Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Elouizez 24/02/2024

Tendo Gabriel Garcia Márquez como um dos meus escritores favoritos, penso em muitas coisas que envolvem esse livro; Primeiramente, porque apesar de ter uma escrita bem fácil de entender, o enredo do livro junto com o personagem principal chega a ser delirante, muitas vezes nem dando do que pensar, mas acredito que seja por representar o puro ápice de contradição da vida que esse personagem leva, aliás, ele é um velho de 90 anos, então é de maneira compreensível ser um personagem tão lúdico em algumas partes da narrativa. Não digo pelo fato de ele querer se deitar com uma menina virgem de 14/15 anos, acho que seja um contexto imaginário para a dádiva da velhice, para a dádiva da juventude, do tempo e das contradições da vida, onde se encontra um velho puteir0 melancólico buscando de forma súbita sua pureza, sua juventude como uma válvula de escape para as dores da velhice.
Contudo, pensei na menina como uma metáfora, pois senti como se ela fosse apenas um personagem meio superficial, sem muitas falas citada, pontos de vistas vindo dela, ações vinda (já que ela só dormia) apenas disso, senti sim, muito desconforto em algumas partes, mas também nem chega a apresentar cenas muito fortes, pelo o contrário, pois apesar da menina só ser apresentada pelo ponto de vista do protagonista ela nem acaba sendo o foque principal dele, como por exemplo é em "lolita". Então penso que "memórias de minhas putas tristes" é só um livro meio incompreensível para muitos a partir de diferentes interpretações.
Mesmo tendo gostado do livro, não chega a ser um dos melhores livros que eu já li, e mesmo respeitando a genialidade citada desse livro, acho que foi uns do que eu menos gostei do gabo, talvez pelo fato de ser tratada da velhice e eu ser uma pessoa muito jovem para saber sobre ela.

Thais 18/02/2024

Tenebroso
Que história tenebrosa. É até fácil de ler, mas é tanto delírio desse velho asqueroso que não consegui focar em mais nada.
Nossa sério como publicaram isso, pode até não haver o ato em si mas ele abusa dela de tantas formas, rouba sua infância, ela sempre dormindo pra aturar esse velho.
Se não fosse ele seria outro homem, e outro homem que não iria se importar se ela é criança.
Tem até umas reflexões legais sobre a velhice só que não consigo desvincular da história, terminei o livro com muito nojo.

Estrangeiro 15/02/2024

"No ano dos meus noventa anos quis ne dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."
Começa assim essa obra de Gabriel García Márquez. Onde no decorrer do livro ele recorda sua vida de libertino, mas que a idade chegou e ele se ver sozinho e tem esse desejo meio fora do padrão.

Indico esse livro que um dos grandes clássico da literatura latino-americana.

Diogo494 13/02/2024

Clássico
Em tempos modernos e de julgamentos rasos e rápidos, é preciso se abstrair do mote central do livro. Não há tara, não há abuso no que se relata. Um senhor e uma jovem adolescente nada mais são do que uma figura de linguagem, uma importante avaliação de que somos todos finitos. A conclusão simples e rápida da leitura seria a de que nunca se é tarde para amar. Mas Gabo vai muito além. Nos mostra o envelhecimento sob uma ótica tão íntima e tão ignorada ao mesmo tempo. Não importa a ?casca?, internamente seremos sempre crianças amedrontadas em busca de algo maior? sorte daqueles que encontram!

Fernanda 11/02/2024

Pelo Amor de Deus Jorge Matheus
O que foi isso, irmãos? Ninguém sabe. Se o intuito era deixar o leitor com nojo, então funcionou bem. Porém até agora busco um sentido maior para a publicação desse livro. Sério? Um velho, com os dois pés e os dois braços amarrados na cova, querendo ser o primeiro de uma garotinha? Fora como o livro termina com a ilusão de que a garota quer se casar e passar o tempo que ele ainda tem junto dele, o que não é muito, mas qualquer tempo perto desse velho já é demais. Nojento demais. Ruim demais. Nem a moça que lavava as roupas se safou. O que alguém poderia querer com esse cidadão? Terminei a leitura com mais dúvidas do que tinha quando li a sinopse da capa. Só queria saber o motivo, circunstância ou razão pra tamanha bomba publicada.

Isabella1916 06/02/2024

Incômodo
A história é muito incômoda, eu li incomodada do início ao fim.

A escrita do livro é tão fluida que a leitura não é a arrastada, mas vencer a parte central de toda essa história é uma merda.

Pauliana.galdino 01/02/2024

Sou uma fã de Gabo, nesta obra minha classificação ficou razoável para a história, porém não deixar a desejar na narrativa, é um livro rápido envolvente e por diversos momentos poético, Gabo sempre entrega bem esses adjetivos em suas obras .

No mais não gostei da história em si ,obviamente essa é uma opinião muito particular a respeito, sendo assim indico a leitura para quem curte o gênero. Gabo nao decepciona !

cammealves 31/01/2024

Ao mesmo tempo degradante e poético
Primeiro livro que leio de Gabriel García Márquez, e ainda não sei bem como explicar as sensações vividas pela leitura dessa obra.

