A Sociedade do Anel J. R. R. Tolkien

Resenhas - A Sociedade do Anel

Nickie Dias 14/05/2024

Uma leitura imersiva
Senhor dos Anéis é meu filme favorito, já perdi a conta de quantas vezes assisti a trilogia, faltava mesmo beber direto da fonte e ler a obra de Tolkien.
Acho que nem preciso dizer que o livro é muito mais rico, né? Tolkien caprichou as vezes até em excesso nas descrições e na quantidade de poemas, não sei se isso ocorreu porque a primeira parte é uma introdução para o universo de Senhor dos anéis ou se o mesmo processo se repetirá nos outros volumes, mas é certo que em alguns momentos achei cansativa a leitura desses trechos, porém entendo que grande parte foi necessária para dar ao leitor a imersão nos cenários.
Também acredito que minha experiência anterior com os filmes, acabou interferindo na maneira como encarei o livro. Tinha a expectativa de rever alguns trechos e falas, mas para minha surpresa algumas falas foram ditas por personagens diferentes dos esperados e algumas cenas não apareceram. Mas, a maior frustração para quem está encarando o livro após assistir o filme é a personagem Arwen que no primeiro livro é uma mera figurante.
Mas se a figura da elfa ficou apagada, a do Frodo foi brilhante, compreendi melhor algumas atitudes do personagem que no filme me irritaram, Tolkien aprofunda nas personalidades e sentimentos. A comitiva dos Hobbits me levou a lugares inexplorados, personagens desconhecidos e lendo A sociedade do anel, redescobri a terra-média.

Eric 14/05/2024

A forma como o Tolkien constrói esse mundo é fenomenal. É como se você pudesse sentir o cheiro da Terra Média, ouvir o som dos passos dos hobbits pelos campos e até mesmo sentir a tensão daqueles momentos de perigo iminente.

Claro que tem umas partes mais devagar, tipo quando o Tolkien decide descrever cada pedrinha no caminho, mas faz parte, né? É o preço que a gente paga por mergulhar tão fundo nesse universo incrível.

No geral, dou 4/5 estrelas porque, apesar de ser um livro incrível, tem suas partes que podiam ser mais dinâmicas.

karla.jamily 14/05/2024

"As aventuras nunca acabam? Acho que não. Outra pessoa sempre tem de continuar a história."
"Um Anel para todos governar, Um anel para encontrá-los, Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los na Terra de Mordor, onde as Sombras se deitam."
Mais uma aventura de um Bolseiro com o mago Gandalf. Frodo, sobrinho de Bilbo, é declarado herdeiro do Bolseiro mais velho e herda o Anel "mágico" que conhecemos em O Hobbit. Adoro como o livro aborda sobre amizade, sobre sair da sua zona de conforto e sobre coragem.
É um livro que devorei, que grifei tanto. É lindo, poético e com certeza um pouco mágico.
Galadriel, eu te amo!

sofiacmarques 12/05/2024

Incrível Tolkien
Apesar de em alguns momentos a leitura se tornar densa e até cansativa, o universo criado pelo autor é impressionante, e ao longo da leitura é possível perceber que esses muitos detalhes fazem parte de algo muito maior. Leitura muito prazerosa e animadora para o restante da história.

Felipe.Pitoli 12/05/2024

Obrigatório
Realmente, uma obra incrível. Para àqueles que conhecem esse universo apenas através dos filmes, é indispensável a leitura da obra original. Mais profundidade ao universo, abraçando contos de outras obras (Silmarillion). Após duas décadas conhecendo sobre esse universo, a leitura dos livros traz um olhar diferenciado.

Kivia Ribeiro 12/05/2024

A Sociedade do Anel
No início achei bem arrastado e tive dificuldade de continuar. O livro é muuuito descritivo e por diversas vezes deu um nó na cabeça, com tantos nomes, élficos principalmente, diferentes e de terras por onde passavam. Fiquei meio perdida quanto as direções dos lugares mas os mapas ajudaram a me situar. A história em si já conheço devido aos filmes que eu amo mas o livro traz muito mais detalhes e situações que o filme não conseguiu abordar (naturalmente), e que me deixaram ainda mais encantada com a construção deste mundo incrível que Tolkien fez.

