Águia

Águia Manda Scott

Resenhas - Boudica - Águia

everton 05/02/2021

Para um primeiro livro livro é ok, a construção das personagens é bem feita mas não cativa.
Cuidado com a edição que for comprar, pois a minha veio faltando várias páginas no início

Juliana 13/09/2020

Demorei um pouco para me habtuar a forma de escrita da autora, no começo achei muito extensa e com informações desnecessárias, mas no decorrer da leitura passei a amar. Boudica é minha guerreira favorita. Espero ansiosamente que o último livro da série seja lançado aqui no Brasil.

Andressa 14/07/2020

Uma história interessante mas com um ritmo lento, tanto que demorei para me acostumar e cheguei a abandonar o livro por um tempo mas não me arrependo de ter dado outra chance ao livro.

Rafa - @espaco_dos_livros 12/02/2019

Fantástico
Ficção história é um dos meus gêneros literários favoritos e que quando bem embasado, nos agrega conhecimento referente ao passado de forma leve e fluida sem aquele peso de dados históricos escritos de maneira maçante e cansativa.

A história de Boudica, maior rainha guerreira Celta, é escavada e narrada por Manda Scott em um turbilhão de informações que podem ser verificadas através de vários livros de Roma e dos Celtas dando confiabilidade nos dados apresentados pela autora, mas vale ressaltar, que uma ficção foi escrita baseada em dados históricos e que o teor fantasia faz parte da imaginação da autora.

As tradições, crenças e costumes é narrada de forma detalhada que, a princípio, soa cansativa mas ao decorrer do livro que é cheio de altos e baixos, você valoriza a escrita de Scott por te fazer entrar de cabeça e se sentir na Grã-Bretanha na época em que os celtas povoavam a região.

Breaca, que mais tarde se tornaria conhecida por Boudica, Portadora da Vitória, se torna líder dos icenos após a morte de sua mãe e acompanhamos neste primeiro volume o seu crescimento e amadurecimento através dos rituais e treinamentos de sua tribo assim como o papel de cada indivíduo; ferreiros, videntes, guerreiros, as anciãs, curandeiros, etc. Quando atingem uma certa idade os celtas são enviados a ilha sagrada de Mona  para um rigoroso treinamento onde regressam anos depois e se tornam videntes ou guerreiros.

A disputa pelo poder entre os trinovantes e sua perigosa simpatia com Roma é um dos principais pontos do livro; de um lado Togodubnos se alia a Caradoc contra Amminios numa tentativa de unir forças para resistir às invasões as legiões romanas sob o império de Calígula. Do outro lado, Bán, irmão mais novo de Breaca dado como morto em uma emboscada, vira refém de Amminios e consegue fugir se alistando nas legiões romanas na Gália sob o comando de Corvus, romano salvo pelos icenos e trinovantes de um naufrágio que se tornou seu grande amigo.

Giih 04/01/2019

Eu queria muito, queria muito mesmo ter gostado da história, pois minhas expectativas estavam lá em cima, principalmente porque eu sou fascinada por histórias Épico-medievais e mais ainda quando a obra é baseada em fatos históricos. Quando ouvi falar de Boudica ou Boadicea, fui procurar conhecer mais afundo a historia dessa Rainha celta e procurei por livros de literatura que contasse um pouco da história romanceada e encontrei esse livro de Manta Scott. Fiquei animada para ler, mas me decepcionei profundamente.

Vamos ao primeiro ponto da decepção, no livro eu não encontrei a história que eu realmente queria ler sobre Boudica. Sei que não temos muitas fontes sobre essa rainha celta e o pouco que se conhece de seus feitos é quando ela decidiu se revoltar contra Roma e declarar Guerra aos romanos e algumas outras informações mais, porém, mesmo tendo poucas informações sobre os fatos históricos de Boudica creio que dava para a autora explorar bem essas poucas informações e criar uma historia bem mais emocionante do que essa que li. Ai eu chego agora no segundo ponto negativo, a EMOÇÃO, foi isso que faltou na história, a leitura pra mim foi muito arrastada. Eu, com uma semana de leitura sofri para chegar à página 50, e me pegava com frequência conferindo os restantes das páginas que faltavam ser lidos, para saber se faltava muito para terminar, pois a leitura estava enfadonha, a autora faz muitas descrições que a meu ver muitas são irrelevantes para o andamento da narrativa e por conta disso a sensação era de que a história estava muito parada que nada acontecia ou demorava para acontecer algo realmente relevante.

Essa foi minha experiência com a leitura, pode ser que para você que ficou interessado em ler esse livro e está agora lendo essa crítica e ficou meio desanimado em ler esse livro agora, não desanime, a leitura não funcionou pra mim, mas pode ser que para você funcione. Inclusive teve muita gente que gostou. O único alerta é, se você procura nesse livro os verdadeiros fatos históricos de Boudica que você leu em artigos, pesquisou na internet e queria ler romanceado e bem explorado, nesse livro você não vai encontrar muita coisa. Enfim, eu não desisti de Boudica, vou procura por outros livros que explorem melhor essa Rainha guerreira celta.

