O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

Jow 28/08/2010

Um olhar no passado, um pensamento no futuro.
Em O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder resumiu de uma forma positivista e historicista a luta filosófica do homem. É um livro de complexidade explicita, que se torna cansativo para leitores enfadonhos. Mas, que passa uma leveza, um espirito de busca que poucas vezes vi em um livro.

Sofia, nada mais é que a nossa imagem. Pessoas que lutam para crescer em um mundo que cada vez mais, nos faz perder o encanto. Um mundo que nos cega, um mundo que nos faz parar de pensar. Nada mais fantástico, do que a frase de Alberto: "O homem perdeu a sua sensibidade Sofia. Devemos ser como crianças, que se encantam com tudo."

Tem pontos falhos, como todo livro! Como estudante de História, critíco a postura de Gaarder de expor a filosofia de um modo hegeliano, ou seja, evolucionista. Que segue como uma procissão, em busca de uma "liberdade racional".

Mesmo assim, é lindo e profundo em muitos aspectos. E fecha com chave de ouro, pois o ultimo capitulo é algo de um pensamento universal. Quem dera que todo homem, parasse um tempo pra olhar as estrelas, e simplesmente olhar pra seu próprio passado, para ter uma melhor consciência do seu futuro.
Alan Ventura 28/08/2010minha estante
Tua melhor resenha em minha opinião,me deu vontade de ler o livro novamente!

Luh Costa 11/09/2010minha estante
Linda resenha. Como o Alan comentou " deu vontade de ler o livro novamente"²

Jô Lima 20/10/2010minha estante
Oi Jow
ótima tua resenha, me despertou ainda mais o desejo de ler esse livro.
Como amante da Filosofia e História tbm,sento a necessidade de ler essa obra...
vc se dá bem com as palavras garoto...parabéns pela linda resenha.

26/04/2011minha estante
Me deu mais vontade de ler o livro.

Júlia 06/01/2012minha estante
Ótima resenha, estou pela pág. 200 e me surpreendi por estar gostando de aprender filosofia e não cansar nenhum pouco com as "aulas" do Alberto

Aline 03/01/2014minha estante
O que mais amei neste livro, foi a sensibilidade que ele dispertou em mim.

Luana Ludmila 29/01/2015minha estante
Cara tua resenha disse tudo, parabéns pela sensibilidade. Eu estou muito fascinada pelas aula de Alberto/gaarder. O livro é super empolgante, ele vai dando as pistas no tempo certo. Adorei a resenha e o livro.

Wesly & Joyce 06/02/2017minha estante
Acabei de comprar o livro !
Após a indicação de um amigo, vim aqui conferir as resenhas (como sempre faço) e me deparei com comentários tão bem elaborados, que notei que os leitores deste livro não são pessoas comuns...

Ansioso para iniciar essa viagem !

Campos 30/11/2017minha estante
Ótima resenha! Fiquei até com vontade de ler o livro novamente, após 17 anos...rs

Alipio 10/05/2020minha estante
um classico...faz um tempão que o li, preciso fazer uma relê-lo

Zkymicx 12/06/2020minha estante
Li o livro faz uns 20 anos. Aquilo que me marcou foi o encantamento em se deparar com a percepção de uma vida incerta, num aspecto de dificuldade de diferenciar entre real/irreal, como numa atmosfera de acabar de acordar de um sonho, talvez como as coisas inexplicáveis de O Lobo da Estepe.

Marcelo.Alencar 17/06/2020minha estante
Vou ler!

Karollaile 17/08/2020minha estante
Me recordo de ter feito a leitura deste livro , por recomendação da minha professora que lecionava Aulas sempre muito didáticas e encantadoras a respeito do mundo da "filosofia" , foi uma aventura emocionante e de muitas descobertas , sofia para mim se tornou uma amiga próxima , já que ela também, pelas descrições do livro , era uma garota em expansão, e eu também, cada reflexão que o autor deixa em aberto ,é um meio para pensar-mos e descobrir-mos a respeito do nosso próprio mundo , e a respeito de nós mesmos .

