Cristo Senhor

Cristo Senhor Anne Rice

Resenhas - Cristo Senhor

Brunna90 29/11/2023

Cristo Senhor - A saída do Egito
Li esse livro por indicação (e empréstimo) de um professor da faculdade depois de conversarmos um pouco sobre literatura e cristianismo no geral. Quando ele comentou sobre o livro, achei interessante a premissa embora tenha ficado um pouco cética a respeito, mas que grata surpresa! Apesar de algumas disparidades em relação à doutrina que acredito e sigo, o livro é muito bonito e mostra a infância de Jesus no conturbado mundo antigo e vivendo sob os mistérios de seu próprio nascimento. Adorei muito essa imersão no crescimento do meu Senhor, mesmo que de forma fantasiosa, já que não temos essa descrição na Bíblia. Me ajudou a entender algumas coisas e vislumbrar outras. Muito bom!!

Mauro 08/05/2023

Ficção histórica sobre Jesus
Quando Anne Rice conciliou-se com suas crenças nos anos 2000, ela lançou alguns livros com uma perspectiva filosófica da vida bem diferente daquela de seus livros sobrenaturais de vampiros e bruxas do passado.
"Cristo O Senhor - A Saída do Egito" é o primeiro livro dessa nova leva. Aqui, a autora foi ousada ao se aventurar em contar uma autobiografia de Jesus Cristo, em primeira pessoa, algo que eu particularmente nunca havia lido. Ela faz aqui uma ficção histórica extremamente competente e respeitosa tanto com a parte histórica como com a parte miraculosa de Jesus. Se Jesus é humano e divino ao mesmo tempo, Rice consegue ser histórica e cristã na mesma medida.
Este primeiro livro acompanha a vida de Jesus dos 7 aos 8 anos, entre a saída do Egito e o retorno a Israel culminando na cena em que ele é encontrado no templo com os anciãos.
No geral, uma ótima leitura. Fico triste apenas por saber que a autora teve a intenção inicial de escrever quatro livros, mas acabou escrevendo apenas 2.
Nota: 9,0

dionisocastro 07/08/2022

Comecei a ler a Bíblia porque, além do meu interesse em histórias antigas, também procurava inspiração em um livro escrito há milênios atrás que ainda conduz moralmente a maior parte das pessoas. Para entender a moral judaico-cristã e todas as suas questões (e problemáticas), achei uma boa ideia ler seu livro sagrado.

Em meio à leitura da Bíblia, ainda no AT, resolvi me aventurar em outras histórias religiosas, principalmente relacionadas a um tema que me interessa, a vida de Jesus. A parte mais interessante desse livro é a forma como todas as pesquisas feitas pela autora aparecem no retrato do messias ainda enquanto criança.

A história está em primeira pessoa, algo que geralmente não curto muito, por mais que entendo a escolha de usar o ponto de vista da criança. Também achei maçante em muitos momentos e discordo da escolha da autora de focar no Cristo sagrado em vez do Cristo histórico, mas entendo seus motivos. A explicação da autora e a evidência de suas pesquisas são as melhores partes do livro para mim.

Talvez para alguém mais fiel, esse livro seja bem melhor.

SakuraUchiha 16/05/2015

Um bom romance combinado com a espiritualidade de uma obra religiosa
'Cristo Senhor' nos apresenta um drama de um bom romance combinado com a espiritualidade de uma obra religiosa. Muitos poderiam pensar que isso é improvável, mas 'Cristo Senhor: A Saída do Egito' é um belo relato de Jesus quando criança. O romance começa com Jesus na idade de sete anos, que é intimidado por um rapaz de uma gangue vizinha. Ele usa seu poder para jogar o menino no chão, morto. Sua capacidade de ressuscitar vem depois, quando o menino é devolvido, vivo e saudável, para seus pais. O livro, em seguida, segue Jesus e sua família em sua jornada traiçoeira fora de Alexandria, Egito, de volta para sua terra natal em Nazaré, na Galiléia. Segue-se seu cotidiano trabalhando em carpintaria, lidando com o conflito político, enfrentando soldados de Herodes e do regime romano. Além de trazer o menino de volta à vida e fazendo pardais de barro ganhar vida, as manifestações de Jesus realizando milagres e cura são raros. Jesus chama José pelo nome em vez de "Pai", e, embora o resto da família sabe o segredo, demora para Jesus tornar-se consciente de seu nascimento milagroso e de quem ele é.
Contada a partir de sua perspectiva, Anne Rice apresenta Jesus como o misterioso, forte, e o mais importante.... humano.

