Uma História Social da Mídia

Uma História Social da Mídia Peter Burke

Resenhas - Uma História Social da Mídia

4ndrewnunes 31/03/2024

Li apenas um capítulo para a faculdade em 2022, 19 páginas, e não lembro de desejar ler mais desse, como foi com outros livros da faculdade

Tati 12/12/2022

Imprescindível para estudantes da comunicação
O livro é muito importante para quem deseja ou está estudando sobre comunicação. Os autores traçam a história desta, desde o seu início até a era da internet e seus desdobramentos.
A obra é muito interessante, com uma leitura fluida no início. Contudo, ao final ocorre mais uma descrição dos acontecimentos do que uma discussão propriamente dita e a partir deste momento, a leitura começa a ficar maçante.
O livro demonstra como a censura sempre esteve presente na comunicação, estando presente até nos dias atuais.
Gostei bastante.

Edu Souza 02/03/2020

Em Uma história social da mídia, Burke e Briggs procuram recontar o surgimento dos primeiros veículos de comunicação da história da humanidade. O livro começa bem interessante, com os autores, de acordo com o título, adotando perspectivas sociais e culturais em seu estudo.

Porém, senti que eles, pelo menos parcialmente, abandonam essas abordagens e passam a focar muito na simples narração dos acontecimentos e no aspecto científico das invenções que surgiam. A partir de então, o livro se torna muito monótono. Ainda assim, é um estudo bem interessante, que vale a pena ser lido.
brunossgodinho 03/03/2020minha estante
Já dizia nosso orientador, "Peter Burke é meio idiota, né?" ?

Edu Souza 03/03/2020minha estante
Exatamente rs. Lembrei dele quando comecei a ler

Sebastião Junior 29/07/2018

O meio
Temos aqui, uma obra de grande importância para qualquer aventureiro que se dedique a entender a influência midiática dentro da sociedade. O livro nos deleita com uma dissecação minuciosa de fatos e períodos históricos, tal como camadas da população que começaram a buscar influência dentro do parâmetro midiático. Temos, também, os autores levantando discussões quanto ao monopólio, seja pelos proprietários vendendo publicidade em horário nobre, como pelo Estado, que busca se responsabilizar pela qualidade e diversidade em seu conteúdo. É possível ver , no todo, que não só o conteúdo, como o meio, influenciam na opinião pública.

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

Uma obra que apresenta, de maneira cronológica, a evolução dos suportes midiáticos ao mesmo tom que influenciam os comportamentos de época do indivíduo, logo, torna-se evidente a inerência entre mídia e comportamento, fundamentando a permanência do sentido de tecnologia nas camadas sociais e de classe.

ericanna 13/09/2015

Indispensável
Livro indispensável para os estudantes de comunicação. Ele traça com maestria a história da comunicação em diferentes culturas e mídias, propondo pontos de reflexão e ligando eventos aparentemente dispersos, mas que estão, no fundo, conectados e justificam modos de pensar em diferentes épocas.