Marcia 21/12/2020minha estante
Para quem é leigo e gostaria de conhecer um pouco mais sobre o assunto, é um livro acessível que pode despertar o leitor para estudos mais aprofundados.

Rodrigo.Aguiar 09/05/2021minha estante
Li esse livro há muitos anos, e nessa sua pequena resenha, simples e objetiva, eu consegui reviver inúmeras cenas do livro rapidamente como um filme, apesar de você não ter contato nenhuma cena em si. Concordo com você, muito boa sua análise.
Prof. Rodrigo - forte abraço.

desativado 09/10/2021minha estante
Filosofia não é minha praia, mas pra quem gosta è MUITO bom.

Alice.Scroback 13/12/2021minha estante
Oii

Lua 12/01/2022minha estante
"No fim das contas, algo teria que ter surgido a partir do nada ..."

Reeh 17/01/2022minha estante
Li ja faz algum tempo, pretendo voltar nessa leitura tão prazeirosa! Abraços

João Paulo 18/01/2022minha estante
Não tinha associado a parte de Hegel, realmente é verdade, ele expoe a filosofia dessa forma no livro mesmo, e isso acaba sendo um pouco decepcionante pq segundo essa visão o estudo dos filósofos da antiguidade acaba tendo um papel omisso, servem apenas como base. Não posso dizer que discordo totalmente, mas afirmar que concordo 100% seria mentira. Excelente resenha !

Vic 07/06/2022minha estante
Opa ,vou ler esse livro ainda
Mas gostei muito de sua resenha

Rafaela 05/08/2022minha estante
Muito bom o livro

Rafaela 05/08/2022minha estante
Muito bom o livro

Samara213 26/02/2023minha estante
Imaginei que seria um livrinho infantil de apenas introdução a filosofia, terminei tendo crises existenciais e amando a brevidade da vida. A partir dele comecei a amar e entender filosofia

Milena.Gaab 01/03/2023minha estante
Hoje na minha primeira aula de filosofia me passaram esse livro para ler,fiquei interessada e depois desse comentário um tanto fascinada com o quão a filósofa pode entregar,nunca tive interesse nisso mas agora estou começando a abrir a mente e me fazer perguntas que fazem duvidar de mim mesma.

Edilaine 03/05/2023minha estante
Ótima resenha. Eu já li esse livro há uns 15 anos atrás e estou relendo novamente é maravilhoso

Camila.Gama 29/11/2023minha estante
Obrigada pela contribuição

Arquimendes 20/01/2024minha estante
O melhor q já li em toda minha vd e q me fez ver a vd de uma maneira diferente

Rikee 15/02/2024minha estante
A arquitetura narrativa mostrada no livro deste seu modo hegeliano, como você afirma, não traz para os leitores joviais o sentimento de crescimento da empolgacão latente com descobrir mais e mais? nesse sentido, essa disposicão evolutiva da història e dos pensamentos não trabalha como um recurso que serve meramente para hipnotizar o leitor?
adorei imensamente a sua resenha!

Alan Ventura 10/03/2011

O Mundo de Sofia

Queria poder apagar esse livro de minha memória e ler ele de novo como se fosse a primeira vez!
Jow 13/01/2011minha estante
Uma frase que resume tudo!

Rodrigo Dulze 23/01/2011minha estante
O duro foi começar a ler esse livro e descobrir na página 90 que o resto das páginas estavam todas em branco, o pior ainda é você estar nos Estados Unidos e não ter como ir na Siciliano trocar.....tive que aguardar o retorno ao Brasil para trocar, 40 longos dias...rs

Renato 20/03/2011minha estante
Se descobrir alguma forma, se lembre de me contar. hehehee

Tibério 02/10/2011minha estante
Já indiquei este livro para muita gente que conheço. Pois, foi uma leitura muito prazerosa.

Rosilaine 26/10/2011minha estante
Entendo o que você quer dizer! O livro é uma viagem tão perfeita, que sinto uma tristeza quando penso que não poderei mais fazer essa viagem da mesma forma!

bardo 07/01/2012minha estante
Pena que seja um livro tão incompreendido..é incrível a quantidade de pessoas que simplesmente não conseguem entender a sua genialidade, o que o autor faz, lógico que dentro de limites,mas apresentar um "resumo" de quase todo o pensamento ocidental de forma agradável é um senhor desafio.

