North and South

North and South Elizabeth Gaskell...

Resenhas - North and South

Marcos606 08/10/2023

Margaret Hale, uma jovem de dezoito anos que passou a adolescência atuando como companheira de sua prima muito mais rica, Edith. Por causa disso, Margaret foi criada no mundo privilegiado da classe média londrina. Isso muda quando Edith se casa e Margaret volta para o que ela considera a idílica casa de família rural em Helstone. Deste ponto em diante, a vida de Margaret passa por uma série de mudanças e desenvolvimentos dramáticos à medida que ela entra na idade adulta.

Margaret logo descobre que, devido à perda de fé, seu pai está renunciando ao cargo de pastor e se mudando para a cidade de Milton-Northern (uma versão fictícia de Manchester) para trabalhar como tutor. Portanto, toda a família deve se mudar para lá. Mover-se do Helstone rural do sul para o Milton industrial do norte configura o conflito principal no romance.

É em Milton que Margaret enfrenta desafios às suas crenças naturais que foram fortemente moldadas por viver um estilo de vida privilegiado no sul da Inglaterra. Muitos destes desafios são personificados por John Thornton, um proprietário de fábrica que saiu da pobreza e representa a industrialização. Ele e Margaret se conhecem inicialmente porque ele é aluno do pai dela e os dois não concordam por causa de seus valores diferentes. Mas aprender a aceitar os valores dos outros como eles são e ver além das suas próprias ideias estreitas são fundamentais para a maturidade de Margaret no Norte e no Sul. Thornton também se desenvolve através da influência de Margaret. No romance de Gaskell, Margaret representa o Sul, enquanto John representa o Norte enquanto os dois lutam para encontrar um equilíbrio.

brunagat 29/07/2023

Bom, mas queria mais
Eu assisti à série algum tempo atrás e quando descobri que o audiobook estava disponível gratuitamente fiquei curiosa pra saber como era o livro. Descobri que a adaptação pra tv é tão fiel ao livro que minha crítica às duas é praticamente igual...

Os livro em si é muito bem escrito, os personagem bem trabalhados e a história é interessante, mas uma coisa que me incomodou bastante foi o modo como a relação chefe/empregado e sindicatos são tratados no livro. É um morde e assopra infinito! E na minha opinião, o fato do livro ser tão bem escrito só evidenciou ainda mais esse problema, eu achei muito difícil encarar os "problemas dos patrões" com seriedade quando do outro lado tínhamos personagens morrendo por conta das condições de trabalho. O que eu acho interessante pontuar também é que eu provavelmente deixaria passar questões como essa por serem fruto do pensamento da época, mas essa continua sendo uma questão tão atual que eu achei impossível fazer isso, principalmente porque a questão sindical é mostrada numa luz quase que inteiramente negativa.

Falando do romance em si, os protagonistas são bem desenvolvidos e bem fáceis de se apegar, mas achei que faltaram mais cenas deles juntos para ajudar a desenvolver a relação e os sentimentos deles um pelo outro, não só de longe. Neste caso, porém, eu realmente culpo a época em que o livro foi escrito, já que tantos outros da mesma época tem essa mesma característica.

Se gostar de livros de época, apesar dos defeitos, eu recomendo sim a leitura, e se estiver pensando em ler com o audiobook da audible eu super indico, é bem fácil de entender e a atriz que leu fez um ótimo trabalho!

Sofia 31/12/2022

A trip to a divided England
A very good book!
The plot is interesting and complex, with many surprises, and brings along a nice knowledge of the historical context.
Apart from the fact that it is a long and sometimes tiring read, I really reccomend the story!

Helena 03/11/2022

Meio antigo
Esse livro no total tem uma linguagem antiga é difícil de ler, é um ótimo exercício para quem quer expandir o vocabulário por que algumas palavras até minha professora teve que procurar. Mas a história é legal eu não leria denovo mas não me arrependo.

dani 08/10/2022

Just lovely
Uma história sobre amor, amor que persiste, cuida, preocupa, que parece que não pode ser, mas é. Mas também uma história de fé e crenças, e permanecer fiel a Deus, de arrependimento e perdão.
Confesso que queria saber mais além do final, mas acho que os personagens bem humanos viverão para sempre em minha mente.

