O Mundo de Sofia

Nicoby
Vicent Zabus

Resenhas - O Mundo de Sofia

KAssya9 06/02/2023

bom o livro é muito instigante, gosto demasiadamente desse livro pois ele me fez pensar de varias formas diferentes a cada página lida, eu me perdi nos meus pensamentos e acabei me encontrando, era como se eu estivesse conversando com o livro, vivi a aventura com a Sofia, e é um livro que super indico a qualquer um, só esperava um pouquinho mais do final, mas foi lindo, lindo!

biatoledo_11 05/02/2023

leitura obrigatória!
Muitas pessoas evitam ao máximo ler clássicos mas eu sempre me interessei muito por sua atemporalidade. Se mesmo depois de décadas uma obra continua famosa, é porque existe um motivo. Por isso me desafiei a ler um clássico por mês e até agora não estou me arrependendo. "Mundo de Sofia" se destaca principalmente pelo conteúdo didático quase como introdutório a todos os curiosos pelo estudo da filosofia. Por ser voltado pro público infanto-juvenil me identifiquei bastante com a protagonista apesar de alguns momentos a achar irritante (ela e os outros personagens já que no quesito da construção narrativa e o psique dos personagens ser bem pobre e raso). Assim como em "O apanhador no campo de centeio", essa história pra mim foi um lembrete constante para nunca deixar de questionar o mundo ao nosso redor, nunca deixar de refletir sobre tudo e não se acomodar na rotina majoritariamente adulta e monótona sem sair da zona de conforto, para estar sempre em busca de novos conhecimentos com a mente aberta a fim de descobrir as incógnitas do universo da nossa mente e aceitar a própria ignorância frente a magnitude de tudo isso. Queria tivessem a oportunidade de lê-lo pelo menos na escola pela linguagem simples e fluida mas rica em matéria filosófica e na formação das nossas opiniões com pensamento crítico.
obs: minhas partes favoritas com certeza são quando o professor pontua sobre as mulheres no mundo da filosofia, cirúrgico demais!

Karol 04/02/2023

filosofando
é um livro ótimo para quem quer entender um pouco mais sobre filosofia sem ser um assunto maçante, mas não deixa de ser intenso. porém os diálogos durante o livro, as ambientações do dia a dia de uma adolescente deixa a história mais leve. achei muito interessante todo esse universo paralelo, mas depois da metade do livro comecei a achar meio viajado, e as vezes me irritava um pouco tanta filosofia e filósofos e pensamentos, mas a história é literalmente sobre isso né então não dá pra reclamar. gostei e ao mesmo tempo fiquei meio triste com o final, mas por conta dos personagens mesmo.

Jojo 03/02/2023

Quem sabe o que é correto age corretamente (...)
O verdadeiro conhecimento leva a agir corretamente.

O fato de o mar estar calmo na superfície não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas.

Tudo depende do tipo de lente que você utiliza para ver as coisas.

(...) Só quando sentiu intensamente que um dia ela desapareceria, é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra. Vida e morte eram os dois lados de uma mesma coisa.

Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista e a mentira um ser mutável que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável, ficando a critério de cada um escolher a sua verdade... A mais agradável!

Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos.

Superstição' ...que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isto se chama 'ter fé.' Mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta-feira 13, o nome muda para 'superstição!

O que se perde é infinitamente menor do que aquilo que se ganha. Você se perde nesta forma que você tem agora, mas ao mesmo tempo compreende que você é algo infinitamente maior. Você é o universo inteiro.

Para nos tornarmos bons filósofos precisamos unicamente da capacidade de nos surpreendermos...

?A pergunta não é se existimos, mas o que somos e quem somos.

Melissa656 01/02/2023

Mano..
Pensa em um livro q te faz questionar tudo, é esse. De início eu n tava querendo ler ele, mas aí eu resolvi dar uma chance e ele é simplesmente incrível. Recomendo muitoo

Guilherme444 31/01/2023

Um bom livro para quem não tem contato com filosofia e um livro melhor ainda para quem já tem. Gostei muito.

Camaradalopes07 31/01/2023

Indispensável!
O livro trás vários cenários filosóficos. Para aqueles que querem introduzir ao meio filosófico seria uma boa recomendação começar com esse livro. Valeu a pena cada segundo lido.