LODS 19/01/2012minha estante
O livro é bom. Mas, apesar de eu não seguir nenhuma posição religiosa achei que Jostein Gaarder foi muito preconceituoso quando falou sobre algumas crenças. Engraçado no inicio do livro ele fala de supertições e fé de uma forma diferente da feita preconceituosamente no final do livro ( espiritismo, parapsicologia ...). Esse é apenas o ponto falho q achei q poderia ser evitado. Como ele mesmo diz: " 'Superstição'... que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isto se chama 'ter fé'. Mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta-feira 13 o nome muda para 'surperstição'. Quem tinha o direito de chamar de surperstição a crença de outras pessoas?" PAG.62. ÓTIMA LEITURA A TODOS!

Águida Maiara 24/01/2012minha estante
eu nao gostei do livro pela narrativa.. o autor é muito inteligente e sabe argumentar.. porém ele nao sabe como prender o leitor.. o que me deixou desinteressada pela leitura..

Absanttos 20/03/2012minha estante
Realmente, O Mundo de Sofia é sempre um marco na vida de um leitor, uma literatura viajante e prazerosa, dentre os melhores livros que eu li.

Tassio 07/07/2012minha estante
Disse tudo Alan!

Paloma 07/07/2012minha estante
Com certeza, Alan... Esse foi o livro que revolucionou meu pensamento.

Karen 26/07/2012minha estante
Concordo amei ler esse livro faz paerte da minha alma

Rosana 20/08/2012minha estante
Sabe Alan,eu também,pois da metade do livro em diante eu me perdi, apesar de ler todo até o final.Adorei e até me inspirou a escrever?

Gil 23/09/2012minha estante
Além de ser um ótimo livro, me marcou profundamente. Conheci uma pessoa muito especial e enquanto ela lia esse livro, para marcar o momento ele fez uma poesia: (...)Suspiro cada vez que a vejo sempre mais linda, inteligente e misteriosa. Conhecida às margens de um mundo que era meu, era nosso, era de Sofia(...)
Se pelo seu conteúdo o livro já é inesquecível, depois dessa então... rsrsr

Amanda 28/10/2012minha estante
Idem!!!!

Mari 01/11/2012minha estante
realmente, O Mundo de Sofia mudou a minha vida.

Manu 21/12/2012minha estante
Parabéns, em uma frase o resumo perfeito!

Aline C. 08/01/2013minha estante
Penso o mesmo

silvanasartori 14/01/2013minha estante
Eu acabei de terminar o Livro o Mundo de Sofia e tenho que dizer que achei interessante sim o conteudo sobre a filosofia e tudo mais, mais sinceramente achei um livro muito cansativo de ler. Eu concordo com dois comentarios abaixo, também não entendo porque tanta gente gostar desse livro. Tipo...como eu disse, alguns pontos são interessantes...te deixa curioso o que vai acontecer no final e tudo, mais quando eu cheguei ao fim n me SURPREENDEU em nada...sei la...n foi aquele tipo de historia que vc acaba de ler e fica satisfeito sabe ?
Eu pensei em desistir da leitura por muitas vezes e acabei indo até o final pra ver se me surpreendia com o fim, mais me decepcionei =/// mais enfim... Pra quem está curioso pra ler o Livro BOA SORTE e que tenha muita paciencia pra leitura, porque vcs vao precisar !! hehe

Firmino 06/02/2013minha estante
Os livros didáticos da escola poderiam ser todos assim!

Stephany 27/03/2013minha estante
É um livro ótimo em relação ao conteúdo filosófico. Mas como ele é um "romance" da história da filosofia, o Romance não é muito bom, não. Ele apenas criou algum enredo, para que o livro fosse mais interessante. Apesar do final confuso, e de não ser um livro impactante ( com uma história impactante). É uma boa leitura.

myyh 26/07/2013minha estante
tenho vontade de ler esse livro e com esse seu comentário, caramba agora sim é que eu tenho que ler.

