A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Pedro Leitor 07/06/2024

Muito Bom
Elfos, Anãos, Magos, Orcs, Homens, Hobbits. Lugares mágicos e maravilhosos. Lugares assustadores.
Tolkien um gênio para dar continuidade ao Hobbit com essa obra sensacional. Com um dinâmica muito descritiva (confesso que tinha horas que me cansava dessa parte) que detalha cada lugar, situação e até mesmo personagens. A parte da trama, a estória em si nos prende e nos fascina. Só leiam. O filme não é nada comparado ao livro.

Mary 07/06/2024

Eu amei o enredo todo, e no final eu não estava esperando por ele de jeito nenhum... Ansiosa pelo próximo volume

Lucas.Baccile 06/06/2024

Primeiro mergulho
Após a (quase) necessária leitura de "O hobbit", A sociedade do anel é o primeiro mergulho nesse mundo que nos faz querer entender mais e mais do mundo de Tolkien

Leticia2513 05/06/2024

Um ótimo livro, superou todas as minhas expectativas, e admiro o trabalho que o autor teve ao criar este mundo tão complexo, onde tudo e todos são importantes, e não nego que sofri bastante para decorar todos os nomes de pessoas e lugares

Carol 05/06/2024

A Sociedade do Anel
Amei, amei..... Porque não seguiram o filme?? Tem tantos detalhes e tantas partes que sequer mencionam no filme..... Por isso prefiro livros....

Miss Pris 05/06/2024

O Livro e o Filme, a experiência.
Eu queria falar apenas do livro, mas sinto muito, porque irei ter que meter o filme (eu vi há muitos anos atrás e tenho poucas memórias) entretanto, o livro , me fez lembrar de muitas cenas do filme.

Hoje eu entendo, porque a trilogia "O Senhor dos Anéis" foi um fenômeno nos anos 2000, e por que muitos consideram os filmes melhor que os livros...
Quando se trata de adaptação, já sabe-se nem sempre vai ser igual ao livro. Por muitas questões que se for falar nessa resenha, não vou acabar nunca. ??
Acredito que raras exceções aconteceram no cinema, é o caso "O Senhor dos Anéis" e "Jogos Vorazes" (detalhe: pretendo ler os livros de Suzanne Collins).

Eu só vi os filmes na época em que saíram, depois não mais.
Tanto que ler "A Sociedade do Anel" despertou lembranças de algumas cenas.
Vou começar fazer isso quando um filme for adaptação de livro, vou ver o filme e depois ler o livro.

O entendimento de algumas atitudes e decisões do personagem é compreensível justamente por ler o que se passa na cabeça dele.
Me peguei muito nesses casos ao ler o ponto de vista do Frodo.

Analisando "A Sociedade do Anel", sinceramente não tenho queixas e como disse na resenha de "O Hobbit" esse contato que estou tendo hoje com as obras de Tolkien é muito oportuno, eu tentei ler anos atrás, bem depois que tinha saído todos os filmes da trilogia e não consegui ler. Se tivesse lido, não teria sido com as mesmas ideias e cabeça que tenho hoje.

Até agora, para mim, ainda não se tornou uma leitura cansativa. Claro que demoro mais por questões que único tempo que tenho para ler é a noite, e também só demorei em postar essa resenha porque tenho obrigações de leitura em outro lugar. Além de quê precisei digerir um pouco tudo que li. ?

Se era fascinada pelo universo quando apenas tinha visto os filmes, a experiência de ler o livro é um outro tipo de imersão. A profundidade que Tolkien dá para cada personagem não tenho palavras, os diálogos são tão cheio de esperança que o fardo do Frodo vai dar um futuro melhor para cada ser, de verdade a vontade é de segurar a mão do Frodo e seguir ele onde quer que for.

Não posso de deixar de enaltecer o trabalho do tradutor, nem consigo imaginar o quão difícil é ser fiel ao que Tolkien escreveu anos atrás com palavras em inglês nque faça sentido em português, olha... Um trabalho fantástico.

