha estante
Não só da física, mas da química e bio também. A filosofia é o início de todo o conhecimento cientifico

Joao.Ider 22/09/2019minha estante
Verdade! Filosofia está em tudo ! Só reforcei a Física, pq sou formado na área rs

@caixa.postal 27/08/2019

Não é meu livro favorito....
Comprei porque tinha ouvido falar muito bem dele! Mas, pra mim não rolou!

Comecei e me empolguei porque queria saber quem mandava as cartas pra Sofia, mas quando ela descobre, e o Professor começa a ensina-la... deu, chega!!!

O livro ficou lá na estante, parado! Maaas, eu não consigo ter livros na estante que não foram lidos! Bora lá então, e fui lendo um capítulo por dia! Até acabar!

Para quem ama Filosofia, ele é maravilhoso!

Para quem não curte muito, como eu, o livro não rola! Complexo, muito conteúdo pra assimilar...

Mas, já li excelentes críticas sobre ele! Às vezes pra você, o livro vai funcionar! Conta aqui depois pra gente como foi sua experiência!

site: https://www.instagram.com/caixa.postal/
Glaucia Maria 21/09/2019minha estante
Nao é porque falaram bem que vc tem que ler. A descrição do livro fala bem que abordará a história da filosofia dentro de um romance. Pra alguns leitores isso realmente é a morte.
Para outros uma maravilha.
Sugiro que para outros livros você de mais atenção à descrição do livro do que aos comentários e críticas de pessoas. Como o próprio livro fala: cada um percebe o mundo por si só através de seus sentimentos

@caixa.postal 24/09/2019minha estante
? isso mesmo, Glaucia!
Eu vou acatar sua sugestão para os próximos livros!
Eu achei que esse livro seria diferente para mim, mas, não foi! Quem sabe estando mais atenta nas próximas vezes eu tenha um resultado melhor, não é?
Beijos!!!