Aline 20/10/2013minha estante
Amei este livro, já o li duas vezes.

urubu 26/11/2013minha estante
O meu único arrependimento é não ter conhecido esse livro mais cedo, aos 15 anos. Não acredito que eu esperei 26 anos para conhecer esse livro.
Creio que todas as pessoas deveriam ter um exemplar em casa. Como se fosse uma bíblia. O livro é instigante, apaixonante; Se você for uma daquelas pessoas receptivas e abertas para o novo, que não tem uma visão dogmatizada do mundo, esse livro tem o poder de mudar a forma como você vê as coisas.
Na minha estante ele é o deus criador de todos os outros livros.

Paloma 07/01/2014minha estante
Todos os livros do Jostein Gaarder nos deixa com esse desejo.

Goty 28/08/2014minha estante
Falou tudo.

Edilton.Nunes 14/04/2015minha estante
Fico um tanto quanto desapontado quando vejo pessoas comentando coisas do tipo "não achei legal porque não me surpreendeu no final" ou "o livro não me prendeu"... Primeiro porque não acho que para um livro ser bom ele precise ser "surpreendente", precise ter necessariamente uma reviravolta inesperada ou algo do gênero. É um livro sobre filosofia, apresentado de maneira didática e para leigos (como eu). O CONTEÚDO INTEIRO DELE pra mim foi surpreendente, porque pela primeira vez eu parei para pensar em questões como a imensidão do universo (onde se leva milhares de anos para ir de um ponto A até um ponto B, isso se você for na velocidade da luz) ou sobre a ideia fascinante de que somos um conjunto de partículas invisivelmente pequenas "flutuando no ar" e etc... Sobre "O livro não me prendeu" me sinto menos desapontado, porque ninguém é obrigado a gostar dos mesmos temas que você gosta (dessa forma o livro parece menos interessante para essas pessoas), mas ainda me sinto desapontado porque se o pensamento filosófico (que deveria ser o básico do básico para construirmos uma sociedade próspera e realmente relevante) não instiga a curiosidade das pessoas, é a prova de que o autor estava certo e de que as pessoas ainda estão (e sempre estarão) presas na "pelagem do coelho da cartola". Mas enfim... Para mim foi e é um livro muito importante e não me canso de reler ele :D

Breguesso 01/07/2015minha estante
PORQUE SOFIA NÃO CONHECEU PITÁGORAS?

Vitor.Lobo 15/12/2015minha estante
Simplesmente fantástico. É o tipo de livro que faço questão de adquirir "fisicamente" e ler para nossos filhos Amanda Lima. Muito aprendi com ele e é inegável que terei de ler outras vezes para assimilar tudo o que aprendi. Este é o tipo de livro que apesar de grande, você simplesmente tem a sensação de estar literalmente por dentro da história e quase que não sente as páginas passarem. Recomendo!

Vitor.Lobo 15/12/2015minha estante
De dentro do "Mundo de Sofia" há recomendações para outras leituras ( como naturalmente acontece com os bons livros). Certamente que em breve iniciarei a leitura do "Crime E Castigo - Fiodor Dostoievski" que se diz leitura obrigatória pelo então fictício Albert Knox ( personagem retratado pelo autor Jostein Gaarde.

Em seguida tem O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald, Discurso do Metodo - Rene Descartes, e A Interpretacao Dos Sonhos - Sigmund Freud. Na verdade, há muitos outros mas foram os que a princípio, mais me chamaram a atenção. Sem esquecer é claro de Simone de Beauvoir - Livro: "O Segundo Sexo".

Marina Santos 11/01/2017minha estante
Li esse livro há um ano atrás. Particularmente não sabia que a obra ia apresentar muito conteúdo de filosofia, porém quando cheguei na metade não houveram dúvidas que o autor ia focar nisto. Livro muito bom, com personagens maravilhosos que incentivam o leitor a não parar de ler. Foi muito útil pra mim, passei por um ano focada no vestibular e o mesmo seria para alguma pessoa que tem curiosidade de sempre aprender mais e de ter uma perspectiva diferente do mundo.

