A chave de casa

A chave de casa Tatiana Salém Levy

Resenhas - A chave de casa

1 | 2 | 3 | 4

fev 13/01/2021

Esse livro contém cena de estupro explícito.

Tatiana Salem Levy tem um escrita maravilhosa e gostosa de se acompanhar.

Em A chave de casa ela narra e inventa momentos da sua vida. Em uma vertente ela narra uma viagem à Turquia para voltar às origens de sua família, em outra e talvez as mais marcantes ela narra sobre a perda da mãe enquanto conversa com ela. É uma coisa belíssima de se acompanhar. Ela também narra a chegada do avô turco ao Brasil e o relacionamento intenso que a amou e também a matou.

É um livro com uma narrativa preciosa. Tão bem escrito que para mim nada ali parecia ter uma parte ficcional. É um livro envolvente demais.

Recomendadíssimo.

regifreitas 15/09/2022

A CHAVE DE CASA (2007), de Tatiana Salem Levy.

Romance de estreia da autora, A CHAVE DE CASA foi bem recebido pela crítica na época do seu lançamento. O livro esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti de 2008, e, no mesmo ano, foi premiado como melhor livro de autor estreante, pelo Prêmio São Paulo de Literatura, em sua primeira edição.

Embora tenhamos aqui uma personagem-narradora exercendo o papel de protagonista, ela também serve de fio condutor para diversas outras vozes que vão se alternando ao longo da narrativa. Neta de judeus turcos, a narradora recebe do avô a chave que abriria a porta da sua antiga casa em Esmirna, de onde ele havia fugido para o Brasil há muitos anos. Então, essa mulher parte numa viagem de descoberta das suas próprias raízes, passando por Turquia e Portugal. Durante essa jornada, ela vai relembrando fatos marcantes da sua vida - principalmente a morte da mãe, e o término de um relacionamento abusivo. Também surgem no texto as vozes desse avô, contando sua história de exilado, bem como a da mãe da narradora, uma militante comunista que fugiu para Portugal durante a Ditadura Militar brasileira.

Com passagens autobiográficas, é um texto bonito e denso. Contudo, o uso de diversas vozes confunde bastante no início, e me tirou várias vezes da história. Os diálogos entre mãe e filha, no entanto, foram as partes que mais me emocionaram. Queria ter visto mais disso e menos das outras histórias paralelas. Mesmo assim gostei do livro e quero ler outras coisas da autora.

@dropsdeleitura 02/04/2020

Gosto de livros sobre rompimentos, quebras. Invariavelmente, eles me levam por caminhos sinuosos de perder-se-achar-se-perder-se.. E, de uma forma estranha, me acalma.?
Gosto de livros que falam dos laços familiares, das heranças que aceitamos conscientes ou não. Do destino traçado pelo não dito e do destino escolhido, de repetição ou rompimento. Mas prefiro o que vem do rompimento. Prefiro o destino desviado, da quebra.?
A Tatiana Salem Levy escreve assim. Nunca vou esquecer o impacto que ~Dois rios~ teve em mim. E agora ~A chave de casa~.. Que bonito. ?
O livro é pequeno. Delicado, até. Diálogos envolvendo a mesma protagonista em cenários diferentes: A perda da mãe, a perda da identidade, a perda do amor.. A perda de si mesma. E o retorno. Uma chave aparece para convocar nossa heroína ao retorno. Retorno à casa do avô, num país distante. Retorno ao seio familiar, ao ponto de partida.?
Então talvez seja isso. Talvez eu goste de livros sobre rompimentos porque eles me fazem lembrar que, volta e meia, há necessidade de retorno. E do retorno, o que resta, é andar pra frente.. na possibilidade de seguir outro caminho.?
~Quero sair do lugar, mas ainda duvido se essa é a melhor escolha. [Não desanime. No início de uma partida, não existem escolhas melhores ou piores, apenas escolhas. É cedo para um julgamento.] Mas e se eu errar? Se me afundar ainda mais nesse poço de imprecisão e incerteza? Que garantia tenho de que não tropeçarei em mim mesma? [Não posso garantir nada. Só posso prometer uma coisa: arrisque-se, e estarei sempre pronta a lhe estender a mão.]~

Jess 03/04/2021

Esse livro me arranca lágrimas e me toca profundamente, não importa quantas vezes eu leia.

Elisana 08/07/2021

Como acontece a construção das nossas histórias?
A autora narra a história da sua família em meio às suas histórias e traumas. Inicialmente, achei confuso, porém com o passar da narrativa você consegue identificar e diferençar as diferentes vozes presentes no texto.
Esse livro foi uma grata surpresa. Li inteiro em um dia praticamente. Eu amo autoficção, já tenho bastante contato com o gênero, então é sempre incrível ler narrativas como essa. Indico.

