Esmeralda

Esmeralda Zíbia Gasparetto
Lucius

Resenhas - Esmeralda

Ka Castoldi 07/05/2009

Tenho uma atração incrível e inexplicável pelo mundo dos ciganos. Nesse livro, a Zíbia, que já havia me conquistado como admiradora, ganhou mais uma fã. Perfeito, emocionante. Eletrizante. Fez meu coração disparar.
Ticiane 25/11/2011minha estante
tb sou louca pelo mundo dos ciganos..e depois desse seu comentário, fiquei com mais vontade ainda de ler esse livro! rsrs

Alcyse 16/07/2012minha estante
Incrível como a história dos ciganos tb me fascina! E esse livro nos transporta p àquela época incrível onde eles ainda eram "respeitados". Esse é um livro q n dou, n empresto e n vendo. Recomendadíssimo!

Marciane.Zardinell 21/01/2024minha estante
Esmeralda" é uma história envolvente que nos convida a refletir sobre nossa própria espiritualidade e o poder do amor e da compreensão na transformação de nossas vidas. Onde a vingança não leva a lugar nenhum a não ser a nossa própria destruição.

Larissa2518 28/12/2009

Como todo livro da Zíbia, é um romance de baixo teor educativo.
Tendo como alvo um público espírita, acaba fazendo mais sucesso com o público simpatizante do espiritismo.

Achei interessante o arranjo com os ciganos na história.
Shawanna 30/06/2010minha estante
Achei que vc foi infeliz ao dizer que os livros de Zíbia tem um baixo teor educativo, pelo contrário, passam lições de amor, fé, caridade e perdão. Será que em crepúsculo se acha isso? Vale refletir.

Ay. 03/03/2012minha estante
Baixo teor educativo? Discordo totalmente, é um livro -que como todos os livros espiritas que já li- enriqueceu grandemente a minha alma e o meu caráter, bem como conhecimentos históricos sobre ciganos aos quais eu, como muita gente, era alheia.

Franciele 18/10/2018minha estante
undefined

Lucila.. 16/01/2009

Muito bom.
MUITO BOM! Na minha opinião o começo do livro é escrito de forma monótona, o livro se torna realmente bom a apartir do ponto em que as descrições diminuem e a história passa realmente a acontecer. Instigante até o fim, ESMERALDA é um livro maravilhoso, recomendo!
Karina Wolf 12/03/2013minha estante
depois do teu comentário vou dar uma segunda chance ao livro! estava a ponto de abandoná-lo.

Cinthia 16/01/2014minha estante
Não vou mentir, custei a chegar na metade do livro, mas quando cheguei... não consegui parar de ler até o final.

Nayara 13/08/2010

História mto boa
É um livro vibrante!
A história tem muitos encontros e desencontros entre os personagens principais, além da intolerância dos pais fidalgo em relação aos ciganos.
Mesmo casando-se com outra mulher, o fidalgo jamais deixou de amar a sua cigana e isso o torturou pelo resto de sua vida.
Acredito que as obras psicografas pelo espírito Lucius são melhores que àquelas ditadas pelo mesmo e esse livro é um deles.
Recomendo-o áqueles que gostam de romances espíritas e de uma grande história de amor.
Renata 09/05/2012minha estante
Esse livro me fez chorar!
Li numa madrugada pq não conseguia parar de ler.
E aos prantos terminei. Lindo!