Wesly & Joyce 06/02/2017minha estante
Acabei de comprar o livro !

Ansioso para iniciar essa viagem !

Ma 02/09/2017minha estante
desler

Cris 29/05/2019minha estante
O livro é muito bom!! Estou relendo depois de alguns anos. Hoje tenho uma outra interpretação e isso é fantástico!!

rfalessandra 26/08/2023

Filosofia com um enredo que nos prende na história
"A única coisa que necessitamos para ser filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas"

Nada como uma boa dose de filosofia temperada com uma boa história. O Mundo de Sofia é uma viagem completa desde a filosofia grega até os pensadores modernos. Através da história da garotinha Sofia e os acontecimentos extraordinários que começam a agitar sua rotina e seu modo de pensar, somos apresentados a vários pensadores através dos séculos de forma simples e divertida. Recomendo demais.
Emerson Meira 26/08/2023minha estante
Me instigou! Quem sabe eu ainda leia esse ano! ?

rfalessandra 27/08/2023minha estante
Obrigada é instigante sim, sem contar o efeito Matrix que tem os personagens, é perfeito!!

Clio0 20/01/2024

O Mundo de Sofia até hoje figura entre os mais vendidos do mundo e o motivo é que muitas faculdades e escolas de Ensino Médio recomendam o livro em sua grade. Particularmente, acho difícil categorizá-lo como um paradidático ou um romance, já que ele não é necessariamente nenhum dos dois.

Como romance, a história é fraca. Mais da metade do livro se passa sem que algum tipo de conflito ocorra e essa não é uma escrita apenas para o prazer da literatura.

Como didático, é uma introdução bem leve aos princípios da filosofia. Interessante para aqueles que nunca tiveram ou prestaram atenção às aulas da disciplina supracitada, mas mais do mesmo para os outros.

Ao unir as duas coisas - o enredo praticamente inexistente com lições leves de Filosofia e História da Filosofia, o autor conseguiu transformar em algo palatável algo que muitas pessoas - e leitores - refugam suas vidas inteiras.

Era uma receita que tinha tudo para dar errado, mas Gaarder teve um feliz resultado.

Recomendo.
Taynara142 20/01/2024minha estante
Uau, estou fascinada com a quantidade de livros que você leu e a sua clareza ao escrever. ?

Núbia Cortinhas 21/01/2024minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha! Sou daquelas que fugia da filosofia. ?

Giulipédia 11/11/2020

Você ainda é capaz de se admirar com as coisas?
Depois de quase dez anos, essa releitura de Mundo de Sofia me deu muito o que refletir, com novas vivências e experiências agora da vida adulta, foi uma bela aventura me reencontrar com Sofia, Alberto e não esqueçamos a nossa querida Hilde!

Sofia Amundsen irá fazer 15 anos no próximo dia 15 de junho, e com isso passa a receber uma série de correspondências. Cartões postais vindas do Líbano, o interessante é que a correspondência não é para ela, e sim para uma garota chamada Hilde que ,surpresa, fará aniversário no mesmo dia que Sofia. O pai de Hilde manda a correspondência por intermédio de Sofia, para esta entregar a sua filha, mas como nossa garota fará isso, nem ela sabe! Afinal de contas, quem é essa tal de Hilde?
Junto a esse mistério, soma-se um segundo, que é uma segunda correspondência que Sofia também passa a receber de um misterioso professor de filosofia, assim nossa menina passa a ter uma introdução da história da filosofia e passa a aprender a importância desse estudo para todos os seres humanos.
Agora o que essas duas correspondências tão diferentes tem em comum? Você terá de ler para descobrir!

Mundo de Sofia é um livro especial para mim, foi ,por assim dizer, meu primeiro livro professor. Aquele que me ensinou não apenas a ler, mas a refletir sobre o que estou lendo, e qual a importância real do que estou lendo! Não digo que toda leitura trará algo de reflexivo, e nem digo que devemos ler apenas coisas que tragam algo para refletir, muitas vezes buscamos apenas diversão e entretenimento e não há nada de errado nisso! O problema se encontra quando apenas buscamos isso e deixamos a interpretação e a reflexão que a leitura trás, do lado de fora de nossas mentes!

