Tio Tungstênio

Tio Tungstênio Oliver Sacks

Resenhas - Tio Tungstênio

Julia 17/02/2024

Muito bom, oliver sempre surpreende com sua belíssima escrita! muito mais que um simples autor, é um grande poeta

Renan 11/05/2023

Biografia-ensaio-científica
Acho que foi uma das biografias/livro de memórias mais diferente do gênero que já li, porque apesar de contar a vida/memória do autor, tem muita coisa sobre química, física, ciências e afins. Isso é bom e ruim, explico: em algumas partes a abordagem desses assuntos é bem dinâmica, ainda que se trate de coisas monótonas como elétrons ou números atômicos da tabela periódica, mas tem momentos que o autor se aprofunda tanto no assunto que fica meio maçante a leitura para quem não tem tanto interesse/conhecimento na área. Mas no geral é uma leitura interessante, conta desde da origem dos avós e tios, até a formação dele.

Naiara 14/02/2023

Um livro que foi muito gostoso de ler, Mostrou o quanto uma criança quando se interessa por um assunto pode aprender tanto, com muito prazer e tudo começou com um amor contagiante que o tio tinha pela quimica..
A familia é muito importante nesse momento, porque é o primeiro contato que a criança tem com coisas que despertam seu interesse e a faz querer buscar, aprender sobre, com muito intusiasmo...
No final do livro, vi o que sempre vi quando ia na escola e em cursos depois de adulta tambem, o quanto somos podados o tempo todo por essas instituiçoes que deveriam aumentar a nossa vontade de aprenter, o nosso gosto por fazer o que fazemos, porem é deixado a desejar... Porem, feliz é aquele que encontra um verdadeiro mestre, que ensina, que desperta o nosso melhor e nos faz gostar ainda mais do que estamos estudando...

Mas nem tudo sao flores no livro, teve momentos complicados que foi como se um velho amigo distante estivesse desabafando, é maravilhoso de ler e da para imaginar como foi a infancia, com detalhes gostosos de relembrar junto e o lado ruim existe, mas tras liçoes como sempre...
Max 14/02/2023minha estante
Ótima resenha! Vou ler por sua culpa!???

Débora 23/02/2023minha estante
Parece legal. Ótima resenha.

Giovanebla9997k 30/12/2022

Livro maravilhoso, um dos melhores que já pude ter oportunidade de ler.
Contextualiza a química e alguns de seus diversos conceitos contando as histórias dos cientistas e histórias pessoais da época da infância do autor.
Apesar de gostar de grande parte dos livros que eu li esse foi especial, amo a química e a forma com que esse livro a retrata é magistral.

Rodrigo.Barros 08/09/2022

O Deslumbramento das Ciências
Oliver Sacks consegue nos transportar para sua época de infância através de sua narração vívida e cheia de lirismo. O livro nos ensina muito, não só sobre química e ciências, mas, sobretudo, sobre relações e como estas nos moldam. Relações que nos conectam de maneira profunda com nossas vocações e nos mantém íntegros em meio a fase mais crucial/difícil de nossas vidas, a infância.
Não consegui enxergar o livro como uma autobiografia, muitas das situações narradas nele estão muitas vezes embotadas pela lente do deslumbramento, pela memória de infância. Mesmo assim, não diminui em nada a potência do texto. E, para mim, um dos pontos mais legais é ver a redescoberta, por parte do menino Oliver, dos conceitos e descobertas das ciências naturais um séculos antes e fazer a ligação com a ciência de sua época.
Eu, como pai e professor de ciências, não tenho como não me emocionar com o deslumbramento dele, sentimento que eu também senti quando criança e sinto até hoje.

Rafaella.Grenfell 14/02/2022

Lembranças de uma época difícil e maravilhosa
Após se cutucado por um amigo, com itens que o faziam lembrar do passado, do seu tempo de infância, Sacks, inicia uma jornada com muita pesquisa e nostalgia, em suas lembranças da infância, onde viu de perto os horrores de uma guerra e a liberdade, a confiança e a cumplicidade de todos que o apoiaram em suas aventuras pelo mundo da ciência.