Yasmayfair 25/07/2015minha estante
Você copiou uma das resenhas ali debaixo?

Mi Hummel 31/07/2012

A Guerreira de Mona
O livro tem como princípio abordar a história da mulher que lutou contra o jugo romano e tornou-se uma guerreira lendária: Boudica.

Embora saibamos que não existam muitos dados sobre os celtas, Manda Scott faz um excelente trabalho de "reconstrução" histórica resgatando de sua pesquisa dados que possam dar-lhe um vislumbre de como era a vida destes povos.

E o faz através de duas personagens: Breaca e Bán. Aliás, é importante destacar que eles não estão aqui como meros personagens, mas também sintetizam dois dos destinos do povo celta: morrer lutando ou sobreviver através da domesticação romana. Manda Scott tenta contextualizar uma nação. (Ainda que os Celtas não sejam uma nação propriamente dita.)

Assim, creio que ela foi bastante feliz na criação de Bán e no elo que o liga à Boudica. Creio que ele seja mais complexo em suas questões do que a personagem principal. Por isso, em alguns momentos do livro vi-me mais interessada em Bán do que em Breaca.

É um livro interessante, com várias descrições de batalhas (confesso que fiquei um pouco enfadada, mas para quem gosta é um prato cheio!)e guerras. Embora eu tenha qualificado como uma boa leitura não cheguei a me envolver com a história e tive certa dificuldade em engrenar. Só Lá pelo meio do livro, com a iniciação de Breaca, que a leitura começou a fluir. Também parei diversas vezes, deixando a finalização do livro para segundo plano quando surgiam outros títulos.

Mas...O desenvolvimento da narrativa promete. Talvez nos livros posteriores Manda Scott tenha a possibilidade de desenvolver com um pouco mais de atenção a mulher que existe por trás da Guerreira de Mona.

George 30/09/2012minha estante
A narraçao foi exelente, gostei muito da escritora, nao conhecia seu trabalho ainda, como sou de romances historiacos nao posse deixar de comentar que recomedo a leitura da sera. Personagens enigmaticos e a riquesa de detalhes dos seus perfis deve ter dado muito trabalho para a escritora.
Mas gostaria de deixar bem frisado a decepçao que tive com a Ed. Bertand, muito ruim a traduçao, falhas grosseiras de revisao, encontramos palavras perdidas nas frases e com um esforço minimo conseguimos perceber falha de revisao ( exemplo palavra VIR onde deveria ser RIR). Realmente muito mal feito.
LEMENTALVE, pois pagamos caro pelo material...

Mi Hummel 30/09/2012minha estante
Oi, George! É verdade. Ela teve um trabalho imenso de pesquisa...O que torna a obra digna de muito crédito. Ainda não li o restante da série, pq...Vc tem razão...Não é um livro barato. Eu ganhei "Águia". Espero que a editora tenha mais cuidado com o material. Os erros persistem nas demais obras?

Claudia Cordeiro 10/03/2012

Kd a história original?
Boudica, segundo historiadores, era casada com o rei dos icenos que havia feito um trato com os romanos tornando-se aliado do Império Romano. Com a sua morte, Boadiceia ou Boudica, assumiu a liderança de seu povo. Contudo, os romanos ignoraram o testamento e o procurador Cato Deciano apropriou-se de toda a herança do rei falecido. Quando os icenos protestaram contra tal abuso, na pessoa da sua rainha viúva Boadiceia, Cato Deciano ordenou às suas tropas sufocar o protesto, e estas ultrapassaram-se no emprego da força, açoitando a rainha e violando as suas filhas.
Ela ficou revoltada com o tratamento dado pelos romanos e começou uma revolta, unindo os povos próximos da sua cidade para lutar pela libertação do julgo romano. Eles chegaram a tomar e massacrar algumas cidades que estavam sob controle do Império Romano.
Essa história não consta no livro 1 e não parece que vá estar no livro 2. Era a história que eu queria ler romanceada, e não o que li!
Fora que a autora, que é veterinária tb, conseguiu criar cenas realmente desagradáveis de maus-tratos a animais (um cão e vários cavalos), estragou o pouco que prestava do livro.
Nesse livro, só as partes do personagem Bán foram interessantes.
E as partes sobre crendices, videntes, visões dos mortos... arghhhhhh, tiram credibilidade da história.
Thais Soares 01/01/2015minha estante
A história realmente é boa, mas acho que a autora se perde um pouco ao fazer muitas descrições. Sou historiadora e amo romances históricos. Embora praticamente não haja fontes sobre Boudica, o pouco que tem, a autora poderia ter usado mais.
Também penso que faltou um pouco de emoção, um pouco mais de romance. Estou terminando de ler o primeiro, mas não sei se conseguirei embarcar no segundo. Como alguns colegas falaram, realmente há muitos erros, o que faz até que nos percamos à vezes.

