A Lista de Natal

A Lista de Natal Richard Paul Evans

Resenhas - A Lista de Natal

Heidi Gisele Borges 25/09/2017

Adoro histórias de Natal e tinha curiosidade em ler essa. Mas foi uma pequena frustração.

Um homem que depois de ler no jornal a notícia de sua morte, repensa todo o seu caráter tirano e tenta mudar.

E acontece tudo muito rápido. É cheio de furos que seriam facilmente resolvidos, deixando o texto até mesmo mais denso. Uma pena que isso não foi feito, pois a ideia era interessante.

Richard Paul Evans queria escrever uma história do tipo de "Um conto de Natal", do mestre Dickens, porém ficou devendo.

O livro tem 350 páginas, isso porque os capítulos são curtos e as divisões ocupam 2 páginas!

Não digo que não recomendo, li em 2 dias e tive uma certa diversão... Quem gosta de histórias românticas e de mudança pode curtir essa.

Cris Paiva 23/01/2017

Eu sempre procuro um livro durante o ano, para ler especialmente no Natal.
Gosto de uma historia que se passe na época natalina e cheia de bons sentimentos e finais felizes. Acho que a época merece!
Essa história cumpre bem a função. Ela é praticamente a historia do velho Scrooge, personagem do Charles Dickens atualizada, mas sem a parte dos fantasmas.
James Kier é um corretor imobiliário bem filho da puta, que durante uma viagem para um hotel nas montanhas, é dado como morto e seu obituário sai nos jornais. E isso gera uma avalanche de comentários negativos sobre a sua pessoa. Todos querem contar como ele os prejudicou, roubou suas casas, suas economias... praticamente todo mundo tem uma historia de como ele é filho da puta. A unica pessoa que o defende é a ex-esposa, que ele abandou durante um tratamento de câncer, e que agora ele está pacientemente esperando que ela morra para não ter de dividir os bens durante a partilha do divórcio. É, ou não é um filhodaputa daqueles?

Só que depois que a raiva de ver os comentários passa, ele começa a repensar os seus atos, e quer saber onde ele se perdeu. O que aconteceu para que se tornasse esse filho da puta que ninguem gosta. E começa pelo velório do homem que foi confundido com ele: um motorista idoso de onibus escolar, e a fila para o velorio dele dobrava o quarteirão! A visita ao velorio do motorista serve com um tapa na cara e uma lição de humidade para James, e isso faz com que ele queira reparar os piores erros que ele cometeu.

A sua secretaria prepara então uma lista de seis pessoas que ele prejudicou e que tiram o sono dela até hoje, e James vai tentar reparar a situação dessas pessoas.

Eu gostei é que essa parte da reparação dos atos, não é aquela coisinha fofa de sessão da tarde. Ele fez muito mal a essas pessoas, e elas não estão dispostas a recebê-lo de braços abertos e a perdoar e esquecer tudo o ele causou. Muito pelo contrário, logo na primeira visita, o dono da casa lhe dá um soco bem dado e solta os cachorros pra cima dele (literalmente). Por aí ele já percebe que as coisas não vão ser tão faceis assim...

James tenta se redimir, e algumas vezes ele até consegue, mas nem os erros podem ser desfeitos, alguns estão além da reparação e das boas intenções. E essa é uma lição dura de aprender.
É um bom livro para se ler na época natalina, mas não espere demais da história. Ela cumpre o que promete e só.

Nathalia Almeida 24/02/2016

A lista
James Kier é um empresário muito poderoso no ramo imobiliário e para chegar onde chegou ele não mediu esforços e não teve escrúpulos. Pisou nos mais fracos sem ao menos perder uma noite de sono, tudo o que lhe interessava era ganhar dinheiro e poder. Mas após ler seu obtuário e ver as opiniões das pessoas que o cercam, ele passa a se enxergar pelos olhos das outras pessoas e não gosta nem um pouco do que vê.