Leonam8 12/02/2022

Livro sensacional!
Segundo livro de Oliver Sacks que leio e estou mais uma vez encantado com a forma como ele escreve, a escrita dele é leve e muito intuitiva, fazendo com que a leitura fique fluida. Sua infância química é muito instigante, com suas experiências em seu laboratório acompanhando a evolução química e a segunda guerra mundial. Recomendo demais!

Dênis 20/06/2021

Da infância à adolescência
Oliver Sacks consegue nos conduzir por sua infância e pelo início de sua adolescência através de sua paixão (e em alguns momentos até de sua loucura) pela química. Suas memórias são recheadas de inquietações científicas e ao mesmo tempo as coloca em paralelo com a História da Química Moderna. Livro para ser lido aos poucos, degustado e compreendido.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/08/2019

As memórias de Oliver Sacks estão impregnadas de ouro, cobre, ferro, estanho, tungstênio. Segundo o neurologista, o comportamento misterioso dos metais o conduziu à prática científica. Com uma escrita envolvente, em que ciência e poesia se aproximam, o autor relembra a infância enquanto narra uma fascinante história da química.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535902709

Wolf 17/06/2018

Bom como todos do autor, com um toque pessoal.
Oliver Sacks é bem conhecido por seus livros baseados em casos neurológicos que ele conheceu durante sua carreira. Tio Tungstênio é um tanto diferente, não é uma autobiografia, mas uma coletânea de memórias da vida do autor entre os 5 e os 15 anos, em paralelo com sua descoberta e paixão pela química.
O livro é tão bom que merece ser traduzido novamente. Esta é uma das piores traduções que já li.
Caso possa, leia em inglês.

Adriano.Paula 18/03/2018

Tio Tungstênio ou como passar raiva.
O livro é uma autobiografia de Oliver Wolf Sacks, que abrange somente uma pequena parte de sua vida, dos 5 aos 15 anos mais ou menos. Com uma série de coincidências raras diria mesmo impossíveis o autor, Sacks, descreve como é crescer e ter sua vida ligada a Química, sua paixão.
De início temos a época. Uma época em que um menino de dez anos podia comprar elementos radiativos ou meio quilo cianeto na loja de produtos químicos da esquina capazes de fazer o bairro inteiro inabitável. Que kits de químicas vendidos para crianças traziam produtos que com certo conhecimento um garoto podia fazer uma bomba.
Com pais médicos e ricos, vivendo em uma casa que ele descreve que para os padrões da época era enorme com vários irmãos que em nada deviam a genialidade dos pais quando adultos, tios e tias na maioria cientistas ou estudiosos em áreas que corriam da metalurgia a geologia, da física a química.
Havia um tio em especial. O tio Tungstênio, fabricante de lâmpadas e incentivador de Sacks.
Com um laboratório que ele montou aos dez anos com a ajuda de Tio Tungstênio e que talvez a maioria das escolas no Brasil nem sonham em ter, o jovem vai aprendendo com a ajuda de seus parentes sobre os elementos químicos.
Fazendo experiencias que hoje levariam a prisão seus pais e ele a cadeia como terrorista, Sacks vai mostrando como foram descobertos alguns elementos, sua classificação e como isso o empolgava, levando em conta que muitos dos elementos ainda não haviam sido descobertos ainda e o foram mais ou menos no tempo descrito por Sacks na sua biografia. Para ser mais claro algumas leis fundamentais da química e física não tinha sido descoberta ou estavam sendo assimiladas à época.
Por exemplo foi só em 1938, os físicos alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann conseguiram dividir um núcleo de urânio.
O livro irrita um pouco por deixar algumas coisas sem finalizar.
O que aconteceu com tio Tungstênio?
O que aconteceu com seus pais, seus irmãos e outros tios cientistas?
Ele também fala somente dos irmãos e mal sabemos o nome das irmãs.

Vinicius 06/05/2017

Uma Infância Química
Um livro autobiográfico feito pra quem aprecia a ciência Química. Com uma indescritível narrativa poética o neurologista Oliver Sacks descreve como a química teve forte influencia na sua vida por meio de aventuras cientificas durante toda a sua infância e adolescência. Alem de paralelamente narrar acontecimentos químicos importantes, como a tabela periódica e a descobertas dos elementos químicos, suas características e curiosidades, incluindo relatos de grandes químicos e físicos e suas contribuições para a ciência. Tudo isso pela perspectiva de um garoto apaixonado pela busca do conhecimento e a química. Se você gosta de Química e literatura esse livro é feito para você!!!
Melhor livro do gênero que já li.

