Moitta 25/02/2013
Sir ken Robinson é um dos maiores educadores da atualidade.
Recomendo assistir suas palestras no site www.ted.com
Todo mundo tem um talento em potencial, todo mundo tem um elemento e estar nele é gratificante e a melhor opção tanto para você quanto para a sociedade.
O livro é permeado de histórias de pessoas que encontraram seus talentos, seus elementos, e como o fizeram. Pra alguns foi cedo, pra outros bem tarde. Há muitos e muitos casos de falta de apoio ou oposição direta da familia, amigos e mesmo a cultura local. Dos Beatles à matemáticos, ginástas, dançarinas, coreógrafas e cientista. A jornada de descoberta do elemento não é linear, assim como a vida não é.
É falado sobre o papel do mentor, que são 4. O primeiro é o reconhecimento (identificar talentos e habilidade que outros - até a própria pessoa- podem ainda não ter notado).
O segundo é o encorajamento, nos levam a acreditar que podemos realizar algo que achavamos impossível ou improvável antes de conhecê-los.
O terceiro papel dos mentores é a facilitação. Eles podem nos ajudar na nossa jornada para o elemento oferecendo-nos conselhos, ensinando-nos técnicas e abrindo caminhos.
O quarto papel do desempenho dos mentores é a ampliação. Mentores eficientes nos empurram para além do que vemos como limites. Além de não nos deixar desanimar diante das dúvidas, também nos impedem de fazer menos que seria possível.
Assim que os mentores são diferentes dos heróis. Os heróis nos levam a admirar as maravilhas do potencial humano, abrem novas possibilidades e estimulam aspirações. Os mentores estão mais perto.
Toda inteligência é única, mas para cada um ela é diversa, dinâmica e pessoal. Assim como a inteligência, é a criatividade. Ele define como "o processo de se ter ideia originais que possuem valor".
Há uma hierarquia no ensino atual, com as ciencias e línguas no topo e artes no fundo. Isso faz com que aqueles cujos talentos estão nas artes que se sintam inferiores, inúteis e etc.
Há uma padronização ocorrendo na educação, quando deveria estar havendo uma personalização, pois a experiência do ensino é sempre pessoal.
Deve-se investir mais em desenvolver as qualidades de cada um, a criatividade, pois preparamos os jovens para um futuro por definição desconhecido. Há uma clara deficiência no sistema atual de ensino, com evasão em índices altíssimos, drogas para manter alunos focados em assuntos desinteressantes e etc.