Os cães ladram

Os cães ladram Truman Capote

Resenhas - Os Cães Ladram

Angelica75 05/01/2024

4,5 =)
Contos de não ficção de Truman Capote, sua vivência por lugares onde morou e viajou. Escreve muito bem, daqueles autores que de alguma maneira parece que somos íntimos dele. Destaco o perfeito conto que ele fala sobre seu corvo de estimação e a entrevista/conversa onde ele observou e expôs a alma de Marlon Brando.

Viviane.Lopes.Costa 23/05/2023

Mais uma leitura de Truman Capote concluída! Como não podia deixar de ser, texto impecável, irônico na medida certa! Vale a pena a leitura!

@jaquepoesia 26/01/2022

• Os cães ladram
Pessoas públicas e lugares privados
• Truman Capote
• L&PM Pocket

💬 Sigo ainda lendo esta obra, onde de forma mais livre Capote escreve (com sua sensibilidade única e estilo peculiar) descrevendo/comentando lugares, situações e pessoas que fizeram parte de sua vida durante os trinta anos deste registro.

📖Com textos escritos entre as épocas de 40 e 70, Capote compartilha com seus leitores registros das suas inúmeras viagens pelo mundo. Suas percepções dos lugares, habitantes e cultura são em parte um registro jornalístico da viagem e ao mesmo tempo um diário repleto de interpretações bastante íntimas de suas experiências em cada local.
É bastante perceptível o quanto cada lugar tenha despertado no autor diferentes reflexões, separei duas delas:

Trechos de 📕 Nova York (1946)
"(...)para artistas sem uma arte, é sempre tensão sem alívio, irritação sem a pérolas resultante. Talvez ela surgisse, não fosse a pressão pelo sucesso tão intensa. Eles se sentem compelidos a provar algo, pois a classe média, da qual a maioria provém, reserva palavras cruéis para homens sensíveis, para jovens inteligentes ousados, que não provam imediatamente que seus dons rendem dinheiro vivo. Mas, quando uma civilização acaba, é dinheiro que os sucessores procuram nas ruínas? Ou é uma estátua, um poema, uma peça?"

Trechos de 📕 Brooklyn (1946)
(...) O Brooklyn é também triste e brutal previdenciário solitário humano silencioso imenso escandaloso perdido passional sutil amargurado imaturo inocente perverso terno misterioso, um lugar onde Crane e Withman encontraram poemas, um domínio mítico contra o qual o mar de Coney Islândia despeja seu lamento invernal.
* o texto está mesmo escrito sem vírgulas

Neste livro também estão presentes seus textos sobre celebridades com quem teve contato, entre eles Louis Armstrong (músico), Humphrey Bogart (ator), Marilyn Monroe e Marlon Brando.

Pateta 16/11/2018

PRA LER POR PRAZER
Acabei de ler este livro pela terceira vez. As anteriores foram em 2011 e 2014. O que ele tem de tão interessante? Textos bem escritos, sobre assuntos os mais variados, desde um perfil do ator Marlon Brando até impressões de uma viagem do autor sobre o Haiti. É pra quem curte literatura, ainda que os textos sejam todos sobre pessoas e lugares reais - um jornalismo feito com arte.

Alessandro 14/10/2010

Capote
Não obstante a vaidade extrema em se considerar um escritor melhor do que na verdade era, e também não considerando a vida enlouquecida que tinha (e tão distante do estereótipo de recluso e avesso a festividades que os escritores normalmente apresentam), uma coisa admiro em Truman Capote. A obstinação literária que sempre cerceou seu trabalho: um cuidado absoluto na composição de suas obras, um respeito pela matéria literária e um domínio quase clínico da mesma. Lógico, que por vezes se tem uma percepção mais clara do que seria ideal sobre esta sua obstinação literária – em alguns momentos a técnica é tamanha e o cuidado tão extremo que um quê de frieza perpassa seu texto. Quando se lê algumas de suas memórias, é possível saber que o autor procurava aprender como lidar com perfeição com todos os gêneros literários. Desde a juventude, Capote se entregava diariamente ao aprendizado do conto, da crônica, da poesia, do romance. Mas foi em um gênero denominado por ele como " div moral).

