Tio Tungstênio

Tio Tungstênio Oliver Sacks

Resenhas - Tio Tungstênio

Antonio Luiz 15/03/2010

A magia da ciência
Quando os nazistas começaram a bombardear Londres, o governo britânico organizou a evacuação em massa das crianças. Oliver e seu irmão mais velho, Michael, também tiveram de ir para o interior. À mercê de professores capazes de rivalizar em sadismo com guardas dos campos de extermínio, conheceram o lado sombrio do internato inglês, tão exaltado pela série "Harry Potter".

Foi a tia de Michael a notar, quando ele voltou para casa, como o menino estava coberto de vergões e contusões. Foi uma surpresa para os pais, que pensavam que não haviam notado nada errado e pensavam que os meninos gostavam da escola.

Mesmo depois de o diretor lhes haver cobrado o preço da vara que quebrara batendo no traseiro de Oliver que, cada vez mais, passava seu tempo fantasiando ter sido abandonado numa floresta e criado por lobos. Até os pais por fim perceberem que estava perdendo o juízo e o levarem de volta a Londres.

Seu irmão já delirava, acreditando ser o Messias e o favorito de um Deus flagelomaníaco. Para fechar as portas e os ouvidos àquela psicose na qual reconhecia seus próprios pesadelos, Oliver Sacks, que então fazia dez anos, montou um laboratório em casa e se deixou absorver pelo mundo da ciência.

É assim que um dos mais conhecidos neurologistas da atualidade descreve sua infância. Mas este não é mais um de seus livros sobre as complexidades da mente humana, nem é exatamente a autobiografia de um cientista. Os personagens centrais deste livro são os elementos químicos.

O "Tio Tungstênio" do título é um tio de verdade, que tinha uma fábrica de lâmpadas incandescentes e iniciou o sobrinho nos mistérios da química. Mas também é um dos metais mais densos e incorruptíveis da tabela periódica, que para Sacks tornou-se um símbolo de solidez e resistência num mundo caótico.

Cada um dos elementos que lhe caiu nas mãos ganhou uma identidade não só química, como também estética e afetiva. Oliver aprendeu sobre a condutibilidade térmica do diamante sentindo o frio ao encostar os lábios no anel de noivado da mãe.

O pai e a mãe, ambos médicos, compensavam sua falta de sensibilidade para os problemas emocionais dos filhos com uma extraordinária disposição para compartilhar seus conhecimentos. E também com uma espantosa tolerância.

Em busca dos piores cheiros do mundo, Oliver despejou ácido clorídrico sobre sulfato ferroso, produzindo uma nuvem fétida e venenosa de sulfeto de hidrogênio que invadiu toda a casa. Os pais apenas instalaram um exaustor no laboratório e lhe disseram para usar quantidades menos generosas.

Em outra ocasião, jogou num lago um pedaço de sódio de um quilo e meio. Na água, esse metal se incendeia imediatamente e gira na superfície como um meteoro enlouquecido, espalhando chamas amarelas.

Hoje, nenhum professor de ensino médio ousaria reproduzir a maioria das experiências sugeridas por velhos manuais vitorianos que Sacks lembra com tanto prazer. Muitos julgariam irresponsável até mostrá-las na tevê com a costumeira advertência: “não tentem fazer isso em casa, crianças!”

Entretanto, foi ao reproduzir com as próprias mãos o trabalho de grandes químicos, cuja vida e obra conhecera nos livros que avidamente procurava nos sebos, que o futuro neurologista descobriu toda a riqueza e fascínio da ciência.

Mesmo quem jamais conseguiu ver na química mais do que uma lista de fórmulas e nomes que teve de decorar para o vestibular, pode se fascinar e comover com a história dessa redescoberta pessoal de algumas das descobertas da humanidade.

Fãs do neurologista, que tanto aprenderam sobre os mistérios do cérebro humano ao ler sobre seus estranhos pacientes, também gostarão de ver como essa ciência feita em casa – mais bela e divertida que a magia de Hogwarts – ajudou Oliver Sacks a evitar a loucura e da delinqüência à qual se entregaram muitas das crianças que viveram traumas semelhantes.

