O Inconsciente na sua vida profissional

O Inconsciente na sua vida profissional Luiz Fernando Garcia

Resenhas - O Inconsciente na sua vida profissional

Paula Juliana 05/03/2015

Resenha: O Inconsciente na sua vida profissional - A Psicodinâmica nas Relações de Trabalho - Luis Fernando Garcia http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-inconsciente-na-sua-vida.html

''Só aquilo que somos de verdade tem o poder de curar-nos.''

A Mente humana é uma coisa linda! Linda e complexa! Achamos que nos conhecemos plenamente, mas acabamos sempre se surpreendendo com determinados atos, questionamentos, ações que realizamos ou situações que acontecem em nossas vidas! Mas porquê? Por que somos assim? Nossa infância tem uma grande influencia em nossa vida adulta? Traumas podem definir como uma pessoas será na futuro? Não temos escolhas? Quem define tudo é nosso Inconsciente? E como somos no ambiente de trabalho? Como lidamos com as pessoas? São questionamentos como esses que o livro: O Inconsciente na sua vida profissional de Luis Fernando Garcia aborda!

Você está preparado para se conhecer?

''Já estava muito claro o quanto minhas escolhas haviam sido e continuavam sendo determinadas pela minha história de vida. Essa consciência despertava meu interesse em investigar até que ponto as experiências de vida de uma pessoa influenciavam seu desempenho, seu estilo de trabalho, suas virtudes e seus defeitos profissionais. Afinal de contas, não era só eu que havia sofrido abalos psíquicos. Muitas outras pessoas carregavam segredos no inconsciente - e estavam adoecendo por causa deles.''

Luis Fernando Garcia mostra nessa obra como traumas e situações do passado das pessoas podem influenciar na sua vida futuramente. Como segredos e questões mal resolvidas podem virar uma ''bola de neve'' e ''engolir'' a própria pessoa. Como fazemos inúmeras coisas inconscientemente e nem percebemos, coisas que não são saudáveis e que podem atrapalhar na nossa vida e crescimento.

''Muitas vezes, com receio de magoar as pessoas que amamos, deixamos de tocar em assuntos que nos incomodam há anos, de modo consciente ou não. É importante ter em mente o quanto esse resgate pode ser benéfico também para as outras pessoas. Iniciar conversas desse tipo é uma decisão que conduz a momentos difíceis, mas que podem ajudar a desvendar a origem de problemas que refletem diretamente nos erros que cometemos.''

Foi uma leitura muito interessante!

A obra conta várias histórias, casos com pessoas diferentes que viveram vidas completamente distintas, cada uma com seus problemas, algumas abordando casos de infância, como a garota que foi assediada por um padre e teve a história abafada por causa do que sua mãe maginou ser melhor para ela e a família, o fato de ela não conseguir confiar em homens mais velhos no seu ambiente de trabalho, ou no seus relacionamentos amorosos, por projetar inconscientemente o que viveu quando menina. Ou casos que envolvem o modo que o individuo é criado, um ninho super protegido ou uma família super liberal e sem organização. Como se anular em uma relação amorosa, familiar ou profissional pode ser prejudicial a uma pessoa.

''Percebo que muitas famílias deixam de tirar proveito de seu potencial sinérgico justamente em decorrência dos excessos da codependência, que inibem as individualidades. As pessoas que me procuram em busca de ajuda com frequência podem mais do que imaginam, mas desconhecem o seu potencial, pois é difícil enxergar com clareza no emaranhado de dois, três ou quatro que parecem um.''

O Inconsciente na sua vida profissional informa e ensina quem gosta dessa área de conhecimento, sem ter aquele peso didático. Li o livro super rapidinho, ele é tão fluído e direto, as histórias são tão reais que acontece uma identificação do leitor em algum determinado momento, provavelmente as questões que me identifiquei serão completamente diferentes de outra pessoas que vai ler futuramente.

Ele é um livro abrangente e totalmente rico!

''... só quem liberta a si próprio tem condições de libertar o outro. Portanto, narcisos, acreditem: vale a pena permitir que as pessoas ao seu redor também cresçam.''

Aprendizado:

1 - Procurar se conhecer cada vez melhor!

2 - PESSOAS QUE SE ANULAM - SE APAGAM PERTO DE OUTROS.

3 - Os pais geralmente, presentes ou não, continuam influenciando a vida dos filhos.

4 - Não adiante atribuir culpas dos seus próprios problemas a outras pessoas.

5 - Tem pessoas que precisam de orientações claras, no trabalho e na vida.

6 - Ter em mente sempre um objetivo.

7 - Olhar sem preconceito para pessoas que são diferentes de você!

''Crianças experimentam sensações de aceitação e de rejeição em seu núcleo familiar, formado pelas pessoas com as quais convivem diariamente - pais, irmãos, avós, empregadas, enfim, uma composição que varia muito de uma família para a outra. Essa sensação de aceitação ou de rejeição vão se fixando na nossa mente a medida que se tornam predominantes. Se a criança sente mais rejeição que aceitação, essa sensação permanece no inconsciente de tal forma que influenciará seu comportamento pelo resto da vida.''

O ser humano em si é curioso! Não sou psicologa, mas sempre gostei de algumas partes da psicologia, a parte comportamental é uma das que mais me agradam, acredito que o fato de poder aprender a se conhecer melhor durante uma leitura já faz o livro ser precioso!
Quem me conhece sabe que tenho um gosto bem amplo nas minhas leituras, mas acabo geralmente lendo livros de ficção, essa obra foi uma bela surpresa, foi esclarecedora, é feito para quem tem sede de conhecimentos e de auto conhecimento!

Muitas vezes quando leio romances para fazer as resenhas meio que procuro montar o perfil dos personagens, prestar atenção como eles pensam, como sentem, como agem, de que modo e por que fazem isso ou aquilo. Porém nunca possou na minha cabeça fazer o meu próprio perfil, lendo essa obra, fiz isso, foi mais uma das inúmeras formas que esse livro me fez interagir com ele!
Meu tipo psicológico deu exatamente como eu sou e como me sinto! Pode parecer piegas mais posso dizer que comecei a leitura uma pessoas diferente do que sou nesse momento! E que positivamente compreendi o porque que faço determinadas coisas na minha vida, por que ajo dessa maneira. Em meio a casos de outras pessoas pude me ver, um pouquinho aqui e ali nas histórias e me descobrir um pouco mais como pessoa!

''Adoecemos quando não damos conta de que o prazo de validade para tirar um segredo de dentro da gente já está vencido.''

Conhecer melhor a si próprio, as razões de seus comportamentos, valorizar o outro, usando as diferenças de uma boa maneira, e abordar problemas pode ser muito saudável tanto pelo lado pessoal como profissional. O Inconsciente na sua vida profissional é uma obra que deveria ser lida por pessoas que tem essa sede por se conhecer, foi um grande livro, Luis Fernando Garcia abriu uma porta como leitora que até então não sabia que iria me agradar tanto! Um livro rico, bem construído, interessante e construtivo! É uma obra para se sugar, tirar o máximo de proveito de tudo que tem para oferecer ao leitor como pessoa, familiar e no ambiente profissional!

''Assim a inquietude encontra a razão.
Neste momento, lembro a resposta dada pelo líder budista Dalai Lama quando lhe perguntaram o que mais o surpreendia na humanidade:
Os próprios homens. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/