Terra dos Homens

Terra dos Homens Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Terra dos Homens

Mariane 06/09/2021

Esse livro complementa muito a leitura de o pequeno príncipe. Conta a experiência do autor como aviador durante a segunda guerra.

Moacir 25/04/2021

Alçando voo.
Nesta terra de homens, de carona com Saint-Exupéry pelos céus do Saara e dos Andes (do mundo inteiro), vamos nos tornando maiores, lado a lado com os companheiros, na busca de um sentido para a vida.

Janaina.CrisAstomo 21/04/2021

Biografia do autor do Pequeno Príncipe.
Biografia de Saint-Exupéry. Dividido em 8 capítulos, mostra a exploração de vários territórios, as pessoas que ele conhece e sua relação com a solidão. Para ele o luxo vem das relações humanas, colher só bens materiais não vale a pena e o sentido da vida, que cada um encontra dentro de si, traz a liberdade.

Vivi 26/06/2020

Inspirador
Um título muito reflexivo pela vida e fascinante pela escrita apaixonante de Saint-Exupéry.

Jenickson 22/06/2020

Terra dos homens
Não sei vocês, mas quando eu li O Pequeno Príncipe, me senti totalmente cativado (e eu sou eternamente responsável por aquilo que cativo hahaha) pela escrita do autor Antonie de Saint Exupéry. E é a escrita dele que faz o livro Terra Dos Homens ser ainda mais legal.

As experiências vividas por Saint Exupéry parecem ficções, mas não são. O cara viveu de tudo na vida enquanto realizada seu sonho de ser piloto de avião - e é importante destacar aqui o quão perigosa era esta profissão no início do século XX.

Antonie nos fala relatos reais de sua vida, desde a queda de seu avião, até a dias em que passou no gelo e no deserto do Saara. Mortes, brigas, povos estranhos, sofrimento, fome, sede... E muitas, muitas reflexões. São todo o conteúdo que nos é mostrado e a gente passa a ter um tipo de fascínio por esta leitura.

Muito feliz por ter lido mais um livro deste autor incrível, e tem mais!
Erika @vireaspaginas 22/06/2020minha estante
Esse livro é incrível.

Jenickson 22/06/2020minha estante
Demais, eu amei!

Fabiana873 28/10/2023minha estante
Despertou meu interesse

AleixoItalo 18/05/2020

Não é atoa que Antoine de Saint-Exupéry seja lembrado pelo seu clássico O Pequeno Príncipe, mas é uma pena que outros livros dele não sejam tão reconhecidos, entre eles o clássico Terra dos Homens!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Piloto por profissão, Saint-Exupéry é o exemplo perfeito de como é privilegiado aquele que faz o que ama, o livro é narrado por meio de suas experiências e pensamentos, onde as palavras dão forma ao homem moldado pelo avião!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo em sua simplicidade, poucos livros atingem um nível filosófico tão profundo. A relação do homem com o ermo (O deserto, montanhas, o céu) cria um contraste muito profundo entre a solidão e nossa humanidade, de tal forma que as relações humanas sejam vistas como verdadeiros oásis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A natureza narrada em seus momentos mais singelos é a finidade do homem perante o universo, criam um clima de pura contemplação, onde cada indivíduo é exatamente igual e só difere um do outro apenas nas circunstâncias que os colocaram ali!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se a pureza de O Pequeno Príncipe pode ser exemplificada no menino que sempre irá se lembrar da roseira pela qual foi cativado, em Terra dos Homens a figura simbólica é a do deserto que se permite ser contemplado mas é grandioso demais para notar a presença de um reles alguém!
amandafffdo 21/12/2022minha estante
Pode encontrar esse livro e tratar de me enviar com dedicatória. Beeeijo!

Luciana.Lopes 16/01/2020

Terra dos Homens
Um livro publicado em 1939, que valeu ao aviador e escritor Antoine de Saint-Exupéry o Grande Prêmio do Romance da Academia Francesa, National Book Award: Não-ficção.
No estilo Exupéry de narrar suas aventuras ficcionais ou autobiográfica, ele encaixa poeticamente suas histórias, impressões, buscas e crenças humanistas, traçando caminhos através do Saara, dos picos Andinos e Ibéricos. Caminhos de simplicidade e beleza. Perto das estrelas, enxerga o homem tão mais próximo em suas diferenças. Com grande dignidade descreve seus "inimigos", questiona as guerras e defende com delicadeza o que crê essencial. Generosamente nos convida a fazer o mesmo.
Impossível sair incólume de um livro como esse!

Henrique Fendrich 24/09/2019

Saint-Exupéry e o mundo deserto
Nos confins da Líbia, no centro do deserto, um avião ainda bastante primitivo toca o chão a uma velocidade de 270 quilômetros por hora. Dentro dele, o navegador André Prévot e o piloto Antoine de Saint-Exupéry, que ainda não havia escrito O Pequeno Príncipe. Milagrosamente sobrevivem à queda, mas agora precisam enfrentar a sede e caminhar muito em busca da salvação. Se fossem sozinhos no mundo, desistiriam e esperariam a morte. Mas os gritos que vão dar as pessoas que esperam por eles são motivos para que não cruzem os braços: é preciso continuar.

São quatro dias caminhando, fazendo rastros com os pés para não perder o caminho de volta até o avião, estendendo um pano para tentar conseguir alguma gota de orvalho para beber, delirando com miragens e temendo que os olhos se enchessem de luz (último estágio antes do fim), até finalmente encontrar um beduíno que os livrará de uma morte certa.