Naiara 14/02/2023

Um livro que foi muito gostoso de ler, Mostrou o quanto uma criança quando se interessa por um assunto pode aprender tanto, com muito prazer e tudo começou com um amor contagiante que o tio tinha pela quimica..
A familia é muito importante nesse momento, porque é o primeiro contato que a criança tem com coisas que despertam seu interesse e a faz querer buscar, aprender sobre, com muito intusiasmo...
No final do livro, vi o que sempre vi quando ia na escola e em cursos depois de adulta tambem, o quanto somos podados o tempo todo por essas instituiçoes que deveriam aumentar a nossa vontade de aprenter, o nosso gosto por fazer o que fazemos, porem é deixado a desejar... Porem, feliz é aquele que encontra um verdadeiro mestre, que ensina, que desperta o nosso melhor e nos faz gostar ainda mais do que estamos estudando...

Mas nem tudo sao flores no livro, teve momentos complicados que foi como se um velho amigo distante estivesse desabafando, é maravilhoso de ler e da para imaginar como foi a infancia, com detalhes gostosos de relembrar junto e o lado ruim existe, mas tras liçoes como sempre...
Max 14/02/2023minha estante
Ótima resenha! Vou ler por sua culpa!???

Débora 23/02/2023minha estante
Parece legal. Ótima resenha.

Marina 25/03/2011

A ciência e a poesia andam lado a lado...
Trata-se de uma autobiografia? Ou seria a descrição de certos fatos científicos importantes? Ou ainda um retrato do cotidiano de uma família judia em plena 2° Guerra Mundial?
Na realidade, Oliver Sacks conseguiu fundir na obra “Tio Tungstênio” todas essas questões sem perder a leveza da narrativa.
Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo em que o autor expõe suas peripécias da infância, informações sobre a sua família são inseridas, como os costumes judeus, sua admiração pelos pais e o afeto pelos tios, além das angústias e seqüelas trazidas pela 2° Guerra Mundial.
À medida que fica mais velho, seu apreço pela ciência- em especial pela química- se consolida. Em meio à arriscadas experiências em seu laboratório improvisado, surgem informações sobre certas reações químicas, além de belas menções a fatos históricos como a descoberta da radioatividade, e a vários cientistas como Marie Curie, Charles Darwin, Antoine Lavoisier, Niels Bohr, Isaac Newton e Linus Pauling.
“Tio Tungstênio” é admirável porque lida com assuntos delicados (judaísmo, nazismo), particulares (família) e complexos (questões científicas), sem perder a ternura e a sensibilidade em nenhum momento.
Por sua riqueza de temas abordados e de sentimentos que parecem estar impressos nas páginas, é impossível fazer uma resenha à altura do livro.
Entretanto, deparar-se com esta narrativa é descobrir um novo formato de falar de ciência, é quase a quebra de um tabu: em “Tio Tungstênio”, a suposta “frieza” da ciência é permeada por singelos e sinceros afetos- é a ciência em sua forma mais lírica.

Leonam8 12/02/2022

Livro sensacional!
Segundo livro de Oliver Sacks que leio e estou mais uma vez encantado com a forma como ele escreve, a escrita dele é leve e muito intuitiva, fazendo com que a leitura fique fluida. Sua infância química é muito instigante, com suas experiências em seu laboratório acompanhando a evolução química e a segunda guerra mundial. Recomendo demais!

Joy 25/04/2015

Um livro delicioso, feito para quem ama ou quer amar a química.
Oliver nos conduz por um universo riquíssimo, cheio de personagens presentes fisicamente ou presentes através de seus estudos, trabalhos, história.
Para mim, que estou fazendo faculdade na área de materiais, e estou aprofundando muitos conceitos de química, o livro foi um excelente instrumento, pois me ajudou a compreender conceitos que ficavam um pouco vagos durante as aulas. Além de ser um excelente guia, uma porta de entrada para quem quer se apaixonar pela química, é um deleite literário, muito bem escrito e envolvente.