Minha nota nem preciso dizer. Tolkien simplesmente genial.

Um adendo: Não quis entrar no mérito de comentar cada trecho que lembrou o filme, mas preciso falar que a emoção de ler o embate entre Gandalf e o Balrog na ponte de Khazad-Dûm é considerado momento mais icônico que li em um livro de ficção.

Comecei a ler "As Duas Torres", acredito que esse não venha ter tantas memórias do filme, não sei se lendo elas apareçam. Bora ver!

Rusbis 05/06/2024

Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler na vida. A fantasia épica perfeita, narrativa hipnotizante por parte do Mestre Tolkien e personagens carismáticos e encantadores, sem contar na trama soberba e um mundo espantosamente bem construído e desenvolvido.
É um prazer poder reler essa obra-prima depois de tantos anos de minha primeira leitura e continuar me encantando com cada palavra, capítulo ou personagem ao longo de toda essa jornada.
Rumando para o segundo volume imensamente.

carlinhxz 04/06/2024

Lá e de volta outra vez.
De fato um marco para o gênero de fantasia. Que história gostosa de se ler ( mesmo a primeira parte sendo meio chatinha, e quase me fazendo dropar a leitura ).

Em contrapartida, a segunda me engajou de mais no universo, e as reviravoltas me deixaram eletrizado. "A ponte de Khazad-Dum" foi definitivamente meu capítulo favorito, e acho que é, tirando o final, um ponto de virada crucial pra história. tô bastante ansioso pra ver o que vêm pela frente.

? Elen síla lúmenn omentielvo!

Edu021 05/06/2024minha estante
Boa resenha.

Luana0612 06/06/2024minha estante
Exceto por algum erros de pontuação que foram cometidos pela escrita apressada

nanaampvc 02/06/2024

Sam maioral ????
Gostei muito do livro, mais do que achei que gostaria e me diverti muito nesse início da jornada. Conhecia a história pelos filmes e enrolei muito para ler porque não sou a maior fã de livros de fantasia. Foi uma surpresa muito agradável, um verdadeiro escape em meio ao caos do dia a dia e o ritmo lento contribuiu muito para a imersão de "uma longa jornada".

?O amplo mundo está em todo vosso redor: podeis vos encerrar em uma cerca, mas com cerca jamais podereis repeli- lo.?

Amal0 02/06/2024

Estou gostando muito da jornada.
A história funcionou muito bem comigo, não achei cansativa ou detalhista demais, já ouvi algumas críticas desse tipo.

Gattera 01/06/2024

Um livro cativante
Esse livro me trouxe uma sensação muito boa. Leitura imersiva e cativante. Gostei bastante em particular do Sam. Me identifiquei com o personagem.

R.Merrighi 01/06/2024

A Sociedade do Anel
A primeira vez que eu tentei ler esse livro, mesmo já tendo lido "O Hobbit", achei super cansativo e desinteressante (abandonei legal). Agora, depois de dois anos, eu sei que não podia estar mais errado.

A escrita, mesmo que cansativa e super detalhista em alguns momentos, é genial demais e super necessária já que é um novo universo complexo. Todo o enredo é envolvente e perfeito, as personagens são interessantes e os lugares que o Frodo trilha são MUITO criativos (fora tudo que ele encontra e enfrenta).

Esperava pouco dessa releitura mas ela entregou demais. O desfecho do "LIVRO II" é muito muito bom, super ansioso para começar "As Duas Torres".
Kênia 01/06/2024minha estante
As Duas Torres é maravilhoso, vai amar ??

olivversion 01/06/2024minha estante
Ansioso pra ler, vou pegar o volume único. Será que consigo ler tudo?

R.Merrighi 01/06/2024minha estante
A obra em si é dividida em grandes partes então se tiver cansativo vai dividindo a leitura

Kênia 01/06/2024minha estante
É uma baita experiência, tem que estar preparado pra encarar, não é qualquer leitura ?? as edições separadas são melhores pra ler

olivversion 03/06/2024minha estante
Vou fazer isso