Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie...

Resenhas - Peter Pan

Cintia295 10/06/2022

Fiquei meio chocada com esse livro achei que a Sininho era "fofa", "boazinha" sei lá fui iludida com os desenhos kkkkk
Porém lendo esse livro vi eles tem bondade também mas a parte má foi a que mais me pegou, as mortes, as maldades.
Achei também a leitura um pouco arrastada. Até mesmo boba kkkkk(desculpe quem gosta), e olha que amo contos infantis mas esse não rolou muito.
Não considero esse livro infantil, acho que a indicativa de idade deveria ser acima de doze. Mas esse é o meu ponto de vista só.
Haime 10/06/2022minha estante
Chocada ! Como assim sininho não e boa ? Agora vou querer ler kkkk

Cintia295 10/06/2022minha estante
Só lê amg kkkkkk

Taty Almeida 02/06/2022

Todos precisam ir à Terra do Nunca (ainda que adultos)
Que leitura nostálgica! Impossível não ficar relembrando as cenas da adaptação da Disney (muito bem realizada, diga-se de passagem)... Essa é uma leitura que acredito ser mais proveitosa para os adultos, apesar de ser um livro infanto-juvenil ... Apresenta tantas passagens que te fazem viajar novamente a infância, que acredito que seja impossível não curtir esse vôo até a Terra do Nunca.... Achei algumas passagens um pouco difíceis de engolir (e um tanto problemáticas hoje em dia), outras fiquei sem entender mesmo (até agora pensando no que significa o tal beijo da Sra. Darling?), Mas mesmo assim, a maior parte da jornada é simplesmente encantadora. Ah, e acredito que o grande responsável por isso seja o narrador, extremamente cativante!

gaia :) 02/06/2022

bem diferente das adaptações cinematográficas. mesmo sendo um livro infantil, a leitura me entediou um pouco e não me prendeu muito.

Talia 07/06/2022minha estante
Muito bom, porém o início pode ser: a história começa com.. o livro conta que... faltou uma introdução. O resumo está muito bom, nota: 10.

Teresa 29/05/2022

Um livro que nos encanta
Gosto muito desse livro!
Quando eu acabei de ler fiquei tão triste do livro ter acabado que quase chorei.

Jubs 28/05/2022

Todas crianças crescem...
...exceto uma.

Sempre fui apaixonada nas histórias de Peter Pan. Assisti todas as adaptações para filmes e tenho um carinho enorme com elas.

É claro que todas elas tem uma visão muito mais leve do que o livro em si (ou quase todas, Peter Pan de Once Upon a Time que o diga).

Levando em conta que a história é sobre não crescer, mais ao mesmo tempo é sobre crescer. Existem muitas marcas de tempo como a Wendy ser muito mais madura que o Peter (onde meninas eram/são obrigadas a crescer bem mais rápido que os meninos) entre outras coisas.

Mesmo assim gostei bastante do livro.

Gabriel1610 23/05/2022

Controverso
É um livro legal, mas com alguns pontos bem controversos como o relacionamento do Peter Pan com Wendy que parece um romance infantil e tem uma relação materna no meio.

Também há muita violência para um livro infantil. O Peter Pan mata os piratas sem se importar muito e depois até esquece o que faz. Também o personagem Peter Pan é insuportável e a Sininho também tem um ciúmes muito estranho, além de atitudes horríveis provindas desse sentimento.

Enfim, muita coisa é estranha e duvidosa e eu me perdia na escrita de vez em quando, mas por ter sido um clássico eu não me arrependi, só não recomendaria para uma criança. Fico pensando se na época os adultos não liam isso pensando "nossa, que estranho essa história" porque não faltou páginas para se estranhar. É uma coisa bem duvidosa, mas pelo menos o Peter Pan realmente se manteve criança, sempre com os dentes de leite...

É uma boa história para quem terminou livros pesados como eu, mas é mais controverso que Alice no País das Maravilhas que o escritor pedófilo de lá foi mais discreto.

Ju Manzatti 17/05/2022

O Original
Bem diferente dos filmes da Disney.

Nós vemos a rivalidade entre Capitão Gancho e Peter Pan.

O "triângulo amoroso" Peter, Wendy e Sininho. O Peter é muito lento e não entende, a Sininho é raivosa e a Wendy se preocupa demais em ser uma boa mãe.

O ciclo infinito, o meninos perdidos, o João, o Miguel e a Wendy cresceram, mas Peter continuou com seus dentes de leite. Wendy cresceu e se tornou mãe, sua filha foi para a Terra do Nunca com Peter e a filha da sua filha também e assim por diante.

Carolina Tonglet Monzi 15/05/2022

Esperava mais
A escrita é incrível e o mundo é fantástico.
Mas a história deixa um pouco a desejar.
Entendo e respeito a importância da obra e acho que merece mesmo seu lugar.
Mas esperava mais.