Tauan 22/09/2015

Inspirador
A obra do neurologista Oliver Wolf Sacks, apesar de ser difícil de se definir, trata-se de uma autobiografia, em que o autor descreve o nascimento de sua paixão pela ciência. Contendo fotos e ilustrações ao início de cada um dos seus 12 capítulos, além de uma Tabela Periódica em página dupla e índice remissivo, o descreve as experiências e observações do autor desde muito jovem até a sua adolescência, durante o período da Segunda Grande Guerra.
O autor conta como teve a liberdade e até mesmo foi estimulado a montar, ele mesmo, um laboratório em casa, e como teve acesso a diversos materiais disponibilizados por seus tios, industriais nas áreas da química e da física, e pelas lojas de produtos químicos a varejo. Neste laboratório caseiro, o jovem Sacks realizou experiências que poucos dos profissionais da química de hoje em dia tiveram a oportunidade de realizar e outras que são comuns nos laboratórios de ensino, de hoje em dia.
É com paixão que ele descreve (relembra) o seu deslumbramento ao se deparar com os grandes feitos de cientistas tais como Davy, Boyle, Bohr, Mendeleiev, Rutherford, o casal Curie, Moseley, Cannizzaro, Faraday, Dalton, Priestley e Bunsen.
Sua forma leve de escrever faz do livro uma leitura fácil e agradável, embora repleta de conceitos fundamentais da química; por vezes, principalmente quando o autor fala de sua família, o livro adquiri um tom emocionante. Seus capítulos sobre tabela periódica e radioatividade são dignos de figurar em qualquer livro de química.
Tio Tungstênio relata uma infância química prazerosa em meio aos gases, metais, compostos fedorentos e explosões.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Vinicius 06/05/2017

Uma Infância Química
Um livro autobiográfico feito pra quem aprecia a ciência Química. Com uma indescritível narrativa poética o neurologista Oliver Sacks descreve como a química teve forte influencia na sua vida por meio de aventuras cientificas durante toda a sua infância e adolescência. Alem de paralelamente narrar acontecimentos químicos importantes, como a tabela periódica e a descobertas dos elementos químicos, suas características e curiosidades, incluindo relatos de grandes químicos e físicos e suas contribuições para a ciência. Tudo isso pela perspectiva de um garoto apaixonado pela busca do conhecimento e a química. Se você gosta de Química e literatura esse livro é feito para você!!!
Melhor livro do gênero que já li.

Renan 11/05/2023

Biografia-ensaio-científica
Acho que foi uma das biografias/livro de memórias mais diferente do gênero que já li, porque apesar de contar a vida/memória do autor, tem muita coisa sobre química, física, ciências e afins. Isso é bom e ruim, explico: em algumas partes a abordagem desses assuntos é bem dinâmica, ainda que se trate de coisas monótonas como elétrons ou números atômicos da tabela periódica, mas tem momentos que o autor se aprofunda tanto no assunto que fica meio maçante a leitura para quem não tem tanto interesse/conhecimento na área. Mas no geral é uma leitura interessante, conta desde da origem dos avós e tios, até a formação dele.

Wolf 17/06/2018

Bom como todos do autor, com um toque pessoal.
Oliver Sacks é bem conhecido por seus livros baseados em casos neurológicos que ele conheceu durante sua carreira. Tio Tungstênio é um tanto diferente, não é uma autobiografia, mas uma coletânea de memórias da vida do autor entre os 5 e os 15 anos, em paralelo com sua descoberta e paixão pela química.
O livro é tão bom que merece ser traduzido novamente. Esta é uma das piores traduções que já li.
Caso possa, leia em inglês.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/08/2019

As memórias de Oliver Sacks estão impregnadas de ouro, cobre, ferro, estanho, tungstênio. Segundo o neurologista, o comportamento misterioso dos metais o conduziu à prática científica. Com uma escrita envolvente, em que ciência e poesia se aproximam, o autor relembra a infância enquanto narra uma fascinante história da química.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535902709

Dênis 20/06/2021

Da infância à adolescência
Oliver Sacks consegue nos conduzir por sua infância e pelo início de sua adolescência através de sua paixão (e em alguns momentos até de sua loucura) pela química. Suas memórias são recheadas de inquietações científicas e ao mesmo tempo as coloca em paralelo com a História da Química Moderna. Livro para ser lido aos poucos, degustado e compreendido.