Tauan 22/09/2015

Inspirador
A obra do neurologista Oliver Wolf Sacks, apesar de ser difícil de se definir, trata-se de uma autobiografia, em que o autor descreve o nascimento de sua paixão pela ciência. Contendo fotos e ilustrações ao início de cada um dos seus 12 capítulos, além de uma Tabela Periódica em página dupla e índice remissivo, o descreve as experiências e observações do autor desde muito jovem até a sua adolescência, durante o período da Segunda Grande Guerra.
O autor conta como teve a liberdade e até mesmo foi estimulado a montar, ele mesmo, um laboratório em casa, e como teve acesso a diversos materiais disponibilizados por seus tios, industriais nas áreas da química e da física, e pelas lojas de produtos químicos a varejo. Neste laboratório caseiro, o jovem Sacks realizou experiências que poucos dos profissionais da química de hoje em dia tiveram a oportunidade de realizar e outras que são comuns nos laboratórios de ensino, de hoje em dia.
É com paixão que ele descreve (relembra) o seu deslumbramento ao se deparar com os grandes feitos de cientistas tais como Davy, Boyle, Bohr, Mendeleiev, Rutherford, o casal Curie, Moseley, Cannizzaro, Faraday, Dalton, Priestley e Bunsen.
Sua forma leve de escrever faz do livro uma leitura fácil e agradável, embora repleta de conceitos fundamentais da química; por vezes, principalmente quando o autor fala de sua família, o livro adquiri um tom emocionante. Seus capítulos sobre tabela periódica e radioatividade são dignos de figurar em qualquer livro de química.
Tio Tungstênio relata uma infância química prazerosa em meio aos gases, metais, compostos fedorentos e explosões.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Joy 25/04/2015

Um livro delicioso, feito para quem ama ou quer amar a química.
Oliver nos conduz por um universo riquíssimo, cheio de personagens presentes fisicamente ou presentes através de seus estudos, trabalhos, história.
Para mim, que estou fazendo faculdade na área de materiais, e estou aprofundando muitos conceitos de química, o livro foi um excelente instrumento, pois me ajudou a compreender conceitos que ficavam um pouco vagos durante as aulas. Além de ser um excelente guia, uma porta de entrada para quem quer se apaixonar pela química, é um deleite literário, muito bem escrito e envolvente.

Marina 25/03/2011

A ciência e a poesia andam lado a lado...
Trata-se de uma autobiografia? Ou seria a descrição de certos fatos científicos importantes? Ou ainda um retrato do cotidiano de uma família judia em plena 2° Guerra Mundial?
Na realidade, Oliver Sacks conseguiu fundir na obra “Tio Tungstênio” todas essas questões sem perder a leveza da narrativa.
Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo em que o autor expõe suas peripécias da infância, informações sobre a sua família são inseridas, como os costumes judeus, sua admiração pelos pais e o afeto pelos tios, além das angústias e seqüelas trazidas pela 2° Guerra Mundial.
À medida que fica mais velho, seu apreço pela ciência- em especial pela química- se consolida. Em meio à arriscadas experiências em seu laboratório improvisado, surgem informações sobre certas reações químicas, além de belas menções a fatos históricos como a descoberta da radioatividade, e a vários cientistas como Marie Curie, Charles Darwin, Antoine Lavoisier, Niels Bohr, Isaac Newton e Linus Pauling.
“Tio Tungstênio” é admirável porque lida com assuntos delicados (judaísmo, nazismo), particulares (família) e complexos (questões científicas), sem perder a ternura e a sensibilidade em nenhum momento.
Por sua riqueza de temas abordados e de sentimentos que parecem estar impressos nas páginas, é impossível fazer uma resenha à altura do livro.
Entretanto, deparar-se com esta narrativa é descobrir um novo formato de falar de ciência, é quase a quebra de um tabu: em “Tio Tungstênio”, a suposta “frieza” da ciência é permeada por singelos e sinceros afetos- é a ciência em sua forma mais lírica.