Beatriz.Manzolino 04/05/2022

Peter Pan
O menino que não queria crescer.
Peter Pan é uma história atraente, me atraiu quando eu era uma menina, já pensou? Lutar contra piratas e voar, ter fadas como amigas e brincar no meio das estrelas?
E fui novamente atraia por ele na fase adulta, tudo o que cerca o Peter ê atraente e encantador. O narrador consegue ser adorável ne consegue nos dar um soco no estômago com a mesma faca. Peter nunca entende o que a meninas querem, não sabe que elas querem beija-lo e crescer com ele, ele gostaria de ter a eternidade como amiga.
Mas não vou dizer que eu gostei dele em todas as horas, havia momentos em que eu gostaria que o Gancho desse uns tapas no Peter.
Mas o Peter tem dentro de sí uma coragem e determinação, ternura. Ele protege a Wendy, até eu me sentia protegida.
E o Capitão Gancho? Com sua cara de mau hahaha ele foi um dos que mais me divertiram no livro.
É um livro sobre fantasia, sobre viver na Terra do Nunca com Peter Pan!!! Onde os sonhos se tornam realidade e a aventura está sempre na esquina. Ao momento em que Wendy e seu irmãos retornam para casa e se colocam em baixo de suas cobertas, temos o narrador nos contando como sua mãe achava que era uma de suas alucinações. Essa cena é triste, juntamente com o Peter se despedindo. É triste ver o Peter se esquecendo da Wendy, é triste que toda a vez que ele volte ela esteja sempre mais velha, maridos e filhos. E o Peter seria para sempre o Peter, preso na juventude em uma terra distante.
primeira leitura: 21/05/2019
--------------------------------------
peter é sempre extremamente intrigante e sempre vai ser. gosto de usar a palavra sempre com o peter porque tudo nele é eterno. eu amo como ele simplesmente não consegue enxergar que as meninas querem mais dele do que ele vai poder dar. gosto da wendy mas sempre vou ter uma pontada de esperança no peter. as ultimas páginas sempre me fazem chorar.
releitura: 03/05/22

joaomendesnetogomes 01/05/2022

Lendo os 501 livros que merecem ser lidos
1/501
Esperava beeeem mais desse livro, principalmente pela fama dele.
- Eu já tinha ideia que esse livro era problemático por conta do filme da Disney, mas PQP ele conseguiu ser bem pior do que eu imaginava.
- Apesar de ter achado a história criativa, os personagens são insuportáveis (principalmente a Sininho e o Peter Pan).

Pricila.Dias 25/04/2022

Curando a Criança que temos
Li "Peter Pan" pela primeira vez, lá por 2001, mais ou menos. Reler agora, veio por inspiração e, desde já afirmo: se não estiver maduro para mexer nas tuas lembranças infantis, não leia!
Spoilers em @photopepoesia no Insta

Pâmela 18/04/2022

Uma história bonita, mas muito conhecida...
Peter Pan é uma história super conhecida e que de tempos em tempos é revisitada com mais uma adaptação. Encontrei durante a leitura alguns pontos problemáticos, mas é preciso fazer o recorte da época em que a narrativa foi escrita.
Essas histórias clássicas me fugiram quando eu era criança, mas aqui em especial não me sinto prejudicada por não ter lido antes até porque essa não é uma história com elementos a serem revisitados sempre. No fim achei que para uma criança muito pequena não tem muito a acrescentar, pode ser um tanto massante e tem elementos que são críticos aos menores como perder-se dos pais por exemplo. Para os mais velhos pode ser um pouco boba e repetitiva, já que vimos muito por aí.
Ainda sim, em alguns momentos é muito bonita e trás uma nostalgia do faz de conta, das brincadeiras e também da infância.

Cida Zientarski 12/04/2022

Peter Pan, James Matthew Barrie
"Estranhas folhas de árvore no chão do quarto das crianças, um menino, vestido de folhas e de limo, que aparece subitamente... Bem que a intuição da senhora Darlin lhe dizia que algo estava para acontecer. Logo, seus filhos estariam envolvidos numa incrível viagem à Terra do Nunca, onde os adultos não entram e de onde muitas crianças não voltam jamais! Nenhum pirata será tão cruel, nenhuma sereia tão sedutora, nenhuma aventura tão emocionante como aqui, onde tudo começou!"

Narrado em terceiro pessoa, o livro conta a história de Wendy Darling, filha mais velha da família Darling. Como toda criança, Wendy sonha com a Terra do Nunca, um universo de contos de fadas. Certa noite, encontra-se com Peter Pan, um garoto de sua idade que jamais crescia e que morava na Terra do Nunca. E todos eles embarcam em uma aventura!

É uma das minhas recomendações de leituras para a vida. É sim uma boa leitura - é bem leve, então é um bom pedido para se relaxar.

site: http://www.degradeinvisivel.com.br/2018/04/resenha-peter-pan-por-j-m-barrie.html#:~:text=Narrado%20em%20terceiro%20pessoa%2C%20o,morava%20na%20Terra%20do%20Nunca.

Jess 09/04/2022

Gostei da edição, principalmente em relação à qualidade da parte física da obra. A tradução não se diferencia tanto da Editora Autêntica (versão que li anteriormente).
Além da parte estética, o diferencial está na análise realizada no prefácio, que traz uma abordagem que transparece maturidade, mas se propõe a ser uma ótica polêmica sobre a obra. No entanto, nada que destoe do que o próprio livro e o seu protagonista já não sejam (ou provoquem).