Não vou mentir dizendo que esse livro tem uma leitura fluida e fácil, pois não tem, em muitos casos é realmente maçante e entediante, nos deixa desconfortáveis e nos faz pensar muito. Por isso é um livro para se ler com calma e pausadamente, é um livro para se mastigar e digerir e não apenas engolir, mas para os dispostos a encarar essa história, terão uma aventura maravilhosa pela frente e muito sobre o que pensar sobre si mesmos e o mundo em que vivemos.

Também quero dizer que para aqueles que buscam estudar a própria matéria de filosofia ou procuram uma forma divertida de ensina-lá aos pequenos, esse livro é uma maravilhosa introdução que pincela os tópicos principais no estudo superficial da filosofia, usando-o como guia é possível fazer um aprofundamento da matéria sem grandes problemas, já que ele trás as ideias e as principais obras de grandes pensadores filósofos ao longo das eras.

Ao final de tudo temos a seguinte reflexão: O que é a realidade? O que nós torna reais? E qual a importância dessas coisas para a nossa vida? Não há resposta certa para essas questões, por isso são tão desconfortáveis de se refletir, mas ainda sim, nos tornam muito conscientes de nós mesmos e do mundo que vivemos.

Uma citação que quero deixar do livro aqui, é essa: "O verdadeiro filósofo é aquele que não perde a capacidade de se admirar com as coisas." No mais é isso, recomendo a todos, aqueles curiosos, leiam e tirem suas próprias conclusões, boa leitura a todos!
Alberto.Tisbita 11/11/2020minha estante
Há muito tenho vontade de lê-lo, mas como tendo a perder o interesse no meio do processo em obras muito volumosas, nunca iniciei.

Giulipédia 11/11/2020minha estante
Vale mt a pena a leitura desse livro, vc poderia tentar implementar o sistema de número de páginas por dia como meta p ler, p não abandona a leitura, isso p tds as outras obras mais extensas tbm, no início é complicado de se manter a rotina, mas com o tempo se acostuma ???

Alberto.Tisbita 12/11/2020minha estante
Obrigado pela dica

Michela Wakami 10/01/2022

Decepcionante
Eu estava gostando tanto desse livro, que não conseguia desgrudar.
Depois ele desandou de um jeito, que fiquei tão triste.
O livro gira em torno de um professor de filosofia e sua aluna.
Ele ensina filosofia a sua aluna, de uma maneira, extremamente profissional, sem colocar suas opiniões pessoais, até mais ou menos 70% do livro.
Fala sobre, mitologia, religião, etc.
São tantos os aprendizados, eu estava fascinada pelas aulas.

Depois ele, começou a colocar todas as suas crenças nas aulas e dar suas opiniões particulares, foi aí que o livro, deixou de ser bom.
Em algumas partes até o respeito, com os pensamentos de quem pensa diferente dele, deixou de existir.

E de quebra, tem umas partes bem viajadas.
10/01/2022minha estante
Eita, parecia tão empolgante.

Michela Wakami 10/01/2022minha estante
Leandro, eu estava amando demais, quase chorei com esses 30% finais.

keyla 10/01/2022minha estante
pelas atualizações pensei que você ia dar 5 estrelas.. kkkkk li esse livro no 1º do EM. talvez eu deva reler

Michela Wakami 10/01/2022minha estante
Keyla, eu também achei que ia ser 5 estrelas. Fiquei tão triste.?
Mas aprendi muita coisa, através desse livro. Talvez tenhamos experiências diferentes, muita gente gosta muito desse livro, se um dia você relê-lo, ficarei feliz de saber se sua opinião.
Nossa mente é fabulosa, inclusive o autor fala isso no livro, que uma pessoa enxerga a mesma coisa, de forma diferente, até cores, podem ser vistas de forma diferentes, eu particularmente amo isso, não sou a favor de unanimidade, pois ela nos fazem limitadas.
Pena que no próprio livro, ele não põe essa lição em prática, não age respeitosamente, com o pensamento diferente de outras pessoas. Mas sabemos que todos nós, somos falhos.