"O medo que eu sentia cresceu e transformou-se numa coisa que estava sempre comigo, de modo que toda felicidade finalmente parecia apenas um sonho, mesmo à luz mais forte do sol."

Conforme você vai lendo, você nota o quanto Anne Rice pesquisou e tentou chegar o mais próximo de sua história baseado nos evangelhos e testamento. Ela também mencionou que ela começou a escrever o livro por causa de seu retorno à Igreja Católica e da morte de seu marido.

Adriana 02/01/2014

Trabalho minucioso
Anne Rice nem me causa mais surpresa, pois tudo que ela se propõe a escrever é perfeito! E esse é mais na sua vasta coleção de coisas boas.
O cuidado que foi feito o livro e as pesquisa para se chegar a esse resultado é digno de nota.
Feliz por acompanhar mais essa maravilha que é os primeiros anos de Jesus e quais os seus sentimentos de criança.

Pedro Ivo 21/07/2011

Delicado e Comovente!
Quando peguei o livro, confesso que estava um pouco cético: Anne Rice, convertida e propagando a palavra do Senhor não parecia lá a melhor das ideias.
Mas bastou começar a ler e perceber que ela conseguiu quase o impossível, escrever um livro instigante, bonito, com o apelo histórico e descritivo habitual dos seus livros e que ao mesmo tempo que agradou aos seus fãs, agradou também de um modo geral aos religiosos.
Recomendo.

UA 25/03/2011

Falem o que quiser, mas quem realmente colocou os vampiros como parte da “cultura pop” foi Anne Rice com suas “Crônicas Vampirescas”. Afinal, que nunca ouviu falar de “Entrevista com o Vampiro”? Sejá na forma do livro ou na forma do filme de 1994?
E agora, muito antes da tendência de escrever livros sobre anjos aparecer, Anne Rice iníciou uma nova saga chamada “Cristo Senhor”, que nos fala – em primeira pessoa e lotado de experiências pessoais e dados históricos – da infância e adolescencia de Jesus, um moleque de 7 anos que viria a se tornar um dos maiores icones da fé católica.
O livro relata um Jesus extremamente ligado ao judaísmo, com a educação baseada na Torá. Um menino cheio de dúvidas sobre seu “nascimento milagroso” (que seus pais nunca falam sobre) e suas “habilidades especiais”. Um menino que sabe que é diferente, mas não sabe porque.
Ou seja, um Jesus extremamente humano, e ainda se manter fiel aos fatos históricos e aos Evangélios conhecidos.
Mesmo que todos nós saibamos como a história acaba (é blasfémia falar que o protagonista morre no final?) a forma simples e intimista que Anne Rice conta a história de evolução, aceitação e decobertas do Jesus criança até o Jesus “Lenda”, faz de “Cristo Senhor” totalmente recomendada. Seja lá qual for a religião que você tiver. Ou não tiver.

cid 08/01/2011

-Façam o que ele disser para fazer
O texto de AR é gentil, tranquilo. Nem um pouco do texto atormentado de "A última tentação de Cristo" de NK.E o livro termina na festa de casamento de Caná , num momento de alegria e festa. Jesus desperta e relembra a sua missão. Extremamente reverente, e com trabalho de pesquisa histórica, AR atinge seu objetivo de retratar Cristo Senhor com humildade, torná-lo mais próximo com este livro. Veja um texto sobre o famoso casamento de Caná:
Esqueci-me de mim mesmo.Eu não era nada nem ninguém, apenas fazia parte daquilo tudo.Fui lá para fora, passei pelas filas de dançarinos e pelas mesas lindamente servidas cercadas de comensais, e procurei, como sempre faço, como sempre fiz, as luzes do céu. E me pareceu que as luzes do céu ali eram o tesouro profundo e particular de cada alma.(pag 193)
Digno de nota é também o capítulo sobre a tentação no deserto, que AR descreve com muita habilidade.