Mayara 03/01/2014

Uma lição de vida
James Kier é um Scrooge da vida. Implacável homem de negócios, passa por cima de tudo e de todos na hora de fazer mais dinheiro. Mal fala com seu filho e se separou da mulher, que está morrendo de câncer. Apesar disso, está satisfeito com a sua vida. Até que três semanas antes do natal, sai no jornal uma notícia anunciando sua morte. Choveram comentários no site do jornal de pessoas festejando, dizendo que ele foi tarde e coisa pior. Sua namorada, longe de chorar sua morte, aproveitou a oportunidade para gastar milhares de dólares em compras.

A reação das pessoas à sua morte o faz pensar no que se transformou sua vida. Atormentado pela consciência, James decide mudar. Pede, então à sua secretária, Linda, que faça uma lista das pessoas que mais prejudicou. Com os nomes em mãos, James vai cumprir a missão mais difícil da sua vida: obter o perdão verdadeiro daqueles que destruiu as vidas. Mas os nomes mais importantes não estavam na lista. E ele só se dá conta disso tarde demais.

Chorei horrores lendo esse livro. Devia ter previsto, mas o quanto esse livro me tocou foi inesperado. Se trata de redenção, amor e perdão. De como uma pessoa boa e honesta pode se transformar depois de levar inúmeras rasteiras da vida. E de como se pode perceber isso tarde demais. Uma leitura maravilhosa, mas ao mesmo tempo bem dolorosa.

Gostei como ele não consegue resolver as coisas tão facilmente quanto as destruiu. Cada visita lhe traz uma nova lição, cada uma mais dolorosa que a outra. A frase da sra. Wyss me fez chorar e morrer de pena. Fiquei francamente impressionada.

sonia 06/10/2013

bela história de Natal
Um enredo diferente: uma notícia de jornal, envolvendo um homonimo, coloca o personagem principal diante de revelações que o surpreendem, e desencadeia uma série de decisões que o levam a confrontar-se consigo mesmo, e a repensar sua atitude perante a vida.
Um livro de refelxão, com um toque de humor.

Iasmin 29/08/2013

Uma definição simples: Maravilhoso.
Confesso que no começo fiquei receiosa em realmente ler esse livro, mas depois fui me envolvendo na história, e cheguei a me por no lugar do personagem.
O modo como você passa a enxergar o mundo, as pessoas, e a si mesmo após esse livro é diferente.
sonia 07/10/2013minha estante
Eu sou alérgica a histórias de Natal, principalmente as modernas, tanto o tema já foi usado e abusado, então, este livro me surpreendeu.Por não ser realmente uma história sobre o Natal, poderia ter acontecido em qualquer época do ano. Muito bom mesmo.

Josie 27/01/2013

Um livro simplesmente incrível! Nos ensina a ver o mundo de outra maneira!

Aribra 21/03/2011

Uma historinha de redenção do velho rico sovina e chato! Muito clichê mas até que tem alguma coisa interessante!
sonia 07/10/2013minha estante
até de clichê um bom autor faz uma bela história.
veja o nosso Machado com o triangulo amoroso, a garota pobre que casa com o garoto rico...E, seja justo, o herói do livro é rico, mas não é velho... Tem mesmo algo interessante no livro.

Mariana Dal Chico 27/12/2010

Com isso ele pede ajuda a sua fiel secretária, Linda, que lhe faça uma lista com os nomes das pessoas que ele já prejudicou.

Sara, sua esposa ou ex, está muito doente e ainda assim acredita que James é um homem bom. Fiquei com muita raiva do Kier, pois ele envia os papéis do divórcio para Sara mesmo sabendo que ela estava doente e precisava mais do que nunca do apoio dele.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/12/resenha-lista-de-natal.html
sonia 07/10/2013minha estante
Eu passei por uma situação dessas, quando um homonimo de meu pai morreu, houve até uma cena bem engraçada, de um colega dele que quase desmaio quando o viu na rua porque pensou que ele era um fantasma... recebemos dezenas de telefonemas, lembrei de tudo isso ao ler o livro.

Psychobooks 27/12/2010

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/12/resenha-lista-de-natal.html