Memória de minhas putas tristes

Memória de minhas putas tristes Gabriel García Márquez

Resenhas - Memória de minhas putas tristes

Gabriela4035 30/05/2023

Primeiro contato com Gabo, gostei do estilo de escrita. O livro em si é bem indigesto - não o indicaria, apesar de ter achado bom. Apesar disso, não achei que houve Romantização da relação totalmente questionavel e bizarra, apenas um homem de 90 anos dando sua narrativa da relação. Ou seja, seu ponto de vista. A coisa toda é muito desagradável, mas não podemos desconsiderar que isso era normal à época.

Gustavo 13/01/2022

Se a primeira impressão é a que fica... então, faz jus
Gabriel Garcia Márquez, Gabo, tem muita escrita sutil, gostosa, e muito difícil de ficar longe daquilo que você está lendo antes da última página. Uma qualidade para misturar componentes do cotidiano com elementos da literatura, com uma simplicidade que só deixa o romance ainda melhor. Uma experiência fantástica para um autor reconhecido internacionalmente, e que só tive contato agora, mas que me arrependo de não ter sido antes. Vale a pena ler cada linha desse autor que nos apresenta a literatura de uma forma passional, como é próprio dos latinos, mas com uma qualidade que não fica devendo em nada para autores americanos/ europeus.
Literatura de primeira de um país vizinho ao nosso.

Carolina 30/07/2020

a escrita do García Marquez é fenomenal, mas algo sobre a temática e a maneira com a qual ele abordou esse livro não me desceu. Talvez eu seja feminista demais, quem sabe?

Tyssia.Rayol 30/05/2021

Desconsidere o politicamente correto e tente pensar que o romance foi escrito em vistas ao comportamento corrente no século passado.

O livro mostra um jornalista vivo e bem vivo aos 90 anos que se recusa a aceitar que seus dias estão próximos ao fim? descobre a urgência do amor, mesmo que por caminhos tortos, e nos faz pensar: o que teremos como experiências ao fim de nossa vida?

Gabo é um gênio e me encanta com sua linguagem clara, sua narrativa cativante e leve? sou fã e suspeita para elogiar! Leitura iniciada e terminada no mesmo dia e já com previsão de releitura em breve.

Bruno Oliveira 03/06/2021

O AMOR ENQUANTO HÁ TEMPO
Memória de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez é um livro menor em relação à produção literária anterior do autor. Mesmo que praticamente todos os elementos característicos dele permeiam todo o livrinho: sujeito sozinho avantajado, um ou outro ambiente jornalístico/literário, lupanar(es), terra árida por excelência, momento político conturbado; a historinha aqui em si é só mostrada pelo viés do narrador-personagem nonagenário. Seu primeiro e tardio grande amor nem tem voz no romance! É papel da cafetina-mor, e de outras personagens acessórias, o de nos fazer entender, por meio de suas interações, que tipo de homem é esse que enfim se apaixona aos noventa anos. O livro é bom, mas Gabo tem outros bem melhores.

Taina 31/03/2019

Não é sobre amor
Li "Cem anos de solidão" do mesmo autor e sinceramente não esperava que outro texto superasse aquela pérola. Apesar disso, o livro "Memória de minhas putas tristes" foi um tanto decepcionante.
Não é um livro sobre amor, como muitos falam. A mim, me parece um livro sobre um velhaco machista que tenta provar a todo custo que sua vida não foi em vão e, por isso, mete na cabeça que precisa de uma virgem em sua vida. Um mix de egocentrismo com aquela teimosia desvairada de certos velhos.
Nem de longe a sua fixação pela virgem de 14 anos é amor. É somente um prelúdio de sentimento. É somente um capricho, um último capricho, talvez, de quem teve uma vida problemática e de sentimentos reprimidos.
Os descritivos que aparecem no texto, quando o personagem começa a relembrar partes de sua vida, me pareceram desconexos com o restante do texto. Talvez tenha sido proposital, dada a idade do personagem, ou tenha sido só um artifício do autor pra que o leitor pudesse sentir compaixão pelo pobre velho.
Não é um livro ruim, mas não é um ótimo livro também.

Inspirações Literárias 30/04/2022

Possui gatilhos. Estilo Lolita
Essa é uma história perturbadora, pois apresenta a exploração sexual infantil e a pedofilia.