Mas não é preciso ser um gênio para concluir que a não-ficção sempre foi o terreno mais seguro do autor. Longe da afetação de "Bonequinha de Luxo", boa parte do trabalho de Capote como jornalista está neste "Os Cães Ladram". Nesta compilação de vários textos, desde o início o autor confidencia "tudo o que consta aqui é factual, o que não significa que seja verdade".

Em "Os cães ladram", há uma reunião de pequenas obras de não-ficção escritas entre as décadas de 40 e 70: ensaios, perfis de personalidades como Louis Armstrong, Humphrey Bogart e Marilyn Monroe, observações sobre cidades diversas, feitas para as revistas The New Yorker, Esquire, Vogue e Mademoiselle. Desde relatos sobre New Orleans na década de 20, seus autores preferidos, do primeiro emprego na The New Yorker, o autor vai desfiando pequenas memórias. Um prato cheio para quem gosta de saber mais sobre os anos iniciais de seus autores favoritos. Algumas considerações são feitas sobre a dificuldade e a insatisfação com seu primeiro livro "Summer Crossing", que acabou de sair pela Alfaguara aqui no Brasil, como "Travessia de Verão", bem como seu segundo livro e sucesso "Other Voices, Other Rooms", que lhe rendeu o prêmio O. Henry quando tinha apenas 23 anos e trazia uma insinuante fotografia sua na contracapa.

As viagens ao redor do mundo, a vida de excesso entre festas na alta sociedade também estão presentes neste livro, é claro. Mas entre os perfis, o destaque realmente vai para "O duque em seus domínios", uma precisa (e, certamente que, por vezes, maldosa) dissecação do astro Marlon Brando. Feito durante a estadia de Brando no Japão, em 1956, onde rodava "Sayonara". Para a realização deste perfil, Capote foi ouvinte atento de um falante e sentimental Brando. O objetivo do autor com a realização de um perfil tão elaborado e detalhado, repleto de minúcias de observações, era provar que mesmo o "degrau mais baixo da atividade jornalística" que seriam as entrevistas com estrelas de cinema, poderia ser uma obra de reportagem tão elaborada e excitante como qualquer modalidade de prosa – ensaio, conto, novela. Definitivamente, isto é atingido em "O duque em seus domínios" que, segundo Capote, é resultado único da sua memorização das longas conversas (talvez o termo monólogo seja mais apropriado, uma vez Brando falava praticamente sozinho, crente de que as pessoas ansiavam ouvir suas palavras e quase sempre não tinham nada de interessante para dizer) tidas com Marlon Brando principalmente no hotel onde o astro se hospedara. O excesso de detalhes descritos sobre Brando neste perfil fez, inclusive, com que o ator se sentisse "traído" pelo escritor não pela erroneidade das informações ou por distorções em suas declarações. Mas sim pelo excesso e pelas minúcias delas. Ele acreditava que quando abria o seu coração para falar suas opiniões sobre o cinema, teatro e até sobre James Dean, o que ele considerava mais "íntimo" permaneceria somente entre ele e Capote. Vão engano. Sobre a técnica de Capote na obtenção de informações há de se dar um destaque: o escritor considerava que tomar notas ou mesmo (e principalmente), o uso deu um gravador durante uma entrevista, gera interferências e distorce ou destrói qualquer naturalidade que possa existir entre o observador e o observado. Daí, a técnica que teria desenvolvido, capaz de guardar com fidelidade (segundo ele) próxima a 100%, tudo o que seus entrevistados lhe confidenciavam – peculiaridade com a qual o autor se envaidece em uma cena do premiado longa-metragem "Capote".
Daniel 05/06/2012minha estante
E nesta coletânea tem o conto "Lola", sobre um corvo de estimação... Uma das melhores coisas que ele escreveu.

Boris 16/08/2014minha estante
Rapaz, muito boa a sua resenha! Parabéns mesmo, era exatamente algo assim que eu procurava!

Pateta 16/11/2018minha estante
Sua resenha deixou claro para mim o que tanto me encanta neste livro: "o domínio quase clínico da matéria literária". Adorei essa definição, parabéns!

Larissa.Gaspar 21/01/2020minha estante
O conto sobre a Lola é o melhor da coletânea!