Hoje Tem Espetáculo: No País dos Prequetés

Hoje Tem Espetáculo: No País dos Prequetés Ana Maria Machado

Resenhas - Hoje tem espetáculo: No país dos prequetés

Andreia Santana 03/04/2024

Regras importam, mas sem leveza viram camisa de força
No País dos Prequetés é um clássico e, mais do que uma história divertida, é um roteiro de teatro com cenas envolvendo crianças e bonecos/fantoches. Conta a história da curiosa e criativa Nita, uma garota que nas brincadeiras de 'boca de forno', tem sempre uma forma própria de interpretar e executar 'o que seu mestre manda'.

Cansada de ser mandada e nunca aceitarem que ela subverta as regras para deixar as brincadeiras mais interessantes, Nita resolve procurar um lugar onde possa ser livre, sem normas chatas e senhorias. Vai esbarrar no País dos Prequetés, onde todo mundo faz o que quer, na hora que quer e como bem entende. No meio do caos que é uma vida sem nenhum tipo de pacto civilizatório, a menina faz descobertas surpreendentes sobre liderança, respeito, solidariedade e responsabilidades compartilhadas.

Além das lições ensinadas, o livro tem aquele gostinho de nostalgia das brincadeiras 'do tempo antigo', como dizia o meu filho quando era criança. O tempo antigo, no caso, era tudo o que veio antes dele (nasceu em 1997), como a infância da mãe (nascida em 1974), que cresceu em uma realidade analógica e pontuada por brincadeiras de rua como 'chicotinho queimado', a já citada 'boca de forno', 'picula' (também conhecida como pega-pega) e 'se esconder' (esconde-esconde).

A história tanto dá para montar uma peça na escola, em casa ou no bairro, com os amigos, quanto reunir a criançada para uma sessão de resgate dessas brincadeiras que se perdem em tempos de telas e interações on-line.

Ficha Técnica:
Hoje tem espetáculo: No País dos Prequetés
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Nova Fronteira, 2001
50 páginas
R$ 6, em média, + frente (livro físico, brochura, Estante Virtual)

*Livro lido para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Hoje em espetáculo: No país dos prequetés foi o livro 32 do desafio #50livrosaté50anos e 12, da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Akira 08/03/2024

É o primeiro teatro que leio, e eu não odiei. A proposta é muito boa, além de ser um livro super curto e rápido de ler. Super indico para crianças!

Marianna 31/01/2024

É um livro legalzinho, gostei da história da sopa de pedra, eu lembrava dela de quando eu era criança, tem duas boas lições sobre mandar e obedecer e de um bom trabalho em grupo

OtAvio156 02/01/2024

O MELHOR.
Quando fui contabilizar este livro, vi várias pessoas colocando notas baixas,cada um com sua opinião. Mas para mim este livro é incrível, a autora criou um livro para criança, mas ele serve perfeitamente para todas as idades, sendo simples, objetivo, rápido, todas as características de um bom livro,e o mais importante, as lições de vida, que assustam quem não consegue ouvir a verdade,ou seja os que deram notas baixas. Que livro ótimo, foi uma honra ler ELE!!!

babalu 05/08/2023

Livro bem água c açúcar q eh li só p tirar um pouco a cabeça das leituras obrigatórias, n tinha visto q era um livro bem infantil, mas já q eu comecei né?

Dearibeiro 07/07/2023

Nostalgia
Eu lembro bem pouco da história, li a muito tempo, na infância. Mas lembro bem de ler e reler esse livro na época.

Antonio Maluco 13/06/2023

Infanto Juvenil
O livro conta histórias de vários personagens que existem no Brasil e de brincadeiras infantis no país

Crispim 12/07/2022

Que confusão...
Estava até q gostando,mas mudou para outra história e o final ficou vago,a primeira história ñ tinha um sentido,assim o final ficando vago,a ssgunda história,era até q boazinha,a diagramação é boa,e tem bastante ilustrações

Bruna 28/12/2021

Curtinho, leitura leve, mas com uns pensamentos bem profundos. Adorei a personagem de Nita. Ótimo pra ler pra crianças.

Ize 10/12/2020

Um livro infantil escrito em forma de peça teatral. Nita aprende o que é mandar, obedecer e a força do trabalho em grupo.

Fran Ferreira 01/09/2020

Não me lembro agora de ter lidos muitas peças teatrais infantis e se li alguma da Ana Maria Machado, mas levando em consideração o contexto e a época de escrita, achei fofa e confesso que me identifiquei com a Nita hahahahahahah.
Não me lembro quantas vezes já reli, porém, agora, percebi que apesar de ensinar itens importantes para crianças, precisamos entender o contexto da escrita com o momento atual da leitura, porque se não, pode ter uma certa confusão de certo ou errado pra criança entender o que de fato dever ser feito ou como fazer.`
É uma leitura rápida, limpa e constante.
Toda vez que relemos algo, retiramos pontos de vista novos, e isso é maravilhoso.

Lari 07/12/2015

Marcou minha infância
Este foi o primeiro livro que eu li na minha vida! E, por incrível que pareça, eu me lembro de sua história, porém não com tantos detalhes quanto gostaria .

O livro começa quando algumas criança estão brincando. Nita é uma dessas crianças, mas ela tem um jeito diferente de pensar e ela resolve fazer uma viajem, para ver se em outros lugares seria da mesma forma que é com seus amigos.

Se você está a procura de uma boa literatura infantil, esse é o livro certo!