Klamata

Resenhas - Quebrando as regras

Juliana 28/11/2016

Klamata - Quebrando as Regras - Blog Nossa Estante Nacional
" Eu amava um alado..."

Olá, pessoal, prepare seu coração para mergulhar nesse mundo incrível que é Klamata - Quebrando as Regras, da autora e parceira do blog, Vanessa Araujo, esse que é o primeiro volume da série Arelli.
Queria encontrar uma palavra para definir o quanto adorei a leitura e felicidade que sentira, foi algo apaixonante e que ao mesmo tempo disparava uma carga surreal de adrenalina, difícil de explicar, mas espero que entendam. Galera, é incrível a destreza e o intelecto da escritora para o desenvolver tal trama.
Realizei a leitura com o intuito de conhecer um pouco sobre a série e passar minha opinião para a Vanessa, mas seria de extremo egoismo não compartilhar aqui com vocês. Então, com a devida autorização, vamos ao que interessa.
Klamata foi a introdução da escritora, Vanessa Araujo, no mundo literário como profissional e digo que foi o trabalho correto e com poder de envolver o leitor de maneira impressionante com uma narrativa intensa a cada capítulo.
Com um toque do "real" com a " ficção /sobrenatural", somos apresentados aos cavaleiros do apocalipse e tudo o que aconteceu para a existência dos anjos caídos, os que foram expulsos do paraíso, até mesmo a existência daqueles que são sedentos por sangue, isso mesmo galera, com apresentações coerentes para o enredo, Vanessa nos dá uma boa base para o termo vampiros.
Nossa protagonista passa por muitas provas durante sua vida e depois por mais algumas depois de sua transformação. E que transformação, e nossa como aconteceu também!!

" Lembre-se de que nem tudo é o que parece ser." - página 212

Todo o segredo do livro tem como base uma profecia que nem Jéssica ou seus amigos que a chamam de Jess têm conhecimento, e os que supostamente conhecem, detêm a informação no mais alto nível secreto.
E isso, caros amigos leitores, é algo enlouquecedor. Você acaba entrando na mesma sintonia para não dizer curiosidade da protagonista em querer saber tudo.
Com uma sagacidade surreal, a autora apresenta um mundo no qual anjos - caídos ou não - demônios, fadas entre outras criaturas transitam entre os humanos como o único proposito de manter a ordem ( claro, nem todos esses seres sobrenaturais executam) e, os homens de barro salvos.
Conhecemos como o amor, esse sentimento tão abstrato, mas tão poderoso é sentido, vivido pelos personagens. Entender que o bem e o mal são relativos e que apenas classificamos as coisas de acordo com a circunstância.
Personagens que possuem importância durante todo o livro, ou seja, não existe aquele que apareceu em uma página e nunca mais saberemos de sua existência ou seu fim. Todos são bem estruturados e acrescentam a dose certa de mistério que " Klamata" quer nos transmitir.
Valendo a ressalva já apresentada nas outras resenhas das obras da autora que, os elencos criados são dotados de sarcasmo que é impossível não se deixar levar, e ser um personagem também. ou seja, até mesmo os " mocinhos" não são 100% bondade e todo aquele " clichê sofrido" que chega causar desânimo. Adoro essa característica dos personagens da Vanessa.
Seguindo o script, vou apresentar os que mais chamaram minha atenção:
Jéssica, nossa protagonista. Conhecemos a personagem desde sua adolescência rebelde aos 16 anos e acabei cativada por tudo que ela é. Uma essência guerreira, encara o medo e o desconhecido e parte para o ataque, mesmo que esteja no maior cagaço. ( desculpem pelo palavreado).
Ela já conheceu a decepção logo nas primeiras páginas e quando acredita ter superado, eis o destino lhe apresentando uma verdade que ela desconhecia e que a fez viver um casamento forçado. Todo o crescimento do personagem só aumenta o meu carinho e o desejo de torcer por ela.
Gabriel, o guardião celestial e totalmente apaixonado, não mede esforços para manter sua amada bem e sempre esteve ao seu lado - todos os momentos - até que chegou o dia de se materializar e ser correspondido. Não se importa em quebrar a regras para que o amor entre eles seja possível. Algo acontece e a distância se fez presente!
Niki, a melhor amiga da protagonista, sempre dedicada e totalmente destrambelhada. Chega ser divertido ler as cenas que essa figurinha aparece. Entretanto, há alguma coisa que não me desce... Fato que não irei contar aqui, pois desejo muito que vocês tenham o contato com a obra e tirem suas próprias conclusões.
Uma leitura agradável e envolvente, e como disse no inicio, a mistura do "real" com a ficção nos aproxima mais com algumas situações apresentadas. Logo, não exite dúvidas sobre indicação, leitura mais que indicada principalmente para quem adora tais elementos.
Realizei a leitura com arquivo PDF, como o intuito de apresentar minha primeira opinião antes de enviarem para impressão dos exemplares na gráfica. Logo, mesmo sendo o arquivo digital, tive a noção de como será o trabalho final para os leitores, e com toda certeza é lindo! Elementos da capa estão presentes na diagramação do miolo, como por exemplo, a imagem da capa para iniciar os capítulos e divisões de cenas com as borboletas que tem uma importância com a protagonista. Fonte e espaçamentos precisos e adequados. Há uma borboleta também no rodapé e na numeração das páginas. Vocabulário, sem dúvida é a apresentação que a autora domina um vasto conhecimento do idioma, mas tudo com fácil compressão. Há uso de algumas expressões e gírias nos diálogos dos personagens que nos aproxima muito.

site: http://nossaestantenacional.blogspot.com.br/2016/11/resenha-klamata-quebrando-as-regras.html

Caroline 10/03/2011

Arelli mexeu de tal forma comigo que é até difícil descrever...
Neste livro Nessie Araujo nos encanta com a incrível Jess, uma humana que tinha tudo para ser feliz, até que então um acidente mudou tudo: a perda de um grande amor.
Jess: uma vida marcada, a perda de um amor. Sofreu, encarou, lutou, conquistou... Mas não foi sozinha, ela tinha seus amigos: Niki e Caio. Também tinha seus filhos: Nicole e Jacob.
Ela tinha escolhas, e uma delas foi se transformar em anjo, mas Jess que recebeu o nome de Arelli, mostrou que anjos amam tão intensamente como humanos. Mostrou que mesmo sendo transformada, ela tinha a sua mágica...
Arelli é PHODÁSTICA, é única! Não tem como descrever tal personagem... Me falta palavras pra dizer o quanto Nessie criou uma personagem tão formidável... Chorei a cada capítulo, vivi cada emoção... Aprendi a amar com Arelli, vi um mundo novo, quebrei regras também!

Simplesmente incrível, palavras me faltam pra descrever o tamanho do sentimento que tenho por este livro. PHODÁSTICO! ARELLI É PHODÁSTICA!
Nessie Arelli, obrigada por nos presentear com essa fascinante literatura nacional. Obrigada por ter idéias incríveis e por ensinar muitos dos seus leitores a amar!