Clio0 03/05/2022

Elizabeth Gaskell é raramente referenciada junto com Jane Austen ou Charlotte Brontë apesar da insistência editorial em colocá-las em coleções românticas ou publicações similares. O motivo é que a autora, especialmente nessa obra, não se furta em discutir questões sociais e econômicas na Inglaterra vitoriana.

North and South poderia facilmente ser descrito como um romance socialista por suas críticas ao sistema capitalista em sua fase industrial - o personagem principal, Thornton, é dono de uma fábrica de tecidos e os acontecimentos principais da trama são catalisadores ou resultados da política exploratória da época.

Margaret, a responsável por boa parte da narrativa, é o par romântico cujo drama e rejeição são baseados na violência e representação da mulher em tal sociedade. Apenas por essa dicotomia, essa já seria uma obra altamente recomendável.

Contudo, vale lembrar que essa é uma história romântica. Thornton é a quintessência do cavalheiro inglês desse estilo, profundamente enamorado e respeitador das escolhas e decisões de Margaret. É um Mr. Darcy que precisa trabalhar, é um Rochester honesto.
Cris 05/05/2022minha estante
Está na minha lista para ler. Muito boa resenha.

Miranda 01/05/2022

Muito boa leitura
Mas honestamente, o que não me saía da cabeça era que esse livro é basicamente "Orgulho e Preconceito com luta de classes".

site: https://www.instagram.com/mirandaescreve/

Pam 21/01/2021

Novo clássico favorito
Eu criei coragem pra começar a ler clássicos ano passado, começando com Jane Austen e Arthur Conan Doyle, que me trouxeram experiências incríveis, mas até agora eu não tinha me apaixonado tanto por um clássico quanto me apaixonei por North and South.

Thalita Branco 06/07/2015

Resenha ~ North and South - Elizabeth Gaskell
Adoro Norte e Sul pelos mais variados motivos. Primeiro, por que a história é muito boa. Segundo, por que o livro deu origem a excelente mini-série North & South gravada pela BBC com o lindo e maravilhoso Richard Armitage. Terceiro, por que foi o primeiro livro que me propus a ler em inglês. E foi tenso. No primeiro dia levei duas horas para ler miseras 10 páginas. Quando me dei conta do tempo, quase joguei o livro longe e desisti. Mas resolvi continuar, e entre alguns perrengues, consegui terminar.

Margaret Hale, após uma temporada em Londres, vive feliz na verdejante Helstone, no Sul da Inglaterra, até que seu pai, pároco local, se vê em uma crise religiosa e resolve abandonar tudo para ir viver como tutor no Norte, na cinzenta e industrializada Milton.

O contraste entre as localidades é gritante. Logo Margaret se vê incomodada com a aspereza das pessoas, as ruas cinzentas e o barulho das fabricas, e sempre se recorda com saudades de sua amada Helstone. Um dos pupilos de seu pai é John Thornton, dono de Marlborough Mills, uma das fabricas de manufatura de algodão local. Devido a um grande infortúnio, John teve que largar a escola quando muito jovem e só então tem a chance de voltar aos estudos.

John e Margaret imediata e frequentemente entram em desacordo, mas ainda assim ele se sente atraído pela jovem graças a sua beleza, e mesmo a achando inicialmente arrogante, com o tempo passa a gostar dela. Já Margaret é mais irredutível, pois vê John como um homem grosseiro e insensível antes mesmo de se permitir conhece-lo a fundo.

Margaret é uma boa moça, disposta a agradar, mas não é daquelas que abaixa a cabeça para tudo. É turrona (as vezes até demais na minha humilde opinião...) mas sempre em prol daquilo que considera correto e justo. John, apesar de ser um homem endurecido pelas intempéries da vida, possui um bom coração, sempre disposto a ajudar, devoto e preocupado com o bem estar de sua mãe e irmã. Ai gente, esse homem é demais!

O livro vai muito além do romance com uma forte critica social ao tratamento dado aos funcionários das fabricas na época, evidenciado na amizade de Margaret com Bessy, filha de Nicholas Higgins, um representante dos trabalhadores locais. Bessy sofre de problemas pulmonares devido a inalação de partículas de algodão, e seu pai deseja iniciar uma greve pedindo melhores condições de trabalho e salários mais justos.