Tatiana 25/11/2012

Forte e envolvente
O romance de estreia de Tatiana Salem Levy, A chave de casa, ganhou o prêmio São Paulo de Literatura, autor estreante em 2008, e é sobre ele que vou falar um pouco.
Conheci o trabalho da jovem escritora de trás pra frente. Li primeiro o seu segundo livro Dois Rios e fiquei arrebatada pelo seu estilo. Ela nos dá impressão de não ter nenhuma sombra de dúvida sobre o que está escrevendo. E isso encanta.
Emprestei Dois Rios a uma amiga e, para retribuir a gentileza, ela me cedeu A Chave de Casa. Li em três dias a história narrada em primeira pessoa por Tatiana. A angústia da narrativa, ao contrário do que normalmente aconteceria, prende o leitor. Afinal não é uma história comum que ela nos conta, e sim, uma autoficção. Porém, ao leitor fica a dúvida de até onde realidade e ficção se misturam.
Seu avô lhe dá a chave da casa onde começou a sofrida vida de seus antepassados, e atrás de memórias, ela se aventura numa viagem rumo ao desconhecido. Mas a narrativa dela não para por aí. Não se trata de um livro de viagem, mas um livro de angústias reais, tristezas, derrotas e amor. Separe um lencinho para a parte em que ela fala sobre a doença e morte da mãe. Você vai se emocionar com a maneira forte e envolvente que ela descreve tristezas e alegrias.
Um enredo triste, no qual Tatiana foi a felizarda criadora e merecedora de todos os elogios de crítica que obteve. Bravo!

claradebolacha 02/02/2023

Uma surpresa boa
Peguei esse livro no Kindle Unlimited sem expectativa nenhuma e me surpreendi! Livro introspectivo, rapidinho de ler e com reflexões muito boas. Derramei algumas lágrimas com a história do luto e mexeu muito comigo a história de amor que se transformou em abuso (são duas histórias diferentes das que tem no livro). Só no final eu fiquei um pouco confusa por causa da forma como os "capítulos" estão estruturados, ai não sabia mais quem que tava falando em alguns. Recomendo!

Faluz 04/10/2022

A Chave de Casa. - Tatiana Salem Levy
Ficção brasileira com escrita intrigante.
A autora parte do mote de uma chave antiga de uma casa em outro continente para buscar a si mesma em sua origem familiar. Numa escrita multifacetada onde reflete em mil pedaços cada uma da sua presença na vida. A autora cria um texto onde essa busca se encaixa de modo a vislumbrar suas buscas individuais com a trajetória familiar. Nessa busca de si mesma na história familiar ela encontra resquícios de sua própria trajetória.

Licia Maria 16/07/2023

Chaves do passado
Uma das minhas melhores leitura desse ano! Muitas histórias, contadas em um fôlego único, emaranhadas da imprecisão da memórias e belamente costuradas

(Rolou um Edit aqui, porque no calor da "emoçã" digitei tudo errado!)

Juliana_alvernaz 22/07/2021

A chave da casa
Uma narrativa regida por memória e emoção, na qual conseguimos adentrar no íntimo da narradora e viajar espacial e temporalmente para traumas e redescobertas de sua vida.

Raquel 26/06/2013

Fazia já um tempo que queria ler esse livro da Tatiana. Olha, realmente o livro prende a atenção do início ao fim e não decepciona.
A autora nos remete textos fragmentados porém com muita lógica. No livro são abordados vários temas, como a morte e o luto. O vínculo afetivo com a mãe e a família como um todo. Um amor em que o sexo é transformado em algo doentio e violento. E a tortura que os socialistas sofriam do governo, seu exílio e anistia(no caso seus pais). E enfim, um belo final. Valeu a pena ler e realmente ela merece parabéns por obra tão bem feita!

Sofia136 15/06/2021

Intimista e sensível
Estou buscando conhecer mais autoras contemporâneas brasileiras, assim ,por meio de pesquisas, terminei esbarrando nesse livro que nunca tinha escutado algo sobre, porém percebi de cara que tinha interesse pelo enredo.

Foi o meu primeiro contato com a autora e acho que foi uma experiência ótima. A chave da casa é um livro intimista, que se aprofunda em memórias de uma mulher descendente de turcos. O livro fala de modo sensível sobre temas que tememos, como o luto, a dor da doença, a tortura, a ditadura, a solidão e a violência dentro de um relacionamento abusivo.

Confesso que demorei um pouco para me acostumar com a forma de narrar da Tatiana, visto que o leitor é cercado de muitas informações e lembranças soltas que, no entanto, vão se entrelaçando e fazendo muito sentido conforme o livro progride.

Mergulhar nos sentimentos da personagem foi uma experiência boa, mas apesar de ter sentido bastante poder em sua escrita, achei que os componentes do enredo poderiam ter sido mais aprofundados e explicitados, a fim de conectar o leitor com os textos.

Recomendo o livro para aqueles que gostam de adentrar a mente dos protagonistas, que revelam segredos não ditos.

1 | 2 | 3 | 4