Bruna 29/01/2023

bom!
Nos dá uma ótima noção sobre a filosofia e nos ajuda a criar uma boa perspectiva de vida! O livro é difícil de ser lido por leitores que ainda não estão muito acostumados, por usar um linguajar muito formal e apresentar textos muito grandes.
O livro em si parece um universo somente dele, é inevitável ficar curioso com o que vai acontecer com Sophia.

evelyn 28/01/2023

O mundo de Sofia
O mundo de Sofia fala da história e filosofia de uma forma muito divertida ,trazendo vários pontos importantes.Acaba que faz com oque o leitor se interesse pelo livro.
A história toda por trás ,com um suspense excitante ,deixando que a história não fique cansativa .E claro que em alguns capítulos não me interessei o bastante ,mais tinha horas que me sentia prendida.
Um ótimo livro com a escrita belíssima ,os personagens são maravilhosos ,a trama e o drama da história ,super indico!!

Jhonatan19 27/01/2023

O livro (O mundo de Sofia) é simplesmente uma história cativante, o autor; Jostein Gaarder vai falar sobre os diversos filósofos e suas teorias mais, de uma forma muito didática; mas ao mesmo tempo em uma forma de magia como se de fado voltássemos á infância ao nosso primeiro contato com o mundo e fossemos descobrindo aos poucos como uma criança de colo que tudo é novo a sua vista. Mais também e tratado no livro a seriedade que a na intolerância de alguns em relação aqueles- que demonstram um pensamento diferente em relação a um determinado assunto...

Paula 26/01/2023

Uma leitura aos 21 que deveria ter sido feita aos 15?
O mundo de Sofia é, em breves palavras, o meu primeiro mergulho verdadeiro (e talvez um pouco tardio) no mundo da Filosofia. Intrigante, simples e bem construída, a obra do norueguês Jostein Gaarder é perfeita para aqueles que sempre sentiram certa dificuldade em entender teorias dos mais variados sábios da humanidade ou simplesmente precisam de um ?empurrãozinho? para iniciarem seus estudos na história da filosofia. A narrativa que se desenrola nas entrelinhas do livro também não fica para trás de modo algum! Sofia é uma menina extremamente cativante, e confesso que vou sentir ?saudades? dela. Com certeza voltarei a ler esse livro no futuro. Acho que a ?eu? de 15 anos, assim como muitos outros adolescentes, teria se tornado melhor amiga de Sofia, então eu recomendo 100% esse livro aos jovens leitores nessa idade!! É uma oportunidade de aprendizado, não só acadêmico mas principalmente de percepção existencial e histórica no mundo.? Aquele que depois de
três milênios não é capaz de se ter na própria conta estará fadado a viver uma vida de ignorância.?
Ps. Eu fui digerindo o Mundo de Sofia aos pouquinhos, terminando a obra em pouco mais de um mês. Pra mim, ler um capítulo por dia foi extremamente benéfico para realmente refletir sobre o conteúdo que foi sendo apresentado. De qualquer forma, ao iniciar esse livro eu recomendo ao leitor realmente tentar absorver o que vai sendo passado, pois acredito ser extremamente valioso a filosofia contida nele ??

Karolina 25/01/2023

Acabei esse livro depois de um bom tempo, não apenas por considerar a leitura um tanto cansativo. Eu gosto do livro e sinto q aprendi melhor sobre filosofia q nas minhas aulas da escola, tbm acho boa as metáforas usadas como explicação e n esperava um certo plot twist.
Claro q indico o livro pra quem tem interesse em aprender um pouco mais de filosofia e q tenha paciência.

?Quem, de três milênios
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
À mercê dos dias, do tempo.?
- Johann Wolfgang Von Goethe

Aninha 24/01/2023

Genial
"Quem teria arrancado Sofia de seu cotidiano e a teria confrontado de repente com os grandes mistérios do universo?" (p.20)

"O mundo de Sofia", de Jostein Gaarder, é simplesmente incrível. Nesse romance, o leitor é introduzido à vida de Sofia, uma menina de quase quinze anos que começa a ter contato com a Filosofia por meio de cartas secretas e misteriosas.

O livro junta a história fictícia e as questões filosóficas de maneira bem envolvente. O autor conseguiu ligar todas as teorias e pensadores de maneira coesa, fazendo com que tudo estivesse ligado à trama de Sofia.

A obra é, algumas vezes, bem densa, por abordar as partes teóricas da Filosofia. Mas Gaarder faz isso de uma maneira bem interessante, utilizando muitas metáforas e analogias para exemplificar cada teoria. É como se ele realmente estivesse explicando as maiores questões filosóficas para uma criança.

Os personagens desse livro também são ótimos. Eles são muito trabalhados e têm personalidade. Os diálogos entre eles são bem feitos e bem naturais.

Por fim, não é possível deixar de lado a genialidade do enredo dessa obra. Jostein Gaarder conseguiu criar uma história maravilhosa, que mistura a imaginação e o real. Portanto, eu recomendo com toda a certeza "O mundo de Sofia".