Esta é uma das histórias que Saint-Exupéry conta ao longo do comovente Terra dos Homens, livro que, mais do que contar algumas das suas experiências como aviador, fala da sua relação com a humanidade. Aos seus olhos, há no mundo agonias maiores do que a de padecer em um deserto. Ali, ele está em contato com o vento, as estrelas, a noite, a areia e o mar, lutando com as forças naturais e tendo preocupações de homem. Bem mais amargo ele julgava o sofrimento dos homens dos trens do subúrbio, homens que pensam que são homens, mas estão reduzidos ao uso que deles se faz. Sem a consciência do nosso papel no mundo, mesmo o mais obscuro, não somos felizes, não vivemos e tampouco morremos em paz – assim reflete o aviador, feliz na sua profissão de camponês do ar porque sentia que ela estava ligada ao resto dos homens.

Afinal, foi o mundo que se fez deserto e nos deu a sede de encontrar companheiros. Um homem a dois passos de nós é como se habitasse nas solidões do Tibete, longe, tão longe que nenhum avião os levaria até lá, nunca. E a alma de uma simples mocinha é melhor protegida pelo silêncio do que os oásis do Saara pela extensão das areias. Saint-Exupéry parece fazer um apelo para que tomemos consciência e procuremos um fim que nos ligue a todos, ao que é essencial ao homem e que está além de ideologias, além do raciocínio que nos divide: a verdade é o que simplifica o mundo, e não o que gera o caos. É um livro cheio de belezas que não espanta ter sido traduzido pelo Rubem Braga.

As cores do céu e da terra, os traços do vento no mar, as nuvens douradas do crepúsculo e tudo o que encontra enquanto está voando não convidam o aviador a devanear, mas a refletir. Está a bordo de uma máquina, que não é um fim, mas um instrumento ainda primitivo, sempre sujeito a panes. Lembra-se de aventuras de companheiros que desbravaram rotas difíceis, homens cuja grandeza era a de se sentir responsável por si, pelo avião e pelos companheiros. Não desprezavam a morte, apenas aceitavam uma responsabilidade.

Há histórias como a de Guillaumet, que desapareceu nos Andes durante o inverno e andou cinco dias e quatro noites na neve. A dos mouros que se chocaram diante de uma cascata e aguardaram que a água terminasse de jorrar. A do escravo libertado por Saint-Exupéry que gastou todo o dinheiro que lhe deram com brinquedos para as crianças de um povoado. Tudo narrado em um clima de poesia e permeado pela admirável filosofia de Saint-Exupéry, alguém que olhava para a espécie humana e sentia que, mais do que o indivíduo, era ela que estava ferida, lesada, e sabia que só existe um luxo verdadeiro, o das relações humanas.

É consolador imaginar que alguns dos leitores do Pequeno Príncipe também acabarão topando com este livro.

Matheus945 19/04/2019

"Não há jardineiros para os homens"
Eu tinha um pé atrás com o autor por causa dO pequeno príncipe, que eu acabei não gostando e criando um certo trauma, mas esse livro superou todas as minhas expectativas.
Sinto que foram mais do que pensamentos do autor, foram lições, ditas da forma mais linda e sensível possível.
Não achei o livro excelente do começo ao fim, porém eu tenho certeza que ele vai ser daqueles livros bem gastos que paramos e relemos de vez em quando uma passagem pra inflar o nosso coração.

Márcia Valadares 02/02/2019

“Não sei o que se passa em mim. Esta força de gravidade me liga ao chão quando tantas estrelas são imantadas. Outra força de gravidade me prende a mim mesmo. Sinto o meu peso que me une a tantas coisas! Meus sonhos são mais reais que estas dunas, esta lua, estas presenças. Oh, o que há de maravilhoso numa casa não é que ela nos abrigue e nos conforte, nem que tenha paredes. É que deponha em nós, lentamente, tantas provisões de doçura. Que forme, no fundo de nosso coração, essa nascente obscura de onde correm, como água da fonte, os sonhos”.
Pág. 60

Um livro sobre as eternas lonjuras que percorremos, para encontrarmos os significados e vivencias de nós e dos outros.

site: https://livroseinspiracoes.com/2019/04/06/terra-dos-homens/

Luana 28/04/2018

O Pequeno Príncipe sem cortes
"O que então sentimos é que a gênese não terminou e que precisamos tomar consciência de nós mesmos e do universo."

O livro relata as experiências e reflexões de Antoine de Saint-Exupéry como piloto de aviões durante os anos 1930. Suas vivências levariam, alguns anos mais tarde, ao gigantesco "O Pequeno Príncipe". Uma profunda mensagem para um mundo à beira da Segunda Grande Guerra - mensagem que permanece assustadoramente atual.

isa.dantas 08/08/2017

Um livro de memórias ofuscado pela principal obra de Saint-Exupéry, muito interessante e com belas reflexões.

Gabriel.Silva 07/03/2017

Apesar desse livro ter poucas páginas,eu achei enfadonho,deixou muito a desejar,por isso dei apenas 1 estrela.

Deoreli 20/04/2016

O milagre de uma consciência.

Uma obra puramente reflexiva sobre nossa essência, a essência do homem. Nesta e em outras obras literárias percebemos que Antoine Saint-Exupéry transcende, e muito, o nosso tempo.

Em Terra dos Homens, Exupéry narra algumas experiências profissionais ao longo de sua carreira como piloto da aviação civil, onde por diversas vezes nos conduz de maneira magistral para que possamos despertar o conhecimento sobre nós mesmos e, além disso, para que descobríssemos a verdadeira condição do homem.

SILVIA 05/03/2016

Uma leitura rápida e interessante.
Meus comentários estão no blog Reflexões e Angústias.

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-terra-dos-homens-de-antoine-de-saint-exupery/