Literatura 05/01/2012

A furia de uma guerreira
Ainda me encontro maravilhado pela leitura de Boudica – Livro 1: Águia (Bertrand Brasil, 656 páginas). É difícil encontrar palavras quando assim ficamos. Pesquisei a vida dos Césares romanos e cheguei ao cúmulo de pesquisar em atlas as rotas de viagens comerciais da época, que eram as mesmas utilizadas para a guerra, só para ter um apoio histórico, tamanha a fissura que fiquei. Mas há pouca documentação a respeito de Boudica, que é estudada por especialistas em busca de pistas sobre essa guerreira, cujo exército fez tremer os romanos. A história é sempre contada pelos povos vencedores, portanto tudo fica muito difícil de se provar, já que o nome desta guerreira desapareceu para só retornar no reinado de Elizabeth I, que tentara ligar seu nome a ela, tornando-a um ícone.

Para se ter uma ideia da complexidade da história, basta dizer que ela se inicia no período 32 d.C (data importante para os cristãos que não são mencionados) neste Livro 1, em que o mundo civilizado era governado por ninguém menos que Calígula e finaliza-se com a morte do mesmo e o início do curto império de Claudio (pai de Nero, e é em Nero que provavelmente a história culminará).

Leia mais no Literatura de Cabeça

Simone 04/01/2012

Muitos problemas na edição
O livro não é ruim, mas a edição está péssima. A tradução está terrível e no exemplar que comprei vieram faltando 40 páginas...
Ainda vou reclamar com a editora e quero meu livro completo. Já o havia trocado uma vez, pois as primeiras páginas tinham vindo todas grudadas.
Edição: lamentável, infelizmente.
História: boa.

Hérida Ruyz 14/12/2011

“ÁGUIA” – Boudica (Manda Scott)
Águia é o primeiro volume da série Boudica escrita pela autora Manda Scott. Um livro que mescla fatos históricos e fantasia, em que os elementos são narrados em perfeita harmonia e traçados de tal forma que acreditamos que tudo é real e possível. Uma história onde a magia dos druidas, videntes, respeito aos antigos deuses e a coragem, são os alicerces de um povo que luta pela honra e pelo direito à liberdade.

Nesse primeiro volume somos introduzidos na tribo Iceni e conhecemos os anos que antecederam a invasão romana. Um povo onde a liderança se encontra nas mãos das mulheres, que são respeitadas como videntes e temidas como guerreiras.
Podemos perceber o grau de comprometimento e dedicação da autora à pesquisa histórica e contextualização do ambiente, cultura, da espiritualidade com um toque de fantasia e política; tanto das tribos britânicas quanto do Império Romano. Os detalhes são magistralmente tecidos e apresentados ao leitor de forma encantadora.

Os personagens são singulares, cuidadosamente construídos e caracterizados. Nos sentimos muito próximos a eles, de tal modo, que vibramos com suas conquistas e somos destroçados em suas derrotas. Breaca e Bán são incríveis, personagens que se tornam inesquecíveis ao leitor. Sofri muito com Bán e me exaltei durante as batalhas de Breaca...

Leia a resenha completa aqui: http://www.lendonasentrelinhas.com.br/2011/06/aguia-boudica-manda-scott.html

Euflauzino 02/11/2011

A fúria de uma guerreira

Para quem gosta de história como eu, é um prato cheio, porém para quem não gosta terá uma narrativa tão bela e poética que se tornará fã. Muitos já tentaram contar os feitos desta rainha; até Marion Zimmer Bradley (a mesma de As Brumas de Avalon) em seu livro Os Corvos de Avalon, mas ninguém o fez com a amplitude de Manda Scott. É claro que a autora tomou inúmeras liberdades, mas ainda assim é fascinante.

O livro é propositalmente descritivo para sabermos dos hábitos e costumes da época de uma Grã-Bretanha selvagem, repleta de superstições, visões e druidas, próprios da idade média, onde se misturam a arte de se forjar espadas, criar cavalos e cães para a batalha, tradições perpetuadas através do canto e confrontos em nome dos deuses. A maioria dos personagens principais realmente existiu, tais como o rei Cunobelin que no final de sua vida se revoltou contra o jugo romano e se uniu a Boudica, e seus 3 filhos herdeiros, Togdubnos (o diplomata), Amminios (o ambicioso) e Caradoc (o guerreiro, fundamental neste romance), Venútio (líder dos Brigantes) e Cartmandua (esposa e rainha, que se insurgiu contra o marido Venútio, mantendo relações amigáveis com os romanos), entre tantos outros.

Segundo Dião Cássio em História Romana: “Boudica era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multicolorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que deitassem-lhe os olhos.”

Leia mais em:
Renato 09/07/2012minha estante
bela resenha... obrigado. estava em dúvida se dava ou não de presente pra minha namorada e esse texto me ajudou bastante ^^

Yasmayfair 25/07/2015minha estante
Ótima resenha porém, pelo amor dos deuses, desde quando 32 d.C. é "IDADE MÉDIA"? Acho que você está um bocado adiantado, tem que ver isso aí.