Todavia, apresenta uma escrita belíssima no estilo Gabo.

As reflexões apresentadas sobre o envelhecimento nos conduz a revisitar os modos e estilos de vida cônscios ou não do envelhecer.

Um livro que deve ser lido com consciência crítica, social e humana.

cristianlima 19/05/2020

há duas vias de percepção possíveis pra uma avaliação do livro: uma num sentido fenomenológico e outra num sentido mais crítico. a avaliação crítica perpassa por uma sensação muito desconfortável ao ler sobre os desejos sexuais de um idoso direcionados a uma adolescente em menoridade, que ele nem sabe o nome de verdade, e em uma base completamente fictícia, ele constrói sentimentos, impressões e devaneios que não conseguem se sustentar na realidade.
ademais, há uma ignorância por parte do velho em relação à condição social de Delgadina, que trabalha incansavelmente numa fábrica de botões e se prostitui para ajudar no orçamento familiar, mas nesse último caso, talvez seja querer que a história se adeque a padrões normativos e talvez um dos méritos do livro seja pelo possível desconforto que ele causa, mas mesmo levando em conta essa possibilidade, é estranho a forma como ele lida com mulheres, e em especial com -a mulher- Delgadina, sempre calada, dormindo, enquanto é observada e tocada. numa outra perspectiva fenomenológica, o que me chama a atenção são as reflexões decorrentes da sexualidade na velhice, da própria velhice, do que é esperado de um velho, e como ele lida com o final da vida.

Jojo 25/09/2021

Rosa
A premissa do enredo assusta, de primeira; uma vez que a narrativa conta do desejo de aniversário beirando a pedofilia. Mas a escrita do Gabo torna a leitura agradável, deixando implícito alguns fatores que auxiliaram a construção de caráter do personagem.

a.lida 23/03/2020

A solidão da idade avançada
Eu recomendei esse livro para ser apresentado por meus colegas da escola e quase todo mundo detestou esse livro, mas fui defendida com muito mérito por meu professor (obrigada, senhor!) que esse é um livro que é necessário maturidade para compreender a genialidade por trás do que foi dito por Márquez.

Marcela Mosqueti 14/07/2020

Incômodo
Para mim essa não é uma história de amor, mas sim sobre a dominação dos corpos femininos. O narrador separa as mulheres entre santas ou putas e daí vai desenrolando sua narração fantasiosa, distante da realidade. Apesar do incômodo proposital, gabo continua me encantando com sua escrita que é maravilhosa, mas que coloca tantas reflexões angustiantes em pauta.

@oikrystyan 26/12/2022

Livro cheio de vida
Tive o prazer de ler "Memórias de Minhas Putas Tristes" na sequência de "A Casa das Belas Adormecidas" e o diálogo entre as duas obras é riquíssimo, sem diminuir nenhuma em favor da outra.
Na véspera de seu aniversário de 90 anos, o narrador decide se presentear com uma noite de prazer com uma adolescente virgem. Esse é o ponto de partida para uma obra muito bem contextualizada sobre a vida, seus amores, o tempo, a velhice, a juventude e muitas outras coisas.
Aqui, conhecemos mais a fundo a história do narrador, seu sonhos, anseios, desejos e temos um vislumbre maior de sua vida fora do quarto do bordel.

Bricio 06/07/2020

Gabriel Garcia escreve sobre amor como ninguém...
Nunca li um autor que escreve tão real , e ao mesmo tempo , poético o amor. No romance Memória de minhas lutas tristes, o autor nos faz viajar em devaneios sobre um tema tão humano , inevitável e misterioso: o envelhecer . O personagem principal nos narra suas aventuras durante sua vida, até o reconhecimento verdadeiro do significado do que é o amor, mesmo que descoberto aos 90 anos de idade. Toda esta "crônica do amor" nos é idealizado da forma mais humana possível, com seus medos, aflições , descobertas e entrega. Um ensaio poético e verossímil deste tema universal : o homem e sua busca do significado do que é amar de verdade.

Lu F. 04/12/2022

?Minha única explicação é que da mesma forma que os fatos reais são esquecidos, também alguns que nunca aconteceram podem estar na lembrança como se tivessem acontecido??

O Gabo é sensacional. Que saudades que eu tava da escrita desse homem. O jeito como ele nos envolve com uma escrita poética e triste, saudosa e cheia de arrependimentos. Muito bom!