O que eu mais gosto da história são as tensões criadas a partir dos inúmeros pequenos mal-entendidos, que geram um grande desconforto e conflito entre os personagens. Apesar da parte romântica, não leia Norte e Sul esperando algo como Orgulho e Preconceito. Elizabeth Gaskell não se utiliza do sarcasmo e bom humor de Jane Austen. O tom aqui é um pouco mais sombrio.

Muitas mulheres podem ser apaixonadas pelo Mr. Darcy (incluindo eu), mas quem mora no meu coração na realidade é o Mr. Thornton.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Maitê 26/04/2015

Excelente Leitura!
Só recentemente fui descobrir um livro, é um clássico, mas é um que não vejo muito falar, resolvi dar uma chance a ele e não me arrependi. É um lindo romance mas que foge dos padrões, é forte a moralidade e a perda nesse livro, os personagens frequentemente discutem causas sociais sem deixar o livro maçante e sem perder o rumo da historia. Super recomendo para quem gosta de Jane Austen, não por ser uma escritora de "romance", mas por ser mais uma autora que busca algo mais além de uma simples historia.

Amanda 27/12/2012

Um livro marcante.
O livro é lindo e com certeza se tornou um dos meus favoritos. Porém devido à tantas mortes, acho que terei que esperar uns cinco anos para relê-lo.

Rafa; 29/07/2012

Maravilhoso romance de Gaskell
Bem, tendo relido North and south duas vezes, me sinto apta a fazer uma resenha muito mais decente.

Este livro é sensacional, é uma grande pena não o termos publicado por aqui.

Ele retrata uma Inglaterra do século XIX à época da revolução industrial. O mais interessante é a visão que a autora nos passa do contraste gritante que existia entre o Norte e o Sul da Inglaterra. O Sul representava a paz e a natureza em sua mais completa harmonia e, na concepção de Margaret - a heroína da trama, o próprio paraíso.

Já o Norte era a região que tinha sido afetada pelas transformações decorrentes da Revolução industrial. Era um lugar cheio de fábricas e de poluição, de miséria e degradação para a família Hale, que durante muito tempo, viveu feliz em sua casa paroquial em Helstone.

Essa paz é quebrada quando o pai de Margaret entra em conflito consigo mesmo a respeito de suas convicções para com a igreja onde atuava como pároco.

A partir daí, a família vê-se obrigada a mudar para a cidade de Milton, um lugar absolutamente contrastante a tudo aquilo que estavam acostumados e então vêm-se ligados a Mr. Thornton, um importante dono de fábricas da cidade. O senhor Hale o leva em bem alta estima, ao passo que sua filha, Margaret, não aprova suas atitudes nem sua maneira de ganhar a vida.

As discussões de Miss Hale e Mr. Thornton são trechos cheios de inteligência, onde defendem acirradamente seus pontos de vista a respeito da situação dos trabalhadores na fábrica. Este é um assunto também ricamente abordado no livro. Margaret se torna amiga de uma das trabalhadoras da fábrica e de seu pai, que é o líder do sindicato. Tal fato já gera uma série de intrigas e desdobramentos que tornam a história de um enredo deliciosamente rico e cativante.

Maravilhoso também é o interesse mutúo que vai surgindo lentamente entre Mr. Thornton e Miss Hale.

Lizzy 08/01/2011

North and South
Essa semana tive a feliz oportunidade de assistir novamente a série North and South, produzida pela BBC, baseada no livro de Elizabeth Gaskell e mais uma vez suspirei com uma estória linda e inesquecível. Logo me senti motivada a reler meu e-book North and South, especialmente as partes marcantes.
Achei a série muito mais romântica e o final é lindíssimo, logicamente valorizado pela beleza impecável do ator Richard Armitage.
O livro conta a história de Margaret Hale, uma jovem do sul da Inglaterra que se muda para a Cidade de Milton, no norte, que sofre um choque cultural, mas também descobre o valor da amizade e o primeiro amor em plena Revolução Industrial Inglesa. Ele é um rico industrial e magistrado de Milton. Duas pessoas de mundos diferentes que terão que superar seus preconceitos para ficarem juntas. É um livro imperdível, a série também. Super recomendado.