cid 20/09/2009

Uma história de Jesus narrada na primeira pessoa
Anne Rice escreveu sobre o Jesus dos Evangelhos e , que desafio, na primeira pessoa. É o próprio Jesus que nos conta a saída do Egito, da cidade de Alexandria e,a volta para Nazare. Jesus é um menino de 07 anos que ouve estórias sussurradas sobre o seu nascimento, tem poderes sobrenaturais , como nos apócrifos e no Evangelho da infancia de Tomás. Anne coloca as doutrinas mais conservadoras após exaustivas pesquisas. Assim Jesus volta a Jerusalem , a tempo de presenciar a revolta,ver a terras queimadas, ver as crucifações na estrada de Séforis. Que efeito sobre um menino...As belas paisagens, os campos de oliveira e vinhedo cercam a familia na tranquila Nazaré. Mas, Jesus busca saber a sua origem . Porque não podiam voltar para Belem , qual o segredo do seu nascimento? Aos poucos , Jesus vai sabendo de tudo, e um rabino no templo lhe conta sobre a criança que nasceu em Belém, dos reis magos , dos pastores e do terrivel destino das crianças dessa cidade.Ao final, Jesus pensa sobre o seu lugar no mundo, olhando as estrelas , em seu lugar predileto junto ao bosque.

Eu gostei bastante do livro, e também da nota que autora colocou no final do texto, dizendo porque quis escrever sobre Jesus, e da extensa literatura que leu a respeito. Gostei da sua maneira despojada e a meu ver sincera, de falar da sua busca e da sua necessidade de conhecimento. O unico ponto a refutar, é quando diz que a busca do Jesus histórico se tornou uma piada. Isso absolutamente não concordo. Acredito sinceramente que tudo deve partir desse ponto. Mas recomendo o livro, que pode servir para meditação ou o prazer da leitura.

Gabriel 19/09/2009

Uma nova imagem de Anne Rice
Já tinha lido outro livro dessa autora, "Sangue e Ouro", e é óbvio a mudança não só temática como em diversos aspectos da escrita dela nessa nova obra, "Cristo Senhor". No entanto, ela não se descaracteriza, mantendo sempre aspectos que foram extremamente fortes na obra dela, a exemplo da extensiva pesquisa histórica que ela faz para contextualizar tudo que acontece no período que narra da vida de Jesus.

Assim, a visão desse livro é, de fato, transformadora. Não é um simples processo de "humanização do divino" - o Cristo de Rice não perde os aspectos de "Deus", ainda que na posição de "humano" -, mas uma narrativa de uma das inúmeras possíveis compreensões do Messias. A história narra um período curto da vida de Cristo, da saída do Egito até o episódio em que Jesus se separa da família e fica com os sábios no Templo, na época da Páscoa.

Até mesmo com novas estratégias de ortografia, Rice faz dessa uma obra emblemática de uma mudança em sua carreira: não deixa o sobrenatural de lado, área com a qual trabalha muito bem, mas agora mais do que nunca é forçada a lidar mais com a humanidade de seus personagens do que com outros aspectos dos mesmos. Até porque, diferente de tudo que ela já tinha feito, muito do que ela escreve nessa empreitada já era conhecido através dos evangelhos (inclusive os apócrifos).

Enfim, uma singela e poética perspectiva de como era o Menino Jesus. Recomendo, mas torço muito para que ela passe a trabalhar mais além nesse projeto, com não só o "Menino", mas com o princípio de seu ministério.

cid 20/09/2009minha estante
Caro Gabriel

Acabei de ler "Cristo Senhor", e gostei bastante da sua resenha, e da sua visão dessa obra, que representa tanta mudança na vida da Anne Rice. Mas, acho que o signifado maior Anne guardou para si mesma. A necessidade que a levou de volta a uma antiga fé, deve ter sido enorme. Um abraço Cid

Raul Oliveira 17/04/2009

Apenas um capítulo
Esse, diferente de outros livros da autora não empolga no começo. Depois da metade, a história começa a se embrenhar nas páginas do que já conhecemos da história de Jesus Cristo e torna-se diferente a partir da visão da autora.

É um livro fraco, pelos padrões conhecidos de quem acompanha a sua obra, mas é um livro que você começa a ler e o termina rapidamente devido a fluência, a essência e as coisas que você ouve.

Capaz de emocionar, o livro passa pelo batismo de Jesus as margens do Rio Jordão, e termina, deixando claro que outros capítulos serão ainda escritos e, talvez, publicados pela autora.