Bruna 08/05/2013

Resumo do Livro
Esmeralda e uma cigana que se apaixona por Dom Carlos um fidalgo, Maria se torna esposa de Carlos, Alvoro melhor amigo de Carlos é apaixonado por Maria, que por sua vez ama carlos e se casam. Carlos tem um romance com Esmeralda que dura um tempo porém voltando para casa seu pai Dom Fernando coloca toda a responsabilidade de suas terras na mão de Carlos que não volta mais, por esse tempo Dom Fabricio que casou com Leonardo(irmã de Dom Fernando)tenta roubar a fortuna pertencente a Leonor que foge com o Padre Geóvasio para se ver livre de Dom Fabricio que a maltrá-ta, indo atrás de seu golpe Dom Fabricio e alguns homens morrem no ataque no castelo de Dom Fernando, Carlos sai gravemente ferido, miro o cigano com poderes espírituais vai ajudá-lo junto com Esmeralda, ao passar uns dias eles partiram novamente para o acampamento, Dom Fernando que queria a união de Maria filha de Dom Hernúdez antecipou a ida deles ao castelo com esse período de hospedagem Dom Carlos e Maria se aproximaram, começaram a se amar e casaram, Alvóro inconformado assim como Esmeralda pelo casamentos procuram a vingança, Esmeralda grávida de Dom Carlos não aceita o bb que será criada e educada por Alvoro que usará ela para vingança, com o passar dos tempos Carlo teve 2 filhos Matilde e José que se apaixona por Isadora(filha de esmeralda com carlos) eles descobrem esse amor impossível depois que ficam sabendo que são irmãos, Maria ao saber ficou sempre muito tranquila e calma aceitava e perdoava o que lhe tinha ocorrido, nunca tinha rancor ou raiva, por outro lado de ódio e raiva Esmeralda e Alvoro arma uma armadilha para levar Carlos atrás dafilha Isadora que fugiu para o acampamento depois que ficou sabendo que José era seu irmão, carlos foi atrás de isadora onde foi pego por alvoro e uns homens, esmeralda vai atrás dizendo que não é para matar e apenas dar uma lição porém alvoro não fica satisfeito e quer a morte de carlos para ter seu caminho livre com maria, isadora sabendo desta situação vai atrás de sua mãe esmeralda, ela pede com fervor que salve Dom Carlos seu pai ela vai até ele e salva, porém alvoro vê e vai atrás lá na cabana acontece a tragedia esmeralda é ferida por alvoro que é morto por miro, esmeralda desencarna e é recebida por sua mãe Tânia, neste momentos Dom Fabricio que estava morto e usando da raiva de alvoro para se vingar de Carlos foi recolhido por espiritos de luz, esmeralda começa a perdoar no outro mundo as pessoas qual ela viveu na vida passada!
skuser02844 26/06/2014minha estante
Já que vc gosta de dar spoiler devia ao menos avisar!

Rose 18/03/2013

Não é que não tenha gostado do livro,simplesmente não me bateu interesse de ir adiante na leitura.Talvez em um outro momento eu prossiga.
Cinthia 16/01/2014minha estante
Demorei uns 5 meses para chegar a metade do livro, mas depois que cheguei no meio, começou a ficar bom e não conseguia parar.

Eunice.Vilares 22/01/2009

O livro da Zibia que eu mais gosto... Talvez por que fala sobre ciganos e eu gosto de histórias sobre...

sulian 29/09/2009minha estante
li 3 livros da zibia e esse foi oq mais gostei tbm..

Graça 17/01/2009

Acho que um é livro especifico para um determinado tipo de público. Me agradou um tempo. Talvez hoje não lesse.

Márcia Andréa 17/02/2010

Mostra que o perdão é o melhor caminho, que devemos evitar o ódio, o orgulho,a vaidade... e outros sentimentos que nos deixam cegos diante da verdade.

Mayumi_Anne 15/09/2009

Um tema sobre o qual nunca havia lido, os ciganos. O texto inicialmente é meio monótono, mas com o desenvolver da história fica interessante, despertando a curiosidade do leitor.

sulian 02/09/2009

amei
amei esse livro!!!

Caa 21/05/2024

Há momentos que chega a dar um medinho com desenrolar das coisas, mas do meio para o final são altas emoções. Terminei o livro em prantos.

Elene 01/12/2010

Excelente história que além de nos dar uma visão dos costmes e crenças dos ciganos, muitas vezes mal interpretados, nos mostra que na espiritualidade nada passa em branco, nada acontece por acaso e o amor é a mola mestra do mundo. Reli mais de oito vezes!

Bruno Matos 21/03/2012

Impressionante!
É, quem o distingue pela aparência não o trata como deve.
Muito bom! Um exemplo para reflexão sobre sentimentos e espiritualismo, mais ainda muitooo bom!
Se envolver na cultura cigana e na distinção de classes, onde a nobreza se impões superior aos hereges mas também analisar as relações, das necessidades do nobres onde os ciganos os convinham.
A dança e a animação, distingue Esmeralda, e a cobiça e o desejo distingue Carlos.
Mas isso seria uma paixão ou um amor? e duraria eternamente sendo os dois divididos pelas castas?

Disso já se extrai que é um ótimo livro.
Recomendo.

Alessandra 01/04/2012

Romance espírita ditado por Lucius. A vaidade tem um preço que o orgulho sempre paga. Foi em Valença, na Espanha, que a cigana Esmeralda encontrou o amor que arrastou consigo pela vida afora, um amor predestinado.