keyla 11/01/2022minha estante
as reflexões do livro são muito legais, mas eu acho que na releitura eu sairia decepcionada como você?na minha percepção é um pouco leigo, eu fiquei fascinada pela história por ser o meu primeiro contato com a ?filosofia?. acho que hoje não funcionaria mais, apesar de eu estar com saudade agora

Michela Wakami 11/01/2022minha estante
Eu também só sabia o básico do básico sobre mitologia e sobre os filósofos mais famosos, por exemplo.
Por isso, fiquei super empolgada.kkkkk.

Jobim 11/01/2022

Divisor de águas
Não há como sair desse livro sendo o mesmo que era quando começou a ler. Uma bela introdução à filosofia e a visões de mundo diferentes. Uma leitura que agrega e nos deixa mais inteligentes. Nota 5.
ravena 11/01/2022minha estante
achei que era um livro infantil ?

Matheus 11/01/2022minha estante
Concordo 100% com você.

Pam 28/11/2022

Me decepcionei!
Esse livro não conseguiu me prender, eu parei e retomei a leitura diversas vezes, por pouco não desisti.
E sim, toda a questão da filosofia e reflexões presentes aqui, preciso admitir que realmente foram muito interessantes, mas o enredo não ajuda muito, o que acaba tornando a leitura bem lenta e cansativa.

Mauricio.Araujo 14/05/2021

Leitura obrigatória.
Olha esse livro é um daqueles que deveria ser obrigatório, é daqueles que vão explodir sua cabeça e fazer você refletir sobre o mundo.
Liriel 14/05/2021minha estante
Me arrependo de não ter terminado, larguei faltando pouco?

Nik 14/05/2021minha estante
Quem gosta de filosofia é um prato cheio, quem não gosta aprende um pouco de uma maneira que não é chato pra ler, tô até pensando em reler pq é muito bom.

Mauricio.Araujo 14/05/2021minha estante
Então volta correndo. Rsrsrs se não tiver mais aproveita q tá em oferta na Amazon..

Fabianne 01/08/2023

Uma lente que possibilita ver o invisível aos olhos
O Mundo de Sofia, escrito em 1991 pelo norueguês Jostein Gaarder, é uma viagem maravilhosa dentro da história da filosofia.
A personagem principal é Sofia Amundsen, uma menina de 14 anos que mora na Noruega com sua mãe Helene Amundsen e seu pai que está numa eterna viagem a bordo de um navio.
Tudo começa quando numa manhã ela vai até a caixa de correio e encontra um bilhete questionando-a:
-Quem é você?
A partir desses questionamento, uma viagem filosófica tem início.
Tudo nesse livro é estratégico e voltado para filosofia. Desde nome da personagem ?Sofia?, que no grego significa sabedoria, até a própria existência dela e do seu mentor Alberto Knox.
Este é um livro que te provoca o tempo todo, te tira da sua zona de conforto, te faz questionar, abre os olhos que talvez foram fechados na sua infância, afinal, ?...tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas.?
Henrique Sanches 02/08/2023minha estante
Adorei a resenha!!!! Adoro a filoSofia

Fabianne 02/08/2023minha estante
Obrigada. Amei esse livro.

Max 24/11/2023minha estante
Ótima resenha! Adoro esse livro!?

Vincent Law 25/06/2012

Este livro deveria estar em todas as escolas...
Acredito que esse livro seja a introdução perfeita para a filosofia

Pois ali que se aprende a ter os seus próprios pontos de vistas, e argumentos.

“Como a criança pode aprender a julgar as distintas concepções e a adotar seu próprio ponto de vista se os adultos que a educam omitirem suas opções e seus julgamentos?"

O que o mundo precisa é de uma história clara e concisa da filosofia que ajuda os seres humanos entender a filosofia sem ter que gastar centenas de horas e tempo de aprendizado numa escola.

Sim, para pessoas que sabem tudo, este livro seria provavelmente um furo, uma perda de tempo, mas para seu percentual de 99% do país, este livro seria uma joia, e é.