Uma mistura de atitudes degradantes e nojentas, pela circunstância de um homem já nos seu 90 anos desejar uma adolescente, ainda nos seus 14, 15 anos.

Mas a obra é escrita com uma maestria poética tão fluída e tão leve, que é impossível não se encantar pela narrativa do autor. - importante, não é um encantamento pela história, mas pela narrativa.

É divertido acompanhar as dúvidas e imaginações negativas que a personagem principal cria, em desespero pelo sentimento do qual passou a vida inteira fugindo só para, ao completar 90, se perder completamente nele.

Ao mesmo tempo em que faz questionar sobre os papéis sociais impostos, e papéis que se esperam que sejam cumpridos. É um retrato da sociedade patriarcal e misógina até. Um retrato da cultura do falo, que, como bem aponta Maria Homem, é ?uma cultura patriarcal que é misógina e profundamente alienada de si mesma?.
JULIANA_PFRANCO 31/01/2024minha estante
Te indico: crônicas de uma morte anunciada! A sensação da leitura é incrível! Ainda mais sendo um fato real! Eu arrepiava toda vez que pensava nesse fato.

thsimoesz 26/01/2024

O amor e a (falta de) velhice
Que livro!! li ele inteiro em praticamente um dia, não consegui largar.
muitas vezes tive nojo extremo da história e um sério desconforto que talvez sejam a intenção do autor. O fato é que a história é interessante, mostra dois extremos a todo momento: uma jovem e um velho, uma virgem e um homem que já fez de tudo. Além disso, mostra o poder do amor e aborda temas pouco explorados como a velhice (com suas nuances e questões)

Gi Santos 21/01/2024

É uma narrativa que comprova que o desejo nunca envelhece. A história tem vários pontos altos, o desenrolar é fluido e poético, bem escrito, objetivo e interessante. É uma leitura que prende, encanta e levanta questionamentos acerca da vida, velhice, finitude, relações e solidão.

Paulo2175 15/01/2024

Um livro para reflexão sobre valores
Acredito que a intenção do autor não fora de causar asco, sentimento de desprezo pelo tema. O título do livro já choca, mas não devemos nunca julgar um livro pela capa ou título, é apenas um nome e a história, a trama toda está nas 127 páginas deste livro que tece a história de um senhor de 90 anos e quer ter seu último desejo realizado. Ter uma noite de amor, sem amor com uma jovem adolescente. A alcoviteira lhe arruma uma menina de 14 anos. Mas ao invés de fazer valer a sua vontade animalesca de possuir a garota, este se depara com muitas reflexões sobre a vida de um idoso, como se um filme lhe passasse pela cabeça e acredito que seja esta a parte que o autor quis nos mostrar e não somente o pecado em fazer sexo com uma adolescente. Apesar dos conflitos, da repugnância, do pecado. Livro é muito bem escrito

Ducy Lima 13/01/2024

"Memória de Minhas Putas Tristes" é uma obra do renomado autor colombiano Gabriel García Márquez. O romance gira em torno de um jornalista nonagenário que decide celebrar seu último aniversário com uma experiência única: passar uma noite com uma jovem virgem. No entanto, ao encontrá-la, ele descobre uma jornada surpreendente de autodescoberta e reflexão sobre o envelhecimento, solidão e a verdadeira essência do amor. Márquez tece uma narrativa sensual e reflexiva, explorando temas complexos com sua maestria característica.

Amal0 12/01/2024

Livro polêmico. O protagonista gera asco em grande parte do livro.

Mas a história é bem escrita, as reflexões são profundas.

Reg 07/01/2024

Olha, não tem muito o que escrever sobre essa obra e ao mesmo tempo, um milhão de palavras não são capazes de expressar o sentimento que tive ao ler esse livro. É inegável o quão maravilhosas são as obras do Gabo, e a gente não precisa concordar com a história para aprecia-la. Essa história é polêmica, é controversa é cheia de problemas. Não está nada bem em um homem de 90 anos se comportar de tal forma perante uma adolescente de 14 anos, isso não condiz com meus valores e nem com os valores de muita gente. Mas não seria outra pessoa se não Gabo que me fizesse ler e apreciar essa obra. Enfim, não me estenderei mais. Apenas leia e tire suas próprias conclusões.

Sha 06/01/2024

Boa escrita!
Apesar do ponto principal do enredo ser MUITO difícil de digerir, há boas considerações sobre a velhice e, principalmente, sobre a solidão que a velhice traz.

A história gira em torno de um idoso que desde jovem nunca quis se casar, sempre foi do tipo que buscou ter relações sexuais com diversas mulheres.
Ao completar 90 anos, para se presentear, ele decide que quer ter relações com uma virgem. Após buscar ajuda de uma cafetina pra realizar seu desejo, ele é apresentado a uma garota de 14 anos. ??

Ao chegar no bordel, o velho percebe que a menina está dormindo. A cafetina, então, diz que deu calmantes para a menina dormir, e que o idoso deveria realizar o ato, com ela adormecida, porém ele decide que não quer tirar vantagem dela.

A escrita do Gabo é bem detalhada e simples, gosto muito da maneira como eu me sinto dentro da história, mesmo que ela me cause enjôo, que foi o caso dessa. ?