Frodo, Sam, Merry, Pippin, Gandalf, Aragorn, Boromir, Legolas e Gimli passaram por grandes perigos mas piores serão as batalhas e guerra que irão enfrentar, até que a esperança possa brilhar novamente na Terra Média. Ansiosa por continuar acompanhando a jornada corajosa desta sociedade, rumo a destruição do Um Anel.

Jonas Bortolloto 11/05/2024

Um clássico da literatura fantástica, um clássico da literatura mundial. Uma jornada épica.
Ler esse livro é uma experiência mágica.
Prosa envolvente continua a me encantar até hoje.
Você pode ter assistido aos filmes, ouvido vários podcasts sobre ele, assistido vídeos sem fim no youtube sobre ele, mas ao ler você não vai deixar de se surpreender, é um livro tão rico, com tantos detalhes, tão vasto de minúcias.

É realmente espiar um outro mundo.

Atos Cruz 11/05/2024

Densa e linda
Tive o primeiro contato com o universo do Tolkien através do filmes, agora lendo sua obra vejo o quão linda ela é. De início confesso que tive dificuldade por se tratar de obra que detalha bastante as paisagens e construção de mundo, mas isso lhe proporciona uma imersão nesse mundo de fantasia. A forma poética que ele trata a obra é maravilhosa e expressa bem o sentimento dos personagens. Recomendo bastante a leitura.

Patrícia 11/05/2024

Segunda vez que estou lendo, mas desta vez estou degustando, parando para ver as referências e vídeos sobre, e a experiência tem sido incrível....Amando cada parte.

andy_Pendiuk 10/05/2024

A Sociedade do Anel
Uma jornada épica e um clássico da literatura fantástica. A obra de Tolkien faz jus a sua fama e é extraordinária de ponta à ponta.

Confesso que me enrolei por anos pra ler esses livros, ouvi com frequência que a escrita de Tolkien era arrastada e maçante. Talvez por eu já ter o costume de ler livros com essa linguagem mais rebuscada, não achei cansativo. Na verdade, até perdi algumas horas de sono por não conseguir parar de ler.

O ponto alto do livro, na minha opinião, é a sabedoria de Gandalf e dos Elfos, são aquelas frases que você lê e tem vontade de guardar pra ler de novo.

Gosto muito da forma que o autor descreve as paisagens e a diversidade de espécies dos pernosagens.

Em resumo, é uma leitura indispensável para os fãs de fantasia bem construída e universo bem desenvolvido.

João Victor 09/05/2024

Quando comecei fiquei um pouco inseguro da leitura pq todos falavam da escrita do Tolkien, mas achei uma leitura fluida, não tanto quando o Hobbit, porém ainda sim fluida. O livro é de uma riqueza, é tanta coisa pra se explorar.

Pammia 08/05/2024

Detalhes
Sou uma grande fã de Senhor dos Anéis. Li lá na adolescência e relendo agora, só confirmou o quanto gosto.

O livro traz muitos detalhes, faz a gente ficar dentro da história de uma forma absurda.
Cheio de detalhes, diálogos, música... É perfeito!

Gabrielbtn1 08/05/2024

Uma obra original sensacional
Fico impressionado com a genialidade que o autor fez sua escrita nessa história e em como é contada nesse livro,fico ainda mais de queixo caído em pensar que ele criou novas raças e línguas nessa história genial,amei o primeiro livro e vou seguir lendo os outros 2 que faltam da trilogia,recomendo muito

tinhosa 08/05/2024

Hobbits
O frodo me deu raiva, o gandalf me deu raiva, o sam me deu raiva, e eu tô começando a achar que não li com muita paciência

brincadeiras a parte, todo o universo dessa fantasia foi MUITO bem planejado, amei muito ler o livro, já que só tinha visto os filmes desde pequena.

talvez demore um pouco pra continuar a ler a saga, já que a leitura pra mim, foi um pouco difícil (pobre adolescente leiga com um vocabulário limitado)

giorrut 08/05/2024

Melhor leitura conforto de 2024
Quando peguei pra ler este livro muitos amigos me disseram que abandonaram a leitura por ser muito extensa e cansativa. Gente??????? EU SIMPLESMENTE AMEI. Pra mim pelo visto a série de livros da saga vai se tornar uma leitura conforto, não achei a leitura arrastada de maneira nenhuma.

Também senti que compreendi muito mais sobre o universo e os personagens de senhor dos anéis do que só vendo os filmes, e como já gostava, a leitura foi muito gostosa e até mais emocionante do que na tela.