Rafaella.Grenfell 14/02/2022

Lembranças de uma época difícil e maravilhosa
Após se cutucado por um amigo, com itens que o faziam lembrar do passado, do seu tempo de infância, Sacks, inicia uma jornada com muita pesquisa e nostalgia, em suas lembranças da infância, onde viu de perto os horrores de uma guerra e a liberdade, a confiança e a cumplicidade de todos que o apoiaram em suas aventuras pelo mundo da ciência.

Rodrigo.Barros 08/09/2022

O Deslumbramento das Ciências
Oliver Sacks consegue nos transportar para sua época de infância através de sua narração vívida e cheia de lirismo. O livro nos ensina muito, não só sobre química e ciências, mas, sobretudo, sobre relações e como estas nos moldam. Relações que nos conectam de maneira profunda com nossas vocações e nos mantém íntegros em meio a fase mais crucial/difícil de nossas vidas, a infância.
Não consegui enxergar o livro como uma autobiografia, muitas das situações narradas nele estão muitas vezes embotadas pela lente do deslumbramento, pela memória de infância. Mesmo assim, não diminui em nada a potência do texto. E, para mim, um dos pontos mais legais é ver a redescoberta, por parte do menino Oliver, dos conceitos e descobertas das ciências naturais um séculos antes e fazer a ligação com a ciência de sua época.
Eu, como pai e professor de ciências, não tenho como não me emocionar com o deslumbramento dele, sentimento que eu também senti quando criança e sinto até hoje.

Giovanebla9997k 30/12/2022

Livro maravilhoso, um dos melhores que já pude ter oportunidade de ler.
Contextualiza a química e alguns de seus diversos conceitos contando as histórias dos cientistas e histórias pessoais da época da infância do autor.
Apesar de gostar de grande parte dos livros que eu li esse foi especial, amo a química e a forma com que esse livro a retrata é magistral.

Adriano.Paula 18/03/2018

Tio Tungstênio ou como passar raiva.
O livro é uma autobiografia de Oliver Wolf Sacks, que abrange somente uma pequena parte de sua vida, dos 5 aos 15 anos mais ou menos. Com uma série de coincidências raras diria mesmo impossíveis o autor, Sacks, descreve como é crescer e ter sua vida ligada a Química, sua paixão.
De início temos a época. Uma época em que um menino de dez anos podia comprar elementos radiativos ou meio quilo cianeto na loja de produtos químicos da esquina capazes de fazer o bairro inteiro inabitável. Que kits de químicas vendidos para crianças traziam produtos que com certo conhecimento um garoto podia fazer uma bomba.
Com pais médicos e ricos, vivendo em uma casa que ele descreve que para os padrões da época era enorme com vários irmãos que em nada deviam a genialidade dos pais quando adultos, tios e tias na maioria cientistas ou estudiosos em áreas que corriam da metalurgia a geologia, da física a química.
Havia um tio em especial. O tio Tungstênio, fabricante de lâmpadas e incentivador de Sacks.
Com um laboratório que ele montou aos dez anos com a ajuda de Tio Tungstênio e que talvez a maioria das escolas no Brasil nem sonham em ter, o jovem vai aprendendo com a ajuda de seus parentes sobre os elementos químicos.
Fazendo experiencias que hoje levariam a prisão seus pais e ele a cadeia como terrorista, Sacks vai mostrando como foram descobertos alguns elementos, sua classificação e como isso o empolgava, levando em conta que muitos dos elementos ainda não haviam sido descobertos ainda e o foram mais ou menos no tempo descrito por Sacks na sua biografia. Para ser mais claro algumas leis fundamentais da química e física não tinha sido descoberta ou estavam sendo assimiladas à época.
Por exemplo foi só em 1938, os físicos alemães Otto Hahn e Fritz Strassmann conseguiram dividir um núcleo de urânio.
O livro irrita um pouco por deixar algumas coisas sem finalizar.
O que aconteceu com tio Tungstênio?
O que aconteceu com seus pais, seus irmãos e outros tios cientistas?
Ele também fala somente dos irmãos e mal sabemos o nome das irmãs.