O Mundo de Sofia tem um conceito interessante, mas certamente não é para todos. Este é realmente um livro filosófico fingindo ser um romance. Mesmo que você tenha estudado filosofia, este livro vai ser instigante, mesmo porque isso faz você pensar sobre o que você já estudou. Acho que este seria um livro maravilhoso para pais de filhos adolescentes a ler com seus filhos. Seria certamente para fazer algumas excelentes discussões. A verdadeira força deste livro é o material que cobre a filosofia, e é um assunto fascinante.

Claro, se você está pronto para uma exposição pouco mais tradicional de grandes pensadores, como: Sócrates, Platão e Aristótele, Descartes, Hegel, Marx e Sartre, encontrará assuntos bem mais denso. Eu não acho que você deve começar com um único filósofo, porque você vai ser facilmente tentado a adotar sua maneira de pensar.

Em suma, leiam o livro que vocês irão entender...

Tatta 17/04/2021

o que é a vida ?????
esse é um livro difícil de avaliar e tive que pensar bastante antes de vir aqui. acontece que cada capítulo funciona como um ?mini-livro? de um filósofo e ainda há a trama dos personagens.

o que temos aqui é tanto uma história (bem criativa aliás) como um material de estudo de filosofia.

por várias vezes quis parar a leitura e começar a fazer anotações, como se estivesse em uma aula mesmo!

não se enganem pelo selo infanto-juvenil da CiaDasLetras. é uma leitura bem densa, principalmente entre 40-65%.

alguns dos meus favoritos: epicuristas, Aristóteles, Jesus, Kant (difícil), Hegel, Freud, Sartre e o capítulo final.

um ponto negativo (mas um pouco sem saída) é que o autor definiu um recorte filosófico mais no questionamento ?qual o sentido da vida?. em alguns pensadores senti falta de suas teorias mais famosas!

se valeu a pena? meu Deus, vão ler.
Regi 17/04/2021minha estante
Amo?

sevenseas 17/04/2021minha estante
Nossa, fiquei cheia de vontade ?

Regi 17/04/2021minha estante
Pra mim a leitura fluiu bem.

Tatta 18/04/2021minha estante
???

skuser02844 30/11/2020

Que livro incrível
Na primeira parte do livro é realmente mais filosofia teórica e a relação da Sofia com o curso de filosofia, porém na segunda parte assim que surge novos personagens sua mente começa a explodir, e a curiosidade pra saber o que está acontecendo te prende ao livro. Ainda estou chocada com os capítulos finais. Deem uma chance para esse livro, e se você desistiu dele, por favor volte a ler, os últimos capítulos vão te prender de uma forma que você não esperava.

juliaememo 16/01/2021

Um livro que me fez pensar, repensar... e muito.
Esse livro me virou de ponta cabeça e fez com que eu pensasse sobre coisas que eu nunca havia dado muita atenção.

Eu aprendi muito, tanto sobre história, quanto sobre filosofia e eu adorei conhecer a história de Sofia.

Sofia é uma garota que fará 15 anos em pouco tempo. Então, um dia, misteriosamente, ela começa a receber um curso de filosofia por cartas e isso faz com que ela aprenda muitas coisas e reflita sobre a sua vida.

Junto com o curso, Sofia também recebe cartas misteriosas de um major que está em outro país. Mas, o mais estranho dessas cartas era que todas elas eram destinadas para outra pessoa, uma pessoa que Sofia nunca havia ouvido falar na vida.

Acompanhe a jornada de Sofia pela história da filosofia!
Foks Petro 19/06/2022minha estante
Qual é classificação?

juliaememo 19/06/2022minha estante
Oi! A classificação indicativa é 12+.

Jabih 05/10/2023minha estante
Já tava com vontade de ler ele futuramente, e logo agora lendo esse tão feedback tão bom, já vou correr pra ler kkkk mas n agora. Como leio à pouco tempo, estou me preparando ainda pra pegar um calhamaço kkk mesmo sendo o menorzinho ainda comparando a outras obras

juliaememo 09/10/2023minha estante
Quando ler, me fala o que achou!! ??